terça-feira, 16 de agosto de 2011

Paciencia


Ter paciência é uma virtude. Confesso que por vezes a minha parece se esgotar, mas logo renovo forças e tento trazê-la de volta para a minha vida. Chamo-a muitas vezes e penso "É só mais um bocadinho"

Neste caso tenho apenas 10 minutos para escrever ao computador. Depois tenho de parar e ir fazer outra coisa qualquer desde que esteja a fazer um outro movimento que não seja apenas teclar. Portanto, no final de escrever tudo devo demorar quase uma tarde a conseguir pôr este post da maneira que eu quero.

O braço doí. Não dói enquanto teclo, mas quando faço alguns movimentos e quando estou ao computador sei que ele não gosta muito. É frustrante porque nos sentimos inúteis, impotentes.

A fisioterapeuta não sabe muito bem a razão da dor. Cada pessoa é diferente e eu devo andar perto de um caso raro (tenho de perguntar à médica da mama o que poderá ser).
Contudo, depois de lá ter ido hoje a principal lição foi:
* dar com água do chuveiro na cicatriz (que ela também diz que já não devia doer tanto como me doi)
* fazer matinalmente exercícios nas janelas (como se as estivesse a lavar) mas nunca indo além do ponto da dor.
* Nao ter o braço sempre a fazer o mesmo movimento durante um longo período de tempo.

e...
ESPERAR...

Esperar é fundamental para ver como o braço vai reagir nos próximos dias ou semanas. Não existe muito mais que se possa fazer. Bem... talvez reiki. Reiki ajuda em tudo.

O que eu sei é que fui para os Açores 5 dias e quando cheguei lá o braço deixou de me doer aos poucos. Não sei se foi do clima mais fresco, não sei se foi apenas passear entre a natureza, não sei se foi de não estar ao computador. Mas o certo é que alguma coisa foi, pois quando voltei para casa ele começou com a tal dor que começa na mão e que nunca tinha tido antes. Contudo, no segundo dia de férias à tarde tive de parar. Estava tão tão cansada e esse cansaço depois prolongo-se por mais de uma semana... deve ser do herceptin.

Aqui está o trajecto da dor (onde verem as borboletas é sinal que doi). Começa perto do polegar e depois vai por aí acima. Pode ser que alguém se identifique comigo. Alguém que tenha passado pelo mesmo?



Mas a dor não é sinal de inchaço. Esse, felizmente não existe e a fisioterapeuta voltou a tirar as medidas para irmos vigiando.


(O bracinho da Rosinha)

O inchaço é uma das coisas mais comuns que pode acontecer depois de se tirar os glândios. E foi o que aconteceu à Rosinha que encontrei hoje na Fisioterapia. Saíu de lá com o braço enrolado como um chouriço.

Bem, para a semana é a semana da revisão e lá vou à oncologista e queixar-me de tudo e obter a luz verde na inspecção. :) Fiz uma ecografia abdominal e estava tudo bem. Fiz um raio X ao torax que ainda nao fui buscar e fiz as análises que também tenho de levantá-las.

E como sempre é um dia de cada vez.

Beijinhos


10 comentários:

  1. Eh isso aí persistênciaaaa! O meu tb dá trab.
    Quando chega no fim do dia sempre aparecem as almofadinhas, depois do descanso somem. No outro dia começa tudo novamente, soh se naum mexer hehe.
    Soh dói durante a noite se abuso mais. O seu braço creio ta dando mais trab. Mas confiança que superará tudo isso. Que Deus lhe abençoe!

    ResponderEliminar
  2. NOSSA!!! CLAUDIA EU TAMBÉM SINTO ESSA DOR É NO MESMO LUGAR QUE MOSTRA COM AS BOROBLETAS.
    AS VEZES FICA UM POUCO INCHADO BEM DISCRETO MAS EU PERCEBO QUE FICA.
    A MINHA FISIOTERAPEUTA DISSE QUE PRECISO FAZER MAIS OS EXERCICIOS QUE ELA ME ENSINOU .
    AINDA NÃO VOLTEI AS MINHAS ATIVIDADES DO TRABALHO, ESTOU PREOCULPADA COMO VAI SER.
    BJS.

    ResponderEliminar
  3. Alessandra isso das almofadinhas é normal. Demorou muito tempo a passar e quando nos levantamos no dia seguinte estamos melhores. Esta dor é diferente pq é uma dor que nos limita os movimentos. Ontem estava a fazer os exercicios da fisioterapia à noite e reparei que nao consigo fazer o de parede. Aquele em que encostamos a mão à parede pois o pulso doi logo. É uma sensação de regredir mas nunca tinha sentido isto antes.

    Drica por um lado é um alivio saber que não sou a unica, por outro temos de descobrir como aliviar isto. A minha fisioterapeuta disse para fazer os exercicios mas para quando se sentir dor nao insistir. Será um tendão?

    ResponderEliminar
  4. Ola Cláudia,
    coragem para aguentar a dor e doses de paciência! Isso vai melhorar, continua a fazer os exercícios de fisioterapia e aproveita a fazer as coisas que ainda podes fazer. Não desesperes! (diz o roto ao nu) :PPP
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Estou aqui amiga, passei pra te deixar um bjinho e dizer que estou na torcida por vc sempre!!!

    ResponderEliminar
  6. Cláudia, já experimentaste um IPad? Eu não sei bem falar sobre isso, mas podias tentar algo que substituísse o PC de forma a poupar-te o esforço do braço.
    As melhoras, miúda! Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Olá Claudia, muito prazer! És uma guerreira, Parabéns, vamos conseguir.
    Beijos da Sol

    ResponderEliminar
  8. Cláudia isso é mesmo estranho... a mim tb me dói ao fazer certos gestos e tb n acho normal uma vez que não fiz esvaziamento... tb vou falar à medica... mas CUIDA-TE!!! Não exageres no computador e tenta relaxar o braço...

    As melhoras amiga!!!

    ResponderEliminar
  9. Adorei seu cantigo...Força e muita paciencia...tudo está dando certo!!!

    ResponderEliminar
  10. Lindo blog, linda historia de vida. Quando puder, passe para conhecer a Fundação Laço Rosa que batalha pela cura do câncer de mama e que abriga o 1o banco de perucas online do Brasil. Ver histórias vencedoras anima muita gente. Parabéns e continue firme!
    www.fundacaolacorosa.com
    www.facebook.com/fundacaolacorosa
    @fundlacorosa no twitter

    ResponderEliminar