quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Queixas e Queixinhas

Já há algum tempo que não escrevia, mas foi para bem do meu braço. Finalmente parou aquela incomoda dor que começava na mão! E agora, como seria de esperar, tenho montes de coisas para escrever. Portanto, o melhor é colocar o assunto por tópicos.

Consulta de Oncologia


E lá fui eu à revisão, tal como um automóvel, e passei na inspecção sem ter de fazer mais exames. O TAC abdominal estava bom, assim como o raio X ao torax e as análises. É um alivio muito grande. Acho que nós, doentes oncológicos, vamos sempre andar com o coração nas mãos na véspera de uma consulta ou um exame. Não é que tenhamos pensamentos negativos, apenas queremos que tudo acabe rápido e no meu caso, quase morro de ansiedade (abençoado xanax que nos ajuda nesses e noutros momentos).

Portanto lá fui eu com uma lista de queixas (sim, ao longo do tempo vou colocando na agenda tudo o que quero dizer à médica e naquele dia levo tudo. É a única maneira de não me esquecer de nada).

Queixei-me:

* Cansaço no peito - Existem dias melhores que outros. Nalguns consigo andar sem me cansar, noutros não. É um constante cansaço. Depois existem dias em que parece que estou quase normal, em que consigo pedalar na bicicleta 20 minutos sem esforçar o coração, sem ofegar. Mas esses dias são raros. Tudo isto é normal. Ainda pensei que ela com a minha queixa ainda fosse me mandar fazer um novo electrocadiograma (fiz o ultimo em Janeiro, antes da operação), mas não.

* Dor nos pés - Nove meses após a ultima quimio e os ossos dos pés doiem. Continuo a levantar-me como uma velha. A médica da quimio diz que são mazelas/consequências da quimioterapia e que já não vão embora. Custa-me a acreditar que vou ficar assim para sempre e tenho fé que com o passar do tempo isto vá sendo amenizado.

*Afrontamentos - Uma pessoa queixa-se mas já se sabe que não existe nada a fazer. :P Um dia destes contei-os... 20 num dia. Daqueles horríveis e calor. Prefiro os de frio que são mais raros. Mas cada dia é diferente.
Não é só a parte fisica dos afrontamentos que nos afecta, mas também existe uma parte psicológica porque começo a ficar chateada de me sentir assim. "Lá vem mais um afrontamento" e pimbas, transpiro, fico vermelha que nem um pimento e lá tenho de esperar que passe. É muito frustrante não termos qualquer controlo sobre o nosso corpo.
Mesmo ontem a dormir, acordo com a sensação de estar a escaldar na cara. Eram cinco e meia da manhã. Tive de sair da cama, lavar a cara, beber um copo de àgua e olhem, acabei por tomar o pequeno almoço e ver televisão. E acrescentei um xanax pelo meio porque fiquei mesmo chateada com isto. Voltei a deitar-me às 8 e aí consegui dormir até ao meio dia, mas já fiquei todo o dia de mau humor. Enfim...

* Ausência de período - A ultima vez que tive o periodo foi em Novembro 2010. Daqui a nada faz um ano que não o tenho. Pensava que ele não tinha voltado devido ao tamoxifeno, mas a médica diz que ainda é da quimio. Em principio, qualquer dia há-de aparecer.

* Não consigo emagrecer - A médica diz que é normal e que é devido ao tamoxifeno. Tenho fé que depois de terminar o herceptin que consiga emagrecer. Sempre são uns líquidos a menos que uma pessoa leva no sangue. Aí posso começar a fazer um pouco mais de exercício (mas ainda com cuidado porque a enfermeira da quimio diz que o herceptin fica no nosso organismo cerca de 6 meses). Por enquanto tenho cuidado com a alimentação e já estou contente de não estar a engordar e se me apetecer um doce como! :D
Já é desconsolo suficiente olhar para o espelho e não me reconhecer!
E, a médica diz que o Tamoxifeno são 5 ou MAIS anos!!!!
Porcaria para o MAIS...

* Posso pintar o cabelo? - A médica olhou para mim com aquele ar de "que raio de pergunta estúpida é essa?"
"-É claro que pode pintar o cabelo! Eu oiço com cada asneira"
"- Oh Doutora, eu tinha de perguntar, é que há quem diga que pintar o cabelo altera os valores tumorais das analises do sangue."
Portanto, podemos pintar o cabelo. Ainda não o fiz. Ás vezes passa-me pela cabeça pintá-lo de cores mais anormais do estilo rosa, azul, etc... qualquer dia destes ainda arrisco!

* Doutora porque é que os valores tumorais mudam? Da outra vez o valor estava mais baixo. - Mais uma vez ela olhou para mim como se me quisesse bater. Eu não me importo, sou cusca, gosto de saber das coisas.
"Está dentro dos valores é tudo o que interessa. É como o valor da glicémia, pode subir ou descer mas está tudo bem se estiver dentro dos parâmetros."

* Dor de Braço - Depois de verificar a extensão da dor de braço chegou à conclusão que esta dor nada tinha a ver com a remoção dos glândios (já o mesmo dizia a fisioterapeuta) mas sim com o facto de o braço estar de certa maneira enferrujado porque teve de ser protegido durante tanto tempo. Receitou-me Voltaren em gel, o brufen e uns emplastros chamados "Vessatis" (estes últimos não têm comparticipação, a embalagem mais pequena trás 5 e custam cerca de 30 euros e foi um castigo para os arranjar numa farmácia. Não os cheguei a utilizar porque enquanto os tentava encontrar ia colocando o voltaren e quando os consegui já não me doía tanto o braço). O Voltaren gel passou a ser o meu melhor amigo. :)



Além disso ela disse que eu devia exercitar o braço/mão e uma boa ideia seria com uma bola anti-stress. E logo arranjei esta amiga que me faz companhia enquanto vejo televisão.




E ainda... começei a pensar no que é que poderia fazer para melhorar a minha posição de mãos quando estou a teclar e assim comprei este tapete almofadado que dá uma ajuda enorme ao braço enquanto teclo.



Além disto tudo só não me queixei das unhas estarem constantemente quebradiças, mas também já sei que é normal. O cabelo cresce devagar, devagarinho e não está a encaracolar muito... de manhã está mais do estilo Son Goku.

Vou parar de escrever para preservar o braço, já abusei bués. :) Voltarei em breve com outros temas. Beijinhos grandes e um beijinho especial para as duas pessoas que me escreveram esta semana a agradecer o meu blog! Isso fez-me ganhar o dia pois foi com esse intuito, de ajudar e explicar o que se vai passando, que o criei.

Beijinhos!!

6 comentários:

  1. És demais :-) Adoro ler-te!!!

    Pois é amiga... tudo passa a Swr Normal!! Grande seca!!!

    Agora deste-me uma boa ideia para o braço... vou ver se arranjo uma amiga como a tua :-) Sorridente!!!

    Beijocas!!!
    E Força aí...

    ResponderEliminar
  2. Tudo é "normal" Claudia.
    O cansaço no peito, o querer andar e o cerebro não corresponder :( as dores nos pés aiii parecemos mm umas velhas a mim já passou :) os afrontamentos aguenta ihihhihiihih
    ausência do periodo o meu terminou na penúltima quimio, agora aparece duas a três vezes ao ano mas é um alivio. Emagrecer...depois da quimio emagreci 4 a 5 quilos acho que estava inchada :p eu pintei o cabelo,valores tumurais só fiz uma vez, a dor no braço tinha mas não como tu uma vez que só retiraram o GÂNGLIO sentinela. As ficaram amarelas mas fortes no meu caso.
    E pronto, isto foi o que aconteceu comigo. Qualquer dúvida deves perguntar sempre eles têm o dever de nos informar! Beijokas

    ResponderEliminar
  3. aliás o cerebro pensa e quer as pernas é que não obedecem! Arggggggggg

    ResponderEliminar
  4. Como é bom os blogs que eu acompanho, porque esclarece minhas duvidas, mais que a visita aos medicos...adorei seu post, meu esposo sente uma dor tremenda nas pernas e nos pes e ganhou um peso que nunca vi igual...tá umm touro..rss
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Claudia.
    Sempre bom ter notícias suas.
    Definitivamente, cada caso é um caso, esse será sempre o meu chavão.
    Estou fazendo uso do Tamoxifeno, e no meu caso menstruei por dois períodos.
    O que foi uma correria, porque meus médicos dizem que isso não pode ocorrer, se ocorre é porque a função dele como inibidor de estrógeno, não esta sendo eficiente é o caso de trocar o medicamento, o que está sendo avaliado este mês.
    Acredito que com o tempo tudo voltará ao normal, o pior já passou sem dúvida.
    AH!!! Pintei os cabelos, fiz relaxamento térmico estavam muito encaracolados, me fez um bem danado na auto-estima, amei o resultado.
    Portanto se sentir vontade faça, mesmo que seja rosa ou azul como voce diz, achei engraçado.

    Um grande beijo.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Ola minha linda! Adorei o teu post. A minha medica que é la no hospital de cascais, disse me na ultima consulta que o herceptin dá cabo do coração. A quimio ja nao ajuda ao bom funcionamento porque é muito forte, depois vem o herceptin que nao vem melhorar a coisa. Ela disse me também que as pacientes dela fazem tac ao coração com regularidade para ver se esta tudo bem. Quanto ao braço o meu também me doí, quando estiveres sentada a ver televisão, levanta o braço, como se tivesses a dizer "presente!" quando estavas na escola. Os afrontamentos minha amiga como te compreendo, quem os inventou já deve estar debaixo da terra porque eu já o matei muitas vezes...A mim nunca me doeram os pés, mas quando começo a tomar as injecções ao quinto dia após quimio, começo a ter dores nos músculos do corpo. Enfim são as dores das sobreviventes.Acredita que somos as maiores! beijoca grande para ti tudo de bom

    ResponderEliminar