quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quimios e Drogas...

Estava agora muito bem a ler as novidades dos outros blogs quando fiquei literalmente de boca aberta.
Estava no blog das Super Glamorosas a ler o post sobre "Normas atacam risco cardiaco da quimioterapia"... quando algo me chama a atenção... "(...) Entre os quimioterapáticos cardiotóxicos estao as antriciclinas e o trastuzumab (para tumores da mama)"
Lembram-se de eu dizer que ia levar com uns anticorpos antes de cada próxima quimio? Perguntei à enfermeira na altura se os tais anticorpos tinham efeitos secundários e ela disse-me que a unica coisa que poderiam fazer era atacar um pouco o coração e daí que de vez em quando os médicos pedissem depois um exame para ver como está o estado do dito.
Pois bem... o nome "Transtuzumab" é o nome dos tais anticorpos que eu vou levar e depois vejo o comentário da Maguie (do blog "Eu vou vencer") a dizer "O Transtuzumab é o Herceptin" . WOW As coisas que eu ando a aprender! Então quer dizer que, ainda a levar com quimio, vou levar com o famoso Herceptin (quem quiser a ler a BULA está aqui) ... e eu a pensar que no dia que fosse levar com isto iria passear e tal... mas eu sei de quando leio os vossos posts que aquilo dá muito sono! E, sendo a primeira dose lá vai o corpo poder querer reagir com guerra. Bolas!
RESUMO DAS MINHAS DROGAS DE COMBATE AO BICHO... sem ter feito ainda a operação e planeadas até ao dia de hoje.
4 quimios de AC (Adriamicina + Ciclofosfamida)
4 quimios de DOC (Docetaxel)
x qtdade de Herceptin (Trastuzumab) - um dia antes da DOC... mas uma vez que ja levei com uma DOC sem isso... vamos contabilizar 3 antes da operação

10 comentários:

  1. pois é minha linda esse nome dificil de dizer e que todos abreviam para Herceptin, foi o que andei a levar de 3 em 3 semanas depois da quimio e da radio,durante 1 ano essa mesma droga que maltratou o meu coração e me obrigou a suspender os 2 ultimos tratamentos, por isso antes de cada tratamento fazia um ecocardiograma para ver como estava o meu coração, todos nós sabemos que para matar o bicho ao quimicos danificam outros orgãos, mas é necessário, então vamos a eles lollll.
    o teu processo foi diferente porque ainda não fizeste a cirugia....
    bola para a frente!!!!
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  2. Pois Cláudia, eu fiquei com o coração intoxicado era para fazer 15 meses de Herceptin e acabei por fazer 12 porque dois tratamentos antes o coração fraquejou...mas fiz mais 2 para fazer o prótocologo. Mas dizem que é reversivél no meu caso terminei há um ano e ainda está na mesma :o( mas tem meninas que fazem até ao final sem problemas!
    São males necessários :p beijokas

    ResponderEliminar
  3. Eu fiz, e não tive problema algum. Claro que foi sorte e das grandes....DEUS me guardou.
    Nao tenha medo, vá com FÉ e CORAGEM.
    deus està contigo [e conosco tambem]

    ResponderEliminar
  4. Você foi à minha cozinha e eu vim aqui no seu cantinho. É assim que vamos tecendo boas amizades. Querida, não se impressione muito com as bulas de remédios, elas falam de tantos 'horrores colaterais' que a gente fica mesmo assustada. Eu tomo tamoxifeno 20mg e a bula fala sobre câncer de endométrio, AVCs, embolia pulmonar, tromboses venosas profundas e muito mais. Nas bulas eles têm que colocar até os efeitos colaterais de percentual baixíssimo (>0,00001%). Conheci uma pessoa que tomou o tamoxifeno por cinco anos, teve que fazer controle com o ginecologista de 6 em 6 meses, fez algumas cauterizações de tecido pré-canceroso, e hoje esta curada e feliz. O importante nesta história toda é avaliar o custo-benefício. Você é muito jovem, ainda tem muito hormônio no corpo e deve ser positiva para HER/neu2 e o Herceptin é um grande recurso no seu caso. Converse com seu médico, solucione todas as suas dúvidas, discuta com ele o tratamento, decida e vá em frente com confiança. Você vai vencer estes dias turbulentos. Muitos beijos carinhosos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Claudia,
    Eu já faço o herceptin há mais de dois anos e não tive problemas,acho que as minhas caminhadas ajudam o coraçãozinho a aguentar melhor.
    Não podes estar a pensar nos efeitos secundários dos tratamentos,todos eles tem,e este tb é um tratamento necessário.Mas já sabes
    se vais fazê-lo??

    Beijinhos e nada de stresses,uma coisa de cada vez,e agora só tens que pensar nesse que ainda estás a fazer(mas,quase,quase a acabar)!!

    ResponderEliminar
  6. Cláudia V, voltei aqui para lembrar-lhe que, se você quiser proteger o coração de algum efeito colateral, deve ir reduzindo a quantidade de alimento ingerido, principalmente açúcares e gorduras, e tomar muito suco de uva. O resveratrol blinda o músculo cardíaco. Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá primeiramente força para lutar contra esse "bicho" (como alguém o chama)e acima d tudo dizer que embora nao a conheça tenho sempre uma carinho muito especial por essa doença, desculpa nao por esses doença mas pelas pessoas com cancro. pois na minha família já forma alguns por culpa dela.
    espero que a passagem pela doença seja breve e sempre com muita força, isso eu sei que sim pois todos os doentes com cancro tem uma força suprema que os ajuda.
    de qualquer forma beijos daqui deste lado do mar.
    kis :=(:=(

    ResponderEliminar
  8. claudia sou eu novamente, eu queria -te seguir , ma shá algo que me impede aparece uma mensagem a pedir para tentar mais tarde, é o que farei. kis :=)

    ResponderEliminar
  9. Visite já o blog do projecto Diário de Coragem

    http://diariodecoragem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Eu quero é que corra tudo bem e que fiques boa e vais ficar!Não podemos admitir outra hipótese...
    Beijinhos solidários*

    ResponderEliminar