terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Consulta com a Medica da Quimio

Vamos então recuar no tempo, a ver se eu conto tudo certinho...

Cheguei das Maldivas e primeira consulta com a médica da quimioterapia foi no dia 20 de Julho (terça). Ao contrário da médica especialista da mama, a médica da quimio é muito cientifica e tem um ar muito profissional (sentimos logo que ela sabia o que estava a fazer e essa confiança é muito importante).
O Rui gostou logo dela, mas eu continuo a preferir a da mama que faz mais o meu genero especialmente com aquela energia positiva toda que sinto vir dela.

Para resumir, assuntos de que se falou:

* A idade e a Gravidez

Apesar de existirem casos de raparigas novas com cancro da mama somos uma minoria. (tenho 32 anos). E, por sermos uma minoria, existem menos exemplos e por isso a vigia posterior é maior porque como somos mais novas as nossas celulas sao diferentes de uma pessoa com mais idade. Numa pessoa de mais idade eles dao como completamente curada por exemplo ao fim de 2 anos, na minha idade isso nao vai acontecer porque o nosso corpo continua em constante mudança e eles nao têm muitos dados estudados.

No meu caso, foi a gravidez que despoletou o cancro. E, como a biopsia depois veio a confirmar o tumor reagiu às hormonas da mulher gravida.
O bom de o tumor ser positivo para as hormonas é que da mesma maneira que ele cresceu tao rapido, ele também vai diminuir da mesma forma. O negativo é que nao pude tirar ovulos para guardar (para se tirar ovulos tem de se injectar hormonas e isso eu nunca ia arriscar na minha situação)
No minimo, uma possivel gravidez terei de deixar passar 3 anos após o fim dos tratamentos e mediante um risco calculado que terá de ser avaliado no futuro. Como ela disse: "A sua saúde está primeiro, não é verdade?"

*Exames e Análises

As minhas análises ao sangue estavam excelentes. Isso significa que ando a fazer uma boa alimentação e de facto desde Janeiro que, devido à ideia da gravidez, começei a comer melhor. E portanto, é essa alimentação que vou continuar a fazer.

Pediu-me mais dois exames de rastreio: Cintigrama do Esqueleto (que serve para ver se os ossos estão todos bons) e um TAC abdominal. Isto fez-me mesmo ver que se trata de uma médica meticulosa e fiquei super contente porque me senti em boas mãos.

*Estratégia de Ataque

8 sessões de quimio de 3 em 3 semanas
(Era mais do que eu estava à espera, mas se é pra atacar o bicho que seja logo com a força toda!)

*Efeitos mais frequentes da Quimio que me vai ser aplicada - o que costuma acontecer (as quimios diferem de cancro para cancro, mesmo dentro do proprio cancro da mama, porque existem vários tipos de cancro da mama que reagem de forma diferente a diferentes componentes.)

- Queda do Cabelo - O cabelo começa a cair uma semana após a quimio. (super rápido!)

- Aftas - Esta quimio tem tendencia a causar aftas na boca. Evitar limao, laranjas, vinagre ou seja tudo o que seja acido. Disse-me que o excelente para a boca são os gelados! (tinha de haver algo bom nisto!!!)

- Dores de cabeça - Ela disse-me que muitas mulheres se costumavam queixar com dor de cabeça e que seria normal.

*Catéter

Por fim, faltava mencionar à médica a minha falta de veias decentes dignas de ser espetadas. Ela levou-me imediatamente à sala onde se faz a quimio (que o Rui adorou) - uma sala calma, com as cadeiras viradas para dois ecras plasmas, ambiente fantastico, luz natural e pessoal simpático.

A enfermeira chefe olhou para o meu bracinho esquerdo (no direito nao tocam porque nao querem que eu faça qualquer esforço com ele uma vez que é desse lado o cancro da mama), apalpou, meteu garrote e depois diz para a médica:
- Limpinha. A medica da quimio ainda olhou para ela esperançada:
- Nem para fazermos uma vez?
- Nada.

Conclusão: Tinha de colocar um catéter. Sem ele não poderia começar a quimio.
Eu nunca tinha visto um catéter. Ela mostrou-me o de uma senhora, mas a unica coisa que vi era uma pequena cicatriz que tinha sido feita um pouco mais abaixo que o ombro. A enfermeira explicou-me então que o catéter é colocado debaixo da pele, nao se vê, e que dá acesso a uma veia que vai estar sempre a funcionar.
A colocação de um catéter tem de ser feita numa sala de bloco operatório por um especialista, e apesar de ser uma intervenção pequena e rápida (mini cirurgia), tem de estar tudo esterilizado como se de uma operação se trata-se.

No dia seguinte telefonaram-me a dizer que tinham uma vaga para no bloco operatório para a quinta seguinte (dia 22 de Julho).

A primeira coisa em que pensei foi: tenho de ir cortar o cabelo antes de pôr o catéter! Vesti-me rapidamente e fui a correr ao cabeleireiro cortá-lo. Tive a sorte de a cabeleireira que apanhei ter tido a mãe com cancro da mama, pois disse-me logo que sabia o corte ideal que havia de me dar.

Apesar de ter tido o cabelo comprido toda a minha vida, nao vejo o corte de cabelo como algo mau. É algo temporário. Ele volta a crescer. Muitas modelos quase rapam o cabelo para as suas sessoes fotograficas. Sinceramente, nao lhe dou muita importancia. Mas isto sou eu.
Para mim a perda das sobrancelhas ou pestanas fariam-me ficar triste porque eu dou muita importancia aos meus olhos. Cada pessoa é diferente.

Portanto isto era o meu cabelo nas Maldivas.


E aqui está depois do grande corte!



Fiquei supreendida. Gostei muito de me ver com o corte! E quando isto terminar e o cabelo voltar a crescer esta é definitivamente uma hipotese para usar! :)

5 comentários:

  1. Ainda não me conformo com a parte dos gelados... lol

    E o cabelo fica-te super bem assim ;) Podes não acreditar, mas eu, antes desta cabeleira toda, tive o cabelo muito curto também!

    Gosto de saber que está tudo a correr pelo melhor, que continuas com essa energia fantástica e que vais dar cabo desse bicho em três tempos! ;)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    sigo o teu blog (posso tratar-te por tu? Temos praticamente a mesma idade! :)) e quero deixar aqui o meu aplauso para uma mulher de coragem! Sim tu!
    O teu optimismo que transparece nas entrelinhas é contagiante!
    E estou certa que te irá levar a uma cura rápida!
    Continua assim e tudo de bom!
    Eu vou continuar a seguir o blog e a transmitir-te boas energias para esta batalha!

    ResponderEliminar
  3. Diana, só ainda nao saímos porque ainda me estou a ambientar a tudo isto! Sim, acho que em vez do crepe com chocolate para mim vai juntamente com bola de gelado! :))

    Olá Inês! Claro que me podes tratar por tu!
    O meu optimismo é algo inerente em mim e fico contente por transparece-lo para as outras pessoas. Pode ser que no futuro o blog venha a ajudar alguém, a dar força a outra pessoa.
    Fico contente por ires acompanhando e estares a gostar do blog! E claro, comenta à vontade!

    ResponderEliminar
  4. olá sigo o seu blog adoro essa força assim é que é pra matar o bicho há 1 ano eu estava tambem a fazer quimio,pra diminuir o tumor antes da cirugia mas tambem fui e continuo a ser muito optimista há alguem lá em cima a olhar por nós.Agora sinto-me bem o pior já passou, daqui a 1 ano de certeza que voce vai estar optima tambem 1 abraço e muita força helena

    ResponderEliminar
  5. Olá Helena! Obrigada pela força! É certo que temos alguém a olhar por nós e se tivermos a cabeça no lugar, como diz a minha médica, conseguimos matar o bicho certamente.
    Fico contente de saber que o exterminaste! :) Daqui a um ano estarei certamente limpinha!
    Abracinho!!

    ResponderEliminar