quinta-feira, 16 de setembro de 2010

3º Quimio - Round 3/8 + AC vs DOC + Dor de Garganta


Demorei mais do que é normal a voltar ao pc depois desta 3º quimio. Não é que esta ultima quimio tenha me dado efeitos secundários diferentes das anteriores, mas às segundas já sabem que é o dia do mau humor porque ainda não consigo ser eu mesma: tenho calor, sono, cansaço e fico irritada por não estar bem. É como se fosse o dia do sindroma pré mestrual do mês! lol

Depois aquele sabor esquisito na boca faz-me abrir o frigorifico e não saber o que comer... começei na gelatina, fui ao chocolate de leite nestlé do Rui (eu nao gosto muito, mas nesse dia até isso comi) e como nao deu resultado passei para o gelado. Enfim, aquele sabor esquisito na boca não sai com nada e eu nao gosto de pastilhas elasticas. Talvez para o próximo round tente alguns rebuçados.

Na terça acordei cheia de energia (para ser o oposto da segunda). Tenho acordado ao mesmo tempo do Rui (às vezes mesmo antes dele - 7 da manhã), tomo o pequeno almoço e depois vejo como o corpo reage. Ás 9 já estava fora de casa para ir fazer reiki, depois uma amiga veio almoçar comigo e à tarde, sentindo ainda calor e cansaço adormeci um pouco. O Rui queria transformar a terça no nosso sabado ou seja, conseguirmos ir jantar fora e depois ir ao cinema - sempre no Freeport porque é onde existe menos gente. Eu estava doida por sair - nao é fácil estar em casa quando a nossa mente não funciona a 100%. Nestes dias sinto-me inutil porque não consigo escrever, ler, jogar psp3 ou por vezes nem mesmo ver televisão.
O máximo que consegui foi continuar a fazer um puzzle que tinhamos comprado.

Desde a quimio na quarta, só saí no domingo para ir jantar a casa da minha mãe e antes disso convenci o Rui a irmos andar um pouco na mata já eram 7 da tarde (sinto os musculos a atrofiar de estar tao parada!). Andei durante 40 minutos, custou-me imenso porque me sentia cansada mas tive aquele sentimento de vitória em que a minha mente é mais forte que o meu corpo.Já vos disse que desde a primeira quimio engordei 2 kilos? Bolas! Nao posso fazer nada. Pelo menos ainda nao noto nada na roupa. Quando isto terminar volto ao peso normal com exercicio fisico. Pensei em fazer exercicio na bicicleta de casa (uma vez que é só pernas posso fazer) na semana antes de cada quimio, ou seja naquela semana em que estou sempre melhor, mas os musculos das pernas doem-me mesmo nessa altura e não quero esforçá-los desnecessáriamente.
Depois da saída de terça à noite pensei: "Já que me levanto ao mesmo tempo do Rui e eu sei que amanhã começo a sentir-me melhor. Vou fazer um esquema de horário do que quero fazer. Como se estivesse a trabalhar. De manhã começo o livro 3 e à tarde corrigo o livro 1".
Só que de noite veio-me uma dor de garganta! :( Foi stressante. Primeiro nao sabia se devia ir ou não ao hospital mas telefonei para lá e eles disseram que eu tinha de ser vista por uma médica da quimio.
Passei a manhã de ontem no hospital por causa de uma simples dor de garganta - felizmente só está um pouco inflamada!Quando estamos neste processo de quimio até análises ao sangue nos fazem para saber se está mesmo tudo bem, nem que o sintoma seja algo tao simples como isto. E mais do que chateada por ter a dor de garganta (que pode ter aparecido por mil e uma razões) fiquei triste por mais um dia perdido sem concretizar nenhum dos meus planos. É uma fase, eu sei. Vai passar, eu sei. Mas não deixa de ser stressante.

Hoje acordei com outro método. Já nao acordei às 7 mas às 9 horas - deixei que fosse o corpo e não o despertador a decidir quando me levantasse. Depois acordei com uma história na cabeça, uma espécie de história para crianças e depois de almoço vou ver onde ela me leva. Sem planos. A minha amiga Lina está sempre a dizer que eu devia escrever histórias para crianças mas eu costumo responder-lhe que não conheço os livros para crianças, nem aquilo que elas gostam de ler, nem o que existe no mercado. Portanto, a minha história pode ser igual a tantas outras. Mas de qualquer maneira hoje vou divertir-me e ver onde a história me leva. Escrever por escrever.


3ºQuimio e AC + DOC

Ah! Quanto à 3º quimio! Correu mto bem, como sempre! E sempre é menos uma que falta fazer!
(os meus tubinhos)

Desta vez interessei-me por saber um pouco mais sobre a quimio. Neste momento encontro-me a fazer as AC (vão ser quatro). As AC é o tipo de quimio que vai incidir directamente sobre o bicho dando-lhe uma grande mocada! No meu caso está a resultar e por isso é que a médica diz que depois das 4 AC que ele já não vai ser palpável.
Depois das 4 AC passo para as 4 DOC. Pelo que eu percebi é uma quimio com efeitos secundários mais leves e que serve para impedir que o corpo produza novas celulas tumorais.

Ps. Vou tentar responder a todas as mensagens que me foram deixando ao longo desta ultima semana. Muito obrigada pelo apoio!

Ps1. Quem me vê, mesmo com um lenço na cabeça diz-me que não pareço que faço quimio. Dizem que tenho bom ar! E depois como tenho as tais patilhas de cabelo fora do lenço dá a ilusao que tenho cabelo . Ontem no hospital quando fui à cafetaria comprar qualquer coisa para comer até me perguntaram se eu era funcionária do hospital!

Ps2. O cabelo que restou na cabeça - os resistentes, como eu lhes chamo, estão a dar que falar aqui por casa. O pessoal que me vê diz que ele cresceu, será possivel? De facto mais nenhum cabelo de lado nenhum do corpo voltou a cair. Será que não caiem mais?

Ps3. Ainda cheguei a pensar que esta inflamação na garganta surgiu pq me meti a cantar aos berros cá em casa na terçaà tarde para não adormecer mais (as coisas que eu faço para lutar contra o sono!). Depois como tenho a mania que atingo os agudos vocais cantei, será que a esforçei demais? hummm? lol

Era isto que estava a cantar... Nightwish - Sleeping Sun



Talvez seja melhor pôr a cantoria de lado por algum tempo heheeheh

15 comentários:

  1. Não sabia que gostavas de Nightwish!!! É das minhas bandas preferidas, tenho os cds e dvds todos :) hehehe

    Olha eu, como gosto de dormir (mas também acho que é uma perda de tempo) quando começo a ficar com sono, não consigo resistir e encosto-me aqui para um canto qualquer e durmo nem que seja uma horinha. Às vezes faz bem :)

    Beijocas*

    ResponderEliminar
  2. Ola Claudia
    é bom saber que tudo esta a correr bem, ao ler o que se passa contigo lembro que eu tb ja passei por isso tudo , os sintomas, o aspecto fisico de não parecer que fazia quimio, a vontade de sair de casa assim que os efeitos terriveis passavam ect.
    desejo-te o melhor!!!agora já contas menos uma e em breve terminará....
    um beijinho

    ah! e tb adoro esta banda a musica é linda
    ..

    ResponderEliminar
  3. Olá vizinha Claudia.
    Como já deves ter ouvido muitas vezes tudo isso é "normal"no nosso processo de cura contra o bicho,eu tive sempre o nariz ferido,tive algumas aftas,tive durante o tratamento todo alergia na vista,tudo efeitos da quimio e do herceptin o que quer dizer que foi mais de um ano.
    Quanto ao stress imagino como te sentes,eu que sou já uma "cota"custou-me muito a mudança,faço ideia para ti que és uma jovem.
    Claudia vou-te deixar aqui o conselho que o meu oncologista me deu na primeira consulta e que eu segui á risca.

    (A quimio é como uma gripe,se o corpo pedir cama dê-lhe cama,durante o tratamento nunca contrarie o seu corpo,tem tempo para depois dos tratamentos fazer tudo o que lhe apetece)
    Este conselho foi dado pelo Drº Jerónimo no Hospital do Barreiro.

    Beijinhos Claudia.

    ResponderEliminar
  4. Olá Cláudia, :o)
    as palavras são iguais ás das outras meninas pois os nossos processos são parecidos :p o sabor na boca é uma treta e vai mantendo-se arrrggggggggggg eu comia muita melância!
    No total engordei 10 kilos mas a Maguie por exemplo ficou fixe :o)
    Também tive uma amigdalite entre a 1ª e 2ª quimio fui para as urgência e altamente medicada. Quando tiveres alguma coisa vai ou telefona para o hospital(sabes que apartir dos 37,5º tens que ir ás urgências) onde andas porque, eles sabem o que temos e o que tomamos.
    E é sempre a contar menos uma ;o) beijinhoss

    ResponderEliminar
  5. Olá Cláudia
    Fico feliz por saber que esta tudo a correr bem.
    HUMMM esse gosto na boca também tive, e na 1 quimio tive a garganta inflamada que até fiquei sem voz
    Menos uma tá quase
    Beijos grds
    Helena

    ResponderEliminar
  6. Olá Cláudia
    Fico feliz por saber que,está tudo a correr bem.
    Tens aqui um grande apoio de pessoas,que já passaram pelo mesmo,que sabem o que estás a passar.
    Como todas dizem,conta menos uma,já já está tudo terminado.
    Está banda não conhecia,adorei
    BJHS
    Felis

    ResponderEliminar
  7. Menos uma!

    Não conhecia esta banda- ela tem uma voz poderosa!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá, Cláudia. Sim, tudo normal. E depois, ficas bem!! Tão simples quanto isso.
    Beijocas,
    TP

    ResponderEliminar
  9. Diana, nao conheço todas as musicas dos Nightwish. Só algumas. Tens de me dar umas lições das tuas favoritas. Esta foi uma que sempre me ficou na mente e adoro cantá-la!:)

    Maguie, estou é doida pela semana antes da quimio que é quando tenho mais energia! :) Mas realmente qualquer pessoa activa passa por estes sentimentos de frustação. Mas é como dizes (e como o meu maridao tb está sempre a dizer) estamos quase a metade!

    Olá vizinha Natalia. Tenho de começar a seguir mais esse conselho na 2ºsemana após a quimio mas na 3º semana nao sei se consigo porque nao gosto de ver o meu corpo tao madrião! É dificil!

    Lina, tenho trauma com Melancia, laranjas e morangos.lol
    Eu ainda ontem estava a dizer ao meu maridão... bem engordei dois kilos, dá 1 kilo por quimio! lol Nao sei se engordo devido á quimio, devido ao facto de estar mais parada ou devido ao facto de que como melhor porque é importante comer bem. Dantes ao tocava no pão e evitava certos alimentos. Agora obrigo-me a comer fruta após a refeição porque têm vitaminas e o meu corpo precisa de estar bem. Ai... vai ser um sacrificio fazer exercicio fisico depois disto tudo, destesto exercicio fisico.

    Helena, bem estou a ver que a garganta é uma das coisas sensiveis de muita gente! Obrigada mais uma vez pelas doces palavrinhas.

    Felis, beijinhos grandes. E fico feliz de teres gostado da musica. Eu adoro quando me dao a conhecer uma musica que nao conhecia e que fico a gostar bastante. Existem tantas bandas que nao conhecemos!

    Isa, pois e secalhar foi por causa da minha tentativa de imitação desta voz poderosa que fiquei assim heheeheh

    Olá TP. Sim, depois vou voltar a ser eu própria. Tenho de ter muita paciencia! :)

    Beijokas a todos e obrigada pelas msgs!

    ResponderEliminar
  10. Claúdia, eu comia tb muita comida fria e um dos locais que mais apreciava era um chinês aqui perto da minha casa que era self-service eu comia um pouco de tudo assim não enjoava. O engordar tem a ver com o tratamento, com o ter apetite ou não e o nosso corpo incha, ficamos com cara de balão com a continuação a mim chegaram a perguntar se estava grávida...imagina!
    A Maguie esteve sempre na mesma, ela cuidou-se. Eu comi o que me apeteceu e com a retenção de liquidos foram os 10 kilos :p já perdi metade. E a minha saúde é mais importante para mim a gordura logo se vê ;o)
    Como dizes e muito bem a semana anterior á quimio estamos bem e depois pumba!!!!! Mais uma mas com outra contagem :o) MENOS UMA!!!!!!
    Beijokas

    ResponderEliminar
  11. Olá Claudia,

    Fiquei mto feliz por tudo estar a correr bem contigo.
    Essas situações todas são normais como as meninas já escreveram.
    Olha,eu não gosto de água com sabores e coca-cola,mas nesses dias era o que apetecia-me.Mas só mesmo nesses dias criticos!
    Podes sempre experimentar...

    Beijinhos e vais ver que vai passar rapidinho

    ResponderEliminar
  12. Olá miúda, ao ler o teu post e a parte sobre energia, e se devemos "forçar" um bocadinho o corpinho ou fazermo-nos à cama, lembrei-me logo deste vídeo que vi há uns tempos:

    http://www.ted.com/talks/ananda_shankar_jayant_fights_cancer_with_a_dance.html

    Acho que cada pessoa tem que sentir a melhor maneira de lidar com o seu corpo, e balançar entre o sentir-se bem fisicamente e o equilíbrio psicológico (a frustração não ajuda em nada, mas é mais ou menos inevitável - experiência própria!)

    Beijinhos!!! e good vibes*

    ResponderEliminar
  13. Olá Claudia,

    Desde que descobri que tinha esta doença que acompanho o teu blog, dá-me força para lutar descobrir que existem mulheres que como eu lutam diariamente contra esta doença e que não se deixam ir a baixo, muita força e tudo de bom

    ResponderEliminar
  14. Silviana, adorei o video. É isso mesmo, devemos sentir o que devemos fazer. Vou publicar o video aqui.

    Cristina, comentei no teu blog. Vou divulgá-lo aqui e se precisares de ajuda para alguma coisa ou se precisares de desabafar com alguém podes contar cmg. Muito pensamento positivo e pensa que o bom é que isto tem cura! :)

    ResponderEliminar
  15. Claudinha,

    Fiquei contente por saber que a dor da garganta não foi o início de nada mais grave.

    Consoante á tua aparencia, concordo: Os lenço (da foto) fica-te muitíssimo bem, e não dá a parecer que andas a fazer quimio.
    Para mim, seria só a segunda pergunta que viria á cabeça, pois como trabalho num hospital, vejo muito disso, mas como estava habituado ás enfermeiras do departamento de cirurgia a usalos, não ligo muito ao caso.

    Muitos beijos e abraços,
    xoxoxo

    Pat

    ResponderEliminar