terça-feira, 22 de março de 2011

Colocando a conversa em dia! :)



Olá a todos!

Estava a ver que nunca mais colocava a conversa em dia... já há 2 semanas que tenho o pc avariado! Mas quero ir contando as coisas e depois penso... ainda não disse nada do que ficou para trás. Portanto, decidi fazer um resumo e pronto! Se isto ficar muito grande é porque eu sou tagarela mesmo... culpo os testes de Filosofia do secúndário onde tinhamos de escrever e escrever e escrever e onde eu tirava excelentes notas.

Operação /Cirurgia - dia 8 de Fevereiro 2011

Como ia ser operada à tarde, levantei-me de manhãzinha fui para uma relaxada sessão de reiki que me ajudou imenso a enfrentar o dia que me esperava.

- A Entrada no hospital

Bem, como alguns de voçês sabem a operação correu bem ou não estaria eu para aqui a escrever. ;P Lá dei entrada no hospital. Fiquei num quarto com duas camas e muita luz na área onde dizia obstetricia/ginecologia. Cometi uma tamanha gaffe quando a minha companheira de quarto entra com uma barriga enorme e eu pergunto:"Vai ter bébé?"
E ela responde: "Não, vim para ficar mais elegante. Isto é uma hérnia"
O que me valeu foi que a senhora era super simpática e não me levou a mal... ai que gaff!




Como eu seria a última da tarde ainda deu tempo para jogar um scrabble com o meu amor em cima da cama antes de me mandarem despir e colocar a maravilhosa bata azul aberta à frente.


Eu não estava nervosa com a cirurgia (ia estar a dormir) mas estava com a colocação do arpão e por isso até foi bom quando o quarto foi invadido por uns enfermeiros palhaços bem engraçados que me fizeram rir minutos antes de ser levada para baixo.




- O Arpão na Mama


Já fui numa maca de cama para a colocação do arpão. O médico e a enfermeira que faziam o procedimento era simpáticos. Avisei logo que não podia olhar para agulhas ou caia para o lado por isso passei grande parte do tempo num banco a olhar para o tecto. Mas para minha surpresa não doeu tanto como eu pensava. A dor é a mesmas que se sente quando somos picadas para tirar sangue.

Ele enfia uma agulha e faz-se duas mamografias para ver se ficou bem colocada. Depois coloca outra agulha e foram mais duas mamografias. Bem... doeram mais as mamografias que as agulhas! Sei apenas que eram grandes porque dei uma espreitadela ligeira e depois voltei logo a olhar para o tecto! lol

O certo é que depois de o arpão estar colocado fiquei muito muito mais destressada. E lá fui mais uma vez de maca para a secção do bloco operatório, com o aviso de que não me podia mexer muito para as agulhas não sairem do lugar.

- Uma arrastadeira, por favor!

Quando cheguei à parte do bloco fui colocada ao lado de uma senhora que também estava numa maca que ainda ia entrar antes de mim. Ela não tinha cancro mas iam tirar-lhe microcalcificações e por isso também teve de colocar arpão. Ela disse-me que a primeira agulha não lhe doeu mas que a segunda lhe doeu bastante porque o médico deve ter acertado num nódulo. Cheguei então à conclusão que a colocação do arpão não depende apenas da habilidade de quem o coloca.


Ela disse-me que iria ser uma operação rápida (segundo o que a médica lhe tinha dito ia demorar entre meia hora a quarenta minutos) e assim quando ela entrou disse à enfermeira que precisava de ir à casa de banho. (começei a pensar que era melhor fazer antes do que acordar da operação com vontade de fazer xixi).
- Eu já lhe trago uma arrastadeira.
Ora aí estava algo de que eu não estava à espera!... Ia ser a primeira vez!

Coloca-se o instrumento em posição e a enfermeira saí, mas depois quem diz ao nosso corpo deitado que deve fazer xixi? Pelo menos andei à volta com aquilo uns 10 minutos... Quando a enfermeira volta tem a ideia de me colocar numa posição mais inclinada, mais como se fosse sentada e até fechou-me a porta daquela divisão e tudo! E passados momentos: milagre!

Conclusão: Não consigo fazer xixi se tiver numa posição totalmente horizontal. As coisas que uma pessoa descobre!


- A anestesia

Devo ter entrado no bloco seriam aí já umas seis e meia da tarde. A equipa da médica eram todas enfermeiras e muito simpáticas. Começaram a falar comigo e a dizerem para eu pensar em coisas boas. A médica da mama falou logo "Eu mandei esta menina para as Maldivas" e a partir daí pensei em àgua e peixinhos até que apaguei! eheh

A médica disse-me que eu tive um excelente acordar da anestesia. Acordei a sorrir! :)E falei bem com as enfermeiras (disso não me lembro) e que a meio da conversa todas se riram porque eu respondi a qualquer coisa com a frase: "Deve ser das drogas!" LOL

E assim, não tive quaisquer efeitos do acordar da anestesia.


- O Recobro

Não sei quanto tempo estive no recobro mas vejo o meu amor vir na minha direcção com uma bata azul vestida e de máscara. Foi uma óptima surpresa! Ninguém de fora podia entrar no recobro mas ele falou com o enfermeiro e disse que não sairia do hospital enquanto não me visse e, dado que o enfermeiro também tinha mulher, disse que compreendia e deixou-o entrar apenas por uns breves momentos. Ver o meu amor logo após a cirurgia foi espectacular e já deviam ser umas 10 da noite!

- De volta ao quarto

Devo ter chegado ao quarto por volta da meia noite. Esta com a mente muito activa e falava bem com as pessoas que interagiam comigo. Estava tão desperta e ao mesmo tempo tão calma que só me apetecia ouvir musica. A minha colega do quarto adormeceu antes de mim!

- Levantar


Ora isto e é que foi a aventura do hospital! :) Uma enfermeira pequenina veio para me levantar e levar à casa de banho para depois uma auxiliar me lavar. Eu estava super envolvida em betadine laranja e já tinha tomado o pequeno almoço e até me sentia bem. E pensei, olhando para a enfermeira: "Se eu cair... ela não vai ter força para me segurar... tou tão gorda!" lol


Mas sentei-me na cama e ela perguntava-me: "Está a ver-me bem? Como se sente?"

Eu sentia-me ótima!

Com ela ao meu lado fui até à casa de banho e até fiz as minhas necessidades sozinha!

Ela voltou a perguntar-me: "Como se sente?"

E eu aí estava a sentir algo estranho, como se fosse um nervoso miudinho: "Estou esquisita... sinto-me nervosa"

Ela sentou-me num banquinho ao lado do chuveiro e aí começei a sentir aquela sensação para desmaio. Avisei-a logo e ela chamou logo por outra enfermeira que trouxe a maquina para medir a tensão. Sentei o meu rabo no chão, enquanto ouvia a voz dela como um eco e quase nem a via. Colocaram-me soro e senti-me a melhorar.

A minha tensão estava nos 3-7! Acho que foi um record para mim. Fiquei na boa meia hora no chão até chegar aos 5-9, enquanto comia umas bolachas Maria e me ria com a enfermeira com a situação. Depois disso sempre que me levantava tinha de a ter perto de mim. Só no 2º dia é que já não foi necessário.

- Visita da Médica

Apesar de ter quase beijado o chão do hospital a palavra de ordem da médica quando me veio visitar foi que eu devia estar o maior tempo possivel fora da cama! E assim, andei sentada no cadeirão a conversar.

Mudou-me os pensos e disse que tinha tentado ser o mais perfeita possivel. Aliás tentou ao máximo preservar a aureola do mamilo e conseguiu. Foram 7 cms fora!

Tinha um dreno debaixo do braço, o que me fazia impressão de olhar e ela gentilmente poe-mo de modo a que fique atrás das costas: "Pronto, assim já não o está sempre a ver!" Fiquei com este meu "amigo" durante 10 dias e no final até estranhei quando ele foi retirado!


A operação tinha corrido bem mas tinha sido dificil porque eu tinha perdido muito sangue e a tensão tinha estado sempre muito baixinha. Depois foi o musculo das costas que mal ela tinha feito o corte, que estava fibroso devido às quimios, caiu logo para o lado... enfim... nem quis mais pormenores!

- Soutien de Noite e de Dia

A médica recomendou-me que como tinha ficado com uma especie de buraco na mama que o melhor mesmo seria colocar um daqueles soutiens de ginástica que ajudam a moldar o peito e a mantê-lo no lugar. O Rui foi logo comprar um no Cascais Shopping que ficava pertinho do hospital na loja da triumph. Nao consigo arranjar foto na net mas depois tiro uma foto.



É um soutien aberto à frente com alças em velcro ajustaveis e peito sem aro. Preço normal na loja é cerca de 30 euros. Embora no Caiscais shopping seja 40. Nao percebo porquê!

- Visita da Fisioterapeuta

No 2º dia tive a visita da fisioterapeuta que me alertou que não poderia abusar do braço e me explicou alguns exercicios que deveria fazer todos os dias.

Indicou-me que para o resto da vida não posso fazer algumas coisas com o braço em que houve o esvaziamento dos glandios, como:

- medir tensão

- usar aneis nessa maos

- tirar sangue

- levantar pesos

- sacudir tapetes

- passar a ferro

Teria de ter muito cuidado com:

- nao me picar em agulhas (se fosse costureira estava lixada)

- nao abusar nas tarefas que mantêm o braço numa posição unica (como por exemplo ponto cruz)

- ter cuidado com as camisolas que visto porque nao podem vincar o braço.

- ter cuidado para nao me cortar

Enfim... o certo é que cheguei depois a casa e reparei que na primeira semana nem duas linhas conseguia escrever com a caneta, o rato do pc era um tormento, nao podia cortar alimentos. Não podia me vestir sózinha. Detestei me sentir dependente.

O braço tinha um constante ardor e dormência (alguma da dormência ainda se mantêm ao dia de hoje).


E limpar o rabinho com a mão esquerda??? Ai... foi um tormento. Agora já estou treinada! :P

Ao fim de 2 semanas este era o aspecto do meu corpinho pós operação. A ver se tiro uma foto mais recente. Vou parar de escrever... demorei 2 dias a escrever isto e já tou a sentir o braço a dizer "nao abuses". :P







ps. Sim estava a fazer alergia ao penso e tive de mudar o tipo de penso.
ps2. Amanha conto o resto! :)

Beijokas a todos e obrigada pela preocupação que alguns de voçês têm demonstrado. Estão no meu coração.

21 comentários:

  1. Olá Cláudia,
    Que bom que tudo saiu bem. Quero só lhe reforçar os conselhos da fisioterapeuta, pois como você fiz esvaziamento axilar (linfedectomia). Os cuidados são para sempre mesmo, não se descuide! Os exercícios de drenagem linfática são importantes e devem ser diários. Digitar também é uma das atividades que vc deve controlar. O conselho que recebi foi estabelecer meu limite ou seja inicio de dor parar. Não esperar inchar pois o edema é crônico e pode tornar-se irreversível. Abç. Fica com Deus. Marina. Brasil.

    ResponderEliminar
  2. Tens uma força extraordinária a e fico contente em sabe que a operação correu bem.
    Já agora, desculpa a minha ignorância, mas o que é o arpão?

    Muita sorte e espero que fiques boa num instante.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Cláudia!
    O teu relato fez-me reviver alguns momentos dos meus pós-operatórios, nomeadamente a enorme dificuldade em fazer xixi na arrastadeira, na posição deitada. Comigo foi preciso abrirem a torneira e deixarem correr água durante um bocado. Já reparaste como o nosso cérebro funciona? Vá lá que nesta última operação me puseram uma algália, o que é super-cómodo.
    E eu, nos primeiros dias também fazia tudo com a esquerda. Mas o hábito é espetacular. Leva-nos a todo o lado. É preciso é investir, nunca ficar parado.
    Acho que eu tive o azar de ninguém me dar recomendações de qualquer tipo. Nem foi lá nenhuma fisioterapeuta falar comigo, nem sequer me disseram para fazer fisioterapia. Tu foste muito bem aconselhada. A mim, o que vale é andar sempre na net à procura de tudo.
    Com o dreno da primeira cirurgia só fiquei dois dias. Ao terceiro, fui para casa (dos meus sogros, porque a minha era a 300 kms e eu tinha de ir encher o expansor de 4 em 4 dias). Nas outras cirurgias, já tive sempre 2 drenos, um em cada mama, mas ia sempre embora ao 3º dia, e, numa das vezes, até os levei para casa, o que me deixou furibunda...
    A tua mama parece estar muito bem. Pelo menos, tem muito bom aspeto. Espero que fique impecável. E que continue a correr tudo bem.
    É bom conhecer o teu relato. Obrigada pela partilha.

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  4. Ah, não percebi o que é ou para que serve o arpão. Explicas-me?

    BEIJO

    ResponderEliminar
  5. * Hugs. * I just wanted to say that I love you. Nothing more. - Jo.

    ResponderEliminar
  6. Olá! Ler seu relato me lembrou muito do meu om pós-operatório...e principalmente do meu amigo dreno! Mas nem sinto mais falta dele...:) No meu caso, eu fiz a cirurgia antes e estou esperando a quimio. Que bom que deu tudo certo!!! Mil beijos!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá Cláudia
    Que bom ler o teus relatos cheio de optimismo e bom humor!
    A primavera já chegou, os dias estão maiores e mais quentinhos! Aproveita-os!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Ola Claudia :-)
    Ao ler a tua experiência vivênciei a minha... a situação da aparadeira :-), o acordar bem disposta ( eu tb a médica só se ria e disse que eu era mt divertida, mas não chegou a dizer o que é que fiz :-) , a alergia ao penso... eu fiz logo passada umas horas dacirurgia tiveram de me colocar o 3m mas mesmo esse me faz alergia... ainda hoje com o cateter e é so uma noite que passo com ele...
    Mas o importante é que correu TUDO BEM e estás a recuperar em GRNADE!!!!
    Beijo.
    Fica bem
    E sabes que estou "aqui" para ti!!!
    Ainda bem que estas a recuperar :-)

    ResponderEliminar
  9. Sempre com humor e cheia de garra!

    Uma excelente recuperação. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Sempre com bom humor!!!
    Espero que tenhas uma rápida recuperação...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que bom ter noticias suas, estava sentindo a sua falta. Beijos e fica com Deus.

    ResponderEliminar
  12. Oi
    Ainda bem que correu tudo bem. Tb não sei o que é o arpão!
    Não podes passar a ferro?! Essa é novidade para mim! Eu passo mas com luvas devido ao calor.A fisioterapeuta não me disse nada sobre não passar a ferro...
    Ci«ontinuação de boa recuperação de vai fazendo pausas para os exercícios, como abrir e fechar a mão. Eu recuperei rapidamente porque como sou hiper disciplinada/metódica, fazia exercícios umas 100 vezes/dia e ainda hoje faço. Pausas pequenas para activar circulação.

    Bjs e bom Domingo.
    Desculpa lá a indiscrição.... colocaste silicone? Jokos

    VandaR

    ResponderEliminar
  13. Ola Claudia, sempre em alta! Muita força e coragem para os dias menos bons (toda a gente os tem), e continuação de uma boa e rapida recuperação! Continua a dar noticias aqui no blog! Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  14. Recebi semana passada um selo dos blogs que merecem ser lidos e gostaria de atribuí-lo a vc.passa no meu blog e veja como proceder

    ResponderEliminar
  15. Q bom saber de vc, q na medida do possível está bem e não perdeu o bom humor... gosto muito de passar por aqui...bjooooo

    ResponderEliminar
  16. Amiga, deixei selinho pra vc lá no blog!! Bjooo

    ResponderEliminar
  17. ola...Claudia...fico feliz em saber que esta bem....isso mesmo o seu bom Humor é o melhor remédio...força sempre...bjão

    ResponderEliminar
  18. Olá miguxa, bom dia.

    Venho-lhe desejar uma linda e feliz semana.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  19. Ei, Claudinha. Fico sumida mas não deixo de passar por aqui para saber de você. Essa coisa de falar sobre tudo parece que esvazia a gente de toda a ansiedade pré-operatória. Pela foto acho que o serviço ficou bem feito. Com o tempo você nem verá mais a cicatriz. Este é o coroamento da pior fase do tratamento. Daqui para frente fique tranquila, nada que você não consiga dar conta. Cuide-se bem, garota, e deixe o marido paparicar você. Beijinhos carinhosos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com
    Em tempo: eu chamava o meu dreno de 'cachorrinho', que eu puxava por uma mangueirinha, como se fosse uma guia rsrsrs

    ResponderEliminar
  20. olá Claudia.espero que esteja tudo bem consigo.você parece-me uma mulher forte.venho desejar-lhe tudo de bom e que não perca o seu bom humor.eu tenho microcalcificações na mama esquerda,fiz uma biopsia e deu conclusivo.vou ser operada com arpão para retirarem toda a area afectada e sguir então para análise.estou nervosa por não saber que tipo de tumor é.mas tenho que ter força e vencer.tenho lido vários relatos,eu sei que cada caso é um caso,mas é inivitavel não pesquisar-mos o depoimento de outras mulheres.a minha família é contra essas pesquisas,mas só passando por elas é que damos o devido valor.desejo-lhe do fundo do coração tudo de bom.com carinho Fatima.bjinhos

    ResponderEliminar