terça-feira, 24 de agosto de 2010

2º Quimio - Round 2/8


Antes de contar os ultimos dias queria apenas salientar
três coisas:

Quero agradecer por todas as mensagens que me deixaram nos posts anteriores. WOW tanta gente! E quero ver o blog de todos os que por aqui passaram e tentar responder a todas as mensagens! Obrigada mais uma vez, foi uma grande surpresa!! E, apesar de nao vos conhecer, dá-me uma sensação de partilha, força e solidariedade que mesmo sem nos apercebermos é importante percebê-la à nossa volta.

Não sei se já repararam, mas nos dias a seguir a fazer uma quimio não venho ao blog. A razão principal é o calor (que para mim é um dos efeitos secundários que a quimio me dá) e em que fico com as bochechas a ferver, aliás toda eu fervo! Abençoado ar condicionado! Em qualquer outra ocasião detesto levar com o ar condicionado na cara, mas nos dias seguintes à quimio venha ele!
Assim, o calor que vem do pc não é suportável e só vou ocasionalmente ao facebook dizer aos amigos mais chegados que a rapariga aqui está boa.
O calor também poderá estar a ser acentuado por uma especie de "menopausa"? Uma vez que desde a primeira sessão de quimio que o periodo não veio... não sei.

Já descobri que fico sempre rabujenta/mais aborrecida à segunda feira, ou seja ao 5º dia depois de fazer a quimio! Acho que fico chateada comigo porque, na minha opinião, ao 5º dia já devia estar com mais reacção e ontem ainda tinha calor e sono e uma ligeira dor de cabeça. Eu sei que são efeitos pequenos, mas para uma pessoa activa mentalmente como eu, fico aborrecida porque começam a ser muitos dias seguidos e isso chateia-me! (como digo ao Rui, já quando não estamos doentes às vezes temos aqueles dias do "por favor, hoje não me digam nada" e por isso acho que tenho direito a ter um dia desses de 3 em 3 semanas! :P)
Portanto, o
6º dia (HOJE) é aquele que começo a sentir-me melhor, apesar de ainda ter calor (mas também está calor lá fora!). E agora sim, já consigo escrever! :)

----

A 2º Quimio

A minha irmã dias, antes de fazer nova sessão de quimio, ofereceu-me uma t-shirt e achei-a tão fofa que decidi levá-la para a minha 2º sessão, uma vez que a gola era suficientemente larga para poder ser picada no catéter.

Ora aqui está a frente e o verso:

















Portanto, na quarta-feira, dia 18 de Agosto, lá estavamos, eu e o Rui, às 9 horas para a minha 2º sessão (está sempre marcada para as 8:30h mas ainda nao foi desta que conseguimos chegar a horas! hehehe)

Desta vez, todas as cadeiras ficaram preenchidas e eu era a unica pessoa do sexo feminino em tratamento. O Rui fugiu logo para o bar antes de eu ser picada e quando voltou ainda estava tao ensonado que nem se meteu com as enfermeiras. E nao foi que desta vez foram elas que se meteram com ele?? LOL
"Está aí tão caladinho que ainda nem o tinha visto" - brincou uma das enfermeiras.
"Ainda estou a acordar" - Sim, porque depois de acordar já ninguém o pára!

O tratamento correu tão bem como da primeira vez e antes do meio dia já estava a sair do hospital. Nao sei se já disse isto antes, mas como já me perguntaram pessoalmente uma vez "
Então doí muito a fazer quimio?" volto a dizer que fazer quimio não doí absolutamente nada! (e como eu tenho um cateter, nem me preocupo com as veias dos braços o que é excelente)

No outro dia o Patrick questionava-se sobre a cor da quimio. Ora aqui está! Foto tirada especialmente para ele! A cor laranjinha!


Desta vez não tirei muitas fotografias porque me esqueci de carregar o tlm e fiquei sem bateria (como é possivel me ter esquecido de ver a bateria? Sou mesmo distraída!). Mas aqui está a continuação do fio que depois faz ligação com o cateter.


A meio da quimio apareceu a figura publica Bibá Pitta, que faz voluntário no hospital. (aqui já nao tinha bateria no tlm, portanto não há fotos)
Confesso que demorei algum tempo a reconhecê-la uma vez que não leio as revistas cor-de-rosa, excepto quando vou a casa da minha mãe e vejo por lá alguma, de outra maneira ando sempre com um livro - geralmente de fantasia - nas mãos.
Mas lembrei-me dela de um programa há alguns anos onde ela falava da filha dela com Sindroma de Down. Eu tenho uma sobrinha, da parte do Rui, com Sindroma de Noonan.

A presença da Bibá Pitta foi como uma lufada de ar fresco na sala. Foi super simpática, simples, divertida, falou com todos os doentes, riu-se e ainda falámos bastante. Foi mais uma distracção positiva de um dia que a todos deixa sempre nervosos. O Rui que tinha má impressão de tudo o quanto era figura que aparece nas revistas cor-de-rosa, até mudou de opinião e claro, meteu-se com ela na brincadeira!

Eu tinha uma cadeira ao meu lado. E o Rui dizia-lhe "sente-se" e ela "não sente-se voçê".
- As pessoas mais velhas têm prioridade - disse o Rui.
- Oh Rui, estás a chamar-lhe velha? - disse eu, na brincadeira.
- Os da 3º idade têm sempre prioridade. - disse ele descaradamente. (A minha amiga Lina, se estiver a ler isto, certamente se identifica nestas frases que ele tambem lhe diz. Vês amiga, não és a unica!)
LOL Foi uma risada!!!

E, quando o marido dela apareceu (é médico lá no hospital) ela queixou-se logo: "- Já viste que este jovem aqui me chamou velha?"

No final fomos, literalmente, escoltados para fora da sala da quimio, cada um num braço dela! :)))

Desta vez já não almoçámos lá. Peguei na minha amiga Lina (que me faz sempre reiki a seguir de uma quimio) e fomos os três almoçar a um restaurante italiano na sombra de uma esplanada! Ah! Que pena nao ter fotos! Foi excelente!

Os efeitos secundários da 2º Quimio

Os efeitos secundários da 2º quimio foram menos acentuados. Talvez tenha sido o meu corpo que se reajustou. Desta vez não tive aquela fome avassaladora (menos uma coisa para o meu peso de consciencia em termos de comida) e a sensação de boca seca e lingua sensivel não foi tão intensa. Lavando sempre os dentinhos nao tive qualquer afta. A dor de cabeça só veio no primeiro dia e no 5º dia. (acho que ela vem nos dias a seguir à quimio quando o meu corpo precisa de mais alimento porque quando como, a dor de cabeça desaparece a maior parte das vezes).
Assim os efeitos mais intensivos foram o calor e o sono. O sono atacou-me em grande! Só para terem uma noção no sabado saí o dia todo de casa e cheguei às 11 da noite esgotada. Dormi até às 9h do dia seguinte, tomei o pequeno almoço e voltei para a cama. Depois acordei para almoçar, estive duas horas acordada e voltei a dormir das 15h às 19h. E á noite, quando me deitei antes da meia noite dormi um sono santo até ao dia seguinte. Mas que desperdicio de dia!! O que vale é que ouvi dizer que é quando dormimos que as nossas celulas se renovam!

Acho que a minha cabeça está a voltar-me a dizer que preciso de ir comer. :) Lá vou eu descansar um pouco o corpo e a mente.


Beijokas a todos e mais uma vez obrigada pelo apoio!!!!!

23 comentários:

  1. A t-shirt é mesmo muito fofa.
    E ainda bem que os efeitos secundários se fizeram sentir menos desta vez.
    Força!

    ResponderEliminar
  2. Olá Claudia,
    Que bom...menos uma!!

    A tua t-shirt é mesmo muito fofinha!

    Vais ver que isto tudo vai passar rapidinho...é preciso é ter calma!!

    Beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
  3. ola Claudia
    ai que bom ler que os efeitos da quimio não te afectam muito, eu então passei tão malll várias vezes não recuperei para fazer a seguinte e tinha de adiar e fiz a mesma que tu essa laranjinha que me estragou as veias e me obrigou a fazer fisioterapia ao braço onde era picada, as veias secaram por completo parece impossivel mas é verdade as veias da minha mão não deitam uma gota de sangue, agora que estou a fazer o Herceptin de 3 em 3 semanas já faço pelo cateter que tiveram de me colocar para o efeito.
    Desejo que tudo continue a correr da melhor maneira possivel, já vi que és positiva, isso é muito bom.
    Eu sou seguida no Hospital S. Francisco de Xavier, foi lá que fiz a quimio, a Radio teve de ser numa clinica porque lá não fazem, e agora o Herceptin tb faço lá no Hospital.
    um beijinho carinhoso
    maguie
    ..

    ResponderEliminar
  4. Olá Claudia
    A mim a quimio também me fazia muito sono e fome.
    Já tens menos uma para fazer.
    Beijinhos e Força.

    ResponderEliminar
  5. olá amada , então cada caso é um caso...e no meu caso...risos....Rimouuuu....eu fiz a primeira quimioterapia...e ja na segunda quimio...o periodo não apareceu....
    olha conta sempre menos umaaaaaaaaa...
    estamos aqui para apoia-la sempre.
    beijocas

    ResponderEliminar
  6. Olá, Cláudia, estás a passar muito bem, o teu relato assim o diz. E já falta menos uma! Beijinhos e força.
    TeresaP

    ResponderEliminar
  7. Gostei do pormenor de chamar 3a idade à Bibá Pitta lol muito bom!
    Força para esse espírito positivo, sorrir sempre e claro que sim, tens todo o direito a dias mais mal humorada, não é isso que te faz menos forte! No dia seguinte já passou! ;)
    Força e good vibes*

    ResponderEliminar
  8. Ai Cláudia, eu até reagia bem à quimio mas astou-me ver essa foto da quimio laranjinha que fiquei logo enjoada. Bolas.

    E já passou mais uma , está quase

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ola
    a t-shirt é mesmo gira.... e ja falta menos 1.
    Força
    Jokas grandes

    ResponderEliminar
  10. Olá Claudia,

    Sou mais uma maiga que lhe veio dar uma abracinho e muita força nesta sua luta.

    Já fez 2 tratamentos, portanto já faltam menos.

    Convido-a a passar pelo meu blog.

    beijoquinhas.

    ResponderEliminar
  11. Olá Cláudia.

    Mais uma passadinha pelo seu blog pra saber como vai.
    Vai correr bem, se Deus quiser e ele quer de certeza.

    Beijinhos e boa quinta.

    ResponderEliminar
  12. Adoro ler o teu blog!
    Tudo de bom!!!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  13. Ana C. Nunes - Obrigada! :) Uma t-shirt fofa é sempre um incentivo para nos colocar um sorriso nos labios.
    Olha, aproveitei para colocar o teu blog"A Floresta dos livros" na lista de sites do meu blog de fantasia. :) Ainda nao o tinha feito por distracção!

    Vou responder aos comentários à medida que vou vendo os blogs de quem comentou, senao ainda me perco! :)

    ResponderEliminar
  14. Sonia - Ai perdi imenso tempo a cuscar o teu blog!! É excelente! Adorei e nao pude deixar de comentar em montes de mensagens!
    Obrigada pelo apoio! :))) E sim, temos sempre de pensar que é menos 1 quimio que se fez!

    ResponderEliminar
  15. Olá Claudia,

    Vi que andaste por lá no meu blog.
    Mas,eu só este ano deici fazê-lo.Então,como a ultima quimio fiz o ano passado no Verão,não falo nada dos efeitos secundários.
    Fiquei mto feliz por tb fazeres reiki,ajuda-nos imenso.

    Beijinhos cheios de luz

    P.S. Podemos tratar-nos por tu!?? Ok?

    ResponderEliminar
  16. OLá Maguie! Estive a cuscar o teu blog! :) Muito bom!
    Pois, no fundo acho que ter colocado o cateter já desde inicio foi uma benção para mim, nao achas? Pelo menos as veias deixaram de ser motivo de preocupação e uma pessoa nao sofre nem stressa tanto.
    Tb nao me posso queixar dos sintomas. Felizmente essa parte para ti já terminou! E com cateter que agora tens levar com o Herceptin deve ser super fácil.
    Beijokas Grandes e tudo de bom!:)

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Olá Natália! Estive a ver o seu blog também! :) Eu acho que demoro cerca de uma hora em cada blog que vejo hehehe Têm tanta coisa interessante!
    Nao descobri quando teve cancro da mama. Já está curada? Vi que vigia uns valores tumorais mas nao sei do que se trata. Tiroide?
    A minha mãe também tem tiroide, acho que há 10 anos que anda a adiar a operação... agora diz que é em Setembro. Tem um medo da anestesia que nem te conto nada e arranja sempre desculpa para desmarcar a operação! Claro que o nodulo é benigno mas pelo que um medico me disse aquilo pode degenerar.

    Beijokas Grandes e muita força! :)

    ResponderEliminar
  20. Olá Cristina! Pois é até agora nada de periodo. Os peitos estao doridos como se ele tivesse para chegar mas até agora nadinha de nada! Olha, que seja pelo melhor assim! :)
    Beijokas grandes

    ResponderEliminar
  21. OLá Teresa! Muito obrigada pela força. Coloquei-a no meu blog na parte da mulheres em luta! :) Ainda está a fazer algum tratamento ou é apenas vigia aqueles exames todos que fez? Vai ver que vai estar tudo excelente quando for ao médico para o mês que vem e nessa altura passo-a logo para as vencedoras! :)))

    ResponderEliminar
  22. Olá Silvina! Passei pelo teu blog e comentei! :)
    O meu homem é um descarado e tá sempre na brincadeira. Ainda bem que é assim porque me é essencial nesta fase da nossa vida!
    Ctg vais ver que daqui para a frente vai estar tudo bem! Muita paz e Zen!! :)))

    ResponderEliminar