sexta-feira, 20 de abril de 2012

Está tudo bem


"Está tudo bem", esta passou a ser a minha frase favorita. A alegria que se apodera da nossa alma quando acabamos de fazer um exame e a ouvimos é algo que vibra em todo o nosso ser. Para um doente oncológico, o estar tudo bem é como um pequeno milagre e uma grande vitória. A sensação de que tudo valeu apena e de que nos deram uma 2º hipótese de vida. Porque todos os dias são importantes e cada novo dia é uma celebração.

Durante este mês e o mês passado ouvi algumas vezes "está tudo bem", para minha felicidade. 

Quando termino qualquer exame pergunto sempre o resultado e as médicas que o executam geralmente são simpáticas e dizem-me logo.
O que andei a fazer de exames de rotina?

MAMOGRAFIA E ECOGRAFIA MAMÁRIA
A primeira ecografia mamária e mamografia depois do processo pelo qual um doente oncológico teve de passar é de fazer tremer até a mais forte de nós. A espera para a entrada do exame é angustiante, quanto mais minutos passam mais nervosas ficamos. Mas estava tudo bem.

ECO-VAGINAL (Quistos nos Ovários)
Apareceram-me 2 quistos nos ovários. Um deles tem quase 7 cms, mas aparentemente é limpinho. A médica que me fez o exame falou logo em eu fazer uma ressonância, mas a senologista não se debruçou muito sobre isto e vamos continuar a fazer a eco-vaginal de rotina de 3 em 3 meses. Estes quistos são uma consequência directa dos comprimidos Tamoxifeno.
Fiquei contente por não fazer a ressonância. Uma pessoa farta-se de exames médicos e no meu intimo sinto que tudo vai ficar bem.

CINTIGRAFIA (OSSOS)
Voltei a fazer um cintigrafia aos ossos. Os ossos doíam-me muito na parte do fémur, especialmente o esquerdo. Era uma dor interior, como quando fazemos quimio. Felizmente a cintigrafia estava exactamente igual à anterior feita há 2 anos atrás. As dores de ossos acontecem, provavelmente, devido ao herceptin que terminei em Novembro. O corpo deve ter entrado numa espécie de ressaca por ter criado um certo hábito à droga que levei de 3 em 3 semanas durante um ano. Ou isso, ou são dores nervosas, porque se me sentia mais tensa aumentavam a intensidade. Está tudo bem, relaxei, e ultimamente não as tenho tido.

ECO ABDOMINAL (FÍGADO)
Aqui é que a médica levantou a sobrancelha quando olhou para os resultados das análises ao sangue que fiz em Janeiro. Não gostou dos valores alterados do fígado, aliados às minhas dores de ossos e por isso pedi-me para fazer uma eco-abdominal. Estava tudo bem.


"- Claudia, desculpe tê-la mandado fazer mais exames. Mas com a Claudia é tolerância zero - diz-me a Senologista.
- Não faz mal doutora. Assim ficamos as duas mais descansadas - porque é de facto um alivio ter a confirmação num relatório de exame."

Depois passou-me os marcadores tumorais para fazer antes da consulta de Agosto. E até lá é tudo, só tenho de limpar o catéter (que fiz hoje).

Outras coisas...






UNHAS
Perguntei se havia alguma solução para as minhas unhas fraquinhas (quebram-se parecem manteiga)... ela disse-me para esquecer as unhas. Tem uma colega que é médica e que teve cancro da mama às 6 anos atrás e que as unhas continuam uma desgraça.




MAMA
Quando a médica me faz a apalpação a mama operada ainda doí (passou mais de um ano desde a operação) ao que ela me respondeu: "E vai doer durante 20 anos... é sinal que tem mama."

CABELO
Desde que o herceptin terminou que o cabelo começou a crescer mais. Como o meu nasceu muito seco (aliás ele já era seco antes de ter caído), a médica aconselhou-me a comprar Queratina creme, que é o que ela põe no seu cabelo. Ainda não comprei, quando experimentar digo-vos qualquer coisa.

AFRONTAMENTOS
Os afrontamentos são como calores dos trópicos (como esta semana me dizia uma amiga minha). E que calores! 
Há momentos que parecem que vêm como ondas constantes do oceano, noutros dias existem tão poucos que quase acreditamos que vão desaparecer de vez. Parecem-me, a mim, que são cíclicos. Dentro da minha mala tenho um leque preto e não tenho qualquer problema em me abanar em qualquer sitio que me encontre.
O pior dos afrontamentos são as noites. Levanto-me, bebo àgua, e espero que passe até poder voltar a dormir. Ás vezes acordo mais cansada do que quando me deitei. Uma noite sem acordar, é uma noite abençoada e dou cada vez mais valor a essas noites.

(Um ano antes do cancro e um ano depois do cancro... e curiosamente o mesmo kispo serviu-me... claro que eu agora nao uso tanta roupa grossa por baixo do casaco por causa dos afrontamentos)


 DIETA E EXERCÍCIO


Sabendo que tudo estava bem no meu corpo, estou determinada em emagrecer, mesmo tendo de tomar os comprimidos tamoxifeno e mesmo sem período (veio uma vez em Novembro e nunca mais voltou) Tem de se tentar, não é?


Assim, comecei com uma dieta, que basicamente é contar calorias. Encontrei-a, através de uma amiga, neste site:


Além das calorias, também se coloca o exercício que vamos fazendo e no final do dia, dá-nos uma estimativa do peso com que estaremos daqui a 5 semanas. Tenho realmente me esforçado e já está a dar frutos, já perdi 1 kilo esta semana, fazendo também cerca de 30 minutos de bicicleta. Sei que depois do tamoxifeno será mais fácil emagrecer, sei de pessoas que depois de terem terminado os comprimidos voltaram ao peso inicial.
Não sinto quaisquer diferenças de apetite com os comprimidos (tenho amigas que sim, incluindo desejos de coisas doces).




MUDAR DE VIDA




Acredito que não são apenas os tratamentos que curam o nosso corpo. Como a Senologista me disse aquando a minha primeira consulta: "A cabeça é 50% da cura". Por isso decidi mudar a minha vida, o meu modo de pensar, sempre com o apoio incondicional do meu marido (que é o meu grande pilar).


Saí do emprego estável que estava há 10 anos, recusando-me a voltar a fazer as 4 horas diárias de transportes públicos. Esse foi um stress que terminei. Os meus amigos preocupam-se mais com o facto de eu não ter emprego do que eu própria, pois sinto que tudo vai correr bem, como se eu tivesse de passar por tudo isto com algum propósito (que talvez mais tarde compreenda qual é.).

Quero ganhar dinheiro a fazer algo que goste. E acredito que o vou conseguir.

Começo o meu dia com gratidão. Gratidão por estar viva, por estar saudável, por um novo dia maravilhoso que tenho à minha frente, por estar no caminho certo, pelas pessoas que existem à minha volta, por tudo o que me lembrar. Depois do pequeno almoço faço uma hora de meditação que pode ser reiki, afirmações, mantras, meditações especificas, ou até ler sobre determinados assuntos que envolvam o sentimento de paz de espírito.


Antes de adormecer penso em todas as coisas do dia, e volto a agradecer por tudo o que me lembrar.

No mês passado fiz o 3º nivel de reiki. No próximo ano ficarei mestre. Nunca teria chegado até aqui se o cancro não tivesse aparecido. Continuo a receber reiki de 3 em 3 semanas, para mim é método para o resto da minha vida (relembro que em 15 dias - da 1º data da eco mamária e mamografia, até à 1º ressonância - o tumor diminuir imenso só com o reiki.).

Tenho lido e feito os exercícios da Louise Hay e aconselho o livro dela "Pode curar a sua vida". Tenho uma edição de bolso da Berthand. Todos os dias faço as suas afirmações. E tenciono ler todos os livros delas e ouvir as suas meditações. Quero sobretudo aprender cada vez mais.


A Louise Hay acredita que 90% das doenças têm uma origem emocional. Neste pequeno livrinho, para cada órgão e doença ela indica uma causa/origem provável e a afirmação que devemos efectuar para obter a cura. Relativamente ao cancro ela diz que surge muitas vezes por ressentimento e, de facto, eu estava ressentida. Já decorei a frase dela para o cancro e repito-a todos os dias:


"Com amor perdoo e liberto todo o passado. Escolho encher o meu mundo com alegria. Eu amo-me e aprovo-me a mim mesma".

E de facto sinto-me feliz. As pessoas à minha volta também o sentem. E o meu desejo é também o de transmitir esta minha alegria aos que me rodeiam.

Talvez esteja agora a fazer as pazes com o meu corpo, como me tinham dito.

Beijinhos a todos os que acompanham o meu blog que espero que transmita muita fé a todos os que o lêem.



4 comentários:

  1. Querida Cláudia,

    Adorei ler-te. Estás extremamente segura, positiva e em paz. Para além disso, estás linda, como sempre, e extremamente simpática para com os teus leitores.
    Com todo este alto astral, só pode continuar tudo a correr lindamente até mesmo as tuas unhas ficarem num estado invejável. LOL

    Beijocas larocas
    *___*

    ResponderEliminar
  2. Eu vou iniciar a minha batalha agora.... mas confiante que tudo vai correr bem, estou optimista. A minha família e amigos transmitem-me muita energia positiva.
    Cláudia, admiro a tua força, e acredita que se superaste esta dura batalha, qualquer coisa agora é nada.
    Um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  3. Só conheci o seu blog hoje e já quase o "devorei" todo!
    Desejo-lhe muita felicidade e muita saúde... Porque a força já a tem!!!
    Obrigada por este "relato" da sua vida, que nos ensina a dar valor às coisas mais simples e tomadas por adquiridas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá!


    Tu és linda. Há muito tempo que ando para escrever isto, calhou hoje.


    O melhor do mundo para ti. Tudo


    Beijos

    Filomena

    ResponderEliminar