
Quando saí da segurança social chorei pela rua toda até ao centro de emprego.
Consegui tratar das coisas nestes dois serviços pedindo a senha prioritária, os doentes oncológicos têm direito.
Mas então, como é que isto aconteceu? Ignorância minha, incompetência de outros.
A ignorância: eu tinha plena consciência que estava a entregar as baixas com atraso, mas nunca pensei que se passasse 5 dias após o dia em que está na vinheta assinada pelo médico que perdia a baixa TODA!
Mas como é que eu não dei conta? É simples. A empresa tinha um acordo com a segurança social e sempre me pagou a totalidade do ordenado. No ano e meio que estive de baixa sempre recebi o meu ordenado certinho. O dinheiro que a segurança social pagava ia directamente para a empresa.
A incompetência: O facto é que a empresa nunca me informou que a segurança social não estava a pagar as minhas baixas. E assim, foi com muita surpresa que, quando fiz acordo para sair da empresa (sim, é verdade despedi-me) é que me aparece a conta de menos 12.000 euros!!!
E se eu não tivesse feito um acordo monetário com a empresa para sair? E se eu voltasse normalmente ao trabalho? A empresa tinha-me feito um empréstimo bancário sem eu saber? Fiquei triste, muito triste. Como é que eles deixaram acumular 12.000 sem me dizer nada?
O correcto a fazer teria sido me dizerem: "oh claudia... a segurança social há dois meses que não nos paga, vê lá o que se passa". E eu teria ido ver e teria descoberto a situação e rectificado as coisas de aí a diante.
O meu marido (que também não sabia), aliás nenhum de nós os dois alguma vez tinha colocado qualquer baixa na vida (e já trabalhamos há mais de 10 anos). Ele diz-me "É apenas dinheiro. O que interessa a saúde". Mas custa, custa muito. Era o pé de meia enquanto eu estivesse no desemprego.
Portanto meninas, agora já sabem, entreguem sempre o papelinho antes de 5 dias. Eu ainda vou tentar recorrer com um papel do médico do trabalho explicando o que aconteceu e que não podia entregar a horas.
Beijinhos a todas e Boas Festas!!!