segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Que dores de ossos!

Cá estou no 4º dia após a nova quimio DOC e ontem apareceu-me um efeito secundário inesperado. Dores de pernas!!! Mas não são musculares, são mesmo como se viessem dos ossos... pareço uma velha a andar. Nem a minha avó de 86 anos anda assim!
Apesar de não serem intoleráveis são incomodativas e nem sei como hei-de estar no sofá! Se as estico ou se as encolho.
Preferia a antiga quimio em que estava tão drograda que só dormia durante uma semana? Ou prefiro esta que me deixa lucida, mas que me dá dores nos ossos e alguns espasmos intestinais? Ainda não decidi. O Rui diz que preferia a antiga. Eu decido-me depois de ver quanto tempo é que estas dores vão ficar por aqui a me darem olheiras. Bem... não é como se eu tivesse o poder de decidir o veneno que vou pôr nas veias nas proximas 3 quimios.
Amanhã telefono para o hospital, se as dores continuarem, a perguntar se é normal. Hoje é feriado em Portugal.
Beijinhos
Ps. A minha lingua parece quase dormente e está tão sensivel que não consigo apreciar nada do que como.

8 comentários:

  1. Olá, Cláudia. Apesar da minha experiência de 8 quimios, não sei o que é normal ou não. Também tive imensas dores nas pernas, nos ossos, no corpo, as inhas avós da idade da tua também pareciam jovens ao meu lado. Sim, é normal. De qualquer forma, esta informação não dispensa a leitura do folheto: ligar para o hospital e fazer a perguntinha.
    Já agora, quais são as siglas da outra e da nova quimio? E sabes porque mudaste?
    Beijinhos e força
    TeresaP
    Isso da língua, esquece, é mais do que normal!

    ResponderEliminar
  2. Olá Claudia
    Será que não são efeitos da quimio?
    eu no dia a seguir á quimio ia sempre ao centro de saude levar uma injecção,isso fazia-me muitas dores nos ossos,mas é "Normal"era para o corpo reagir e repor o cálcio.
    Mudar de Quimio ao terceiro tratamento também é normal,o protocolo do tratamento é mesmo assim,eu também mudei e penso que a maioria das amigas mudaram.

    Beijinhos Claudia e dentro desta "normalidade " toda desejo-te uma boa semana e as melhoras

    ResponderEliminar
  3. Cláudia, não te esqueças de beber muita água. 3 litros por dia, ok? É ela que empurra o veneno para fora do organismo, que lava a canalização.

    Beijos
    e melhoras

    ResponderEliminar
  4. Até parece que esta fazendo um relato das reações que eu tive com a nova quimio, e o meu marido também disse que preferia a vermelha! Na primeira DOC eu também sofri mais, parece que os médicos ficam esperando para saberem quais reações teremos, pois as pessoas tem reações diferentes, daí depois eles receitam remédios que amenizam os efeitos. Na segunda DOC tomei quatro tipo de remédio diferente que ajudou a diminuir as reações. Um grande beijo e fica com Deus.
    Marisa - Na guerra contra o câncer de mama

    ResponderEliminar
  5. Claudia também senti nos ossos a diferença entre as duas quimios.
    Confesso que apesar das dores, no meu caso essa mudança foi para melhor, se é que podemos escolher, ausência de náuseas e vômitos, para mim já era lucro.
    Converse com o seu médico,ele ira te deixar mais tranquila, mas o caminho é esse mesmo, cercar o tal bicho, mostro, desafio, coisa ruim de todos os meios.
    Uma boa semana.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Olá Claudia,

    Lembro-me que na mudança da quimio tb senti-me muito mais cansada.
    Acho que é normal,quanto aos enjoos não tive com nenhuma dalas.Mas tive outros sintomas,por exº nos primeiros três dias estava com diarreias,e a seguir estava com prisão de ventre quase uma semana.E,esta última é mesmo muito desagradável!!
    Quanto ao paladar,ficou bastante alterado e fiquei super sensível aos sabores, e com os cheiros da própria comida nem se fala...

    Beijokas e muito descanso as pernocas agradecem

    ResponderEliminar
  7. Eu fazia um preparado com um líquido que me davam no IPO e Mycostatin e isso ajudava imenso na questão da língua e mucosas. Bochechava com aquilo e engolia. Cheguei a ter a boca toda rebentada antes de usar isso, mas, a partir daí, fiquei sempre bem.
    Fala com o teu médico ou com as enfermeiras a este respeito.

    beijinhos e ânimo

    ResponderEliminar
  8. OLá Teresa, a outra quimio era a AC e esta é a DOC (docetaxel). Mas de doce nao tem nada! :P

    Guida, confesso que com as dores e a febre me desleixei com a agua a partir do 3º dia! Devia beber mais àgua tens toda a razão.

    Natalia, essa injecção nao era a injecção para aumentar as defesas?

    Marisa, lembraste que tipo de medicamentos tomaste para amenizar os efeitos?

    Wilma, pois como eu nao tinha vomitos nem nauseas com a outra, esta é definitivamente pior!

    Sonia, isto de mudar de quimio é lixado pq o nosso corpo já tinha-se habituado a um veneno e agora pimbas levou com outra! Esta deu-me prisao de ventre na primeira semana (estava tao inchada na barriga) mas depois descarreguei...

    Guida, o Mycostatin foi-me curando ao longo da asemana. Se eu nao me tivesse esquecido de lavar os dentes e se o tivesse sempre usado durante uma semana de certeza que o que me aconteceu nao tinha acontecido. Licao aprendida! beijokas

    ResponderEliminar