sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mais Exames e Menos Cabelo

Tempo que passou desde que fui diagnosticada com cancro da mama: 1 mês e 28 dias.

Tratamento de Quimio feito: 1 de 8
Dias que passaram desde a primeira quimio: 16 dias

Proxima quimio: 18 de Agosto (próxima quarta feira) - como o tempo passa depressa!



MAIS EXAMES

Esta semana dediquei-me a fazer os exames de rastreio que a médica da quimio tinha dito que era necessário efectuar. Assim, na segunda feira começei pelo Cintigrama do Esqueleto.

Cintigrama do Esqueleto
O que é? Nunca tinha feito nenhum e na net diz que se trata de: " Exame efectuado para a detecção de artrites, neoplasias e metástases, lesões traumáticas, assim como na avaliação da dor óssea inexplicada. "

Quando fiz a marcação do exame deram um papelinho sobre o exame com algumas indicaçoes. Agradou-me o facto de no exame não ser necessário estar em jejum, nem ser necessário quaisquer outras preparações. A unica coisa que me saltou à vista no papel foi "Este exame não é doloroso ou complicado, mas pode ser demorado. No dia do exame a permanência no serviço pode variar entre 2 a 6 horas."

2 a 6 horas?? Granda Seca!!!

Bem, como não havia nada a fazer para modificar isso lá fui eu fazer o exame, munida da psp e de um livro. (neste momento a ler - sim, porque já consegui voltar a ler iuuppii - "sangue furtivo" da Saga Sangue Fresco - sao livros bons porque não são de conteudo pesado nem aborrecido e ainda nos fazem sorrir pelo meio).
Nao levei ninguem comigo. Já basta eu ter de levar com exame! (não gosto de partilhar coisas destas)

O exame começa rápido. Um minuto depois de ter chegado já estava com os enfermeiros pois tem de ser dada uma injecçao nas veias (veias? Oh, não...). O primeiro enfermeiro ainda olha para o braço esquerdo, aperta e bate, ou seja o costume, mas nao se atreve a picar. A enfermeira lá vai buscar outro garrote e eu digo-lhe: "Da ultima vez conseguiram picar nesta veia da mão... se a conseguir apanhar." (naquela vez do soro) E foi essa nessa mesma que ela conseguiu dar a injecção (claro que mais uma vez nao olhei).
Depois da injecçao é esperar uma hora e meia e só depois se pode ir para a máquina. O bom é que nessa hora e meia pode-se fazer de tudo, inclusivé comer. E foi isso mesmo que eu fiz: almoçar.

Quando vamos para a sala da máquina. Nao precisamos de tirar a roupa. A enfermeira apenas me perguntou se eu tinha cinto nas calças de ganga e depois disso foi só deitar e estar o mais quieta possivel enquanto que a maquina (silenciosamente) faz o seu dever. Enquanto isso os enfermeiros e o médico presente iam vendo o exame.
A certa altura oiço o médico dizer: "Isto é estranho" - O meu coração palpitou.
A enfermeira veio ter comigo e perguntou-me se eu tinha alguma coisa nos bolsos do lado esquerdo das calças... E tinha 3 moedas! Ufff!!! Que alivio!!!!

No final o médico disse-me que aparentemente não havia nada de anormal no exame mas de qualquer maneira depois ia vê-lo mais minuciosamente. Que bom! Menos uma xatisse! :))))
Na quarta foi a vez do TAC abdominal / abdomen.

TAC abdominal/abdomen

Antes deste exame informaram-me que tinha de estar em jejum 2 horas antes. Quando lá cheguei disseram que afinal eram 4 se tivesse de fazer contraste (apesar de a médica ter escrito que nao era necessário o contráste afinal parece que o medico que faz o exame é que tem decisao superior relativamente a esse assunto).
Nunca fiz nenhum exame com contraste, logo não sei se serei alergica ou não ao iodo. Sou alergica a muitas coisas! No entanto, passado um pouco dizem-me que em principio vao fazer sem contraste e para eu beber 5 copos de àgua que me foram entregues num tabuleiro, cada copo de 10 em 10 minutos. Olho para a àgua, alguns tinham muita espuma na superficie... que mistela transparente seria aquela?? Era horrivel!! Sabia mal como tudooo!!! Cada vez que bebia não hesitava em fazer uma careta!!Ao quarto copo já estava aflita para ir à casa de banho mas a enfermeira disse-me que o exame era feito com a bexiga cheia dos 5 copos. Tentei beber o ultimo o mais rápido que consegui e tenho a certeza que se o Rui tivesse de beber aquilo que se vomitava todo (ele nem chá fresco consegue beber!).

Assim, aflitinha para ir à casa de banho e agoinada com aquela àgua de sabor tao mau como o oleo de figado de bacalhau que tomei obrigada quando era miuda, lá me deitei -
apenas com bata hospitalar e cuecas - na máquina do TAC. (Esta faz um barulho tipo arranque do motor de uma nave espacial, como se ouve nos filmes).

Vejo a enfermeira a mexer num cabide daqueles onde o soro é colocado e a colocá-lo perto da máquina. Ela vendo o meu olhar interrogativo, diz-me:
- É para o caso de ser preciso o contraste, temos de o colocar na veia e assim já está aqui ajeito para ser mais rápido.
(Oh não... veias, mas quais veias??? E aquela decente da mão estava com nodoa negra da injecção do exame de segunda feira e doía-me)
Olho para ela com um sorriso, daqueles que diz "eu sei algo que tu não sabes. " E digo-lhe:
- Pois, mas se tiver de levar com isso nas veias, rapidez é algo que não vai existir. É que para me achar uma veia vai demorar muito tempo. Tive de levar um cateter e tudo.
- Ah, então a menina é das boas!
- Pois sou - Digo-lhe com um grande sorriso. Uma pessoa nao pode deixar de sorrir perante estas coisas! :)

Felizmente, não foi preciso contraste e saí toda contente aflitinha para ir á casa de banho.
Depois disso, sentei-me num dos sofás da entrada e calmamente comi bolachas e uma banana, esperando que os sintomas daquela àgua azeda me saíssem da boca! :P Que nojo!

O problema é que acho que aquela àgua me deu as voltas ao intestino (nao se esqueçam que eu tenho o sindroma do colon irritável) e assim, desde ontem, que estou com diarreia. Hoje já tou a tomar "Dimicina" (que tenho sempre religiosamente em casa e que levo sempre que vou de férias). Esperemos que amanhã já esteja melhor e consiga sair de casa. Uma pessoa tem dificuldade em sair de casa quando a qualquer momento pode ter uma vontade urgentissima de ir à casa de banho.

MENOS CABELO

Os primeiros cabelos que notei começarem a cair foram os pêlos pubicos, na quarta feira. (14 dias após a primeira quimio)
Porreiro, pensei, assim deviam ser todas as depilações às virilhas - sem qualquer dor. Mas, além deste facto, sentia-me que me doía o couro cabeludo. Hummm... seria sinal que o cabelo da cabeça ia começar a cair em breve? Talvez fosse melhor passar pelo cabeleireiro e dar mais um corte, e foi o que fiz! Ai... neste corte pareço mais velha (ou seja, no fundo pareço ter a idade que tenho) e a cara mostra-se mais redonda.
O Rui apesar de ser um animado e de me dizer que estou sempre linda de qualquer maneira, já disse que a minha cara parece mais inchada (é capaz de inchar com a quimio).
Conclusão: fico mais gira se tiver um lenço na cabeça do que com este corte.

O couro cabeludo doi-me quando toco no cabelo e ontem começou a cair. Hoje mal lhe toquei porque me doi cada vez que o faço e não me vejo a rapar o cabelo enquanto sentir esta dor. Á noite, a dormir, ao virar-me, lá me doi. É uma sensação desconfortável.

Nunca ninguém me tinha dito que o cabelo doí quando cai!!!! :PPP

Vamos ver até quando aguenta e depois vai ser rapadinho com máquina assim que o couro cabeludo me deixe de doer.

Beijokas a todos e mais uma vez obrigado pelo apoio!!! :) Voçês são o máximo!!!

Ps. A enfermeira da quimio tinha-me dito para não estar ao pé de multidões ,mas esta semana fui por 3 vezes para centros comercias. Para onde é que uma pessoa vai quando não pode apanhar sol e está tanto calor lá fora? Tem de ser sitios com ar condicionado! Além disso, é verão, os virus devem também ter tirado férias hehehe

6 comentários:

  1. Olá boa tarde!
    Eu após 1ª quimio ao 18º dia puxei e saiu um pouco de cabelo rapei logo!
    È de evitar multidões e verdadeiro o que dizem os Drs. a mim entre a 1ª e 2ª quimio como "ainda" me sentia bem andei na boa ;o) apanhei uma amigdalite, coisa que nunca tinha tido :-o fui ás urgências a Dra. perguntou o que tinha feito e respondi: nada fui na 4ª feira ao hipermercado!
    Pronto, aí estava o motivo de ter adoecido. Os ares condicionados têm os filtros sujos, todos respiram o mesmo ar. Temos que ter cuidado com mudanças de clima, ora calor ora vento.
    Enfim...temos que virar flores de estufa mas é para o nosso bem!
    E caír o cabelo doí e doí passar a mão na carequinha :p
    Beijokas e tudo de bom!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Lina,

    Pois daqui para a frente vou ter de ter mais cuidado. Eu queria também rapar já, mas depois vai-me doer a passar com a máquina. Tenho duas vezes por dia passado as mãos pelo cabelo e tentar tirar o maior numero de cabelos possiveis. Não me faz impressao, o que mesmo me chateia é a tal dor incomodativa cada vez que viro a cabeça na almofada.
    Eu sou muito apta a amigdalites e por isso vou ter de ter ainda mais cuidado. Mas em setembro lá levarei (como sempre faço) a vacina da gripe e as defesas para a garganta.
    Pois, dos supermercados vou-me afastar. O meu marido já tem o hábito de fazer as compras e nisso estou safa. :)
    Os ares condicionados sao terriveis. Agora ainda é uma epoca mais ou menos boa para ir porque é verão e o pessoal está de ferias. Mas já sei que a partir de Setembro vou começar a restringir. Já passei a ir ao cinema durante a semana e nao ao fim de semana, como sempre gostava de fazer.
    Tentei ver a história da Lina no seu blog mas perdi-me, nao a encontro. Está curada há quanto tempo? O que tinha inicialmente?
    Beijinhos grandes e obrigada pelo apoio! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Cláudia, podes me tratar por tu?
    Obrigado!
    Eu agora estou no blog http://naasadumanjo.blogspot.com/

    O Brilho dos Anjos é meu blog preferido ;o) iniciei-o já tinha feito a minha 1ª quimio. Foi nas buscas na net que encontrei outros blogs onde fui lendo as histórias tão parecidas ás nossas até que um dia escrevi alguma coisa num deles e...fiz amigas virtuais que hoje são reais!
    Deixo aqui o link onde eu explico o que se passou comigo é só copiares e abrires.

    http://brilhodosanjos.blogspot.com/2008/05/tambm-chegou-at-mim.html



    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. olá Claudia.
    Tb me lembro dessas dores, mas se calhar se passares a maquina apesar de poder doer, tb depois vai desaparecer.
    Um beijinho e tudo a correr bem para quarta feira.

    ResponderEliminar
  5. olá. é uma das piores fases. eu sempre tive o cabelo enorme, enorme mesmo. foi o pior k passei em toda esta caminhada. nem a mastectomia me deitou abaixo.... ja se passaram 5 anos e há um mês, foi-me diagnosticado a mesma coisa no outro peito. agora penso k devia ter tirado os 2 naquela altura... mas enfim. mais uma dura caminhada na estrada da vida. a si e a todas as mulheres só desejo pensamento positivo e toda a força do mundo. bem sei k não passam de palavras..... mas são verdadeiramente sentidas na 1ª pessoa. beijocas

    ResponderEliminar
  6. Olá, não deve ser nada facil voltar a fazer a caminhada uma segunda vez. Muita, muita força! Já passaste por isso, já sabes como irá ser e agora é só pensar no futuro.
    Eu tb sempre tive cabelo comprido mas curiosamente a queda foi o que menos me custa. O que mais me custa é esta noção de vida em "pausa" mas temos de levar isto um dia de cada vez! :) Muito pensamento positivo!!

    ResponderEliminar