segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Consulta de Senologia


Consulta de Senologia

Existe uma coisa que a minha senologista, além da parte médica, é um espectáculo: cumprimento do horário. Eu nunca vi uma médica ser tão certinha com as horas. No dia 26 de Dezembro, o dia seguinte ao Natal, 8:45 da manhã e já lá estava ela e eu já fui a 5º a ser atendida. Nove e dez e já estava a sair do hospital.


Mal me viu a médica pediu-me para retirar o gorro e exclamou enquanto tocava no meu cabelo: - Tanto cabelinho! E está forte!
Ela é realmente uma querida e foi pela sua personalidade que a escolhi para cuidar de mim desde o inicio. Gosto dela por me dizer logo no inicio da consulta:
- Sabe que esta vigia é para o resto da vida. O seu tumor tinha muito mal aspecto.
- Eu sei. Eu sei.
Mas penso, tudo se resolveu e vai continuar a resolver. Apenas preciso de seguir o meu caminho, vigiar e fazer reiki.
Depois ficou toda contente quando lhe disse que terminei o herceptin!

- Apalpação
A médica começa pelo pescoço, passa pelas axilas e depois o peito. Na apalpação estava tudo bem, mas quer que eu faça uma ecografia mamária e uma mamografia pois a mama direita está muito durinha ("Tem uma mama que parece uma menina de 16 anos!"). Recomendou-me um sitio especifico para fazer esses exames porque a médica que os faz é muito intuitiva e meticulosa.

- Soutien
Posso finalmente dizer adeus aos meus soutiens de ginástica! Mas no fundo acho que vou continuar a usa-los até ao começo da Primavera. Tou gorda, não me apetece comprar sotiens novos que depois me irão ficar largos. Além disso nas camisolas de Inverno não se distingue o tipo de soutien que uso.

- Cicatrizes
Diz que a da mama está muito boa (eu também penso o mesmo) e que todas as mulheres têm sempre uma mama maior que a outra e, portanto, aí não mexemos mais (nem eu queria! Ufff). Mas não gosta da minha cicatriz debaixo do braço. Diz que está feita e larga. No futuro quer mexer nela para a disfarçar. Não sei o que penso disto. Está debaixo do braço, não vejo a cicatriz nem penso nela a menos que me doa ou me olhe no espelho. É como aquele ditado "longe da vista, longe do coração", e é isso que acontece.

- Creme para as cicatrizes
Disse-lhe que estava neste momento a colocar creme nivea da lata azul, mas ela recomendou-me comprar "Oleo de rosa mosqueta", que é o que ela usa nas suas cicatrizes. Tenho de ver se o vou comprar.

- Coração
Pediu-me para fazer também um ecocardiograma (já não faço nenhum há quase um ano). Eu disse-lhe que ia fazer um ECG, mas ela diz que no ecocardiograma é que se vê bem. Isto porque o herceptin intoxica o coração.

- Próxima consulta
Só me conseguiu arranjar um consulta no computador para 16 de Abril 2012. O Estado não permite que se atenda mais de 15 doentes por dia e se ela o fizer é penalizada. É o país que temos actualmente, provavelmente se necessitar ainda vou à consulta a particular.

- Dor no Braço e na costela ao pé da mama direita
Normais. E ainda me disse "aqui também lhe deve doer" e tocou-me efectivamente num sitio que me doeu muito.
Queixei-me que me doia a mão (andei a semana toda a colocar voltaren e acho que o dedo indicador direito até inchou). Disse-lhe que a oncologista tinha dito que isto acontecia porque eu não utilizava muito o braço, ao que ela me respondeu: - Eu também não quero que o use!

Esqueci-me de lhe falar do aparecimento do período, não lhe mostrei a eco vaginal porque não tive oportunidade de a ir levantar (mas disse-lhe que o médico que a fez me disse que estava tudo dentro da normalidade - apenas um pequeno espessamento no útero e alguns quistos nos ovários). Também não lhe falei da minha falta de memoria e das minhas dores nas articulações dos pés... para quê? Já sei que são tudo ainda mazelas da quimioterapia.

E com ela é isto tudo... ainda não marquei a eco e a mamografia, mas o ECG e o Ecocardiograma devo fazê-los amanhã.

Na sexta feira vou fazer uma colonendoscopia. Nunca fiz nenhuma. Ainda tenho de ir comprar o preparado que se bebe antes. A senologista disse que o exame é fácil, mas que a preparação para ele é que era chata. Tem de ser feito, e sei que depois de o fazer vou ficar mais descansada. E é isso que eu procuro: um pouco de paz.



Subsidio de Desemprego

Como me atrasei a entregar as baixas, acabei de descobrir, na semana passada, que não tenho direito a subsidio de desemprego. :(

Sabem qual foi a primeira coisa que me passou pela cabeça quando descobri isso? Pensei "Como vou conseguir colocar os papéis para adopção sem rendimento?"



Como me sinto?

Cansada, esgotada, frustrada, ansiosa, triste... como se fosse uma falhada, mas tudo passa. Tudo é efémero e o importante é que haja saúde e tenha o meu marido abraçado a mim.

Bom ano para todos!



Ps. Sinto falta das minhas pestanas. Olho para os outros e vejo umas pestanas compridas. Sinto falta das minhas assim. Quem sabe um dia elas não voltem a crescer...


6 comentários:

  1. Claudia, só para te mandar um grande abraço e cabeça erguida! As pestanas vão voltar, e o resto também!
    Que 2012 te traga muitos momentos felizes!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Oi Claudia, tudo isso faz parte do pacote, disso tudo que você passou, não passei pelo herceptin rss de brinde fiz uma mastecotomia radical da mama esquerda e passei por 16 sessões de quimio (uauu) rss. Graças a Deus estou bem, com meus cabelinhos e as pestanas já voltaram. Portanto amiga, estamos muito bem...estamos Vivas!!!, o resto o tempo devolve...e sem cabelo, com cabelo, sem pestana ou com, com peito ou sem....somos mulheres fortes e preparadas para o que der e vier! Já provamos...
    Beijocas da Sol e Felizes Anos Novos!

    ResponderEliminar
  3. Linda será que me podes dar o teu contacto (email ou mesmo facebook) ?

    Precisava falar ctg ..
    Obrigada :-DD

    ResponderEliminar
  4. O meu facebook é https://www.facebook.com/csvieira

    Se vieres do site manda-me uma mensagem quando fizeres o pedido de amizade.

    ResponderEliminar
  5. Solange também conheci uma senhora que fez 16 quimios. Isso é dose! E eu que só fiz 8 e já estava fartinha. Beijinhos grandes e bom 2012 cheio de saude, paz e amor.

    Silvina, sim, temos de olhar sempre para o futuro com esperança! Haja saúde! beijokinhas

    ResponderEliminar
  6. Cláudia um ano feliz. Como dizes a´gora conslta só em abril. Tudo o resto são efeitos secundários que vais conseguir ultrapassar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar