quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Batalha - O inicio

(16-06-2010)

Hoje fui diagnosticada com cancro da mama.
"É apenas mais uma batalha das muitas que já tivemos na nossa vida", diz-me o meu marido, "Onde é que alguma coisa já foi fácil para nós?"
Ele costuma ser mais pessimista que eu, mas é ele que é o guerreiro que estará sempre ao meu lado, aquele que me defenderá de tudo, aquele que eu sei que nunca me deixará cair do cavalo por mais cansado que ambos possamos vir a ficar. Ninguém disse que seria fácil, mas esperamos atacar o problema com eficácia e rapidez!
Para mim o pior foram mesmo os dias de espera pelo resultado da biopsia. Os dias da incerteza, os dias que eu estava optimista em relação ao resultado. Os feriados de Junho não tiveram o gosto que um dia sem trabalhar deveria ter.
"Não tens de ter medo, isto tem cura", disse-me ele olhando para a minha cara séria.
"Não estou com medo. Estou triste", disse-lhe.
"Devias estar era furiosa", responde-me ele, "Eu estou"
"Nao tenho ninguém com quem estar furiosa, estou triste porque isto vai-me impedir de engravidar nos proximos tempos."
Engravidei em Janeiro e tive um aborto retido no inicio de Março. A gravidez foi de risco e a certa altura, inexplicavelmente o coração do feto parou de bater. O peito inchou-me tanto no primeiro mês que mal podia tocar nele e doia-me mesmo que tocasse nele à superficie.
Em Janeiro a ginecologista tinha-me feito a apalpação (já nao me recordo se ela encontrou qq coisa, mas se encontrou era tao pequena que mal se notava) e recomendou-me uma ecografia mamária de rotina, e depois como na semana seguinte descobri que afinal estava gravida nunca mais pensámos nisso. E o peito é normal inchar com a gravidez, certo?
Portanto, Abril chegou e eu senti o peito voltar aos poucos ao normal e agora no final de Maio, enquanto agrafava umas folhas fiquei com uma dor debaixo do braço e de noite enquanto me mexia (ainda meio a dormir) senti um alto no peito direito.
"Que raio é isto?", acordei sobressaltada. Apalpei a mama esquerda para comparar. Não tinha nada. "Estranho"
No dia seguinte doia-me debaixo do braço devido ao mal jeito que tinha dado. Até me inchou e tudo, e por isso o médico do trabalho nao estranhou o alto. Mas na semana seguinte o braço ficou melhor e o alto no peito lá continuava.
"Vamos fazer uma Ecografia Mamária e uma Mamografia o mais rapido possivel", disse o médico. Apesar de eu senti que ele estava confiante que nao seria nada de mal.
Por milagre consegui fazer esses dois exames passado duas horas no Hospital da Cuf das Descobertas - consegui uma milagrosa desistência. (que mais tarde vim a saber que nem sequer havia)
A médica que me atendeu foi o mais atenciosa que pode existir. E depois da Mamografia feita e da Ecografia Mamária. Fez-me uma pergunta que me fez estremecer: "Veio sózinha?"
Ora, daí nada podia vir de bom. Seguiram-se perguntas como:
"Tem filhos?"
"Nao, tive um aborto retido este ano. Mas espero voltar a tentar no final deste mês"
"Tem antecedentes na familia?"
"De cancro da mama? Não. Tenho apenas antecedentes de cancro. Meu pai, a minha irmã, a minha tia" (Sim... desde 2007 tem sido uma aventura e a palavra cancro já nao me é assim tao desconhecida. O meu pai ultrapassou um cancro do pulmao e mais tarde um linfoma não hodgkin, a minha irmã com 26 anos teve linfoma de hodgkin na mesma altura que o meu pai, e a minha tia morreu o ano passado com cancro no figado)
"Tem um nodulo muito grande. Vai ter de fazer uma biopsia. Se quiser posso-lhe fazer uma já." (o nodulo tem 47 x 41 x 28 mm)
Todo o meu corpo tremeu. Mas nao hesitei em dizer que sim. Quando se tem algo, tem de se avançar e atacar o mais rapidamente possivel, pelo menos é essa a minha filosofia.

E hoje veio o resultado: "Carcinoma Ductal Invasivo"

A batalha começa.

22 comentários:

  1. Minha querida amiga e cara colega:

    Muitas vezes somos postos a prova para ver se reagimos a determinadas situações.
    Vê o meu caso: estou com uma depressão há mais de 3 anos e arrastou-se de tal maneira que até pensei em suicidio, houve dias que não tive descanso pois ja nao sabia o que fazer porque além de depressão tenho sindrome do pânico e sofro de ansiedade...eu sei que não é a mesma coisa que tu tens mas isto só para tu veres que eu fui posta a prova também...ou seja eu necessitava de uma mudança, o meu corpo estava a pedir que eu mudasse percebes?Que eu reagisse e tentassse descobrir o porquê de ele me estar a fazer isto...
    Eu só quero que saibas que tens de ter muita calma e força e não te esqueças que tens a teu lado uma pessoa que te ama e qua não estas sozinha nesta luta, todos nós estamos contigo.
    Beijoka

    ResponderEliminar
  2. Já refiz este comentário, vezes sem conta e não consigo expressar o que estou a sentir... luta, tem força, não dês tréguas, tu vais VENCER esta batalha!!!! Beijos muito GRANDES - Ana Silva Reiki

    ResponderEliminar
  3. MUITA FORÇA!!!! Sandra Artilheiro

    ResponderEliminar
  4. Cláudia,
    minha querida, orarei por ti em todas as minhas sessões de reiki. Gostaria de te apresentar um filme, se é que já não viste, O Segredo, fala lá de uma situação semelhante.

    Beijinhos de luz,
    João Brito

    ResponderEliminar
  5. Querida Cláudia

    acredito mesmo que tudo não vai passar de um episodio do qual tirarás algumas aprendizagens, de resto será um desafio rápido e o qual enfrentarás com optimismo!!! Estarei ctg meu anjo e muuuuita força, orarei por ti todos os dias!
    Mil beijos e mta luz no teu coração!!!
    Carla Bento Reiki

    ResponderEliminar
  6. "MAs em todas as coisas somos mais que vencedores porque Ele nos amou" Romanos 8:37

    Amiga não desistas porque tu és uma vencedora!!!! Tens em Deus um grande auxilio e nos teus amigos um grande apoio!!

    Eu e a Dina vamos orar muito por ti!!!

    Há uma música que penso ser excelente para te dar força!!! Chama-se Continuar de uma banda chamada oficina G3... Experimenta ouvir no youtube!!!

    André Dimas (Brozny)

    ResponderEliminar
  7. Querida Claudia,

    Sempre que o universo nos poem à prova temos que reagir! Luta com todas as tuas forças e confia! Vou orar por ti em todas as minhas sessões de reiki e enviar-te muita energia e positivismo.

    Beijos grandes,
    Ana Pinto Reiki

    ResponderEliminar
  8. Querida Claudia :)
    Todo o meu amor e energia positiva estão contigo... És uma guerreira!
    Um abraço grande e muita luz ;)
    Pedro Bica

    ResponderEliminar
  9. Prima...
    estou contigo para TUDO o que precisares...e acredito que caso exista algo para além da morte...que estás muito protegida pela minha querida MÃE!
    Sabes que passei por muito nos três anos de luta em que acompanhei e sofri com a minha mãe...tens o meu apoio e disponibilidade para o que precisares!
    Sei que brevemente, estarei a dar-te os parabens por superares esse obstaculo menos bom da tua vida e também das nossas vidas, porque gostamos muito de ti...
    um grande bjs do Tomás e da tua prima (Beta)

    ResponderEliminar
  10. Cláudia
    Ao ler tudo o que escreveu, estou a reviver a minha vida...
    Não é fácil , não vou dizer que é, mas não é nada que não se ultrapasse!
    A familia e os amigos são muito importante nesta nossa caminhada ! Sinto que tem muita força , o que é fantástico. A força e as boas energias ajudam bastante a ultrapassar e a vencer estes precalços.
    Se quiser aceitar o meu conselho, não queira saber tudo ( não somos médicas ) ! Acho que só devemos saber à nossa medida, e já é demais!Não consulte a internet que só vê o que não quer ! E pense nas etapas uma de cada vez. Depois da 1ª logo se pensa na outra. assim vamos tendo sempre forças para continuar a nossa caminhada!
    E já sabe eu estou aqui
    Beijocas grandes
    Paula

    ResponderEliminar
  11. Venho aqui deixar a minha palavra de força, estou certa de que vai conseguir ultrapassar tudo isto e vou estar aqui acompanhar os seus desbafos e o diário da sua batalha.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Força tu es forte vais conseguir nos estamos aqui para te apoiar.
    Beijo grande de apoio

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Cláudia, acabei de descobrir o teu blog. Quero dar-te os parabéns pela forma positiva como encaras a doença. É mais de meio caminho andado.

    A tua história é semelhante à minha. Em resumo posso dizer-te que me foi diagnosticado Linfoma de Hodgkin às 19 semanas de gravidez, e quando a Leonor tinha 2 meses comecei a quimio.

    Em Dezembro de 2009, terminei a quimio, em Fevereiro retomei o trabalho e neste momento estou novamente grávida. apesar dos receios, acredito que vai correr tudo bem e, acima de tudo, feliz porque a quimio não afectou a minbha fertilidade.

    Continua a acreditar. Tenho a certeza que vais alcançar o sonho de ser mãe

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  14. Olá Susana!

    Pois, como a medica da mama diz a mente positiva é 50% para a cura. :)

    Se descobrisse que tinha isto a meio da gravidez tinha-me dado uma coisinha má. Deve ser um susto tremendo e só muita força e coragem é preciso para erguer a cabeça. Não deve ter sido fácil para ti mas creio que a tua filhota na altura deve ter-te dado muita força e vontade de enfrentar as coisas.

    A minha médica da quimio diz que eu para engravidar só daqui a 5 anos. Acho que ela me estrafega se eu o fizer antes, ainda hoje me disse isso. Acho que está a jogar pelo seguro o que é compreensivel.

    Muitas felicidades e claro que nao paro de acreditar. Isso vai ser o premio final depois deste sacrificio todo! :)

    ResponderEliminar
  15. Olá Claudia
    Vim aqui parar através do blog da Lina.
    Já li muito e com a força que tens tenho a certeza que vai correr tudo bem. A força de vencer é uma grande ajuda.

    jokas e votos que a quimio de amanhã corra ainda melhor que a 1ª.

    jokas

    ResponderEliminar
  16. OI CLAUDIA, ME CHAMO KELLI E TENHO 27 ANOS ESTOU CASADA A SEIS MESES.O BRIGADA POR DIVIDIR SUA HISTORIA DE VITORIA CONOSCO EU PARTICULARMENTE ME IDENTIFICO E FORTALEÇO MUITO AO VER SUA DETERMINAÇAO,FORÇA, GARRA MESMO, NESTA LUTA...BOM, NO FIM DE FERVEREIRO DESTE ANO 2011 DESCOBRI DOIS NODULO NA MAMA ESQUERDA JA FIZ MAMOGRAFIA E ULTRASONOGRAFIAS Q SUJEREM Q SEJAM BENIGNOS, A UMA SEMANA FIZ BIOPSIA NAO SOFRI TANTO COMO VC APOS A BIOPSIA...MAS O Q REALMENTE ME MALTRATA É AGUARDAR ESTE RESUTADO QUE SAI TERÇA DIA 29,11,2011 ANIVERSARIO DO MEU MARIDO POR SINAL...OLHA, EU TAMBEM ACREDITO MUITO Q DEUS FALA CONOSCO NA BIBLIA, ESTAVA MEIO COM MEDO DE PERGUNTAR A DEUS SOBRE O MEU CASO E QUANDO VI SEU DEPOIMENTO A RESPEITO DO QUE ELE LHE FALOU TOMEI CORAGEM CACEI UMA BIBLIA AQUI NO TRALHO CONVERSEI COM DEUS E AGORA SEI QUE TUDO VAI SER MELHOR NAO IMPORTA O QUE VAMOS PASSAR SE TIVERMOS CERTEZA DE QUE É PROPOSITO DE DEUS VENCEREMOS´POR QUE ELE NAO NOS DESANPARA...FORÇA E FÉ AMIGA...SE DEUS É POR NÓS QUEM SERA CONTRA NOS...

    ResponderEliminar
  17. Olá Cláudia,
    Sou a Paula, tenho 42 anos, um Afonso de 2 anos que é a luz da minha vida, um Rui que amo para sempre e um cancro de mama. Não existem formulas mágicas, por mais que se escolham as palavras, a realidade é duma crueldade atroz que não nos deixa margem para nos apresentarmos de outra forma.
    Estou no inicio da batalha, uma das primeiras coisas que fiz desde o primeiro dia foi procurar algum conforto no testemunho de outras guerreiras, e não foi difícil, triste e revoltada, percebi como tantas outras belas mulheres e muitas mais novas que eu foram também colhidas por esta cruel e desigual doença. Fiquei muito sensibilizada com o seu blog, com o seu relato puro, com a sua coragem, com a autenticidade das suas palavras, com a forma como olhou de frente a doença. Vi-me e revi-me em todas as frases. Procurei conforto e respostas a tantas dúvidas e receios, vi e revi a o video da injecção que também tenho que levar, eu e o Rui cheios de medo de errar na picada :-))!! A Cláudia é com certeza uma pessoa maravilhosa, sensível, meiga e doce que teve a coragem de olhar a doença de frente e deixar o seu testemunho de uma forma tão pura. O meu caso é mais ou menos parecido com o seu, o tal do carcinoma ductal invasivo, com 5,5 cm e tenho também num gânglio. O tratamento 6 sessões de quimioterapia bombástica, operação, radioterapia e durante 5 anos o tal do comprimido hormonal. Já fiz a primeira quimio, correu bem, felizmente e dos efeitos secundários, o calor na cara, que a Cláudia também sentiu umas dores no corpo completamente surreais, felizmente que hoje acalmaram. O que mais temia vómitos e enjoos, felizmente ainda não senti e tenho um apetite voraz, o que no meu caso é excelente pois sou, sempre fui muito magra e se perder uma refeição, emagreço 2 kg e fico chateada, ... sim eu sei, todas as minhas amigas me dizem, que sorte a tua... mas eu detesto ser magra porque também sou muito alta. Cláudia quero deixar um beijinho muito forte, desejar-lhe que tudo continue a correr bem, que o sol continue a sorrir e sobretudo agradecer, muito mas muito sinceramente por ter partilhado a sua história.
    Ao ler o seu blog e tantos outros senti a mesma necessidade, a da partilha, como forma de terapia, mas sobretudo poder vir a ser o conforto de alguém cujo rosto desconhecemos, mas que de tão iguais, buscam também uma resposta, uma luz, um caminho.... pronto Cláudia não a maço mais, se não começo a divagar e não paro.

    beijinho grande grande e forte

    Paula Soares

    ResponderEliminar
  18. Olá Kelli! Espero que a sua biopsia venha negativa e que tudo isso não seja mais do que um simples susto. Claro que apesar dos pensamentos positivos a ansiedade é muita e é natural que queremos ver isso o mais rapidamente possivel atrás das costas. Vai tudo correr bem e se precisar de alguma coisa podes sempre me contactar doidaporti@gmail.com.
    Beijinhos grandes

    Olá Paula!
    Fiquei muito feliz por saber que o meu blog a ajudou de alguma maneira. Foi com essa intenção que o começei porque quando soube do que tinha, tal como a Paula, procurei muita informação na net mas encontrei pouca coisa concreta em termos de percurso. As pessoas falam muito do que sentem, dos sentimentos mas por vezes esquecem-se de dizer as coisas praticas. Também quis demonstrar que fazer quimio não era o fim do mundo. O que eu nao sabia no inicio do blog é que o percurso de tratamento era tão longo. É um grande desgaste fisico e principalmente psicologico e aí temos de nos apoiar nas pessoas que nos são querias. Eu tb tenho um Rui maravilhoso! :)
    Olha o meu mail é doidaporti@gmail.com e sempre que tiver uma duvida ou necessites de conversar nao hesites. Se tiveres facebook também existe um grupo fechado muito bom na net que dá para desabafarmos. Porque às vezes é preciso desabafar com pessoas que passam pelo mesmo que nós.
    Beijinhos grandes e muita força nessa luta!

    ResponderEliminar
  19. Olá Cláudia, posso tratar-te por tu? e trata-me também por tu, sim?
    Quero agradecer a tua mensagem, deixar-te um beijinho e dizer-te que guardei o teu mail. Também já aderi ao grupo do facebook.

    ResponderEliminar
  20. Olá Cláudia, chamo-me Tânia e tenho 34 anos, já há alguns dias que ando a ler o teu blog, e de uma maneira ou de outra acabei por me identificar um pouco contigo...Bem isto tudo para te dizer que soube hoje que tenho um maldito "bicho" como o teu...Não foi uma noticia que me tenha apanhado de surpresa,porque todos os factores apontavam para que fosse maligno e a minha intuição também me dizia que sim, que era mau...A minha mãe teve cancro na mama quando tinha 40 anos....lutou pela vida durante 8 anos, mas infelizmente ele foi mais forte. Mas com ela aprendi a nunca, mas nunca baixar os braços perante situações como esta. Estou um pouco triste porque tive os resultados á bocado e logo quando sair do trabalho e chegar a casa vou ter de encarar os meus filhos, mas sei que o amanhã vai ser melhor.
    Queria deixar beijinhos e continua a lutar!

    ResponderEliminar
  21. Olá Tânia!

    Se precisares de conversar podes me enviar um mail para doidaporti@gmail.com ou encontras-me no facebook em "https://www.facebook.com/csvieira" (mas aí manda-me uma mensagem a dizer que vens do blog.

    O importante é teres apoio e seres esclarecida em tudo!
    Tb existe um grupo no facebook muito bom de que faço parte que ajuda bastante.

    Vai tudo correr bem. Metade da cura é mesmo a nossa cabeça e o nosso pensamento.

    Neste momento estou a ler o livro da Louise Hay - "Pode curar a sua vida" e está a ajudar-me imenso, assim como o reiki e a meditação. Vê o que pode ser melhor para ti, porque eu sinto que não é só curar a doença mas tb curar o espirito e mudar a nossa vida.

    Beijinhos e tudo de bom. Dá noticias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Claudia, já tenho a quimio marcada para dia 08 de Maio, mas antes disso vou ter que colocar um "ferrinho" para marcar o sitio...aiiiii acho que me vai doer, fiquei traumatizada com as biópsias que fiz. :(
      Mas continuo com o meu astral no topo...Nunca desanimar! Bjokas

      Eliminar