sábado, 19 de junho de 2010

Conhecendo o Inimigo - Parte 1


(19-06-2010)

Dias passados desde o diagnostico: 3 dias

É inacreditável o que consegui fazer desde que fui diagnosticada. Têm sido dias exaustivos, mas muito produtivos.
Este vai ser um longo Post mas é importante colocá-lo pois pode no futuro ajudar pessoas que descobram o mesmo problema e se sintam um pouco desorientadas. Peço desculpa se ao longo dos dias que vá escrevendo neste blog possa soar repetitiva mas poderá acontecer.

Além de este blog ser para os amigos e conhecidos, além de ser uma maneira de eu também reflectir o que se passa comigo e com as minhas emoções, sinto que este blog tem de ser bastante verdadeiro e real para que no futuro outras pessoas o possam ler e compreender todo este processo que não é fácil fisica e mentalmente.

Porque vou falar imenso, peço já desculpa antecipada por qualquer erro no português ou qualquer erro no que estou a dizer (nomeadamente em termos tecnicos) porque isto foi apenas tudo o que eu estou a vivenciar e a conhecer. É a minha perspectiva.
Vou dividir isto por temas para ser mais fácil:

Exames antecedentes ao Diagnostico Final

No meu caso, foram feitos todos no próprio dia (dia 2 de Junho) algo raro de acontecer. Porque o médico que nos detecta inicialmente o problema e, que tal como nós, acha estranho aquele alto que temos no peito,passa uma ecografia mamaria e uma mamografia para depois mais tarde, noutra consulta, analisar.
Mas tive o milagre de que a pessoa que me fez os dois primeiros exames que o medico me passou, ser especialista na biopsia também. Paguei 250 € na CUF e despachei no mesmo dia a biopsia. A nossa saúde nao tem preço. E este é um exame crucial.
No meu caso eu tenho seguro que me vai devolver parte desse dinheiro. Mas este três exames são fundamentais e portanto, independente do dinheiro, quando sentirem que têm algo estranho. Telefonei para vários sitios publicos ou privados. Porque a rapidez é fundamental, especialmente na minha idade - tenho 32 anos. E, nao se esqueçam que eu apanhei um periodo que em Portugal havia feriados nas duas quintas feiras seguintes, imensas pessoas que tinham tirado ferias, fizeram pontes, etc). Portanto, vão fazer os exames onde o conseguirem mais rapidamente.

Depois de ter telefonado para alguns sitios. Imaginem o medico disse-me isto às 9:30 da manhã (quarta feira vespera de feriado) e 10 minutos depois já estava a telefonar para varios sitios a pedir uma vaga com urgencia. E mais uma vez, por milagre, consegui uma vaga (que mais tarde vim a saber que nao existia porque quem me atendeu enganou-se.... abençoada seja essa pessoa) para fazer os exames às 11:30 na CUF. Melhor que isto acho que era impossivel. (Esta parte está um pouco explicada no post anterior)

* Mamografia
Foi o primeiro exame que eu fiz. Perguntaram-me porque é que vim fazer, quais os sintomas. (o meu unico sintoma é o alto no peito do lado direito depois de me ter aleijado a agrafar umas folhas naqueles agrafadores grandes)
O exame nao é agradavel, mas nao é nada de outro mundo. Basicamente sao varias posições em que tentam espalmar a mama ao máximo num aparelho de modo a tirarem várias posições para tirarem boas radiografias.

* Ecografia Mamária
Tal como todas as ecografias. É algo fácil sem qualquer dor. Põem o gel e passam o aparelho para visualizarem no monitor. É aqui que fazem as medições do nodulo. No meu caso, como mais tarde fiz a saber: 47 x 41 x 28 mm. É grande. Para terem uma noção, até 20 mm consideram pequeno.
Por ser grande, e a medica já tinha olhado para a mamografia e ao ver a Ecografia Mamária sugeriu-me então a biopsia naquele mesmo momento.

* Biopsia Mamária
Nunca tinha feito nenhuma na vida e nao fazia a minima ideia do que se tratava. Sabia sim que era tirar um pouco de tecido para a analise laboratorial a fim de se saber se se trata de algo benigno ou maligno. Embora, eu tenha ficado com a sensação, e creio que foi isso que levou a doutora a sugerir-me imediatamente este exame, que os dois exames anteriores já dizem muito sobre este assunto.
Sendo sincera, a biopsia nao me custou a fazer. Eu tremia por todos os lados mas eram os meus nervos porque nao estava nada à espera daquilo naquele dia. Uma enfermeira teve o tempo todo de mao dada comigo e tanto a medica como ela iam falando comigo, brincavam o que foi algo muito bom.
Eu nao consigo olhar para agulhas porque já me aconteceu desmaiar uma vez e portanto nao olhei para o que ela estava a fazer. (se nao percebo nada daquilo porque vou olhar?)
Senti a primeira picada, que ela me disse ser a anestesia (que é uma picada como quando vamos tirar sangue) e a partir daí nao senti mais nada, mas vi uma especie de argola em plastico branco que ela põe na mama para pressionar e depois um barulho como um "pum". Ela disse-me que esse "pum" ia acontecer 4 vezes.
Só olhei para a enfermeira que estava ao meu lado e as três iamos falando sobre coisas triviais e isso ajudou-me imenso. Encontrar pessoas simpaticas, que gostam do que fazem é um grande alivio porque uma pessoa sente-se acompanhada.
A biopsia, segundo a medica, correu lindamente.

Recomendações após Biopsia:
- Pôr gelo nos primeiros dias, duas vezes por dia, durante 20 minutos - para evitar ficar com hematoma
- Tomar logo um ben-u-ron (paracetamol) - porque pode dar dores.
- E se a mama começar a ficar negra colocar Thrombocid Gel várias vezes por dia. (mas tb recomendo isto para as dores porque até acho que foi o gel que nao me fez ter tantas dores no inicio)

No dia seguinte á biopsia (3 de Junho) a minha mama nao estava muito mal, como podem ver pela foto seguinte:


Mas passados dois dias o aspecto começou a mudar (já colocando o gel) e a 5 de Junho 2010, estava assim:

Foi aí que eu me apercebi que afinal uma biospia é algo bastante violento para o corpo. Mas apesar do aspecto nao doia muito e informei-me com o medico e era perfeitamente normal.
Fiz reiki com grande amiga que tenho que é mestre no assunto e deixei de meter o gel (porque a partir daqui senti que ele nao estava a fazer qualquer efeito mas acho que foi importante no primeiro dia porque também tem incidencia sobre o alivio da dor) e a cada dia começou gradualmente a melhorar. No dia em que recebi o resultado da biopsia (16 de Junho 2010) ainda tinha um pouco amarelado na parte debaixo do mama. Portanto, sao mais ou menos 15 dias para isto desaparecer.

O meu marido brincava comigo e dizia-me:" Isto sim é violencia domestica bem escondida" heheeh. E ele, que em miudo fez muito mais nódoas negras que eu, descansou-me dizendo que todas estas cores sao normais.

Chorei quando cheguei a casa depois de ter feito a biopsia. É um susto muito grande e ao chorarmos libertamos a tensão que temos no nosso corpo e faz bem. Rezei, algo que já costumo fazer de vez em quando porque acredito em Deus. E acredito que tudo acontece na nossa vida por alguma razão. E estava a rezar e a principalmente pedir força para os 15 dias que tinha de esperar para saber o resultado do exame. (foram tantos dias devido aos feriados, pontes e fins de semana). E é uma tortura esses dias de espera. Por mais que nos tentemos distrair, eu já dizia ao meu marido: " Esta espera é pior que o aborto"


E isto tudo para dizer que para rezar fui buscar a minha biblia que tenho há anos (pelo menos à 20 anos) e que está muito sublinhada. Abri-a ao acaso, pedido para ler coisas que me dessem força, e a unica coisa que estava sublinhada na primeira pagina que abri dizia:

"Porque te restaurarei a saúde, e te restaurarei as tuas chagas, diz o senhor"
(Jeremias 30: 17)

Nao podia ter pedido por melhor consolo. Foi um sinal que vai tudo correr bem. E desde esse dia a biblia encontra-se aberta nessa página. E cada vez que preciso de energia, vou lá e leio esse versiculo novamente. Quantas vezes forem necessárias.


Vou fazer uma pausa. Pois ainda existe tanto para contar e eu demorei tanto a escrever isto. Vou dizer o resto noutro post mais tarde. :)

Beijokas a todos! E obrigada pela força!

3 comentários:

  1. Claúdia,
    És uma miúda fantástica, doce, amável e corajosa! Irás certamente superar esta etapa porque “Felizes os que choram, pois serão consolados.” Mateus 5:4

    Eu e a minha cunhada estamos contigo... Agora e sempre!

    Beijos e parabéns pelo blog! É preciso coragem :)

    ResponderEliminar
  2. Cláudia, tu és a melhor amiga que uma pessoa pode desejar e por isso todos te amamos incondicionalmente. Todos te apoiamos e torcemos por ti nesta luta em que não estás sozinha. Tens ao teu lado uma pessoa fantástica, o teu marido, e ainda os teus amigos.

    Estamos contigo para te apoiar e ajudar.
    PARABÉNS por este blog e coragem nesta luta que se avizinha.

    Mónica e Filipa

    ResponderEliminar
  3. Claudia, a única coisa que posso dizer-te é que tens de ter muita força! Oque já centenas de pessoas te terão dito! Um beijinho grande para os dois
    Lurdes Coelho

    ResponderEliminar