sábado, 21 de julho de 2012

Que posso dizer?


O que posso dizer quando a minha vida dá tantas voltas que eu não consigo controlar? A minha vida tinha um plano, uma estrada, mas desde o inicio desde blog que não controlo a direcção em que sigo. Escolho acreditar que alguém me guia e sabe exactamente o que está a ser feito na minha vida, porque eu não faço a mínima ideia onde estarei ou o que estarei a fazer ou quem estarei amanhã.

Quem acompanha este blog há muito tempo, sabe que o meu marido foi o meu pilar durante os tratamentos. Começámos 2010 com uma gravidez que deu em aborto retido e depois em Junho fui diagnosticada com o cancro. Ele esteve sempre lá, em todas as consultas, em todos os tratamentos, em todos os momentos em que eu precisei, nos 2 anos de tratamento. Deu-me as injecções das defesas na barriga (que só este ano me confessou que foi uma das coisas mais difíceis que teve de fazer), brincava com as enfermeiras da salas de tratamento trazendo o bom humor e o optimismo, recusou-se a deixar o hospital sem que visse que eu estava bem depois da operação, sempre fez tudo por mim, sempre alegre, sempre bem disposto. Mas interiormente algo se quebrou nele, que eu, concentrada na minha cura não me apercebi. Só depois de finalizar o herceptin, aos poucos, me fui apercebendo.

Muito resumido, o amor que ele tinha por mim, o amor de marido, de amante, desapareceu. Os psicólogos dizem que ele quis tanto cuidar de mim, quis tanto que eu estivesse bem, que se anulou a ele próprio e substituiu o amor que me tinha por um amor de pai, que é o amor de quem cuida. Nunca pensei que isso pudesse acontecer. Ele ama-me, mas não se sente atraído por mim, nem tem paixão por mim.

È certo que ouvimos dizer que o cancro "mata" muitos relacionamentos, mas isso acontece mais na fase dos tratamentos. No meu caso, o meu relacionamento com o meu marido era muito saudável, raramente tínhamos discussões, raramente discordavamos das coisas, temos muita coisa em comum. Mas quando contamos às pessoas o que nos aconteceu elas não estranham, acham normal depois de tudo aquilo por que passámos.

Eu não acho normal. E esta era a última coisa que eu esperava que me acontecesse.

Assim, de um casamento de 4 anos e 11 anos juntos, apenas ficou uma grande amizade e já não vivemos na mesma casa.

A Lição: Nunca, mas nunca mais vou deixar um marido ou namorado meu cuidar de mim quando ficar doente, nem que seja uma constipação, (acho que acabei de ficar traumatizada). Penso no ditado "Quem ama, cuida"... bem, no meu caso foi levado demasiado à letra...

Como me sinto?
Eu choro. Basicamente isso é o que acontece comigo pelo menos uma vez por dia. Chorar faz bem, liberta-nos a alma, a tensão do corpo e eu quero continuar a preservar o estado de saúde pleno do meu corpo.

Mas como andava um pouco cansada desta tempestade emocional resolvi "fugir" uma semana para a Republica Dominicana com a minha irmã. O mar e o sol ajudaram-me a sentir melhor. Fiquei muito feliz por constatar que o meu braço (o que não tem gânglios) se portou muito bem com o calor e com o mar. Claro que tive muito cuidado com ele e com o peito, sempre protector 50 e saía da àgua e ia directamente para a sombra. De qualquer maneira consegui ficar um pouco morena.


(Sou a de azul)



Voltei menos cansada.
Não estou com nenhuma depressão (o que podia ter acontecido com tudo a ruir na minha vida). Acho que é o reiki, a meditação e as afirmações positivas que me fazem levantar da cama e ter fé que tudo isto tem um propósito muito bom para a minha vida. Os amigos também têm sido incansáveis. Tenho bons amigos que me apoiam muito e que estão comigo desde sempre.

Olho para a minha vida e sinto que não tenho controlo de nada. Basicamente vejo a minha vida em duas fases separadas: a antes do cancro e a depois do cancro.

Antes do cancro:
* Pensava em engravidar
* Tinha um marido maravilhoso
* Tinha um bom emprego onde ganhava 1700 euros e onde já trabalhava há 10 anos

Depois do cancro:
* Não sei se alguma vez voltarei a arriscar engravidar novamente
* Não tenho marido
* Por não ter marido, não posso colocar papeis para adopção (e depois são precisos 4 anos de casada)
* Não tenho emprego
* Não tenho rendimento
* Não tenho subsidio de desemprego (porque durante os tratamentos me confundi com as baixas e não as entregava no prazo maximo de 5 dias na Segurança Social... faltam 30 dias para o prazo de garantia. Agora disseram-me para escrever para o "departamento de doenças" a explicar porque é que eu não tinha entregue as baixas a horas. Portanto, ainda não perdi a esperança.)

Mas há algo muito importante que eu tenho: a Saúde. Mês de Agosto é mês de revisão! Mas sinto que está tudo bem. Contudo não me apetecia fazer as analises ao sangue, nem a ecografia vaginal (ainda nem sequer a marquei!). Há dias em que me esqueço de tomar o tamoxifeno (a minha médica bater-me-ia se soubesse disso!), por falar nisso vou tomar já que ontem não tomei!. 

* Dor da anca - desapareceu desde que estive no mar. 
* Dor nos ossos das pernas - só aparecem se fico mais nervosa
* Dedo do pé - desde que a unha caíu que agora me anda a chatear à medida que cresce. Parece que está a querer encravar e já tenho a pele negra à volta da unha nova porque cria um liquido transparente. Amanhã vou à médica do centro de sáude e mostro-lhe.
 * Afrontamentos - Não consigo distinguir entre o que é dos afrontamentos e o que é deste calor LOL

O que vou fazer a seguir?
Não sei. 

Beijinhos para todos.




41 comentários:

  1. Nem sei o que te dizer...o meu marido também é o meu maior pilar e não me deixa fazer nada.....muitas vezes já pensei k isso me pode vir a acontecer.....Cláudia continua sempre com esse positivismo a que nos habituas-te e apoia-te nas pessoas que te amam. Quando as nuvens desaparecerem o sol vai voltar a brilhar, ainda com mais força. Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tânia, vive cada dia com optimisto e vais ver que vai tudo correr bem. Também tenho amigas que passaram pelo mesmo e em que a relação com o marido ainda ficou mais forte. Vais ver que o mesmo vai acontecer ctg! Beijinhos enormes.

      Eliminar
  2. Um beijinho muito grande para ti LINDA
    Muita FORÇA para superares tudo com êxito
    Bjs
    Marta Monteiro

    ResponderEliminar
  3. Nunca se sabe o caminho...

    Ele vai-se fazendo e vai de surpresa em surpresa.

    Hoje estás bem, sentes-te saudável, és nova és bonita!

    Amanhã é outro dia, e o destino levar-te-à para o lugar certo.

    É só confiar no poder espiritual ou nas tuas fadas... como queiras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraço Enorme Laura! Qualquer dia tenho de te ir dar um abracinho gigante que tenho saudades tuas!

      Eliminar
  4. Não tenho palavras porque o que é que se diz a uma lutadora como tu? Quem sou eu para te dar força? Digo apenas isto, cada vez te admiro mais.

    ResponderEliminar
  5. Oieee!! Você é mais que uma vencedora! Claro que nem tudo são flores, perdemos muuuita coisa com essa doença, mas ganhamos lucidez para perceber os erros e seguirmos adiante sem repetí-los! Vai ficar tuuuudo bem e vai dar tuuuudo certo!! Muitos beijos!!! E venha para o Brasil para aproveitar um solzinho!!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Claudia! Comuvi-me a ler a tua cronica, não deve ser facil o que passas te, a nivel de saúde tambem passei pela mesma coisa, na diferença de ter feito mastactomia radical e ser solteira sem marido ou namorado, vivo com essa sombra a perceguir-me de será que alguem um dia se vai interessar por mim!? pergunto-me muitas vezes isso, não por que não tenha valor mas pelo interesse sexualmente de um homem. Tenho medo que ele ao aproximar-se por mim sinta isso mesmo pena e nada mais.Isso não implica que não seja feliz, mas uma felicidade de outra forma, a felicidade da vida, da familia, dos amigos e dos sobrinhos maravilhosos que eu tenhos! Força beijos e acredito que o melhor ainda está para vir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, temos de acreditar que seremos amadas como somos! Porque o amor quando vem faz com que a pessoa que nos ama goste de nós de qualquer maneira, com cicatrizes ou sem, com mama ou sem mama. Haverá uma pessoa que nos amará pela totalidade daquilo que somos no momento. Acredito nisso! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Obrigada a todas as outras meninas, pelo apoio que sempre me deram.

    Beijinhos a quem deixou comentário e temos sempre de ter fé que amanhã é um dia melhor! :D Afinal... os milagres existem mesmo! Beijinhos gigantes!

    ResponderEliminar
  8. Só vale ser anónimo quem quer fazer o bem e ajudar.

    Ponham os nomes seus seres iluminados.

    Só os cobardes atiram a pedra e fogem!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Olá Boa Tarde como o mundo é pequeno , desde á um tempo atrás tenho por habito ler uns blogs e em especial de alguem que passou e está a passar por um problema como o teu e qual não é o meu espanto que na foto que postaste vi lá uma pessoa que já vi algumas vezes por aqui onde moro(a tua irmã).
    Força e que tudo corra bem para o futuro porque o passado já não interessa.Ass.Susana Patricio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Susana! O mundo é mesmo muito pequenino! :) Abracinho enorme!

      Eliminar
  10. Olá Cláudia,

    Parece que foi ontem que comecei a seguir este blog, recomendado por um amigo da tua irmã, mas já se passaram dois anos. Como, também, já fui colega de trabalho da L. do Reiki e da M.T., que já faleceu, era como te conhecesse de verdade e não apenas neste mundo virtual. Por diversas vezes, estive para "postar" um comentário para felicitar a tua coragem nesta enorme Luta, mas acanhava-me sempre, porque na verdade não nos conhecemos, porém hoje não posso deixar de te dar uma palavra de Força. Não posso dizer que sei que deve ser díficil, porque na realidade não o sei, pois nunca passei pelo mesmo. Mas é como tu dizes: acredita que alguém te está a guiar para que consigas alcançar a Felicidade nos vários planos da tua Vida. Força e nunca desistas de lutar. Tens sido um grande exemplo de inspiração.

    Ass.: Maria João Lopes

    P.S.: Espero que não te importes que te trate por tu, pois somos praticamente da mesma idade (tenho 32 anos) e no ano passado "ajudaste-me" enquanto esperava pelo resultado de uma biópsia (BI-RADS4) que se veio a revelar num simples fibroadenoma (graças a Deus). E desculpa pelo testamento, mas pelo que te "conheço", mereces!!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos grandes Maria João Lopes e sempre que precisares de ajudar para o que for preciso é só me contactares está bem? :) Sempre com fé e alegria!

      Eliminar
  11. Olá querida,passando pra desejar a vc uma semana abençoada!
    Abraços....


    http://aninhavitoriosa.blogspot.com.br/


    Ahhh será uma prazer recebe-la em meu humilde blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já o estou a seguir Aninha! :) Beijinhos e tudo de bom!

      Eliminar
  12. Um beijinho grande Claudia :) vamos acreditar que dias melhores vão chegar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que tudo acontece por uma razão e que coisas maravilhosas estão a caminho.
      Abracinho grande Lina!

      Eliminar
  13. Cláudia, acho que és uma grande mulher! Espero ter grandes notícias em breve! Desejo-as muito. Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  14. Olá Cláudia, muito fixe essa "fuga" para a Republica Dominicana! Eu costumo fazer o mesmo, quando estou quase a explodir... Serve para respirar, recalibrar energias e reagrupar as forças! Estás com muito bom ar, queimadinha! ;)
    Quanto ao fim do teu casamento, fico com pena e compreendo a tua desilusão. Revejo-me também na tua revolta, parece que o cancro te roubou de tanta coisa boa que tinhas na tua vida... Mas é como dizes, outras coisas boas (e pessoas boas eheh) vão aparecer na tua vida, e apesar de as coisas parecerem agora um turbilhão, acho que com o tempo vais conseguir transformar a tua vida para melhor.
    Um grande beijinho e espero que Agosto traga boas noticias a nível de saúde! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvina! Como estás? Tudo bem?
      Eu adoro estas escapadinhas! Renovam a minha alma, é uma das coisas que mais gosto de fazer. Ás vezes fugir ajuda-nos a colocar a cabecinha no lugar.
      Coisas maravilhosas vão nos acontecer, vais ver, tenho a certeza!
      Beijinhos enormes!

      Eliminar
  15. Querida, minha irmã pediu para que eeu lesse seu blog, quando eu adoeci afastei meus filhos de mim por não querer vê-los sofrer, assim que fui capaz de entender o que acontecia comigo mandei meu marido embora também.Voltei para a casa dos meus pais e fui ser filjha novamente, depois de um mês já mesentia forte o suficiente para montar uma nova casa e hoje moro com meu filho, meu marido voltou para ame namorar ele vem fica comigo só que não mora mais do meu lado.Nesta nova situação não sinto desprazer nenhum, é tão mais fácil vê-lo ir embora e voltar como um namorado.Ainda divido com ele todas as ansiedades, mas não preciso ouvir ele reclamar da comida que não ficou boa porque eu não quis caprichar, não sei onde isso vai parar,mas tinha quase certeza de que ele não iria ficar.Tenha a certeza que tudo vai melhorar e na hora certa vc tão linda vai encontrar seu verdadeiro amor, infelizmente as mulheres ainda criam seus filhos homens para serem cuidados e não para cuidarem!!!!!!Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcia! Que bom ouvir que está bem e que se sente bem! Isso é de facto o mais importante! Cada uma de nós lida com a doença à sua maneira, o nosso instinto de sobrevivencia assim o decidi. Seja o que fôr temos de fazer aquilo que nos faz sentir bem e principalmente amar-nos a nós sempre primeiro. Como já dizia um anuncio português "se eu nao gostar de mim, quem gostará?".
      Beijinhos enormes e a continuação de uma saúde sempre 5 estrelas!! :D

      Eliminar
  16. Oi minha linda.
    Espero que você esteja bem!
    Pois és merecedora.
    Nada melhor como tempo.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo cura tudo Wilma! Abraço enorme para ti e continuação de tudo de bom! beijinhos

      Eliminar
  17. Muito obrigada Cláudia, do fundo do coração. Eu também tive cancro de mama. Foi a Cláudia com o seu positivismo com a sua força, com as suas palavras, que eu absorvia cada uma delas como se fossem uma bíblia que muito me ajudaram. Rezei por si, senti a sua falta e preocupação quando estava algum tempo sem saber de si, por não escrever. Quando me sentia sozinha e desesperada ia procurar no seu blog a força para ir em frente. Fiz 3 Fec e 3 doxetaxel, fiz mastectomia, esvaziamento total da axila com 18 herceptins pela frente dos quais já fiz 16, parecia papel químico e isso dava-me forças para ir em frente.
    Nesta altura da sua vida estou consigo e vou continuar a acender uma velinha e continuar a pedir a Deus por nós.
    Bjs

    Alice Manuela Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice! O seu comentário alegrou-me muito o coração. Foi para ajudar que criei este blog e fico tão feliz que isso continue a acontecer. Estás quase no final Alice, quase, quase e no fim faz uma festa daquelas!!! :D
      Obrigada por rezar por mim, agradeço muito. Também vou pedir pela Alice nas minhas orações.
      Se tiver facebook diga que eu envio-lhe o meu e posso juntá-la a uns grupos muitos positivos que por ali se encontram.
      Beijinhos enormes e sempre pensamento positivo. Já só faltam duas Alice! Duas! :)

      Eliminar
    2. Agora já só falta um herceptin!
      A Cláudia é uma pessoa muito bonita e generosa, tanto por dentro como por fora,vê-se pelo seu blog, nunca deixe que alguem estrague toda essa força de viver, mesmo nas horas mais dificeis...
      Tem um sorriso muito bonito, sorria sempre...
      No facebook sou a Alice Manuela.Um beijo grande do fundo do coração.

      Eliminar
  18. Olá Cláudia, encontrei este blog hoje e foi do melhor que me podia acontecer...precisava desta leitura. Terminei o Fec e já fiz uma sessão do Docetaxel. Revejo-me completamente na tua descrição dos sintomas. Trabalho na Cuf Descobertas e por isso sei que deves ter sido vista pela Dra Beatriz ( não faz mal divulgar o nome, ela não se importa :)) Ela é realmente um anjo...quanto ao que contas aqui, lamento. Mas não posso deixar de referir que tiveste um homem com "h" grande ao teu lado durante todo o processo. E este processo é traumatizante para todos os que te amam...eu já estive do outro lado e deste e posso afirmar que para mim foi mais dificil e desgastante acompanhar que tem sido até agora vivenciar. Infelizmente as coisas não correram bem e perdi o meu ex- companheiro. Neste momento tenho um relacionamento de 10 anos quase perfeito, mas também tenho consciência que isto nos irá mudar...para bem ou para mal. Acredita numa coisa...depois de tudo o que ele tem sido para mim o minimo que eu posso desejar é que ele seja feliz. Se um dia ele achar que eu já não o posso fazer feliz pois então que vá em busca dessa felicidade. Se vou sofrer e chorar? Claro que sim. Mas por outro lado irei abrir mão e procurar um novo caminho se assim tiver que ser...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mini,
      Gostei muito de ler o seu comentário no meu blog.
      E sim, foi a Dra Beatriz que foi o meu primeiro anjo e foi ela que deu a triste noticia. Ela que chegou ao pé de mim e me disse "Se quiser faço-lhe já a biopsia pois qualquer médico vai lhe pedir e se quiser eu faço já." Eu que quando me tinha levantado nessa manhã nem sequer imaginei que ia fazer uma mamografia. Ela foi incansável e recomendo-a a todos os que comigo contactam. Uma médica que está mesmo interessada em ajudar e que se preocupa.

      Em relaçao ao meu ex-marido compreendo tudo o que escreveste e sentes como eu. Só quero que ele seja feliz (comigo ou sem mim) porque ele, tal como eu, merece sentir a felicidade. Este tipo de situações é muito dura para quem a vive e para quem a acompanha. Muitas vezes me queixei pelo facto de não haver apoio psicologico para a pessoa que tem de viver com estes tratamentos todos os dias. Mas o facto é que não há. E eu, tão concentrada que estava na doença, não dei conta de o amor dele por mim se ter modificado.

      Mini, namora com o teu marido e aproveita-o ao máximo. Acontece muito haver relações saírem mais fortes depois de um cancro e pode ser que os teus tratamentos não tenham uma duração tão longa como o meu (pode ser que nao faças herceptin). Quem sabe a vossa relação ainda não fica mais forte? Acredito que sim, continuo a acreditar no amor apesar de tudo o que me aconteceu e as pessoas são diferentes e reagem às situações de maneiras diferentes.

      Beijinhos grandes e se quiseres me encontrar no facebook envia-me um mail. Existe uns grupos muito bons que te posso apresentar.

      Um mês alegre com muito amor no coração. E uma boa recuperação! :)

      Eliminar
  19. Cláudia, sem duvida que cada pessoa reage de forma diferente...mas senti necessidade de partilhar o que sinto contigo afinal hoje conheci-te há dois anos :). Já te enviei pedido de amizade...agradeço de coração a tua disponibilidade para me dares umas dicas sobre os tais grupos. O meu médico aconselha que fale com o psicólogo do Hospital, mas não sei se estou pronta ainda...mil beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu recebi um pedido de amizade mas nao sei se é o teu. tens de me dizer o teu nome ou o teu mail. :) beijinhos

      Eliminar
  20. Oi Claudia, fiquei emocionada com o que vc escreveu, pois quando passamos por alguma doença é que vemos quem é realmente nosso amigo, pois a maioria das pessoas somem... fui diagnosticada com ca de mama em outubro de 2010, minha quimioterapia acaba em agosto (esse mês) de 2012 graças a Deus. Que Deus a abençoe e restitua em dobro tudo aquilo que você perdeu. Abraço!Erica

    ResponderEliminar
  21. Oi Claudia, fiquei emocionada com o que vc escreveu, pois quando passamos por alguma doença é que vemos quem é realmente nosso amigo, pois a maioria das pessoas somem... fui diagnosticada com ca de mama em outubro de 2010, minha quimioterapia acaba em agosto (esse mês) de 2012 graças a Deus. Que Deus a abençoe e restitua em dobro tudo aquilo que você perdeu. Abraço!Erica

    ResponderEliminar
  22. Claudia, já não vinha há algum tempo ao teu blogue e não fazia ideia de que isto tinha acontecido... Sei que só nos vimos uma vez mas guardei-te no meu coração. Muitas vezes, em conversas, falo de uma amiga, chamada Claudia, que batalhou contra o cancro da mama e venceu, que teve força e é um grande exemplo para todas nós. É com lágrimas que te escrevo isto. Não sabia que tinhas passado por mais uma fase tão dura... e mais uma vez mantiveste a tua força e a tua vontade de viver. Às vezes queixo-me dos meus problemas de ansiedade, de não conseguir fazer nada sozinha mas depois vejo a tua história, a tua força e também tenho vontade de vencer. Obrigada por seres uma verdadeira inspiração! Um beijinho muito, muito grande! Força *

    ResponderEliminar
  23. És linda e uma mulher cheia de força, fiquei tua fã.
    Nunca percas esse sorriso lindo. Um beijo e muitas felicidades e saúde!

    ResponderEliminar
  24. Oi.
    Antes de mais nada, parabens pelo blog, por todas as informacoes e pela sua coragem de encarar esta situacao!
    Meu nome é Thais, sou brasileira, gostaria de me informar melhor a respeito dos efeitos colaterais do medicamento "tamoxifeno farmoz". Eu gostaria de ajudar uma pessoa na familia com tumor na mama. O humor dela varia constantemente, hora esta normal, hora esta nervosa e a ralhar sozinha ou com pessoas a volta. Voce que tambem esta passando por essa situacao dificil, saberia me informar se isso é normal devido ao remedio e se acontece com voce tambem? Eu me dava muito bem com essa minha parente e ela depois de me agradar, brigou comigo sem motivos, me ofendeu, estou sem entender e muito mal. Entao tive a ideia de pegar o nome do remedio e ver na internet se consigo encontrar uma explicacao para o que vem acontecendo com ela. Voce acha que pode ser cosequencia do "tamoxifeno farmoz"? Obrigada

    ResponderEliminar