terça-feira, 13 de julho de 2010

Conhecendo o Inimigo - Parte 3

Antes de ir para as Maldivas tive oportunidade de conhecer o bichinho muito melhor. E a ver se eu não me esqueço de contar nada.

Portanto na tal quinta feira, dia
17 de Junho 2010, já tinha muita informação na minha posse e consegui fazer muitos exames que eram essenciais para depois no futuro se decidir por uma futura quimioterapia.

Post anteriores que falam sobre isso:
Conhecendo o Inimigo - parte 2
Conhecendo o Inimigo - Parte 1

Portanto, o que me faltavam eram as
análises ao sangue e a ressonancia magnetica (esta já a tinha deixado marcada para dia 25 no Hospital da Cuf)

Entao no dia seguinte, sexta - dia
18, já estava novamente no Hospital de Cascais para fazer as análises ao Sangue.

Uma nova T-shirt do ármário foi escolhida! :)



The victory is within - A vitória está dentro. - é bom olhar no espelho e ler este tipo de frases. Dá-nos positivismo!

Enquanto esperava pelo atendimento nas análises, tive uma daquelas minhas e já muito famosas dores de barriga com vontade desesperada de ir à casa de banho. Esse sim é um problema para a vida e chama-se "
Sindroma do Colon Irritável" - Doença que não mata mas mói!!! Mas desde que haja uma casa de banho por perto a coisa nunca fica muito grave a menos que as dores de barriga nao passem.

Portanto, eram 8:30 da manhã e eu na casa de banho do hospital quando o tlm toca. Atendi, àquela hora nao é normal me telefonarem. E foi a melhor coisa que fiz. Era do hospital da CUF a dizer que tinha havido uma vaga para a Ressonancia Magnetica naquele mesmo dia e a perguntar se eu a queria (claro que sim!!!) . Tinha sido a mesma médica que me fez todos os outros exames que me colocou na lista para ser contactada (não lhe posso estar mais agradecida e para sempre vai ser ela a fazer-me todos os exames relacionados com a mama - mamografia, ecografia, biopsia e ainda é especialista na ressonancia Magnetica... E melhor que tudo isto, importa-se mesmo com os doentes que vê!!!!)

Mal acabei as analises ao sangue lá corremos para a CUF das Descobertas. O Rui deixa-me lá e foi trabalhar - trabalha ali por perto (aliás ele nao ia lá estar a fazer nada e eu não preciso de partilhar estas secas com ninguém).

Tentei continuar a ler o livro que tinha começado no inicio do mês, mas acho que nao consegui ler mais dos que 3 páginas. Nao me conseguia concentrar com a ansiedade. E o coitado do escritor "
George R. R. Martim" não merece aquela minha falta de concentração (vou no livro 3 em português "A Furia dos Reis" - corresponde ao inicio do 2º livro em inglês).

Ressonancia Magnética

Eu nunca tinha feito uma ressonancia magnetica nem nunca tinha falado com ninguém que tinha feito uma ao peito. Era uma novidade.
Já nao comia desde as 6 da manha (devido às análises ao sangue que foram em jejum e assim continuei). Tava cheia de fome às 11 da manhã!

Quando entrei lá para dentro percebi que a ressonancia seria com contraste (ou seja, durante o exame injectam um liquido nas veias para se ver melhor as ramificações do cancro). Mas pouco depois apercebi-me que tinham dificuldade em me encontrar veias. As minhas sao muito fininhas. O enfermeiro ainda andou para lá com o garrote a tentar encontrar alguma de jeito mas a unica decente que encontrou foi no pulso e disse: "Nao se mexa ou ainda a perdemos" (no dia seguinte até me doia o braço com a tensão que tinha estado no braço durante o exame.)

Depois disso, é super fácil. Entra-se para uma marqueza onde ficamos de barriga para baixo. Os peitos encaixam num sitio especifico e a nossa cara fica como naquelas coisas como quando nos fazem uma massagem. Põe-se também uns tampões nos ouvidos (aquilo faz mesmo muito barulho quando o exame começa... parece que estamos dentro de uma nave espacial com disparos tipo "Guerra das Estrelas").

Desde que me deitei na marqueza nao abri mais os olhos. Não quis saber o que se estava a mexer, o que eles faziam, só me imaginava noutro sitio, como se estivesse a sonhar. Pensei nas férias e apesar de o exame demorar mais do que eu estava à espera creio que correu muito bem porque nao mexi um musculo, mesmo quando tinha uma imensa vontade de coçar o nariz (nestas ocasiões temos sempre vontade de coçar uma parte do nosso corpo que naquele momento se torna inacessivel heheheeheh)

Assim consegui adiantar a ressonancia por uma semana. E não posso ter ficado mais agradecida por isso pois assim, antes de ir de férias já teria o resultado do exame! :) Ah! É tão bom quando as coisas começam num ritmo bom!

Resumindo: Consegui fazer todos os exames até dia 18 (sexta) e dia 19 lá tinha um jantarzito em casa com amigos (que já tava marcado e nem pensar em desmarcar... a vida continua e eu sinto-me bem. O cancro não tem qualquer efeito no meu corpo. Assim, foi jogar buzz na ps3 até ás tantas da manhã! LOL)

Agora era só esperar pelo resultado do exame.

Na
segunda feira seguinte, ainda fui a outro especialista na CUF mas desta vez nao senti qualquer ligação. Talvez tenha sido de ele ser uma pessoa muito mais velha ou talvez de eu ter sentido que ele nao me estava a explicar as coisas. Enfim... aquele nao seria o meu médico.

Á tarde estava no hospital de Cascais para saber o resultado da reunião de médicos.
Devido ao tamanho do meu bicho decidiram que começaria por quimioterapia.

Na
terça, fui ao meu local de trabalho para deixar tudo organizado. Nao gosto de deixar pontas soltas e tive lá o dia inteiro a deixar tudo como deve de ser. E sem stress.

Quando fui buscar o resultado da
ressonancia Magnetica na sexta (dia 26 de Junho 2010) estava com um bom pressentimento. E estava mesmo certo. O tamanho do bicho, inexplicavelmente tinha diminuido.

Tamanho do bicho no primeiro
Estudo Mamário: 47 x 41 x 28 mm

Tamanho do bicho na
Ressonancia Magnética: 42 x 21 x 21 mm

WOW... Que diferença! Que pequeno grande milagre!

A médica disse-me que o correcto é sempre o da ressonancia Magnetica e que por vezes pode haver diferença de ajustes nos numeros. Mas baixar um dos eixos de 41 para 21 mm nao me parece um ajuste mas sim algo bastante real de que me indica que sozinho o meu corpo já vai expulsar isto entao com a quimio o bicho é mesmo morto de vez! :)
E aqui está uma pequena grande victória!

AH! Mas ainda o melhor de tudo é uma palavra a BOLD que diz UNICO!!!! :)))

E depois disso, como podem imaginar fui muito mais entusiasmada para as férias nas Maldivas. Saí do hospital e fui à agência pagar o resto da viagem que tinha marcada para dia
29 de Junho (marcada desde Abril) e depois foi só pensar que nao tinha comprado ainda nada para a mesma e foi andar a correr de um lado para o outro! :) Mas valeu apena!

5 comentários:

  1. Bom, vamos por partes: isso da ressonância magnética dá mesmo sono! lol já fiz duas, e das duas ia adormecendo =P

    Depois, ainda bem que o bicho não é tão grande como se pensava, vais dar cabo dele num instante! ;)

    Quero só elogiar-te por essa tua atitude e pensamento positivo :) eu, conhecendo-me como me conheço sei que me ia logo abaixo, mas admiro pessoas como tu que conseguem dar a volta à situação e tentam manter-se activas e sempre a pensar pelo melhor. É assim mesmo, continua!! =D

    Beijos grandes!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas qual sono qual quê! :P Eu estava ser atingida sonoramente por naves espaciais, isso é que era a verdade! LOL

    Bem, o bicho continua a ser grande porque a medica diz que o que interessa muito é o primeiro valor que se trata da profundidade. Mas de qualquer maneira isso diminuiu e isso é o que interessa.

    Nao me precisas de mandar elogios linda! :) Somo aquilo de somos, é apenas a minha maneira de enfrentar as coisas.

    O pior é combater o negativismo dos outros com o nosso positivismo. O que vale é que o positivismo não desaparece assim de qualquer maneira. :) Especialmente quando temos tanta gente à volta a transmiti-lo também!

    ResponderEliminar
  3. És uma lutadora. Continua que vais derrotar o bicho.
    Fiquei muito contente quando abri aquele envelope e vi que estava mais pequeno e que era único. :D

    ResponderEliminar
  4. :) UNICO! Gosto tanto da palavra! ;)

    ResponderEliminar
  5. Fico muito feliz por ti Cláudia ao saber que o bicho é ou está mais pequeno do que se pensava inicialmente!

    Eu acredito na força que os pensamentos positivos podem ter em todos os aspectos da vida e quem sabe se essa redução não se deve já a toda a força que tens tido!

    Estou a adorar o teu blog e acho que tens sido um óptimo exemplo de como enfrentar um desafio destes...

    Estou mesmo muito feliz por ti!

    Força e Beijinhos

    ResponderEliminar