sábado, 15 de fevereiro de 2014

Limpando o Cateter...

Olá a todos,

Quero primeiro agradecer a todos os quanto me enviam palavras de agradecimento pelo blog. Sinto-me muito feliz por saber que ajuda tantas pessoas numa fase tão desafiante da vida, foi esse o meu principal objectivo: ser um blog util.

Hoje venho falar do meu amigo cateter. Ainda não consegui tratar das coisas em Inglaterra e por isso tenho vindo a Portugal limpá-lo. Supostamente a limpeza do catéter em Portugal é de 6 em 6 semanas (sim, difere de país para país)... digo supostamente porque tenho esticado o prazo e faço-o em cada 10 semanas.

A limpeza do Cateter não dói muito
e quando é limpo pela enfermeira certa é super rápido. É a mesma coisa levarmos com uma picada no braço para tirar sangue, a diferença é que no meu caso a picada é mesmo acima do coração.

O meu cateter está muito fundo e por isso a agulha tem de ser a maior, mas isso nao faz diferença, a unica coisa que quero é que quando sou espetada a agulha vá parar ao sitio certo.

Ultimamente tem sido a Enfermeira Carmo (que é um amor de pessoa) a limpá-lo! E ela tem olho e nunca falha! :D É um alivio e ainda damos umas gargalhadas!

Aqui ficam algumas fotos que ilustram aquilo que falo:


A Enfermeira Carmo a tentar encontrar o cateter




Aqui temos cateter espetado... retirada de sangue e depois leva com outro liquido qualquer transparente que eu não sei o nome. 5 minutos e está limpo!

Se me chateia limpar o cateter periodicamente? Sim.
Chegamos a um ponto ao fim de quase 4 anos que estamos fartos de todos os cuidados médicos, sejam consultas, exames de rotina, etc etc... E eu, só de imaginar que passados os 5 anos ainda tenho de ir para uma sala de operações para o retirar tremo logo!

Mas ao mesmo tempo a limpeza do cateter é apenas uma coisa minima quando uma pessoa já passou por tanto e por isso faço-o com boa disposição. E, é sempre bom chegarmos ao hospital, e ter-mos enfermeiras tão bem dispostas à nossa espera. No fundo, penso que vou à sala dos tratamentos para dar umas beijokas a todas as pessoas tão simpáticas que por ali trabalham.

É para essas pessoas que hoje vai um beijinho especial do coração!






:















4 comentários:

  1. Não custa nada tirar o cateter Cláudia, vais ver.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo exemplo Cláudia. Estou a passar pelo mesmo, aos 33 anos e encontro aqui alguma paz de espírito. Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida
    Já deu tudo certo, vai ver... Deus esteja ao seu lado lhe protegendo...
    Bjm fraterno e quaresmal

    ResponderEliminar
  4. Olé boa noite, o meu nome é susana tenho 38 anos e cancro da mama, ou melhor, tinha! Fiz mastectomia em junho acabei as 6 quimios em Novembro e a radioterapia, á poucos dias, também tenho de tomar herceptim, que pelo que li, também tomou. No entanto e como o coração têm acusado toxidade ainda não iniciei e já me estão a falar em não levar... fico assustada com essa ideia pois sei o quanto é importante levar. Sou seguida em Coimbra, gostava que me desse umas dicas, de onde foi seguida, se tomou alguma medicação para proteger o coração dessa toxidade ou se têm conhecimento de trtaentos adicionais para que mesmo com alguns problemas cardíacos se possa avançar para a cura. Beijinhos Obrigada.

    ResponderEliminar