terça-feira, 10 de agosto de 2010

1º Quimio - Round 1/8

O primeiro dia de Quimioterapia foi no dia 28 de Junho (Quarta-feira).
Com a excitação e ansiedade só dormi 4 horas (queria é que as horas passassem depressa para começar o tratamento rapidamente. Já que é para fazer que seja logo!)

Tinhamos marcado para as 8 e meia da manhã porque de manhã é que se começa o dia! :)

O Rui estava coxo (andou a armar-se em futebolista no dia anterior hehehe) e portanto, as piadas começaram logo: - Estou a andar ao teu lado assim coxo, de certeza que pensam que eu é que sou o doente! heheeh

Entrámos na sala de tratamento. Nao estava cheia e as enfermeiras, como sempre, foram muito simpáticas.
Sentei-me numa cadeira e deram-me logo um comprimido para o enjoo. Fixe, prevenção!

Enquanto a enfermeira me espetava no catéter (teve de fazer duas tentativas porque a área do cateter ainda estava muito inchada da mini-cirurgia... ou seja, como ela explicou, teve de colocar uma agulha maior), claro que eu disse logo que não olhava. para agulhas... e no final ela diz-me:
- Já está! Vês como está a funcionar bem?
Eu olho e vejo um tubo cheio com sangue...
- Também nao posso olhar para o sangue!
- Mas tinha-me dito que eram as agulhas.
- Pois, mas o sangue também não posso ver.
Não é que nao possa ver, não quero é ver e depois vir-me a sentir mal e dar mais trabalho ao pessoal com um possivel desmaio. Espetem lá à vontade, façam o que têm a fazer, desde que eu nao esteja a ver. hehehe
O mesmo acontece com o Rui que, enquanto isto se desenrolou, aproveitou para fugir ir ao bar comprar-me um sumo. Ele ainda teria caído para o lado.
A partir daqui passei a ver como afinal o catéter era uma coisa muito boa! Nada me doeu e tinha os braços livres sem me preocupar com as veias. Nesse aspecto a dor da cirurgia compensou o descanso que vou ter em cada sessao de quimio.
O catéter é aquela "borboleta" verde que vêem na foto.


E qual foi a camisola do dia? Logo que soube que ia ter de fazer quimio tinha comprado uma camisola muito fofa na disney. Mas depois de colocar o cateter apercebi-me que nao a podia levar porque era muito subida e a enfermeira teria de ter acesso ao catéter.
No fim de semana, tinha encontrado uma camisola que me custou 5 euros em saldos na Woman's secret, que era para eu usá-la por casa, mas depois achei que era perfeita para o dia. Sempre que fosse à casa de banho ia fazer-me sorrir. Era divertida!!!


Digam lá que não é amorosa?? A enfermeira ainda teve medo de a sujar, mas eu disse-lhe logo que nao havia qualquer problema (antes de espetar no cateter desinfectam a pele com betadine). E pronto esta foi eleita a camisola da quimio! :) - Ainda tentei ir comprar outra igual, para o caso de esta se estragar, mas já nao havia nenhuma na loja.

A enfermeira disse-me que a qualquer coisa que eu sentisse para lhe dizer. E deu-me na cabeça por nao ter comido um bom pequeno almoço (tinha bebido leite de soja com bolachas maria) isto, porque fiquei um pouco zonza com o liquido inicial de limpeza - mas foi algo que passou logo!
Depois deram soro e a seguir começou o liquido da quimio (já sabia que era cor de laranja). Mas digo-vos estava tao distraída a falar com o rui e a rir que nem lhe dei importancia. Nessa altura a enfermeira sentou-se ao meu lado e deu-me alguns conselhos e um livro super util sobre dicas no caso do que fazer em certos sintomas que pudesse vir a ter. (tenho de fazer um scan e colocá-lo aqui porque é mesmo um livrinho muito bom!)

Conselhos que ela me deu enquanto falávamos:
* Uma boa maneira de evitar as possiveis aftas é lavar sempre os dentes após as refeições.
* Nao comer coisas demasiado quentes nem demasiado frias (curiosamente o gelado nao é considerado uma coisa demasiado fria).
* Beber muita àgua. Quanto mais àgua beber, mais rapidamente a quimio sai do nosso organismo, porque saí através da urina.
* Comer sempre as refeições e bem.
* Não andar no meio de multidões.
* O cabelo começa a cair, normalmente a partir do 10º dia a partir do momento em que se faz quimio. (hoje estou no 13º dia e ainda nao começou a cair... qd cair rapo logo)

No meio da conversa o Rui de vez em quando falava e claro, aparvalhava a conversa. Fazendo-me rir, a mim e a ela. Ela tentava manter-se séria e dizia:
- Eu estou aqui para fazer o meu trabalho.
Mas chegou a um ponto que ela nao aguentou mais.
- Não tarda tou a ser expulso da sala - disse o Rui na brincadeira.
- Já esteve mais longe - responde ela.
- Ah! Mas para me expulsarem tem de ser muito vagarinho que eu estou coxo.
Olhem ela não aguentou mais, agarrou-se à barriga e desatou a rir. Teve de se levantar e ir para outro sitio para conseguir voltar à normalidade. eheheh
Eu claro, também quase chorava a rir, e isto foi mesmo na altura em que a quimio estava a entrar no meu corpo.

Quando ela voltou, já mais contida do riso. Disse-me:
- Claudia, a sua quimio já acabou. Correu tudo muito bem. É que sabe, eu sentei-me aqui ao seu lado para poder observar com atenção os seus olhos e a sua pele da cara enquanto recebia a quimio.
(Havia sempre a hipótese do meu corpo nao receber bem a quimio e fiquei super contente por estar tudo bem).
O rui ainda perguntou qualquer coisa do genero, se eu fosse ter isto ou aquilo, e ela disse logo: - A Claudia vai estar optima.
Fiquei super contente de ter uma enfermeira tão positiva quanto eu! :)

Voltou a dar-me soro e senti uma ligeira dor de cabeça (a médica da quimio tinha razão) mas era tao ligeira que vinha e voltava, mas nao chateava muito.

A enfermeira deu-me mais soro entretanto. E o Rui continuou a meter-se com ela enquanto jogava solitário no tlm.
- Rui, olha que ela tem de estar concentrada.
- Ah não, ela já tem aquilo tudo pronto, é só colocar.
E eu via o sorrizinho da enfermeira. E esta foto capta bem os dois!


Depois disso ainda almoçei lá (o rui nao tinha direito a almoço, mas ainda lhe ofereceram uma bolachinhas se ele quisesse heheh).

O importante é que tudo correu bem!

Quando voltei a casa fiz uma sessão de reiki com a Lina (a minha amiga), o que me deixou ainda mais descontraída.

Ás 5 horas da tarde, a enfermeira que me fez a quimio ligou-me a perguntar como é que eu me sentia (não é impecável??)

Eu disse-lhe que a unica coisa que sentia era um pouco de dor de cabeça mas muito leve, que tinha sono (mas que podia ser de ter dormido pouco), que tinha muita sede (que é normal) e que tinha uma ligeira impressão nas bochechas.
- Como é que está a pele da sua cara? - perguntou.
- Oh Rui, como é que está a minha cara? - pergunto-lhe.
- Branca como sempre, não tens nada de anormal.

E pronto. Acho que a principal diferença que notei no primeiro dia foi mesmo a sede, como se a boca tivesse sempre seca e claro a ligeira dor de cabeça e o sono.

Depois coloco um post só com os efeitos da quimio. Mas digo-vos se todas as quimios forem como esta vou dar-me por muito satisfeita! :)

9 comentários:

  1. Em relação à cara, eu tenho uma história gira...
    Uma vez quando fui tirar sangue, não percebi porque é que a enfermeira me passou aqueles segundos a perguntar se eu estava bem. Eu respondia sempre que sim, e era verdade, sentia-me bem e nunca tive problemas em tirar sangue para análises. Ela lá acabou com aquilo, perguntou-me pela última vez se eu estava bem, e eu disse que sim, mas perguntei porquê. "Ah, é que você está muito branca..." eu ri-me e disse "eu sou muito branca!" Assim que me levantei disse "olhe, acho que estou a ver estrelinhas" ao que a enfermeira respondeu "eu bem disse que a estava a ver muito branca!.." LOL

    ResponderEliminar
  2. Olá.passei só pra te dar miminhos....sentes-te bem...?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei ler o "episodio" da quimio!
    Positivismo, boas energias e animação são uma constante nas linhas que escreves!
    Boa sorte, que continue assim sempre e a batalha estará ganha!!!!
    Beijinhos apertados!

    ResponderEliminar
  4. Isto realmente foi muito interessante.
    O facto do líquido da quimio ser laranja é que me admirou muito, pois, sabendo que é um tipo de veneno, esperava que fosse mais para o verde, ou negro... Ou verde-negro...^^;;

    E estou bastante contente por te 'ouvir' bem.
    Jocas, minha linda.

    xoxo
    PatMan™

    ResponderEliminar
  5. Olá Cláudia, boa tarde!

    Venho através do blog das SuperGlamorosas não te conhecia...até hoje :o) também sou uma Guerreira. Fui operada, fiz 6 quimios, 32 sessões de radio e um ano de Herceptin que terminei em Outubro passado.
    O meu 1º blog era "Brilho dos Anjos" mas tive que abrir outro porque, estava muito pesado ao abrir. Agora é só clicares e vais directa ao "Nas Asas dum Anjo" se me quiseres visitar estás á vontade ;o) beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tudo de bom sempre com essa garra e positividade!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Isa :)A garra cá continua hehehe

    Ah Lina, escrevi a outra msg do outro post primeiro e só agora é que vi esta. Vou colocar o teu blog no meu site para seguir! E desde já agradeço todos os teus conselhos. :) Fico muito feliz por estares bem! Viva a vitória!

    Pat, isso já é livros a mais! hehehehe Um liquido negro a entrar-me pelas veias parece mais uma coisa de ficção cientifica. Na proxima quimio tiro uma foto ao liquido laranja para tu veres! :)))

    Obrigada Inês, além da minha força interior também existe muita força que me é passada através das pessoas que me rodeiam e o meu marido é a minha principal fonte de energia! Ele não me deixa estar sem um sorriso e mima-me! Ontem vendo que o meu cabelo caía, foi-me comprar uns brincos de prata surpresa (porque ouviu que os brincos compridos ficam bem com os lenços). É um fofo.

    Olá Cristina, Os miminhos sao sempre bem vindos. Sinto-me bem, tirando o facto de quando toco no cabelo me doer a raiz. O que é chato quando estamos a dormir e voltamos a cabeça na almofada. Mas pronto é só mais uma fase.

    Diana, esse é o problema de ser-mos brancas. Foi por isso que quando elas me ofereceram o almoço no hospital eu nao me fiz de rogada. Com comida no estomago era mais dificil sentir-me mal, e olha que estava um calor horrivel!! :P

    ResponderEliminar
  8. Querida, estou em situação parecida, cateter e quimio, porem outro tipo de cancer, nada tão colorido...:)
    Nem almoço, só chocolate quente e lanchinhos...
    Porem tenho uma salinha e tv com dvd player e filmes só pra mim..É o que salva alem da companhia de minha tia favorita e o otimismo!
    Ah também comprei umas camisas da disney para animar e as uso com legging e saio da clinica com uma pochete portando a bombinha.

    Isso mesmo, muita força guria!
    :)
    Rita
    Brasília/Brasil

    ResponderEliminar
  9. Rita, seja qual for o tipo de cancro temos de ter fe que tudo ira ficar bem e que isto nada passa de uma fase menos boa da nossa vida.
    Chocolate quente e lanchinhos soa muito bem! :D
    Estou a ver que es das minhas, vai dando noticias!! E muita força e pensamento positivo!
    Beijokas grandes

    ResponderEliminar