sábado, 7 de janeiro de 2012

Exames

Esta semana, foi semana de exames e um deles quase se transformou num filme de terror retirado de um livro do Stephen King.

Electrocardiograma e Ecocardiograma
"Tem o coração de um touro", foi a primeira coisa que o médico disse quando começou a ver no ecrã o meu coração bater.
Foi um alivio saber que as 18 sessões de herceptin que intoxicavam o coração não o deixaram afectado. :) Assim, também sei que pode recomeçar o exercício físico (moderado) sem me preocupar com a saúde do coração.

Colondoscopia com anestesia

*A preparação
A preparação para a colondoscopia é uma coisa chata. Não é difícil, mas é deveras aborrecida. Nos 3 dias antes comecei uma dieta que só incluía pão branco, manteiga, arroz, batata, ovos e carnes brancas e peixe magros. Na véspera passei para uma dieta liquida onde basicamente só comi gelatina de morango, que me saciou a fome.

Às 8 e meia da noite comecei a tomar o preparado para o exame: 4 litros de água com pó cujo gosto deixa muito a desejar. (o meu chama-se Klean-Prep). A cada 15 minutos um copo e o que me safou foi que sempre que acabava de beber aquilo colocava uma rodela de limão na boca para retirar logo o sabor esquisito e aguentar aquela água no estômago.

Duas horas depois começou a casa de banho... eram 10 e meia da noite, só saí de lá à 1 e meia da manhã. Tinha o rabo gelado! As pernas tapadas com o robe e o corpo enrolado a uma manta para ver se não me constipava. Mas apesar do desconforto até estava de bom humor! No dia anterior tinha feito reiki e isso sempre me dá uma sensação de paz e de segurança.

No fundo pensei que a preparação fosse pior, pois imaginava que me provocasse dor de barriga (tenho pânico de dores de barriga), o que não aconteceu.

Um conselho, não comam gelatina de morango na véspera. É que quando começamos na casa de banho a cor que começou a sair era como se fosse sangue. Apanhei um susto!!! Comam gelatina de ananás que é amarelinha!

* A picada: O filme de terror

Quem acompanha este blog sabe que eu tenho um cateter desde o inicio desta batalha. Custou-me a pôr, faz-me impressão quando tocam nele, fiquei um pouco traumatizada com o processo apesar de o adorar pois possibilitou-se fazer todos os tratamentos sem grande esforço.

Mas fico receosa quando qualquer enfermeira quer tocar nele, especialmente porque ele está profundo. E, como sempre me têm achado uma veia para fazer os exames, nunca precisam de ir ao cateter.

Para levar a anestesia tinham de me picar numa veia. Foi horrivel! Comecei mentalmente a rezar para que me fosse encontrada uma veia sem grande sofrimento.
O braço esquerdo foi picado 8 vezes e no final eu já estava assim:


Depois queriam-me picar o braço direito, mas eu não deixei. Só pensei em como a minha Senologista, a Oncologista e a fisioterapeuta me matariam se eu deixasse alguém espetar o braço que não tem ganglios! Nem pensar! No braço direito ninguém toca!

"Sabe que isso de não se poder picar no braço direito é um mito", disse a anestesista muito sabichona, "Uma pessoa também se pode cortar com a faca da cozinha e não é por isso que o braço incha. Além disso no IPO já picam o braço quando passam 5 anos desde a operação".
Ela bem podia dizer o que quisesse, mas no meu rico bracinho direito ninguém toca.

"
- Vamos tentar nos pés" - disse a anestesista
"-
Nos pés?" - nunca ninguém me tinha espetado nos pés. Estava com medo que doesse mais do que no braço e na mão.

Houve um momento em que me estavam a espetar em dois sítios ao mesmo tempo. Uma enfermeira no antebraço e a outra no pé esquerdo. A do braço doía muito mais e ficou hoje com este aspecto:



Parecia que era um concurso para ver quem apanhava a veia. E provavelmente a enfermeira que estava no meu braço queria fazer um brilharete ao pé da médica (mas não conseguiu). Toda eu tremia.

"- Desculpem, mas eu quero desistir do exame, está bem?" - Eu queria desistir. Não queria saber o tempo que tinha perdido na preparação, queria sair dali e daqui a uns meses fazia o exame noutro sitio em que a anestesia não fosse por picada. Nenhum daqueles enfermeiros iam tocar no meu rico catéter. Eu também não deixaria, não me inspiravam confiança.

- Vamos só fazer mais uma tentativa no outro pé. Se não conseguirmos desistimos.

E eu deixei. E eles conseguiram.

Pelos menos 6 enfermeiros à minha volta enquanto isto acontecia, e ao meu lado ouvi dizer que o senhor que tinha saído do exame estava chocado com o que me estavam a fazer. Nenhum enfermeiro me segurou a mão quando gritei com as dores das várias picadas (pelos vistos não são pagos para isso). Mas recordo-me bem quando fiz a biopsia da mama e uma querida enfermeira segurou-me na mão durante todo o exame e me acalmou, existem anjos à nossa volta.

* O exame
Colocaram-me oxigénio no nariz, e nem me avisaram quando começou a anestesia. Quando dei por isso já acordava na maca.
A dormir o exame não custa nada a fazer.
O médico veio ter comigo e deu-me o resultado. Estava tudo bem, tudo normal. E eu suspirei de alivio, mais uma vez.
Depois do exame ficamos com a barriga inchada e ar vai lentamente saindo. A mim doía-me um pouco, mas nada que fosse mau.

À noite não consegui dormir bem. Não quis tomar o xanax porque os meus valores do fígado aumentaram um pouco (em dezembro tomei mais calmantes devido ao stress da Segurança Social). Mas quando fechava os olhos, voltava lá, estava naquela cama rodeada de enfermeiros que me queriam picar.

Acordei várias vezes. Hoje sinto-me cansada, mas estou feliz, dentro de mim uma voz diz "Estou viva" e fiz mais coisas hoje do que na semana passada inteira, quando estava ansiosa pelo exame. O coração doí-me, às vezes umas picadas fortes, mas sei que é ainda do nervoso do dia de ontem, pois ele estava bom nos exames.

Até o braço direito me doí hoje! A ver se faço reiki para ficar calminha.

Ps. Próximo exame mamografia e ecografia mamária. A ver se o marco, para me despachar disto. Estou tão farta de exames médicos, mas são necessários.

Ps2. O medico do relatório da eco vaginal escreveu vigilância apertada. A ver se faço novamente uma eco antes de Março.

10 comentários:

  1. Olá! Vai dar tudo certo em todos os exames. Estive com uma amiga portuguesa aqui no Rio e ela me falou muuuuuito bem do IPO... Combinei com ela de ir à Fátima, quem sabe não encontro com você? Mil beijos e sempre na torcida de que Sâo Veia sempre nos ajude!

    ResponderEliminar
  2. Que bom que tens as entranhas fixes :) os próximos exames tb vão estar OK ;)) beijokas

    ResponderEliminar
  3. Claudia, que via sacra!
    Mas se é necessário, que seja feito.
    Um bom Ano para você minha linda.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Amiga fico feliz por saber que esta tudo bem com os exames que fizeste!!!
    Beijinhos e continua assim sempre SORRIDENTE!!!

    ResponderEliminar
  5. Cláudia,
    Admiro a coragem com que enfrentas-te esse tormento. Uma coisa que à partida parece tão simples, uma picadinha e tanto sofrimento. Mas o mais importante foi que no final tiveste a merecida recompensa com o resultado dos exames.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  6. Claudia, realmente é uma batalha...tenha certeza que seremos vencedoras, aliás estamos sendo dia após dia.
    Beijos da Sol

    ResponderEliminar
  7. Olá! Meu nome é Nathália e sou do Brasil. Recebi diagnóstico de cancer de mama em 29/11/2011 e operei há 10 dias. Estou muito ansiosa em relação a quimioterapia e radioterapia que me aguardam e ao ler sua trajetória neste blog me deixou assustada, mas aliviada, por ter uma ideia melhor do que me espera... Sei que varia de pessoa para pessoa, mas prefiro conhecer meu inimigo (ou uma probabilidade de inimigo). Agradeço muito por você abrir sua experiência de maneira tão honesta. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que esteja tudo bem consigo Nathalia! Beijinhos grandes e muita fé! :)

      Eliminar
  8. Oi princesa tudo bem,espero que sim!!!
    Conheci seu blog através de uma amiga muito querida,e confesso que me chamou muito atenção!
    Sabe querida eu fui acometida pela doença do século ano passado,eu tive um tumor renal o qual já estava em estagio avançadíssimo,a médica que me atendeu me desenganou,pois o tumor tinha 28 cm 2.888 gr,meu estado era gravíssimo,minha chance era quase nada,mas querida,pra Deus o impossível se torna possível,eu estava quase morta mas Deus me trouxe a vida novamente através da minha FÉ...
    Fiz minha cirurgia em agosto do ano passado e estou ótima ,pro meu médico sou um milagre,pois eu não tinha chances!
    Mas Deus tinha um propósito em minha vida,eu fiz um blog onde conto tudo,minha intenção é ajudar quem está passando pelo mesmo!E eu digo a você princesa que não desista,tenha pasciencia Deus é contigo a todo instantes!
    TIVE CÂNCER E VENCI,VOCÊ TAMBÉM PODE,BASTA CRER!!!
    Conte comigo sempre,estarei aqui todos os dias,é só chamar e se vc quiser conversar meu MSN é: xha-dya1995@hotmail.com
    Bjus querida e fica com Deus :D Aninha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos Aninha! O teu testemunho é a prova que os milagres existem! Beijinhos grandes cheios de amor e luz no coração!

      Eliminar