segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Efeitos Secundários da 1º Quimio e tudo o resto

A minha 2º sessão de quimio (2º round de 8) aproxima-se. Espero que os sintomas sejam os mesmos que na 1º sessão, apesar de sentir que nesta ultima semana não comi tão bem quanto gostaria devido à tal diarreia. De qualquer maneira sinto que o meu sangue estará de estar forte apesar desse percalço.

O cabelo continua a cair e ainda nao o rapei. Hoje creio que foi o primeiro dia em que o couro cabeludo me tem doído menos, mas tenho retirado imenso cabelo para o lavatório duas vezes por dia: quando acordo e antes de me deitar.
O cabelo cair não me faz qualquer impressão, embora me lembre uma galinha a ser depenada. Creio, como já disse antes, que a minha auto-estima poderá ter um abalo maior se perder as pestanas e as sobrancelhas ou se engordar muito (detesto ir ao guarda roupa, experimentar algo e ver que ela não me serve, especialmente porque a seguir tenho o stress de ter de comprar mais roupa). É esperar para ver.
Nunca tive muito a vontade de comer doces, a minha perdição é mesmo o chocolate negro, mas nos dias em que tenho o efeito da quimio não tenho qualquer vontade de o comer, uma vez que como a boca está seca apetece alimentos mais frescos e suculentos.

Mas passemos aos efeitos que eu tive com a 1º quimio. Estes efeitos obviamente variam consoante a pessoa e o tipo de quimio pois, mesmo se tratando de cancro da mama, o cocktail aplicado na quimio pode variar. No meu caso, estou a ter 4 sessões de uma quimio, e as ultimas 4 sessões serão de outro tipo.

Efeitos da primeira quimio + comprimido do enjoo (Emend 80g) + Prednisolona Labesfal (20 mg)

Estou a colocar estas três coisas juntas porque é dificil distinguir o efeito separado de cada uma delas. O tempo destes efeitos, no meu caso variou um pouco, mas estiveram muito acentuados nos primeiros 5 dias após a quimio.

Xerostomia (Sensação de Boca Seca)
Estava a sair do hospital e já a estava a sentir. Uma vontade imensa de beber água. A enfermeira tinha-me perguntado se eu costumava beber àgua com regularidade e eu confesso que sou uma pessoa que por vezes se esquece disso. Ela disse-me que se eu conseguisse beber 2 litros de àgua por dia que isso ia acelerar o processo pela qual a quimio sai do organismo.
Não foi preciso precisar de me lembrar de beber àgua. De cinco em cinco minutos começei a levar a garrafa de àgua à boca e acreditem que no 2º dia bebi, sem margem de duvidas, no minimo 3 litros de àgua. Fiquei bem contente, nao me esqueceria de beber àgua. O Rui já dizia que beber tanta àgua faz a mal à saude! ehhehe Eu não sei é como é que não me nasceram rãs na barriga! lol
Desvantagem: Já não contando com a quantidade de vezes que vou por dia à casa de banho, levanto-me pelo menos duas vezes por noite para ir à casa de banho! (é quase sonambula que me dirijo para a sanita, faço o que tenho a fazer, bebo mais àgua e volto a deitar-me).
Existem também alguns alimentos que, com esta sensação de boca seca, parecem que enrolam na boca. No primeiro dia tentei comer frango assado e o que me salvou foi o ketchup. Desta vez já estarei preparada tendo uma sopa à minha espera. Já sei que os alimentos secos não funcionam.

Dor de Cabeça
A médica da quimio tinha-me avisado que esta quimio tem a tendência de causar muitas dores de cabeça e a enfermeira tinha-me dito que se as tivesse poderia tomar um ben-u-ron (paracetamol). Realmente, este sintoma foi também logo um dos primeiros a aparecer, contudo não era muito forte. É uma ligeira dor de cabeça na testa que para mim não chegou a ser incomodativa ao ponto de ter de tomar um comprimido para a dor. É uma sensação de onda, a dor vai e vem e existem momentos em que desaparece por completo.

Sensação esquisita nas bochechas e perto dos olhos
Isto só me aconteceu no primeiro dia de quimio e apenas passado algumas horas. No dia seguinte já não existia e não voltou a aparecer.

Calor
A verdade é que tem estado muito calor (na semana em que fiz quimio teve mais de 40 graus). Portanto, este efeito poderá ou nao estar relacionado do tratamento (quando for Inverno logo descubro a verdade).
A minha salvação foi o meu ar condicionado em casa e um spray da Avene de Agua Termal que é bem fresquinho e que além de colocar no pescoço, braços e pernas, colocava também na testa sempre que sentia a dor de cabeça. É um alivio momentâneo, mas que vale bem apena. Fui comprar a versao gigante do spray!


S
ono
Este para mim foi o sintoma mais dificil de controlar porque eu detesto dormir durante o dia. Com sono não conseguimos raciocinar, nao conseguimos estar na net, ver televisao, jogar, nada.
No primeiro dia o Rui deixou-me por 40 minutos minutos e eu nem dei conta de ter fechado os olhos no sofá (realço que estava sentada exactamente na mesma posição em que ele me tinha deixado quando saiu).
Só ao fim do 4º dia, enquanto falava com uma amiga que está grávida, é que me lembrei que isto poderia ser um efeito do comprimido do enjoo que costuma dar uma grande moca. E dá, experiencia então já comprovada. Mas prefiro mil vezes o sono do que vir a ter nauseas e vomitos.
O pessoal amigo já sabe, posso bocejar à vontade nos dias após a quimio e não acham mal educação. Se tiver sempre alguém para conversar não adormeço, mas a partir do momento em que a casa fica em silencio não há nada que me salve de fechar os olhos.

Fome
E que fome!!!! Eu só pensava "Se este efeito for permanente vou-me transformar numa baleia!" LOL
Tentei abafar a fome com legumes. Uma vez, ao jantar com a minha mãe, vendo que ainda ia ficar com fome e não sabendo o que fazer, abri o frigorifico e comi um tomate inteiro. (pelo menos alimenta, tem vitaminas e não me deixa com a consciencia pesada)
Parecia uma gravida. O que me dava mais prazer em comer era pão com manteiga. Ohhh logo eu que quase nunca toco em pão...
Noutra ocasião, estava a cozer massa para juntar a uma salada de atum e tomate que tinha feito. A espera pela massa era uma tortura tal que quase a comi a salada toda.
Felizmente a situação passa, mas nunca me senti tão esganada com fome na minha vida.

Aftas
Depois de a enfermeira me ter dito que se lavasse aos dentes após as refeições teria menos probabilidades de ter muitas aftas, tentei sempre me lembrar de o fazer. E creio que deu resultado.
A unica afta que tive foi porque no segundo dia (ainda nao estando habituada a lavar os dentes após o almoço) me esqueci de os lavar e depois adormeci duas horas. Quando acordei lá estava a afta. Mas, o produto para as aftas, o Mycostatin é excelente e passou rapidinho. Aprendi a lição e nao voltei a esquecer-me de lavar as dentuças e ontem fui à farmacia e comprei um kit de escova de dentes - que trás uma escova de dentes que se dobra- o que é util para trazer na mala e lavar os dentes quando vamos comer fora de casa.




Lingua Sensivel
Acho que é nesta secção que entra a parte em que a médica da quimio tinha dito que eu nao deveria colocar nada àcido na boa - a nossa lingua realmente fica muito sensivel aos sabores. Notei isto mais com as frutas. Umas uvas muito doces, ao fim da terceira tinha a lingua a arder e nao consegui comer mais nenhuma. Tive de lavar a boca e até coloquei pasta de dentes na lingua para ver se aliviava a sensação de ardor.
Agora é uma questão de evitar alimentos que possam causar esse incomodo.

E acho que isto foi tudo. Não é pouco, mas se estes forem os sintomas que terei sempre em cada quimio não me poderei queixar.
Desta vez, em termos de alimentação já sei o que me espera. Sopa no primeiro dia, amanhã espero fazer uma gelatina e já tenho gelados miniatura no frigorifico (sabe muito bem tudo o que é fresquinho numa boca seca). Verduras e tomates fresquinhos também são excelentes para comer.
Terei pão e manteiga sem falta. :) Ai aquela fome é a minha desgraça!

Beijokas a todos e mais uma vez obrigada pelas mensagens positivas!

Ps. Amanhã é o dia de fazer as analises e ir à médica da quimio.

5 comentários:

  1. Boa noite Cláudia, como mesmo dizes cada caso é um caso é verdade!
    É possivél que começes a sentir tipo um sabor metálico após a 2ª quimio é essa a descrição que a maioria de nós sente.
    Beber muita água sempre fez bem mas aqui neste caso é importante para a limpeza mais rápida do organismo. Eu confesso que me esforçava mas era dificil beber toda a que queriam, olha faz como muitas sra. faziam ;o) era gelatinas grandes e melancia sabe tão bem.
    Para o enjôo eu tomava uns comp. amarelos que me eram dados no IPO para tomar nos 2 dias seguintes e se continuasse tomava Pripéran.
    E davam-nos tb uns bochechos para ajudar a não ter aftasera Mycostatin com um anestisiante á mistura!
    O calor nas bochechas é normal vai-se perdendo, o sono no meu caso dormi imenso, usava leque porque andava sempre encalorada ainda ando :p
    Fome eu não tinha mas o sabor que tinha na boca levava-me a comer para não sentir aquilo arrrggg e engordei :o(
    As pestanas e sombracelhas depende das pessoas eu perdi mas a maioria das minhas amigas não perderam.
    Espero que tenhas as análises boas pois se fizeres tudo na data certa mais depressa te livras delas ;o)
    Á medida que vais fazendo as quimios tu mesma sentes que na 3ª semana após a quimio o teu organismo a recuperar e depois é mais uma!

    Beijinhos e boa semana!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá....olha amiga eu não tive problema nenhum com o cabelo,,,quando percebi que estavam caindo raspei logo...pra não ter os cabelos por toda a casa.......usei lenços....muitos...combinando com as roupas,,,não consegui usar peruca...esquenta demaisssssss meus neoronios..risos...
    continua nesta sua força ,vais ver que passa rapidinho..e quanto as pestanas ...sombrancelas,não cairam com as quimios apenas ficaram fraquitas...mais fininhas.....mas depois que operei fiz mais 12 ..e ai caiu tudo....engraçado que também não fiquei triste,,,alias levei tudo na boa...graças a Deus....e passouuuuuuuuuuuuu tudo passaaaaaaaaaaaaaaaa.beijossssssss

    ResponderEliminar
  3. As minhas pestanas e sobrancelhas, cairam, jatinha terminado as 8 quimios.
    Estava convencida que ja n caiam, mas enganei-me.
    Mas tb depressa crescem.
    um beijinho grande e boas analises.

    ResponderEliminar
  4. Lina, eu como tenho tanta sede beber água é uma coisa praticamente natural uma semana depois da quimio. Pareço uma agua-dependente hehehe
    Hoje é que a médica da quimio me explicou que o Mycostanti é para bochechar para prevenir.
    Tens de comprar aquela àgua pros calores. Agora no verão sabe mesmo bem!!! Entao... afinal o calor é mesmo da quimio...

    Cristina, pois eu também tenho comprado lenços. Adoro lenços e já antes era o que usava quando ia à praia porque detesto apanhar sol na cabeça. Hoje lá fui de lencinho para a consulta da médica (bolas esqueci-me de tirar uma foto heheh).
    Pois 12 quimios é mto e por isso é que te caiu nessa altura. Eu perguntei porque se caísse aí comprava sobrancelha e pestanas (na net há de tudo). Eu acredito que o tempo passa depressa, aliás parece que foi há tão pouco tempo que fiz a 1º quimio e amanhã é já a 2º.

    Isa, pois eu também ja ouvi que depois crescem rapidamente. Estou a ver que as pestanas e as sombrancelhas realmente variam mto de pessoa para pessoa (ou será que variam consoante o tipo de quimio aplicada?)

    IsaLenca, adoro beijokas! :) Obrigada pelo miminho!! Ah! A ver se meto "As super glamorosas" no site! :)

    ResponderEliminar