terça-feira, 2 de agosto de 2011

Uma tristeza no coração


A nossa amiga Sonia do Blog "100 medo de viver" perdeu a guerra contra o bicho. É com grande tristeza que sinto a sua partida, um grande peso no coração. Apesar de não a ter conhecido pessoalmente falávamos e trocávamos mensagens e mails. Ela tinha sempre uma palavra boa para me apoiar.

Quando entrei no "gang da mama" ela era a mais nova e depois fiquei eu a sê-lo. Falámos de toda a vida saudável que ela tinha à sua volta. Falavamos do reiki, da yoga, das comidas, da leitura da aura, de tudo. Gostava de me ter despedido del
a, dizer-lhe o quanto ela foi importante para mim.

Sonia, as palas para os olhos com o cheirinho a Alfazema vais-me dá-las quando nos encontrarmos um dia, numa outra vida. :)

E, sempre que pegar no livrinho "As 50 lições que a vida me ensinou" vou-me lembrar de ti, pois foste tu que mo recomendaste. E agora cada página dele transformou-se numa memória eterna.

Coloco aqui o post que um dia colocaste no teu blog e que me levou ao livro e às conversas. Um post de esperança e de fé, pois isso não pod
emos perder isso enquanto cá andarmos.

Beijinhos para todos que me apoiam nesta batalha. Estou muito grata de vos conhecer. E um beijinho especial para cada elemento do "gang da mama".




"O chapéu voltava sempre mais desbotado, mas mais forte do que nunca.
O Frank é que começou.
Tinha feito quimioterapia pela primeira vez e não conseguia imaginar como seria ser careca. Foi então que vi um tipo com um boné de basebol com as seguintes palavras: A VIDA È BOA.
A vida não parecia nada boa e estava prestes a ficar ainda pior, pelo que resolvi perguntar-lhe onde tinha arranjado o boné. Dois dias depois, Frank atravessou a cidade até minha casa e deu-me um igual. Frank é um tipo mágico. Pintor de casas, vive em função de duas palavras simples: Poder ir.
Recordam-no por sentir gratidão por tudo. Em vez de dizer:«Hoje tenho de ír trabalhar», Frank diz a si próprio:«Hoje posso ir trabalhar.» Em vez de «Preciso de comprar mercearias», ele pode ir. E,em vez de dizer:«Tenho de levar os miudos aos treinos de baseball», ele pode levá-los. Funciona com tudo.
Noutra pessoa que não Frank, talvez o boné não tivesse tanto impacto. Era azul-marinho com uma etiqueta oval com a mensagem em letras brancas.
E a vida era mesmo boa. Mesmo depois de o meu cabelo caír, o meu corpo enfraquecer e de perder as sobrancelhas. Em vez de usar uma peruca, resolvi andar com aquele boné como resposta ao cancro, um cartaz para o resto do mundo. As pessoas adoram olhar para uma mulher careca. Quando me fixavam com ar de idiotas, liam a mensagem.
Gradualmente, fiquei melhor, o cabelo voltou a crescer e guardei o boné, até uma amiga minha adoecer com cancro e perguntar-me o que costumava usar na cabeça. Também queria um. De início não me apetecia separar do meu boné. Era o meu peluche, o meu cobertor de segurança. Mas tive de o passar a outra pessoa. Caso contrário, a minha sorte podia esgotar-se. Prometeu-me ficar boa e passá-lo mas acabou por mo devolver para que eu o passasse a outra sobrevivente.
Chamamos-lhe o boné da quimio.
Perdi a conta ás mulheres que o usaram nos últimos dez anos, de tantas amigas a quem foi diagnosticado o cancro da mama.(...)Usaram o mesmo boné, umas atrás das outras.
Quando voltava para as minhas mãos, parecia sempre mais desbotado e cansado, mas todas as mulheres ganharam um novo brilho no olhar. Todas as pessoas que usaram o boné da sorte da quimio estão vivas e de boa saúde.
No ano passado, dei-o ao meu amigo e colaborador Patrick O´Donnell. Diagnosticaram-lhe cancro do cólon aos trinta e sete anos. Levou o boné, apesar de eu não saber se resultaria com outros tipos de cancro. Falou á mãe daquele chapéu e do facto de ser mais um elo desta cadeia de sobrevivência. Ela descobriu a Life is Good,Inc., a empresa que faz o boné e outros produtos com o mesmo lema. Ligou-lhes a contar a história e encomendou um caixote cheio de bonés.
Enviou-os aos amigos e familiares mais chegados de Patrick. Tiraram fotografias com ele posto, e Patrick encheu a porta do frigorifico com imagens dos amigos, filhos, cães e ornamentos de jardim com A Vida É Boa na cabeça.
Entretanto a Life is Good,Inc., comoveu-se com a mãe de Patrick. Reuniram os empregados todos e desafiaram-nos a seguir«o espírito do boné da sorte da quimio» e a passar os seus bonés a quem precisasse de um empurrão. Enviaram a Patrick uma fotografia dos cento e sessenta e cinco empregados com o boné na cabeça.
Patrick terminou a quimio e está óptimo. Teve tanta sorte que nunca perdeu o cabelo, apenas ficou mais fraco.Nunca usou o chapéu mas sentiu-se comovido. Manteve-o em cima de uma mesa ao fundo das escadas, onde podia ler a sua mensagem todos os dias.
Ajudou-o a suportar os dias muito maus, em que queria largar a quimio e desistir. Qualquer pessoa com cancro já conheceu esses dias. Até quem nunca o teve já passou por eles.
Acontece que foi a mensagem, e não o boné, que nos ajudou, e que nos ajuda a todos.
A vida é boa.
Passe a palavra."

Retirado do livro "50 Licões que a vida me ensinou". Esta é a primeira delas. Quando o comprei pensei em ler uma lição por dia e ficar a "degustá-la". Mas, foi-me impossível, e pelo contrário, li-as quase todas num dia. *Sonia

10 comentários:

  1. Lindo e emocionante, a Sónia viverá para sempre no nosso coração, tem sido muito dificil de aceitar a sua partida..
    um grande beijinho Claudia, temos de olhar em frente...

    ResponderEliminar
  2. *
    Lindo.
    Também li este post no dia que a Sonia o colocou no blog.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Adorei a lição, Cláudia. E adoro o sentimento de união que há entre nós.

    Um beijo muito grande

    ResponderEliminar
  4. É muito triste quando alguém perde uma batalha destas.
    Mas, apesar de não a conhecer, tenho quase a certeza que ela sabia o quanto apreciaste a ajuda dela. As pessoas sabem essas coisas, e certamente ela também apreciou o teu apoio.

    A lição de vida foi linda!

    ResponderEliminar
  5. Cláudia,
    A vida é boa mesmo quando achamos que nos é injusta ou nos leva alguém precioso. Viver sempre vale a pena e Sônia nos deixa esta linda lição do "boné": viver é tudo de bom! E o morrer é apenas o "viver a vida"!
    Fica bem! Deus lhe abençõe! Um abraço carinhoso. Marina da Silva. Brasil

    ResponderEliminar
  6. A gente fica muito abalada com essas notícias, quem dera pudessemos tirar essa doença da face da terra!!! Bjo querida, fica bem...

    ResponderEliminar
  7. Independente da proximidade que temos ou não, quando acontece de uma de nós partir, sentimos profundamente como se da família fosse.
    E não deixa de ser, da família de guerreiras.
    Que Deus nosso pai a receba em sua morada de luz.
    E a ti Cláudia, que ele saiba confortar o seu coraçãozinho de flor que és.
    Todos nós seremos chamados um dia, por isso é que devemos viver e amar hoje, como se a nossa partida fosse.
    A Sônia, a nossas vibrações de Paz e Luz.
    Um Grande Abraço.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Corrida de Prevenção do Câncer de Mama Autor: Sport&Tracks
    Corrida de Prevenção do Câncer de Mama - Corrida 5 Km - Corrida 10 Km - Caminhada.
    O evento acontecerá no dia 18 de setembro de 2011, com LARGADA e CHEGADA no SESC FAIÇALVILLE.
    Realização: Sport&Tracks
    Co-Realização: APCAM - Associação dos Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás e SESC - Serviço Social do Comércio.


    MAIS INFORMAÇÕES PASSE NO MEU BLOG....BJUXXX

    ResponderEliminar