sábado, 10 de julho de 2010

A palavra CANCRO

Antes de contar o que se passou para trás tenho de vos contar esta que me aconteceu ontem.

Na vespera de ir para as Maldivas o meu maridinho conseguiu partilhar comigo uma constipação que ele tinha apanhado. Conclusão no dia do avião acordei rouca e já prevendo o futuro lá meti á pressa um frasco de "Bisolvon" na mala de viagem. (já sei como o meu corpo é). No 3º avião o meu ouvido direito bloqueou e a voz essa já tinha sumido. (Bolas... é mesmo azar uma pessoa ficar com o corpo marado no primeiro dia de férias mas pronto, que se pode fazer?)

Depois de muita expecturação, o ouvido ao longo da semana foi dando estalinhos... mas nao desbloqueou (tenho um trauma com dor de ouvidos que nao imaginam por isso fiz tudo o que sabia para ele nao bloquear e consegui... E claro que no 2º dia das Maldivas já dizia "que se lixe o ouvido, vou ver os peixinhos" ..Conclusao queimei o rabo a fazer snorkeling (ps. valeu bem apena)

Portanto, ontem lá fui ás urgencias da CUF que o meu otorrino é de lá e eles têm lá a minha ficha (o ouvido continuou aos estalinhos o que foi fixe porque isso significa que o canal está aberto e nao tive problemas com a altitude nos aviões na volta). E pensei, vou mas é tratar disto porque estou a ver que isto nao passa sem um comprimido qualquer e eu quero tar fina quando começar a quimio.

E aqui vem a história da TRIAGEM.... contei o que se tinha passado, expecturação, aviao, sentimento de ouvido tapado/bloqueado. Mas claro que acrescentei:
- Tenho cancro da mama e em breve vou começar a fazer quimio, portanto tenho urgencia em tratar disto.

A rapariga da triagem (que devia ser mais nova que eu ou da mesma idade). Ainda não disse, mas para quem não me conhece, apesar de ter 32 anos aparento ter mais ou menos 25 anos segundo me dizem (a menos que me mintam hehehe gosto dessas mentiras - quando colocar uma foto das Maldivas depois avaliam por voçês mesmos).
E entao a enfermeira pergunta-me.

- Entao, mas já fez a operação para retirar?
- Nao, porque descobri este mês e ele é muito grande e vão começar por quimio.
- Ah! - diz-me ela ainda um pouco incredula pelo facto de eu lhe dizer que tenho cancro na mama - Mas lá por ser grande não quer dizer que seja maligno. Eu propria tenho uns grandes...

Bem, eu olhei para ela e o que eu percebi foi o medo. Olhar para mim, ver-me da idade dela, ela ter já nodulos que deve vigiar e eu dizer que tenho cancro deve-lhe ter suscitado medos interiores. Portanto, voltei a repetir (para ver se lhe entrava na cabeça o que eu lhe estava a dizer).

- É Cancro da Mama. É grande. É maligno.

E pronto lá me deu um tira verde (com uma bolinha vermelha... nao sei porque tive direito à bolinha vermelha).

Quando cheguei cá fora e contei ao Rui a triagem ele dizia-me, chateado logo com o que tinha-me acontecido lá dentro.

- Alguém há-de ainda me dizer quando é que um CANCRO não é maligno. A palavra cancro pressupoe que é maligno, senao seria um tumor benigno e nao se chamava cancro.

Já não é a primeira vez que quando conto a alguém:
- Tenho cancro da mama.
Oiço a pessoa do outro lado me perguntar:
- Mas é maligno?
E eu fico sem perceber o que é que elas pensam que um cancro é.

Enfim...

Ps1. Em relação ao ouvido, o otorrino de urgencia disse que eu tinha não tinha tido otite, mas que como estava com o timpano ressequido lá tenho de tomar uns tais comprimidos que já estava à espera. :) Bolas... agora lembrei-me que tb me receitou um spray pro nariz... vou já meter!!

Ps2. As médicas ficam admiradas com a minha atitude quando lhes conto o que tenho. Estou ali a dizer o que tenho como se tratasse de uma outra coisa qualquer. Para mim é uma doença que o que tem é um tratamento lixado. Nao vou andar a lamentar-me. A dizer "ai... coitada de mim...". Nao tenho pena de mim, o que penso é "tenho isto, vamos mas é tratar e curar esta porcaria" e aproveitar os dias em que estou bem da melhor forma possivel! :)

Ps3. Existe sempre uma outra pergunta da praxe que me costumam fazer, geralmente (como ontem, nomeadamente as médicas). "Já tinha antecedentes na familia?" e quando eu digo que "Não, ninguém na familia alguma vez teve cancro na mama", acho que elas ficam a pensar em si mesmas. Afinal, o cancro da mama pode acontecer a uma pessoa jovem mesmo sem histórico familiar da doença. E isso assusta qualquer mulher/rapariga que fala comigo.

Ps4. Bem, quando começo a escrever sou uma gralha (a falar com os meus amigos tb nao sou muito diferente). O conselho que dou às minhas amigas é apenas um: "Quando engravidarem, antes do 3º mês de gravidez peçam para fazer uma ecografia mamária. Não faz mal ao bébé e voçês ficam descansadas."

Beijokas a todos e obrigado sempre pelo apoio! :)

1 comentário:

  1. Nossa Cláudia isso aconteceu muito comigo, e ainda acontece, as pessoas custam a acreditar ou querem nos ouvir dizendo que é câncer e que é maligno, como se existisse câncer benigno.
    A idade assusta mesmo, tive aos 29 anos, hoje tenho 31, as pessoas se assustam quando conto minha história.
    Estou te acompanhando querida.
    Continue assim, corajosa, firme, forte.
    Beijos,

    Thaís

    ResponderEliminar