domingo, 7 de novembro de 2010

Resumo dos Efeitos da Quimio Doc

Olá a todos!


Ando por aqui com alguns efeitos secundarios da quimio Doc ainda estão muito activos. Ja se passaram quase 10 dias e ainda cá continuo com alguns incomodos corporais.

Aqui está o resumo do que aconteceu até agora:

Como tinha dito no post anterior na segunda feira tinha dores dos ossos e fiz febre (inferior a 37,5 ). Isto fez com que eu ficasse de cama até quarta/ quinta porque como tinha dores nos ossos não me conseguia sentar no sofá. E, quando tenho febre, mesmo baixinha fico sempre KO. As dores começam nas pernas e vão se extendendo pelo resto do corpo. Nao sao dores articulares. É um tipo de dor que mesmo estando quietinha doi, como uma dor permanente contante mas nao demasiada intensa porque me permitia adormecer. Por vezes também tinha dor de cabeça. Assim, foi praticamente só dormir até quinta feira.




Devido à tal segunda feira com dores, esqueci-me completamente de cuidar da boca. Grande, GRANDE asneira! Terça tinha a boca toda lixada com aftas... lingua, em cima, em baixo... tudo... horrivel! Ataquei com o produto para as aftas e felizmente hoje (Domingo) já consigo comer a 90% sem esforço.


Para terem uma noção na quarta falava tipo "sopinha de massa" (tal era o meu esforço!), para comer uma banana esborracheia e mesmo assim a come-la tipo passarinho os labios ardiam-me, descobri que comer iogurte natural arde a boca toda! Nunca mais me vou esquecer de cuidar da boca!!! Lição aprendida.



Os lábios têm andado secos há uma semana. Tenho hidratado com um baton que tinha comprado na farmacia que é gel cicatrizante e regenerador. Especialmente porque fiz uma greta no canto dos lábios. Sabem aquelas gretas que doi como o caraças! :P Mas pronto, já está curada!
Ah é verdade! Agora antes de me deitar hidrato sempre o corpo, especialmente pés, pernas, mamas, maos e pescoço. Fora os hidratantes para os olhos e para a cara. A ver se as mamas nao voltam a gretar como da outra vez!


Um dia antes de fazer a quimio tinha espirrado com alergia e devo ter rebentado com alguma veia no nariz. Assim durante a semana inteira, quando me assoava era crostas e sangue. Hoje parece que estou melhor.


Esta quimio Doc também me deixou com a barriga inchada durante a semana, parecia que estava gravida! Depois algumas cólicas... Durante os primeiros dias fiquei presa dos intestinos mas depois voltou à normalidade. Gases, muitos gases também. Tenho bebido um chazinho de cidreira antes de me deitar.


Quando as dores dos ossos começaram a passar outro efeito secundario apareceu. Doiem-me os dedos de ambas as mãos desde quinta: o polegar e o indicador. Doiem-me nas pontas e no sitio das unhas. A pele por debaixo desde dedos está estranha e estou a ficar cheia de comichão nos dedos e palmas das mãos. Para verem do que me queixo, não consigo abotoar um casaco. Para abrir um iogurte usei os dentes... enfim... nem consigo fazer ponto cruz. O que vale é que para escrever no pc uso muito o dedo do meio. Para jogar ps3 uso os dedos mas nao as pontas.


Mas esta comichão está a começar a dar-me em doida! Alguém teve??
Ontem à noite os dedos estavam um pouco inchados e tive de retirar a aliança de casamento.


Também começei a sentir-me muito cansada no peito (a nivel respiratorio). Estou a conversar e a meio da tagarelice por vezes tenho de fazer uma pausa para respirar. Talvez o corpo esteja de ressaca à semana anterior.


Hoje já tive comichão nos olhos, já lacrimejei e coloquei o colirio, que ajudou a passar esse efeito

A Maggie tinha dito num comentario quando eu tinha feito a 4º quimio que eu ja tinha um mestrado em efeitos secundários. Acho que ela estava errada. AGORA sim tenho o mestrado! hehehe

E a minha disposição, como está? Está optima! :D A sério! heheeh Sei que alguém pode pensar que é mentira, mas é a pura verdade.


Ainda na quarta alguem me ligava e comentava comigo no tlm: "Apesar de tudo até estas animada" e eu respondo "Oh mulher, nao é animada é resignada!"LOL


E é verdade, porque raio é que eu vou andar de moral baixo? Estes sintomas devem ser todos da quimio e eu vou ter de me aguentar e pronto! Afinal não posso mesmo fazer nada! :P


Tive de ficar de cama, dormi quase a semana toda devido as dores e estava animada. O Rui gozava e dizia "E era essa a quimio mais fraca! Isso foi uma bomba".
Quando fui fazer reiki na quinta com a Lina, a energia dos meus chackras estava fraquinha, mas estavam todos a funcionar. Depois ela foi ver com o pendulo como estava o corpo e a unica coisa que estava boa era o estomago. Eu ainda gozei: "Tou toda partida" e ri. Ela demorou quase 2 horas a fazer-me reiki!


Acho que mudei desde o inicio deste blog. No inicio, se bem se lembram, ficava frustrada e desanimada quando nao conseguia fazer as coisas que queria. Quando eu nao recuperava tao rapido da quimio como eu esperava. Agora aceito estas dificuldades com outro espirito. Nao posso modificar os efeitos, porque hei-de ficar chateada? Isto faz parte do processo da cura. Se o corpo quiser descansar descansa. Se tiver de dormir uma semana sem fazer nada de especial, durmo. Sem stress. Faltam 3 quimios destas, pode ser que para a proxima o corpo já a aceite melhor.
Gostava de me sentir melhor na quarta feira. O Rui está de folga. Gostava que estivesse bom tempo e fossemos já comprar mais umas prendinhas de Natal, ao freeport porque é um centro comercial ao ar livre. Mas sei que as minhas defesas estarao em baixo e o sangue ainda esta a recuperar porque esta semana nao comi tao bem devido ás aftas. Portanto, se nao me sentir apta para sair, compreendo-me. É estranho como agora já aceito as coisas de uma outra forma. Como se tivesse mais paciencia. Não só para as coisas que me acontecem mas para tudo no geral.


Espero que todos tenham tido um bom fim de semana! Beijinhos e obrigada por todos os comentarios que me animam, ajudam e me aninham.


PS. O Natal chegou mais cedo cá em casa. A minha mae comprou-me esta semana uma pulseira cor de rosa da pandora. Aquelas que contribuiem para a luta contra o cancro da mama. Tirei esta foto antes de fazer esta quimio quando passei por uma paragem. A campanha deste ano diz "A Vida é uma dádiva preciosa". Gostei. Mensagem Positiva.

E por falar em Natal... sabem que tenho a arvore de Natal montada desde o ano passado?? LOL Com a gravidez de risco de janeiro a Março, com o stress da altura... depois ainda retirei os enfeites e olhem acabou por ficar o pinheiro a enfeitar a sala! LOL Este ano tenho menos trabalho: é só colocar a decoracao!

12 comentários:

  1. Olá Cláudia!
    O mestrado em "efeitos secundários" faz parte desta fase! Mas como já disse e repito o teu positivismo e energia levam tudo a bom porto!
    A pulseira PANDORA é muito gira e ainda por cima está associada a uma boa causa! Vai ser uma opção de prenda de natal, de certeza!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Cláudia,depois que tudo passou, porque passa.
    É que eu entendi, o comentário, sombrio do meu ONCO., quando ele me disse que os efeitos colaterais, da tal branquinha, para algumas pacientes, não todas, porque algumas passam ilesas Graças a Deus, era como ser atropelada.
    O que eu já havia achado um exagero e nada animador.
    Ele para "amenizar", vendo o meu espanto, disse Atropelada por um TREM.
    Eu então me preparei para o Trem Bala do Japão, mas, foi um Trenzinho Nacional mesmo, Santos-Jundiai aqui no Brasil.
    Pois segure firme, que a sua viagem, já esta acabando, me vejo muito nas suas postagens, e sei que logo tudo isso ficará no passado.
    É o meu sincero desejo.
    Um Grande Beijo.
    Força e Fé em Deus.

    Não foram detectados erros. Cancelar Aceitar Alterações

    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@Blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Eu tb to sofrendo com a quimo e radio juntas. Mas fazer o que né, tem que aguentar e passar adiante. Uma hora tudo isto termina.

    ResponderEliminar
  4. OLá Inês, obrigada pelas tuas palavras :) E realmente a pulseira é uma fofura!

    Olá Wilma, pois é que trem este! A mim o pessoal fechou-se em 7 copas. Ainda perguntei às enfermeiras e ela não me quiseram dizer que efeitos da quimio nova poderia ter. Deve ser por isso mesmo pq existem pessoas que têm e outras que sao sortudas e não têm. Deve ter sido para eu nao ficar a pensar no assunto!
    Sim, vai tudo correr bem connosco :D Beijokas grandes!

    Felipe, é isso mesmo. Isto é apenas uma fase da nossa vida. E a nossa vida ainda é muito longa e vai apena lutar por ela! :D

    ResponderEliminar
  5. Cláudia, obrigada pela partilha :-)
    Muitas de nós, já devem estar a imaginar que é o que nos espera... mas tu és uma fonte de inspiração para o "aceitamento"! É como dizes, temos de aceitar, que vamos fazer???
    As melhoras para TI!!!
    Beijinho GRANDEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

    ResponderEliminar
  6. ola Claudia
    parece que me antecipei no "mestrado" lollll ainda bem que o teu só aconteceu mesmo nesta quimio e como já só faltam 3 é mais facil, eu passei mal da primeira á ultima, mas sabes o que admiro muito em ti é ese teu espirito de levar " na boa" ou seja resignada com tudo , isso é o muito bom, porque já basta as dores no corpo, porque as do espirito são positivas e ajuda muito nessa caminhada, eu tb era assim, depois das ressacas, lá estava eu pronta para sair apanhar ar, sempre com muito cuidado claro, mas nunca deixei de passear, aproveitar a vida, se te sentires melhor fazes bem, eu tb escolhia muitas vezes o Freepport pelos mesmos motivos.
    aproveita a vida sim, e as melhoras que tudo continue caminhando bem em direcção á vitória
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  7. Beijinhos Cláudia ;o) é uma treta estas quimios maradas mas são neessárias logo...temos que aguentar para acabar com esses bichos nojentos que se lembram de nos chatear :p tem um boa semana se possível com menos efeitos!!!

    ResponderEliminar
  8. Beijinhos Claudia econtinua assim com essa boa disposição
    Helena

    ResponderEliminar
  9. Claudia....pareces até que vc esta relatando os efeitos da minha quimio, vc colocou muito bem cada detalhe, olha foi praticamente os mesmo efeitos que eu sofri, o canto dos lábios também ficou ferido, os meus dedos e unhas também doem, eu penso que minhas unhas cairão, elas estão muito diferentes na cor e ressecadas. E acho que vc sofrerá menos na próxima quimio, pois comigo foi assim, eu sofri um pouco menos na segunda da DOC. Um grande beijo e que Deus te abençoe e proteja.

    ResponderEliminar
  10. Força está quase a acabar e os efeitos depressa passam.
    Bjs.
    Sónia

    ResponderEliminar
  11. Claudia... ao ler a tua descricção detalhada dos efeitos das quimios, revi-me nesse papel! Infelizmente esses sintomas passam por todas, umas de uma forma, outras de outra, mas enfim...temos que aguentar, né?
    No meu caso, cada quimio uma hospitalização de 10 dias, até decidirem mudar o protocolo das quimios...nada facil linda! Mas já passou, agora é viver com toda a aprendizagem que este sofrimento trouxe e tirar o melhor partido disso.

    A pulseira é linda, também me ofereceram uma, uso-a com muito orgulho!

    As melhoras querida.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Ana, como te costumo dizer cada pessoa é diferente mas pelo menos assim com o relato do que eu sinto se, por acaso também tiveres e pensares se será normal ou não, sempre podes vir verificar se eu tb tive! :) Ficaras mais descansada! Como a tua primeira quimio é diferente da minha até pode ser que nao tenhas um choque tao grande no corpo.

    Maggie, a verdade é que nao tenho mesmo saido de casa. Sinto que devia sair mais mas o pessoal durante a semana está todo a trabalhar e depois o tempo ultimamente tem estado uma porcaria. E, claro tenho evitado os centros comerciais fechados e as multidoes. Costumam-me dizer que se fosse outras pessoas que nao levavam isto da mesma maneira que eu levo, que se iam mais abaixo mas eu costumo responder que isso só consegue-se ver quem passa por esta situação. Ás vezes temos mais coragem e pensamento positivo do que poderiamos pensar que alguma vez tivessemos.

    Lina, beijoka grande! Realmente é um bicho nojento mas quase ja nem se sente!! :))) Eu fico mal com a quimio mas o bichinho ainda fica pior!

    HElena e Sónia, beijinhos e obrigada pelo apoio.

    Marisa, tens razão. Definitivamente a cor das unhas parece ter mudado um pouco. É como se a ponta da unha tivesse ficado com uma aureola amarelada. E, vendo-te dizer que a proxima vai ser mais facil fico logo mais animada! :))) Beijao grande e que Deus te acompanhe!

    Sandra, pois cada corpo reage de maneira diferente e os médicos têm de reajustar a maneira de combater este bicho. Tenho noção de que tudo passa, talvez seja por isso que aceite tao bem estes sintomas incomodos da quimio. Logo, logo estará tudo terminado! :)
    Sua Sortuda! Tb ganhaste a pulseira! heheheh

    ResponderEliminar