sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Com a cabeça nas nuvens...

Quem me conhece sabe que no periodo anterior ao começo desta batalha que os meus pés nunca estavam completamente assentes na Terra. Sonho muito acordada.

Para começar demoro 2 horas de transportes publicos (autocarro, barco, autocarro, comboio e novamente autocarro) para chegar ao meu local de trabalho. O que me dá 4 horas por dia em transportes e razão pela qual disse logo à médica que queria baixa do trabalho quando descobri o bicho. Tenho de me afastar do stress e das multidões.

Algumas pessoas dizem que essas 4 horas sao um desperdicio de tempo, mas para mim sao 4 horas de leitura, basicamente livros relacionados com fantasia que é algo que me dá muito prazer. Antes do cancro aparecer, às 7 da manha já estava a começar a leitura. Leio em qualquer tranporte, nem que esteja de pé no autocarro (com uma mao a segurar no corrimão e outra no livro) ou nas paragens. Naquelas 4 horas não estou cá. Fugi da Terra.

A partir do momento em que fiz os primeiros exames à mama apercebi-me que nao me conseguia concentrar a ler. Mesmo quando já sabia do resultado e o tinha assimilado, estava à espera de fazer a ressonancia magnetica e nao conseguia ler mais de 2 paginas e chegava ao final já nem me recordava do que tinha lido. (E o livro do escritor
George R. R. Martin - das Cronicas de Gelo e Fogo, nao merecia tamanho insulto)

Quando terminaram os efeitos mais acentuados da primeira quimio, disse a mim mesma que esta falta de leitura não podia continuar. Faz parte de mim. Coloquei o
George Martin de lado, uma vez que é uma saga complexa, e começei por algo pequenino. Nao foi fácil abstrair-me, mas o Neil Gaiman com "A Estranha vida de Nobody Owens" fez despertar a luz que estava um pouco perdida em mim. (Só eu para depois da primeira quimio ler um livro sobre um rapaz que vive num cemitério :) ) Depois disso recomecei a ler.

Objectivo Actual: Ler 2 livros completos entre quimios.

Mas algo ainda estava a faltar... Algo que fazia tanto parte de mim como a leitura... A ESCRITA

Já escrevo há muito tempo. Livros de fantasia, como só poderia ser vindo de mim. E basicamente, quando terminei o primeiro livro as amigas que o leram pediram-me a continuação e é o que tenho vindo a fazer.

Foi quando terminei o livro 2 da minha Saga (28 de Maio) que me aleijei debaixo do braço a fazer força para agrafá-lo e foi nessa noite que dei conta do alto do peito (enquanto dormia!). Tinha decidido terminar o livro antes de Junho para depois poder rever o primeiro e o segundo e dá-lo aos amigos antes de ir para as Maldivas a 29 de Junho. E depois quando viesse iria continuar para o terceiro.

No fundo, hoje acredito que foi o acto de o agrafar que me salvou. Tudo acontece por alguma razão. Se nao tivesse imposto um objectivo, se nao tivesse me aleijado, nao daria conta tao depressa do alto do peito pois pensaria que ainda era algo da gravidez que tinha terminado em Março. (os peitos tinham-me inchado e doído imenso na gravidez). E, como sabem, o bicho ERA bem grande!

Portanto, há 3 meses que não tocava na minha Saga com o titulo provisório de "As Pedras de Aurea". E acreditem que ela faz parte de mim, do que eu sou. Estava muito, muito hesitante em tocar-lhe, mas na quarta ganhei coragem.

Coloquei esta musica maravilhosa a tocar em repetição...



Peguei numa caneta vermelha e começei as correcções do primeiro livro. E foi maravilhoso!!! Voltei a entrar na história com uma facilidade que não estava à espera!
Voltei a sentir-me eu própria!

Voltei a pensar no livro e em cada musica que oiço associar á história e às personagens. Voltei a Aurea (terra do meu livro)!

Voltei a ter a cabeça nas nuvens! :)

Ps. Uma das minhas amigas tá com receio que, com o que me aconteceu, eu ainda mate a personagem principal no terceiro livro hehehe Talvez a assuste! :P
Agora vou primeiro concentrar-me na correcção. Também devia fazer objectivos diários de quantidade de paginas corrigidas por dia. Estamos a falar de 2 livros com cerca de 350 paginas cada um! E já estou em pulgas para recomeçar o terceiro!!!!

3 comentários:

  1. Percebo bem o que dizes em relação à leitura e À escrita. Sou uma leitora mas acima de tudo sou uma escritora (amadora) e não me consigo ver a viver sem isso.
    Ainda bem que regressar a isso te fez bem e muita sorte com as revisões, que eu bem sei que tanto podem correr com ligeireza como também dar umas valentes dores de cabeça. XD

    ResponderEliminar
  2. Olá Claudia,
    Passei por aqui para te desejar um bom fim de semana!
    E,adorei este post.Eu tb gosto muito de ler,e agora que tenho muito tempo livre,aproveito-o da melhor maneira:a ler,passear,vou ao cinema,etc.
    Mas,tenta não impor nada a ti própria nesta fase da tua vida...porque se não conseguires podes sentir-te frustrada.Isso aconteceu comigo!
    Faz,simplesmente aquilo que te apetecer...
    Sê feliz

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana, quando adquirimos o hábito de escrever parece que é algo que nos vicia não é? Tb sou amadora, tens mostrado o que escreve aos amigos?
    Bem, a caneta vermelha da revisao está a deixar-me as folhas completamente riscadas... LOL Vai dar trabalho! :)

    Olá Sonia,
    Espero que tb estejas a ter um bom fim de semana. Nao sei se nao consigo deixar de pôr objectivos nestes hobbies hehehe é mais forte que eu, porque estando em casa como agora estou posso me desleixar um pouco sem dar por isso.
    Uma coisa já sei. Uma semana a contar do dia em que faço a quimio nao faço nada. É como se nessa semana eu ficasse em suspenso no ar. E isso sim irrita-me bastante! :)
    Sim, temos de fazer aquilo que nos deixa felizes!

    ResponderEliminar