domingo, 8 de maio de 2011

Finalmente com computador!

Olá a todos!

Andei desaparecida no mês de Abril, mas foi um desaparecimento forçado. Finalmente tenho o meu computador de volta! E não sei como, além de estar arranjando, até veio mais rápido e tudo!

O mês de Abril foi um mês onde passei todas as manhãs no hospital ora fazendo radioterapia ou Fisioterapia. Hoje faltam 7 sessões para terminar as 30 rádios.


Também foi o mês do meu aniversário e aqui estou eu com o cabelo bem curtinho e com os me
us quilos a mais (dos cerca de 15 que engordei com a quimio, 5 já se foram!). Tenho-me contido muito nos doces.

Portanto, vou fazer um pequeno resumo de tudo o que me lembrar... agora que tenho o pc de volta também vai ser mais fácil voltar ao ritmo de antigamente.

Glandios
Veio o resultado da biopsia e os glandios que me removeram na cirurgia estavam todos negativos.
"Parabéns", disse-me logo a médica da mama, "É sinal que não tem metásteses".
Fixe, pensei eu! :)
Algumas pessoas perguntam porque não fiz o teste sentinela (teste feito à principal glândula que passa debaixo do braço e onde testam se é positiva o
u negativa ao tumor), uma vez que teria dado negativo. Eu acho que a médica não quis arriscar. Ás vezes o glandio sentinela dá negativo mas outros glandios podem estar positivos. Assim, e também devido à minha idade, tirou-se tudo e ficou-se de consciência tranquila.
Mesmo assim, em conversa com a médica perguntei:
- Então retirando-se os glandios todos, como aconteceu, retirando-se o tumor, fazend
o-se rádio. Quer dizer que no futuro nesta mama não acontece mais nada, certo? -Não. Pode ser aparecer. Nunca sabemos.
Não fiz mais perguntas e adoro a frontalidade da minha médica. Ela já deve ter visto muita coisa, e cada caso é um caso. E no meu caso sinto mesmo que o bicho se foi! :)

O Braço Direito
Isto do braço limitado é, às vezes, um pouco frustrante. E, tenho me portando muito bem como uma linda menina que sou! (especialmente depois de ver como ele pode inchar, mesmo quando as pessoas não fazem esforço nenhum).
Tenho de estar constantemente a treinar o meu cérebro para quando quero
pegar numa coisa qualquer lá vai o braço esquerdo! O direito tem direito a folgas.
Se escrevo, vou parando.
Ainda estou a
tentar treinar mexer a comida com o braço esquerdo, mas até parece que não dá jeito nenhum..
Se tenho de pegar em alguma coisa mais pesada, tenho de esperar que o meu marido chegue a casa.
Ainda bem que tenho uma empregada de limpeza que me faz uma tarde por semana, é mesmo essencial.
Enfim, temos de aprender a viver com estas limitações e estou convencida que daqui a um tempo me habituo a elas. Por enquanto ainda está tudo muito sensível. Na outra semana meti-me a espremer uma borbulha e no outro dia doía-me os tendões do pulso... que vergonha! :)
Ainda não experimentei o comando da playstation.
Numa parte do braço e na axila ainda está tudo insensível. A Fisioterapeuta diz que até há pessoas que ficam assim para sempre, mas eu espero que esse não seja o meu caso.
Esta semana houve um dia em que senti todo o dia o braço esquisito, é uma sensação que não consigo explicar. Quando isso acontece fico quietinha para não abusar. Algumas de voçês disseram-me que era do tempo e não é que choveu mesmo!

Pronto, descobri que tenho um braço meteorológico!

Radioterapia
Comecei a radioterapia no inicio do mês passado. Mal entrei no gabinete e a médica começou a falar tive de sintonizar a minha mente no canal espanhol (ao inicio pensei que era ucraniano, mas estava errada) para conseguir apanhar o que a médica dizia. Ao fim de uns segundos lá comecei a perceber tudo.
- Então vamos fazer 30 rádios, à mama e à axila, não é?
- É? - Eu sabia lá o que é que devia ser feito!
- Sim, vamos também à axila.
E eu, curiosa, e apesar de a pergunta dela até poder ter sido retórica perguntei:
- Porquê? Os glândios estavam todos negativos.
Sem saber o que responder. Pediu-me a ressonância magnética inicial e ao fim de algum tempo concluiu:
- Sim, é melhor. Devido ao aspecto que o tumor tinha inicialmente.
- OK. - Também o que é que eu ia dizer? Ela é que é a médica!

Fui marcada a tinta da china. Ganhei 7 pontinhos azuis novos no meu corpo que se confundem facilment
e com sinais. Essas marcações são necessárias quando estamos na maquina da radio de modo a se acertar no sitio de radiação. Não custam nada de se fazer, são ligeiras picadelas.

De resto fazer rádio não custa nada. Deitamo-nos, bracinhos para cima e ficamos quietinhos durante algum tempo enquanto a máquina faz uns barulhos esquisitos. E enquanto ouvimos uma musica qualquer que passa na rádio naquele momento. É chato é ser todos os dias. É chato é queimar a pele. É chato porque me deixa tão cansada e com tanto sono (resultado do facto de a radioterapia destruir glóbulos brancos e vermelhos). Mas não é nada que não se faça. E para quem já passou pelo processo todo de cura sabe que esta parte é canja! E, pelo menos já não me sinto atrofiada mentalmente.

Esta semana passada a oncologista viu-me. Disse que estava tudo bem nas análises e depois ao ver-me disse que estava queimada da rádio.
- Não a quero de sotien.
Ai... mas que chatisse!

Contudo, quando fui à radiologista e à fisioterapeuta, ambas disseram que a minha pele está muito bem para a quantidade de rádios que já fiz.

Nas primeiras 15 sessões utilizei o Biafine. E agora estou a utilizar o Sativa M-tex. O Sativa é caríssimo, mas tinha de o experimentar e realmente tem uma textura completamente diferente do Biafine. Custa mas é 30 eurinhos... e é pekenino... mas espalha-se melhor e não tenho a necessidade de pôr tanta quantidade em pasta como no outro.
O Biafine tem parabenos, o Sativa não.
Questionei a médica da radio sobre qual o creme que era melhor. Ela disse que o Sativa era melhor, mas que devido ao preço, não o podiam recomendar aos doentes. Sim, porque os cremes não têm qualquer comparticipação do Estado.
Além disso, nem todas as farmácias têm o Sativa e quando assim é lá tenho de comprar o Biafine.
PS. Não se devem misturar os cremes. Ou se usa um ou se usa o outro. Quando troco tomo sempre banho para retirar o creme anterior.

Com tantas sessões de radio já feitas tenho o cuidado de usar uma camisola de algodão ao contrário (para as costuras não friccionarem a pele) e depois coloco o soutien por cima! Nova Moda! :)

Agora vou ter mais oportunidades para ir escrevendo no blog! :) Beijinhos a todos cheios de energia positiva!

PS. Deixo-vos com a musica que passou na radio enquanto fazia a minha primeira radioterapia. Juro que se trata de uma história verídica e quase me desmanchei a rir enquanto a ouvia.
A Ironia do Destino! lol

Just gonna stand there (Vai ficar aí parado)
And watch me burn (a ver-me queimar)
But that's alright (Mas está tudo bem)
Because I like (Porque eu gosto)
The way it hurts (da maneira como doí)





14 comentários:

  1. Olá Claudia, welcome back! :)
    Olha eu nas duas vezes em que fiz radio nunca me deixaram usar creme nenhum! Só no fim das 35 sessões... Disseram-me que o creme fazia queimar mais a pele. E eu acho que sim, uma vez esqueci-me e pus baton do cieiro e fiquei com os lábios todos queimadinhos... No final também usei o Biafine e passados 3 dias já tinha a pele quase normal.
    Um beijinho* e coragem para as restantes 7 radios! Ah, e parabéns por já teres conseguido emagrecer 5kgs! Fantástico!

    ResponderEliminar
  2. OLá Silvina! :) Uma pessoa sente-se logo melhor quando já consegue vestir as calças de ganga que usava em Dezembro! eheheh
    Eles dizem que 4 horas antes da radio não se deve colocar creme nenhum. Deve ser por isso mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Olá Cláudia!
    Que bom ter noticias tuas e ainda por cima noticias das boas!
    Espero q a recuperação continua a decorrer como até agora!
    Tudo de bom e um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Oiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!
    SENTI SUA FALTA!! QUE BOM TER NOTICIAS BOAS,GRAÇAS A DEUS ESTÁ CHEGANDO AO FIM
    E TUDO CORRENDO BEM.
    FIQUE COM DEUS UM FORTE ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  5. Visite o blogue do projecto Diário de Coragem, e junte-se a nós na luta contra o Cancro da Mama.

    http://diariodecoragem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Claudia.
    Bom demais saber de você.
    Ver teus cabelinhos, logo, estarão crescidos.
    E o melhor, a página finalmente será virada, dando continuidade a sua vida, seus planos, livre desse cotidiano penoso, que somente quem passa por isso pode avaliar.
    Tudo passa nessa vida não é mesmo!
    Um grande Beijo.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Um beijinho grande Claúdia,e está quase...

    ResponderEliminar
  8. Ola companheira :-) fico feliz por já estares na recta final... eu tb iria fazer 30 sessões, mas fiz 25 e a Braquiterapia...
    Quanto à pele queimada, depende muito das pessoas!!! Eu que faço alergias a tudo, estava com receio, mas como já te disse usava Biafine mal saida da radio, depois duarante o dia usava UREADIN RX e à noite empastava a mama com nivea de lata azul... e Graças a DEUS... fiquei bem... a pele mais escura e depois da ultima sessão o mamilo ficou mt vermelho e doia... mas como tu disseste faz-se bem!!!
    Tb fico feliz por já teres eliminado os 5 quilos :-) é memso engraçado, mais uma coisa em comum, engordamos os mesmos quilos e já perdemos os 5 quilos :-) Continua!!!!

    Beijinhos!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Amiga, bom saber de vc, e que está superando td com otimismo.
    Fico aqui na torcida pra acabar logo tudo isso!!!
    Bjoooooo

    ResponderEliminar
  10. Olá Claudia!

    Gostaria de usar o teu blog para colocar uma questão: a minha mãe venceu o cancro da mama há 4 anos. No entanto, as ultimas analises que fez (em Fevereiro) diagnosticaram uma alteração hormonal, o que fez com que o médico alterasse a sua medicação. A minha mãe está na menopausa. Na próxima semana, irá repetir as analises e fazer um exame: osteometria. Alguém tem conhecimento deste exame? Há motivo para eu ficar alarmada? Nem quero imaginar se a mãe voltar a ter cancro.

    Obrigada! ;)
    Um Grande Beijinho a todas e muita força. Boa Sorte.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns! que ótimas notícias, fico muito feliz por vc estar tão bem, também retirei os ganglios do braço esquerdo, no início me sentia assim como vc, mais com o tempo os sintomas passaram e até esqueço que preciso poupa-lo de esforços, hoje ele é tão usado quanto o direito e parou de reclamar.
    Você foi minha inspiração para começar o meu blog, portanto tornou-se minha madrinha.
    Deus continue te abençoando e seja muito feliz.
    Beijos!
    Matilde (Tuca)

    ResponderEliminar
  12. Matilde, isso é optimo de se ouvir. Tb quero chegar a uma altura em que me esquecerei do braço! :) Beijinhos grandes e irei cuscar o seu blog!

    Para a mensagem anonima, não conheço esse exame mas há que ter fé e confiar. Acho que desde que os valores dos indices tumorais estejam bem que pode nao haver razão para alarme.
    Muita força e pensamento positivo!

    ResponderEliminar
  13. Oi Cláudia, estou agora iniciando essa batalha com minha mãe, ela irá começar a radio na próxima semana, voce poderia me informar onde posso comprar o sativa m- tex e tambem o biafine?
    Ler o seu blog, me encheu de esperanças e paz, obrigada por escrever e tirar as dúvidas de quem vai começar a trilhar o caminho que voce já encerrou. Que DEUS a proteja,
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda!

      O Biafine existe em qualquer farmacia. Tenho amigas minhas que o usam para queimaduras solares.

      O Sativa já requer uma pesquisa maior pelas farmácias. Eu tive de ir a 3 farmácias diferentes antes de o conseguir. Existem 3 tipos de sativa. Durante a radio, na primeira semana coloquei biafine, depois na semana seguinte sativa (que é mesmo para os seios). Depois na semana seguinte biafine novamente. Isto porque a médica disse que nao se podiam misturar os cremes.
      A embalagem dos sativa para os seios é muito pequena e cara,mas uma pessoa sente menos necessidade de andar sempre a colocar o creme e dá uma sensacao de alivio que gostei muito.
      O biafine apesar de ser muito mais barato uma pessoa tem de andar sempre a meter porque sente que a pele precisa.

      Quando terminei a radio passei para o Sativa Soft (que é uma embalagem grande). Gastei duas embalagens dessas antes de passar para o creme nivea. E agora aplico o oleo de rosa mosqueta que além de hidratar ajuda a disfarçar as cicatrizes.

      Beijinhos grandes e vai tudo correr bem com a tua mãe. Temos de ter sempre fé no coração e acreditar.
      Claudia

      Eliminar