quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sala de Quimio vs Gravidez e... cabelo e cinema


Tenho uma amiga minha que está gravida e que queria ir assistir à minha 3º sessão de quimio que é já para a semana. Por acaso, na segunda feira o Rui passou pelo hospital por causa dos papeis da baixa (precisavam das vinhetas) e falou nisso à enfermeira da sala da quimio. Surpresa das surpresas, as gravidas e crianças nao devem estar na sala de quimio. Nunca tinha ouvido falar nada sobre isso.

A enfermeira explicou que o ar tem componentes que podem ser prejudiciais para a formação do bébé- transmutaveis? Quem diria? A sala é super limpinha. Vejo a quimio chegar em saquinhos tipo o sono, super isolados... quem diria que há também coisas no ar numa sala que só leva 6 pessoas?
Ainda bem que o Rui fez referencia à gravidez antes de a lá levar. É que em lado nenhum se vê qualquer papel de aviso em relação a isso!

*

Na terça-feira o meu amor esteve de folga do trabalho (porque às vezes tem de trabalhar ao sábado e depois folga num dia de semana) e almoçámos fora. Tirou-me uma foto mas como ele é o pior fotografo que começo (nao tem paciencia nenhuma para a máquina fotografica), a foto ficou um pouco tremida. No futuro terei uma melhor. Mas queria-vos mostrar como estou depois da 2º sessao de quimio:



O lenço comprei-o em saldos na loja da Natura: 6 euros. E como vêem as minhas patilhas ainda nao se foram embora, o que dá um pouco a ilusao que tenho cabelo. Nao rapei a cabeça. Tenho poucos cabelos tipo um bébé louro. Ao Rui nao lhe faz impressao que eu ande sem nada na cabeça pela casa (devido ao calor nem apetece usar nada em casa, excepto quando tenho visitas) e a mim ia-me parecer estranho rapar o cabelo e deixar as patilhas.

O tempo estava excelente (nao estava aquele calor horrivel de 42 graus do dia anterior e estavam apenas 30 ) e assim fomos dar uma voltinha ao Freeport (com o factor 50 da Avene nos braços e o resto do corpo protegido do sol) e fomos também ao cinema. Tentei escolher um cinema que fosse relativamente novo (devido aos filtros do ar condicionado) e que tivesse pouca gente, o do Freeporte pareceu-me uma boa escolha, em especial porque estamos a falar de um dia de semana. E de facto "No aprendiz de feiticeiro", numa sala gigante só nos encontravamos nós e um outro casal. Perfeito!

A unica desvantagem do Freeport é que nao tem o filme em 3D do "O ultimo airbander" que eu queria mesmo muito ver. Arrisco-me ir a um cinema Lusomundo ou nao? Mesmo durante a semana estao cheios devido ás férias! Nao sei o que decidir! Queria evitar os centros comerciais fechados como algumas de voçês que já passaram pelo que eu estou a passar me recomendaram.

Ir ao cinema faz parte de um daqueles hábitos que eu e o rui adquirimos desde o nosso namoro (desde 2001) e eu não queria que o meu tratamento/doença limitasse isso. Portanto, mudámos a ida ao cinema de fim de semana para um dia de semana e mudámos a sala de cinema habitual :)

Hoje tive uma alergia enorme - sempre fui mto apta a alergias - e já ataquei com o Zirtec. Daqui a nada tou com uma moca descomunal, mas pelo menos já parei de espirrar sucessivamente! :)

18 comentários:

  1. Cláudia,estás linda,com um ar de felicidade
    gostei de ver a foto,força continua assim
    logo logo está tudo terminado
    e com um final FELIZ ok?
    bjhs para ti e parabéns pelo marido que tens
    que te está a apoiar.

    Felisbela

    ResponderEliminar
  2. olá Claúdia,
    Estás muito bonita na foto, o lencinho fica-te bem. Foste muito corajosa em não rapar o cabelo, para mim sentir o cabelo a cair foi muito mau, eu tinha o cabelo comprido e rapei na 2^semana a seguir à 1ª químio, mesmo assim sentia cair as pontinhas, e tinha muitas dores no couro cabeludo.
    Em relação à sala da químio, até me custa falar nisso, só de me lembrar daquele cheiro fico mal disposta!!
    O meu marido ia sempre comigo e não conseguia estar lá o tempo todo, ficava com tosse e muita comichão na garganta, tinha que sair várias vezes, bebia água, ficava na rua um pouquinho e depois voltava, devia ser por isso, havia qualquer coisa no ar que lhe fazia mal!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Claudia,

    Estás muita gira!!
    Adorei o teu lenço e mantém esse sorriso lindo!
    Eu tb usei lenço na 1ªvez,mas quando tive recidiva,quis usar cabeleira.
    Não me apetecia que as pessoas olhassem para mim e com aquele ar de pena dissessem;
    -Ah,coitadinha outra vez a fazer quimio.
    Em relação á sala da quimio ter componentes no ar,tb penso que deveriam ter afixado na parede a avisar,mas ainda bem que o teu marido perguntou.
    Quando se faz exames com contraste tb não se deve estar perto de grávidas e crianças durante os três dias seguintes.
    Não sei se são todos os exames(a pet é),mas é boa ideia perguntarmos sempre que tenhamos duvidas.
    Em relação ao cinema tb prefiro durante a semana e durante o dia,tem sempre menos pessoas.
    Com o sistema imunitário mais debilitado não convém arriscar.

    Beijokas e tudo de bom

    ResponderEliminar
  4. Olá Graça! :) Não cortar o cabelo não foi um acto de coragem, simplesmente preferi nao o fazer porque me doia imenso o couro cabeludo e depois o cabelo era o menos importante. Portanto, quando começou a cair passava uma hora da manha e uma hora antes de me deitar a passar as maos pelo couro cabeludo e a deixar os cabelos cairem no lavatório. Depois quando a dor do couro cabeludo passou pensei em usar a maquina para rapar o resto mas o que haveria de fazer com as patilhas?? Nao ia rapar a cara! Portanto, olha cá ficou o cabelo que restou! Também quando nasci era careca! LOL
    Na sala onde faço quimio nao existe qualquer cheiro. Talvez porque o hospital seja novo? (hospital de cascais tem menos de 2 anos) mas olha que isso do teu marido deve ser mto provavel pq sempre existe qualquer coisa no ar!
    beijokas

    ResponderEliminar
  5. Sonia, pois é. Talvez tenha de ir ver o em 3D Airbender na proxima folga do Rui e da parte da tarde na Lusomundo. Só que até lá o filme provavelmente sai do cinema! :( Ora bolas!

    Nao sabia disso do contraste. Ainda bem que me disseste pois gravidas e crianças existem imensas nesta altura à minha volta. Nao fiz nenhum exame com contraste de iodo, só a RM é que teve um contraste mas sei que nao é do mesmo componente.

    Eu nem quero saber do que os outros pensam! Acho que sinto olhares mas as pessoas ficam na duvida pq ainda tenho as patilhas heheeh E como está sol devem pensar que é uma nova moda que substituiu os chapéus! LOL

    ResponderEliminar
  6. Olá Claudia
    Estás linda
    Quanto ao rapar o cabelo,eu fiz como a Graça,antes da 2ª quimio rapei-o todo,não conseguia andar com os cabelos a cair,quanto a estares perto de crianças e grávidas é mesmo como a Sonia diz,qualquer exame que se faça com contraste deve evitar-se o contacto,a quimio é a mesma coisa,claro que devia estar afixado,mas realmente também acho que nunca vi.
    Claudia sabes que a tua cara não me é estranha,dá-me a sensação que te conheço de algum lado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Estás linda, Cláudia. Pareces uma teenager. Tens quantos, dezasseis ou dezassete? ;-)

    ResponderEliminar
  8. És muito bonita, Cláudia. Aqui as cuscas (eu não!) gostam sempre de conhecer a carinha das amigas...
    Vamos então aos sábios conselhos: tenta não ir ao cinema quando estiver muita gente, é mesmo perigoso apanhar alguma coisa de alguém. Nesta altura, convém não arriscar porque uma simples constipação pode fazer-nos mal.
    Quanto ao cheiro, ele de facto pode não existir enquanto estamos em tratamento, mas depois... fica-nos gravado na pele e nunca o esquecemos. Mas isso agora não interessa nada.
    O que interessa é que continues com força e determinação a lutar contra a bicharada malvada.
    Beijocas,
    TeresaP

    Olha que se a Natália diz que te conhece, é porque deve conhecer mesmo. Aquela mulher é d'Olhão!

    ResponderEliminar
  9. ola Claudia

    és muito linda mesmo, fico feliz por te sentires bem, eu era sempre fui como tu depois de passar a ressaca da quimio só queria passear, mas é bom ter cuidado com os ajuntamentos, nessa fase estamos mais frágeis apanhamos tudo de ruim.
    Eu sou fã do Reeport vou lá várias vezes, quem sabe um dia não nos esbarramos por lá!!!
    beijinhos e continuação de tudo a correr bem para extraminares o bicharoco
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  10. Olá Claudia
    Estás linda,eu rapei na 1 quimio antes da cirugia e depois ja tinha cabelo quando fiz a seguir a cirugia tive que rapar outra vez incomodava-me o cabelo a cair,agora tenho um cabelo forte e carapinha africana nasceu rapido, tambem usei lenço gostava de me ver não me interesava o que os outros pensavam o que interesa é que nós nos sintamos bem
    Continua com esse sorriso lindo
    BEIJOS
    Helena

    ResponderEliminar
  11. Olá Cláudia, vou ser repetitiva, mas estás mesmo muito gira. E com um lindo sorriso, que é mais de meio caminho andado para ultrapassar a doença.

    Eu não cheguei a precisar de cabeleira ou lenço. O cabelo caiu muito, sentia o peso dele nos braços e encontrava-o em todo o lado (até nas fraldas da Leonor que tinha 2, 3 meses) mas a meio do tratamento deixou de cair. Andava com aspecto de cão lazarento, mas orgulhosa de manter algum cabelo.

    Quanto à quimio nunca tive restrições para estar com a Leonor. Só quando fiz os PETS é que não podia pegar nela ao colo durente 24 horas.

    A TeresaP tem razão, quando fazemos quimio não sentimos o cheiro, depois vem-nos ao nariz só de pensar.

    Relativamente ao cinema sou muito má conselheira. Facilitei muito durante a quimio, apesar de se estar na altura da gripe A. Tenta ir á semana só por cautela, não deixes é de ir

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  12. Ola Claudia ,estas muito gira ,com um sorriso linda,bom ter um marido que te apoia ,e muito importante.Quanto ao cabelo ,a minha mana tb tem cancro de mama e logo n segunda quimio rapou ,pois nao aguentava com tanta comichao,mas cada pessoa e diferente.O lenco fica-te bem...Deves disfrutar o mais que puderes ,sair de casa faz bem mas e claro evitar lugares onde haja muita gente.Um beijinhos grande e continua sempre assim com esse sorriso lindo que tens que logo logo tudo tera acabado com um final feliz.
    Beijinhos do Canada.

    ResponderEliminar
  13. Olá Claudia.

    Já que pediste informações aki vai. Os componentes da quimio, não andam propriamente no ar, mas de facto devem as grávidas e as crianças estar protegidas desses ambientes, mas eu tenho uma Tia que é enfermeira nas salas de tratamento de quimio e ela quando quiz engravidar pediu para mudar de serviço.

    Mas se uma gra´vida estiver no serviço, uma vez, por umas horas, não faz mal, quer dizer, faz tão mal, como respirar um ar poluido, ou ir a outro hospital qualquer.

    Quanto às patilhas eu tive o mesmo problema, e eu rapei o cabelo, mas não quiz rapar as patilhas, não da 1º vez, então parecia mesmo igual a ti, Já agora, estás com optimo aspecto.

    Cinema, eu fiz um tranplante de medula e fiquei com 0 globos brancos, ou seja sem sistema imunitário. Quando melhorei e queria ir ao cinema, ía durante a semana, ao Loures shopping que não tem ninguém e ás vezes, se achasse que o ar estava muito pesado, punha uma m+ascara (também andava aí a Gripe A com fartura). Portanto se não quiseres mudar muito os teus hábitos e se ão te sentires desconfortavel, põe uma máscara.

    beijocas e tudo em bom.

    ResponderEliminar
  14. Bem, com tanto elogio nao sei como é que nao caiu baba aqui no teclado ehheeh É, só nao concorro a Miss Portugal porque a minha altura nao o permite! LOL Obrigada a todas, sao umas queridas!

    Natália, pelo que estive a ver tb nao moramos muito longe. És da Moita e eu moro no Barreiro. Quem sabe já nao nos cruzámos? Eu sou horrivel a decorar caras!! Posso até estar uma vez com uma pessoa mas depois nunca mais me recordo.

    Guida - LOL bem que eu gostava de agora voltar a essa idade! Tanta coisa que agora sei que nao sabia antes!!!

    Teresa - Para a semana voltamos a mais um round de mataça ao bicho! :)

    Maguie - Depois de termos uma semana menos boa uma pessoa quer é passear com a pessoa que gosta. Eu estou receptiva para um geladinho contigo! ;)

    Helena - É isso mesmo! Que interessa o que os outros pensam?? :) Temos é de nos sentir bem como estamos!

    Susana - beijokas grandes pra tu tb! :)

    Paula - sim, definitivamente o apoio do meu marido é extraordinário. Ele já me apoiava antes entao agora ainda é mais fantástico! :) Beijocas e as melhoras da tua mana! Vai tudo correr bem!

    ResponderEliminar
  15. Olá Claudia
    Bem me parecia

    Vou muita vez ao Barreiro
    Ando no Hospital do Barreiro,foi lá que fiz as cirurgias e os tratamentos todos,também ando no IPO,mas por causa da tiroiede.
    O meu marido trabalhou 34 anos no Lavradio na UFA...Quimiparque.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Natália, acho que a Teresa tem razão: "És de OLHAO" LOL
    Eu morei sempre no Lavradio até me ter juntado com o meu actual marido aqui no Barreiro. Ou seja, morei lá cerca de 27 anos!
    O meu pai nao sei de trabalhou na UFA mas sempre foi soldador, mas sim acho que trabalhou na quimigal... vou-lhe perguntar.
    No final das contas tou a ver é que ainda conhece a minha mãe! :)) Nao me admirava nada, o mundo é pequeno!

    ResponderEliminar
  17. Olá querida... encontrei você por aqui...
    vou começar minha lutam contra esse bicho tb... descobri em outubro com uma punção... vou ao medico nesta terça feira pra ver o que realmente tenho que fazer... ja fui em 2... os 2 me disseram que tenho que tirar a mama toda e fazer quimio... vamos ver agora... estou com muito medo... mas vendo o seu depoimento vejo que pode ser até tranquilo...1 grande beijo.. Rita.

    ResponderEliminar