quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tamoxifeno


Na segunda-feira tive consulta com a médica da mama. Como já disse, gosto muito dela, gosto da sua frontalidade, gosto que ela esteja sempre à frente do acontecimento. Talvez ela seja assim porque como já teve cancro, sabe o que é passar por uma doença desta envergadura, estar no papel de doente.


Disse-lhe que tinha iniciado o Tamoxifeno e a primeira pergunta dela foi:
- Muitos afrontamentos?
Nem imaginam a quantidade. Uma pessoa num minuto sente uma lufada de calor na cara, como no minuto a seguir posso estar a tremer de frio. É horrível. Não dormimos bem, acordamos cansadas. É mau.

E a segunda pergunta dela foi:
- Já lhe falaram na remoção dos ovários?

Eu já li a Bula do Tamoxifeno e acreditem, não é uma coisa bonita de se ler. Aliás pensamos "Porque raio tenho de tomar esta porcaria se o bicho já se foi?". Mas o Tamoxifeno estabiliza as hormonas e os médicos fazem os doentes tomarem-no durante cerca de 5 anos. É prevenção. Uma prevenção que como todos os medicamentos, tem contra indicações.

- Eu disse-lhe para tirar os óvulos antes da quimio, lembra-se? - Sim, mas também depois viemos a saber que o cancro era positivo às hormonas e, para se tirar óvulos implica injecção de hormonas no corpo. - Pois foi. Era um risco.

Um risco que eu optei não correr.

- Já fez algum exame para ver os ovários? -Não, não desde o aborto. - Então vamos fazer um. E fazê-lo de 6 em 6 meses.

E assim amanhã lá vou fazer um Ecografia Ginecologica por via endocavitaria. O nome assusta, mas dizem que não custa nada.

Daqui a 9 meses faço uma nova ressonância mamária. Em Agosto novas análises, raio X torax, ecografia abdominal.
Tenho de marcar uma consulta na ginecologia, uma no oftalmologista (uma vez que a medica me disse que o tamoxifeno também pode atacar os olhos). Prevenção, prevenção...

O periodo não aparece desde Novembro e as médicas nunca sabem se entrei ou não em Menopausa precoce. Tudo são estatísticas. Todos os corpos são diferentes, assim como os cancros da mama são diferentes.

É preciso ter uma mente forte e não pensar muito no futuro. Ter fé. Ter filhos biologicos ou não, já não se trata de uma opção minha. É o que o futuro disser. E é de facto, um dia de cada vez.

Neste momento o que eu gostava era estar um mês sem médicos e sem exames, mas por enquanto nem uma semana consigo estar...

Uma doente oncológica sem uma agenda não se orienta! Somos mais ocupadas do que o Papa!

Ps. Hoje vou fazer a depilação. Bolas, porque é que os pêlos tinham de crescer naqueles sítios que não gostamos?

Ps1. As dores nas pernas e nos pés também ainda não passaram. Pareço uma velha cada vez que me levanto para fazer alguma coisa.

Ps2. O Reiki continua a ajudar imenso em todos os aspectos! :)

5 comentários:

  1. Olá Claudia
    devagar vais chegando ao fim de algumas etapas ... e sempre com o optimismo que te caracteriza!
    Continua forte e positiva e como tu dizes "vive um dia de cada vez"!
    Bjs e tudo, tudo, tudo de bom para ti!

    ResponderEliminar
  2. Tens razão amiga... sem uma agenda não somos nada!! Eu já era uma adepta das agendas, mas agora não passo sem ela :-)

    Um dia de cada vez... vamos la ver se nos aguentamos!!! TEMOS de nos AGUENTAR!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tu és uma força!!! Passei para te dar um abraço.Rezo por ti, o amor e a fé vencem sempre.
    Lucinda

    ResponderEliminar
  4. Engraçado que a nova linha que tu escreve eu me satisfaço com as respostas de minhas dúvidas....kkkk....e os caloresss infernais são o pior de tudo pra quem já passou por todas as etapas de um tratamento de câncer.
    E realmente a fé e a nossa companheira e nos faz passar por tudo como bravas guerreiras independente de onde tenha sido o local de seu câncer ou gravidade e tratamento.
    E que com tudo isso possamos mostrar que a cura existe e que somos exemplo de superação e sucesso.
    Saúde e sucesso,bjss

    ResponderEliminar