quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Como perder 12.000 euros em baixas...


Perdi 12.000 euros em baixas. Doeu, chorei na segurança social que nem uma perdida, logo eu que nunca sou de chorar em publico, mas secalhar com o processo todo do tratamento que fiz já não retenho o que sinto. As lágrimas vieram e derramei-as sem vergonha nenhuma. Se estamos tristes temos de chorar, não é?
Quando saí da segurança social chorei pela rua toda até ao centro de emprego.

Consegui tratar das coisas nestes dois serviços pedindo a senha prioritária, os doentes oncológicos têm direito.

Mas então, como é que isto aconteceu? Ignorância minha, incompetência de outros.

A ignorância: eu tinha plena consciência que estava a entregar as baixas com atraso, mas nunca pensei que se passasse 5 dias após o dia em que está na vinheta assinada pelo médico que perdia a baixa TODA!

Mas como é que eu não dei conta? É simples. A empresa tinha um acordo com a segurança social e sempre me pagou a totalidade do ordenado. No ano e meio que estive de baixa sempre recebi o meu ordenado certinho. O dinheiro que a segurança social pagava ia directamente para a empresa.

A incompetência: O facto é que a empresa nunca me informou que a segurança social não estava a pagar as minhas baixas. E assim, foi com muita surpresa que, quando fiz acordo para sair da empresa (sim, é verdade despedi-me) é que me aparece a conta de menos 12.000 euros!!!

E se eu não tivesse feito um acordo monetário com a empresa para sair? E se eu voltasse normalmente ao trabalho? A empresa tinha-me feito um empréstimo bancário sem eu saber? Fiquei triste, muito triste. Como é que eles deixaram acumular 12.000 sem me dizer nada?
O correcto a fazer teria sido me dizerem: "oh claudia... a segurança social há dois meses que não nos paga, vê lá o que se passa". E eu teria ido ver e teria descoberto a situação e rectificado as coisas de aí a diante.

O meu marido (que também não sabia), aliás nenhum de nós os dois alguma vez tinha colocado qualquer baixa na vida (e já trabalhamos há mais de 10 anos). Ele diz-me "É apenas dinheiro. O que interessa a saúde". Mas custa, custa muito. Era o pé de meia enquanto eu estivesse no desemprego.

Portanto meninas, agora já sabem, entreguem sempre o papelinho antes de 5 dias. Eu ainda vou tentar recorrer com um papel do médico do trabalho explicando o que aconteceu e que não podia entregar a horas.

Beijinhos a todas e Boas Festas!!!

13 comentários:

  1. Já experimentaste ir para o tribunal do trabalho para te informares melhor sobre isso?...

    ResponderEliminar
  2. Mas segundo percebi, já te estás a mexer a ver se consegues reaver algum, não é? Mas este conselho da Diana Marques não deixa de ter interesse. Vai ao Tri. de Trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Acham que o tribunal do trabalho faria alguma coisa? Não tenho nada da empresa em como não me avisou, e tb nao tenho nada em como me avisou. Ou seja, nao tenho nada...

    ResponderEliminar
  4. Mas ao menos ficavas a saber dos teus direitos. e o tribunal do trabalho actua, pelo menos as pessoas que conheço que recorreram a ele, conseguiram resolver os seus problemas. Mas de qualquer maneira, a empresa tinha alguma obrigação de te informar? Nunca fiando...

    ResponderEliminar
  5. Vai ser momentos desgastantes, mas não deixe de procurar seus direitos.
    Beijos da Sol

    ResponderEliminar
  6. Isso é lamentável!!! E q tal pedires à Renault responsabilidades? Pela falta de zelo, diligência e competência? Eles tinham a obrigação moral de te terem informado! Claudia, tive uma situação idêntica mas c contornos diferentes... no meu caso, depois de os ter informado q estava disponível para regularizar os valores recebidos pela baixa de maternidade, eles respondem-me passados 3 anos!!! Ah, e n foram eles q detectaram... foi por uma auditoria financeira! Como a palavra incompetência n lhes é devida (pensam eles!) este assunto e após ter feito um acordo de pagamento c eles (está pago!) custou-me a seguir um processo disciplinar (o 1º) pq entenderam q eu é q fui responsável... escusado será dizer q foi a partir deste episódio q começou a minha telenovela c o RH da Renault... enfim!!! N baixes os braços e faz valer os teus direitos! Força! Bjks

    ResponderEliminar
  7. Olá! Que absurdo... por 5 dias e você perde isso tudo? Poxa, mas vai ter um jeito! Nem que seja entrando na justiça! Sei que já estamos no limite, mas, força! Muitos beijos!

    ResponderEliminar
  8. Que situação ridícula, mas infelizmente é o sistema com que trabalhamos. Espero sinceraente que consigas resolver a situação.

    Boas Festas!

    ResponderEliminar
  9. Pode ser que consigas Claudia, mas se não conseguires o importante mesmo é a tua saude
    Feliz Natal com tudo a que tens direito, saude Paz e muito Amor
    beijinho grande

    ResponderEliminar
  10. Estou chocada, que grandes filhos da p*ta. Apesar de ser desgastante, penso que deves mexer-te e tentar ver se não ha mesmo volta a dar. Porque é simplesmente ridiculo... Se eu estivesse no teu lugar também tinha chorado, e muito. E tinha provavelmente atirado cadeiras ao ar na Segurança Social... Força miuda!
    Muitos bisous natalicios, e um abraço forte de coragem*

    ResponderEliminar
  11. Linda Menina.
    Tenha um iluminado Natal.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Um ano novo repleto de conquistas, beijo Lisette!!!

    ResponderEliminar
  13. Essas coisas em sendo para o lado deles é logo a cortar...eu meti sempre tudo a tempo e horas, tinha bastante receio, ja se ganha pouco, na altura ainda morava sozinha, era so o meu que entrava...
    Realmente é de chorar Claudia. Beijinhos e olha, muita paceiencia e que consigas ainda reaver o dinheiro. bom ano.

    ResponderEliminar