quinta-feira, 30 de junho de 2011

Não é fácil ser eu...

Tempo que passou desde o diagnóstico: 1 ano
Ultima de 8 quimioterapias feitas: Janeiro 2011
Operação ao peito e remoção dos glândios das axilas: Fevereiro 2011
30 rádios terminadas: Maio 2011
Herceptins: Espero que seja até Novembro... não sei... há pessoas que levam com estes anticorpos mais do que um ano.
Tamoxifeno: Não sei quando irei parar.
Ultimo período: Novembro 2011

"Não é fácil ser eu" é o pensamento que me assola mais frequentemente a minha mente. Não se trata de um queixume ou algo do género, apenas existem dias que não é fácil. Há dias que estamos mais
mentalmente fortes que outros e aqui a meditação e o reiki ajudam-me a manter equilibrada.

O que é que não é fácil nesta altura?

* Olhar-me no espelho - É difícil. Acho que fujo deles constantemente. Olho e não me reconheço e juro que quando voltar aos meus 60 kilos nunca mais vou reclamar do meu peso! E apesar de as pessoas dizerem que estamos bem e que vamos emagrecer isso não nos serve de consolo. A nossa auto estima decresce,
não sei comprar roupa porque cada vez que olho no espelho não gosto do que vejo. O cabelo curto não me fica bem com esta cara de lua.

* Emagrecer - Enquanto se leva com Herceptin e se toma Tamoxifeno ao mesmo tempo, a perda de peso é lenta e quase não acontece (pelo menos é o que acontece com o meu corpo). Tenho muito cuidado com a alimentação e a minha prima, que é enfermeira, depois de ler a bula dos dois medicamentos, diz-me "dá-te por feliz de não estares a engordar". Portanto, o meu objectivo principal é manter os meus 72 kilos até ao fim do Herceptin.

* Herceptin - Dois dias de 3 em 3 semanas drogam-me. Saio literalmente "mocada", com uma voz que se arrasta como se estivesse a viver um sonho. Chego a casa e durmo todo o dia e toda a noite... nesse dia prefiro dormir do que comer (aquilo dá fome também).

* Tamoxifeno - Todos os dias um comprimido. Todos uns dias um passo de fé. Fui fazer o exame aos ovários e felizmente estava tudo bem. :) Volto a repeti-lo em Novembro, 6 em 6 meses vigilância constante. Também tenho de mar
car o oftalmologista uma vez que a médica também disse que podia atacar os olhos. Mas estou tão farta de médicos, exames, consultas que só quero parar um bocadinho. E esta semana, pela primeira vez, está a ser isso mesmo que estou a tentar que aconteça... parar. Respirar. Mas o que eu desejava mesmo era estar uma semana sem sequer pensar que estive doente, mas é impossível quando se tem um comprimido para tomar.

* O braço direito - Ainda doí. Quatro meses após a operação e doí. Escrevo duas páginas de word e doí... e depois fica a doer dois dias... dois dias em que decido ficar parada. E tenho de parar porque penso que a dor pode ser sinal para eu não abusar. Não uso o rato do pc. Tento utilizar mais o braço esquerdo para fazer as coisas, mas depois recordo-me que tenho de ter cuidado com o cateter que está dentro de mim desse lado. Aqui o sentimento que ás vezes aflora é o de frustração pura. Eu não sou uma pessoa de parar e anseio que o braço, apesar de nunca o poder utilizar com normalidade, que pelo menos pare de me dar sinais de que estou a abusar. Para abrir um garrafão de àgua tenho de pedir ajuda e colocá-lo em cima da bancada da cozinha para não levantar o seu peso. Cuidado, tenho muito cuidado com o braço.
A sensibilidade ainda não voltou. Quero depilar os poucos pêlos que tenho debaixo da axila e não cons
igo porque como não o sinto tenho medo de me cortar. Tenho pesadelos em que me pico, hoje sonhei com cactos que me espetaram os dedos. Pânico... uma pessoa acorda atordoada. Cuidado a cortar os alimentos, sempre atenta... prefiro não ter as facas suficientemente afiadas.

* Afrontamentos - São maus. Ás vezes acordam-me a meio da noite. Transpiro com calor que me invade as bochechas, destapo-me e tento abstrair-me do que estou a sentir. Depois, passado pouco tempo, como aconteceu hoje, tenho tanto frio que ponho o lençol até ao pescoço e peço para que o meu amor me abrace. Nestes dias acordo cansada.
O meu consolo é que o transpirar diário com os afrontamentos podem me estar a ajudar a não engordar :P
O período não aparece desde Novembro (o que também não ajuda no emagrecimento).

* Dor de pés - cada vez que me levanto do sofá pareço uma velha coxa a andar... Doí... as sandálias do ano passado não servem, ou os pés estão gordos ou inchados, crio também bolhas mais facilmente, como se a pele estivesse sensível.


É uma luta diária comigo, com o meu corpo, com a minha mente. É visualizar que um dia me vou livrar de tudo isto e que possa voltar a ser eu mesma novamente.

A minha mente ocupa-se com mil e uma coisas, e isso e o meu homem e todas as pessoas que me rodeiam, ajudam-me a afastar de um depressão. Ah e claro, o reiki! Abençoado reiki! :D


Ps. Escrevi este post não para ter palavras de consolo ou algo do género. Escrevi-o porque eu sei que muita gente nova que passa pela mesma situação que eu passei e que ainda estou a passar que lêem aquilo que escrevo e eu só quero demonstrar que é normal estes sentimentos. É uma fase que irá passar.

E tudo o que podemos fazer é "levar um dia de cada vez", mas isso não impede de sonharmos com o futuro.


Junho 2010
Junho 2011

16 comentários:

  1. Olá, Cláudia!
    É curioso (ou não será?) como os nossos quilos antes e depois coincidem, infelizmente para ambas. Percebo-te bem quando dizes "Não é fácil ser eu", pois eu ainda vou mais longe - digo "Esta não sou eu!". Tenho dias normais, mas outros são de grande desânimo. Tanta roupa que já guardei numa arca...; tanta banha que nunca tinha tido, tanto tempo que ainda falta... E tantos suores, que são quentes e frios, ao mesmo tempo que tantos outros motivos de mau estar... Olha, nem apetece continuar a enumerar! mas temos de relativizar tudo, sempre pensando que há muito pior... Eu nunca fiz reiki, e já estive muito deprimida, mas, apesar de tudo, já me sinto uns degraus mais acima, na caminhada para o tempo bom. E tu vais também a caminho.
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  2. Oi claudia,

    eu fiz o mesmo tratamento que vc, pois tive o mesmo tipo de cancer aos 33 anos.
    engordei 10kg, e perdi 8 com uma reeducacao alimentar.
    nao como doce, nada de farinha branca, so integral, muita fruta, e muita verdura.
    como de 3 em 3 horas pequenas porcoes.
    e possivel e e necessario perder os quilos extras,e manter.
    se quiser passe seu e-mail, e te ajudo com a dieta, pois foi acompanhada de uma nutricionista.
    bjs,
    Juliana.

    ResponderEliminar
  3. olá claudia, sei do que falas, mas antes de mais nada, digo-te que essa tua carinha linda fica bem, cabelo curto, comprido ou assim assim.
    tb tenho essas fotos do antes e do depois...e ainda do depois de emagrecer e desinchar...não foi de um dia para o outro, sei que com o tamoxifeno é mais dificil, mas has-de conseguir.
    as dores algumas ficam para sempre, fez no dia 23 de junho 5 nos que terminei a quimio e o tamoxifeno, fez 3 anos que acabei. por isso amiga, é preciso muita paciencia para sermos nós, mas somos...e foi nisso que fui sempre buscar força...estou cá, as vezes não chega é certo...mas lá se vai buscar mais um cadinho de força sabe-se lá onde... um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  4. Darling Claudia. You are strong, you are beautiful no matter what. We all think of you often and my Mother even asks how you are. Stay strong and know I will always be there to listen.

    ResponderEliminar
  5. OLÁ CLAUDIA!!!
    ME VI NESSE SEU POST, EU ME SINTO ASSIM TAMBÉM.
    ESTOU TENDANDO EMAGRECER ENGORDEI 14K ESTOU TENTANDO UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E CAMINHADA VAMOS VER SE CONSIGO, PORQUE TOMANDO O TAMOXIFENO, FICA MAIS DIFÍCIL, PORÉM NÃO É IMPOSSIVEL.
    TEMOS QUE BUSCAR MAIS FORÇAS, PORQUE O MAIS DIFÍCIL JÁ PASSOU. MUITA LUZ E PAZ NO CORAÇÃO BJS. FIQUE COM DEUS.

    ResponderEliminar
  6. Realmente não é fácil ser a Claudia, assim como não é fácil ser a Wilma, mas apesar dos pesares, nós temos que continuar.
    Por nós e por quem ficou conosco, nesse ano, que sem dúvida foi um dos, se não o mais difícil que passamos.
    Enquanto estava lendo o seu relato, pensei comigo, que sorte da Claudinha, não está com o cabelo feito um Bombril, que só cresce para cima, como o meu e de algumas guerreiras.
    Realmente não é fácil!!!!
    Mas estamos vivas e com a nossa família por perto, só isso já vale.
    Um beijinho.
    Wilma
    www.cancerdemamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Ola Claudia!
    Como eu te compreendo! Já passou 1 ano desde que terminei quimio e rádio e iniciei o tamoxifeno. Ainda tenho muitos problemas com a minha imagem e o facto de só ter 32 anos tb não ajuda! É certo que nem todos os dias são maus, mas ainda é muito complicado. Só engordei 5kg, mas como sou baixinha parecem 10kg, comecei em outubro a ir ao ginásio, só que não havia maneira de perder peso e então decidi ir ao nutricionista, iniciei a dieta há 15 dias, vamos lá ver se resulta!
    Quanto ao braço, vai mexendo e fazendo os exercícios que fizeste na fisioterapia, ajuda bastante. Quanto a depilaçao utilizo creme depilatorio, mas a máquina de barbear tb da.
    Bjs.
    Sonia quimio e rádio e iniciei o tamoxifeno. Ainda tenho muitos problemas com a minha imagem e o facto de só ter 32 anos tb não ajuda! É certo que nem todos os dias são maus, mas ainda é muito complicado. Só engordei 5kg, mas como sou baixinha parecem 10kg, comecei em outubro a ir ao ginásio, só que não havia maneira de perder peso e então decidi ir ao nutricionista, iniciei a dieta há 15 dias, vamos lá ver se resulta!
    Quanto ao braço, vai mexendo e fazendo os exercícios que fizeste na fisioterapia, ajuda bastante. Quanto a depilaçao utilizo creme depilatorio, mas a máquina de barbear tb da.
    Bjs.
    Sonia

    ResponderEliminar
  8. Desculpa a repetiçao,mas copiei e colei sem querer.
    Bjs.
    Sonia

    ResponderEliminar
  9. Claudia que Deus te abençoe e te ilumine.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Como eu te compreendo amiga... exactamente o que sinto... e realmente ha momentos que ficamos mt em baixo... mas logo logo recuperamos não é??!!!

    Pesno que tb estamos naquela fase em que tudo ja nos aborrece... cansadas de tratamentos, de não recuperarmos o nosso "EU"... mas qd te sentires assim pensa que temos de dar graças a DEUS por estarmos vivas e termos oportunidade de nos curar e melhorar a nossa vida futura... e há quem não vá a tempo e não tenha cura... infelizmente!!!

    Amiga, ao ler-te revia-me!!! Perfeitamente!!!
    Mas coragem!!!
    E já sabes : - Estou aqui!!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Ola Claudia,
    Gostei deste teu post e gostei do P.S. é verdade que há dias de merda, há dias onde tudo parece arrastar-se eternamente, como se a doença (com os seus diversos sintomas) nos acompanhasse todos os dias para sempre. Também já senti essa necessidade de parar tudo, de querer respirar fundo, de poder fazer uma pausa como as pessoas normais, que quando querem fazer uma pausa do stress e cansaço do trabalho vão de férias. Nos não podemos ir de férias, como dizes, há sempre o comprimido para tomar. Mas pensa nele como a pilula ;)
    Outra coisa, apesar de tudo o que passaste, estas a avançar. Essa evolução pode passar despercebida, mas esta la! Por isso nesses dias mais desesperantes, relativiza e tenta ver a big picture: um dia vais voltar a sentir-te bem contigo própria, não a Claudia de antes, mas uma nova Claudia, mais forte, mais densa, mais complexa e definitivamente, melhor pessoa.
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Olá Claudia! Estava procurando algo sobre esvaziamento axilar, uso do creme nivea no google e acabei entrando no seu blog. Passar suas experiências para os iniciantes é mto relevante, tirei algumas dúvidas através das suas escritas. Passei por duas cirurgias, uma de retirada do quadrante com reconstrução da mama no dia 23 de maio desse ano e dia 20 de junho fiz mastectomia radical modificada, eh mto ruim os transtornos com o braço. Mas o que realmente queremos é a cura,ainda começarei o tratamento com quimio. Um abraço!

    ResponderEliminar
  13. Olá Claudia, faço minhas as suas palavras, tenho passado tudo isso e a frase que fica é Está sendo muito difícil ser eu. Mas é muito bom poder ler que outras pessoas entendem o que estou passando, infelizmente parece que só quem passa por isso pode entender. Sorte para nós. Um grande abraço e força para vencer está batalha.

    ResponderEliminar
  14. Sei bem o q passou e o q está passando! ñ é fácil, temos q ter uma forma sobrenatural, somente DEUS! te desejo muita vitória no seu passo a passo, eu estou na luta tb! saúde e paz!bjs

    ResponderEliminar
  15. oi...tudo que vc passou e passa, eu passei, e ainda tenho as sequelas. Engordei muito, uns 8 quilos. os movimentos do braço não são os mesmos, o corpo cobra toda perda com o cancer. mas nasci de novo. Vivendo um dia após o outro, como diz a canção: muitos choram mas não desistem de viver.
    Obs: tive cancer mamário com 32 anos...hoje após uma nao de cirurgia, sou ma nova mulher.

    ResponderEliminar
  16. Oi Claudia, estava procurando no google sobre emagrecer tomando o tamoxifeno e acabei achando seu blog e ao ler parecia que estava lendo sobre minha vida. Tenho praticamente todos os sintomas q vc tem, os calores insuportáveis no colo e cabeça seguidos de frios repentinos tendo as vezes que me cobrir com cobertor para passar, a visão percebi que ficou pior, mais turva dificultando a visão tanto pra perto como pra longe, os pés como vc disse ou cresceram ou incharam pois meus sapatos ficam apertados e o pior de tudo, o peso, faz 2 anos que tomo o tamoxifeno e engordei 14 quilos, já fui em endocrinologista, em nutricionista, fiz academia de out a dez, de segunda a sexta, de 2 a 3 hrs por dia e nada, não perdi uma grama sequer, e o pior é que sei que ainda faltam 3 anos, o espelho ficou meu inimigo, como voce eu não me reconheço mais ao me olhar, mas por outro lado temos que pensar que estamos aqui, fortes, poderosas e guerreiras por termos passado o que passamos e com a certeza e confiança que em pouco tempo estaremos livres de tudo isso, se precisar conversar mais, estou á disposição, beijos.

    ResponderEliminar