domingo, 30 de janeiro de 2011

4º Trastuzumab (herceptin/anticorpos)

Olá a todos!

Antes de mais queria agradecer a todas as pessoas que têm parado no meu blog para me deixar uma mensagem de apoio. Muitas dão-me força, esperança e supreendemente até parece que inspirei algumas pessoas com a minha atitude positiva. Fiquei muito feliz e só por isso já vale ter iniciado este meu blog desde o primeiro dia de luta. Ainda não respondi às mensagens, mas irei fazê-lo.

Mas, aqui temos a aventura do 4º Trastuzumab...

Na quinta-feira fui fazer mais um tratamento de anticorpos, o . Estava bem animada e bem disposta (também os dias em que não estou é que são raros). Antes de ir para o tratamento fui fazer as análises que a médica me tinha pedido para a cirurgia e assim é menos uma coisa com que tenho de me preocupar. Por isso, quando cheguei à sala da droga (como agora já não faço quimio tenho de lhe chamar de outra coisa) já estava um pouco atrasada, mas ninguém diz nada.

Começo a reconhecer algumas caras familiares entre aqueles que fazem tratamentos. Afinal muitos deles fazem também o tratamento de 3 em 3 semanas.

Desta vez fiquei entre duas senhoras com historial de cancro da mama. A do lado esquerdo tinha tido cancro da mama há 10 anos (na altura não levou quimio) e agora tinha sido diagnosticado uma metástese no figado. A do lado direito, tinha tirado o peito há 2 anos e já nem sei o que ela tinha agora. Para esta, o mais dificil de tudo tinha sido a colocação do cateter (afinal não sou a unica traumatizada!). Ela disse: "Nem quando chorava na fisioterapia (tiraram-lhe todos os glandios debaixo do braço) foi tão mau como o catéter!".

Estava portanto, entre veteranas neste assunto. Isto deixou-me um pouco pensativa. Para algumas pessoas isto é uma luta constante e apercebo-me que para mim vai ser uma vigia constante ao longo da minha vida. E depois penso, então tenho de fazer os possiveis para que em todos os dias esteja a fazer algo que me dê prazer. Ultimamente esta parte tem sido dificil uma vez que continuo a lacrimejar e os dedos estão doridos e o corpo em cada coisa que faça acusa cansaço. A quimio ainda não saiu completamente do meu corpo.

Algumas pessoas dizem que não devemos fazer planos, mas eu não consigo evitá-los. Como não imaginar o futuro? Como não imaginar uma viagem? Uma festa? Um passeio? Uma tarde com os amigos? Uma ida ao cinema? Como não planear? Eu não sei.

Existem algumas coisas que eu digo "Um dia de cada vez", mas isto acontece porque eu não sei como estarei amanhã, que existem coisas que não dependem só de mim, contudo isso não quer dizer que eu não faça planos.

Mas voltemos à sala da droga...

Picada do catéter logo à primeira, como eu gosto, e a seguir medem-me a tensão e os batimentos cardiacos.

Vejo a enfermeira torcer o nariz "A Claudia tem os batimentos cardiacos muito acelerados. Quando fez o exame ao coração pela última vez?"


Ia para brincar e dizer que a aceleração se devia ao facto de estar ao lado do meu amor mas acabei só por dizer que no dia anterior tinha feito os exames e que estava tudo bem e, que de facto me tinham dito a mesma coisa.

"Com estes batimentos não lhe posso administrar o tratamento... vamos ter de baixar isso"

Ora aqui estava algo que ainda não me tinha acontecido...

A enfermeira dá-me um copo com um liquido "Bebe. Sabe mal por isso mais vale ser tudo de uma vez". Olho para o copo e a quantidade de liquido não era muita... não podia ser assim tão mal, podia? Olho para o Rui que me diz para beber tipo shot, mas eu nunca fui muito de shots!! lol E quem em criança teve de levar com o "oleo de figado de bacalhau", em adulto sabe que nada pode saber assim tão mal!

Portanto, dei uma golada, não me soube assim tão mal, e bebi calmamente o resto e disse à enfermeira: "Oh, por favor... isto comparado com os 5 copos nojentos que se tem de beber para o TAC abdominal não é nada".

A partir daqui confesso que o que se passou já não é muito claro para mim. Drogaram-me... literalmente! :)

O Rui diz que elas ainda me deram mais qualquer coisa por intravenoso porque o que tinha bebido não tinha feito tanto efeito como elas queriam. Ligaram-me a uma maquina especifica para os batimentos com todos aqueles fios que eu agora me esqueço o nome. O que eu sei é que quando me acordaram já tinham passado horas...! O tratamento tinha sido feito e eu sentia-me, tão, tão drogada!

Saí do hospital a andar um pouco como os bêbados e fechei os olhos no carro. Cheguei a casa, almoçei e a seguir adormeci 4 horas no sofá. Quando acordei, ao ver o Rui, pensei que era sábado! (A qualidade da droga era mesmo boa!).

Creio que o meu coração estava mais acelerado do que o costume devido ao stress para a operação. Tenho montes de coisas para fazer e tenho de curar esta expecturação que ainda não se foi embora. Mas está quase.

Esta próxima quinta tenho a consulta com o anestesista. Tenho de marcar o raio X e o TAC ao torax. Enfim... "um dia de cada vez".

O tempo não ajuda. Está frio em Portugal. A maior parte dos meus amigos ou está com uma gripe/constipação ou está a recuperar de uma. E continuo enrolada nos cobertores e a pensar que vou recuperar a tempo para que a operação seja mesmo dia 8. Quanto mais cedo despachasse isto melhor... "Mas, um dia de cada vez, um dia de cada vez" e "Seja o que Deus quiser".

Bom começo de semana!

Ps. Nem fotos tirei porque com a minha aceleração matinal até me esqueci do tlm em casa!

23 comentários:

  1. Olá!!!!
    Devemos viver sim um dia de cada vez, porém os planos para o futuro conserteza devem existir.
    planejar coisas boas, afinal o passado já foi nada pode mas ser feito, o presente é essa doença e o futuro é a cura da doença e a vida continua e deveremos viver da melhor maneira possível e para isso temos que planejar, uma viagem, sonhos que gostariamos de realizar e muitas outras coisas!
    Também vou fazer a mastectomia será em março ainda não tenho o dia, estou terminando a tal da quimio. Fique com Deus, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Só aventuras, Cláudia! Já viste o que vais ter para contar aos teus netos?!...
    Parece-me que no dia 8 vais estar prontinha, pois a tua boa disposição dá conta das adversidades.
    Descansa, distrai-te e não apanhes frio.

    Beijinhos

    P.S. "Viver um dia de cada vez" é realmente mais fácil de dizer do que de praticar, mas temos mesmo de treinar!

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Tenho 38 anos sou mãe de 2 meninas de 8 e 5 anos e descobri que tinha cancro de mama em junho de 2010. Fui operada. Fiz uma tumorectomia com pesquisa do gânglio sentinela.O resultado foi óptimo. Mas, sou HER2+ e por isso, apesar de não ter nenhum bicho dentro de mim, tenho de fazer um tratamento muito agressivo. Então, o meu protocolo inclui: 4 Ac+ 25 Radioterapia+ 4 DOC e 52 semanas de Herceptin. Já estou na última fase do tratamento. Fiz a semana passada a 1ª DOC e o Herceptin e, esta quimio conseguiu deixar-me por terra! Imagino como estarás neste momento...Mas, força! Porque por muito mal que esteja tenho 2 criaturinhas lindas que precisam de mim. E todas as manhãs visto-as e vou à porta dar-lhes um beijinho. Por isso, um dia de cada vez, é mesmo o melhor lema!

    ResponderEliminar
  4. Querida Claudia:

    Como disse anteriormente você me inspirou com seu otimismo e realismo! Sou uma pessoa naturalmente prá cima, mas nunca tinha pensado num blog para compartilhar minhas experiências. Criei com o meu marido um projeto chamado "Eu quero ter um milhão de amigos" de apoio a portadores de câncer. Como já disse te considero minha "madrinha" ! Você está sendo divulgada no meu blog. Quero que você entre nesta comigo! Leia o objetivo depois no meu blog, se você se identificar quero não só que participe comigo mas que seja a representante da Fundação "Ovelha Leão" de apoio a portadores de câncer, em Portugal . Pense nisto, amaria te-la comigo nesta batalha!!!
    Beijos,

    Tuca
    wwwtucavit.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Cláudia
    mais uma vez o teu positivismo sobressai nas palavras que escreves!
    Tudo a correr bem, a malta torce por ti!
    Um bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Claudia.

    Aki te deixo um pequeno truque para que os 5 ( eu tomo 8) copos de contraste que tens de beber, fiquem mais fáceis.

    Pede para te podem groselha.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  7. Olá Claudia,

    Passei por aqui para te deixar um beijinho e dizer que já falta pouco,agora é tudo mais fácil e toca a cuidares-te bem para estares ótima na altura da cirurgia,

    Muita energia positva

    ResponderEliminar
  8. Oi Claudia!!! Tua cirurgia está marcada para dia 8? vou ficar rezando para que td de certo, a minha cirurgia vai ser dia 10, to muito ansiosa pra acabar logo com isso....vamos rezar juntas não é? rsrsrrsrsrs...bjo e boa sorte!!!

    ResponderEliminar
  9. Oi Cláudia, desejo-lhe sucesso no seu tratamento e na sua operação. Que tudo possa transcorrer com tranquilidade e que vc possa se recuperar e vencer todas as dificuldades.

    Queria te pedir um favor, vc poderia atualizar a minha url na sua list de blogs. Mudou para http://tivecancergracasdeus.blogspot.com.

    Se vc não atualizar não aparece as postagens recentes no quadro.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Querida Claudia:

    Dia 08, saiba que haverão muitas pessoas fazendo orações por você, inclusive aqui no Brasil!!!


    Beijos,

    Tuca (Matilde)

    ResponderEliminar
  11. Querida;

    Vai com Deus..... vai tranquila.... vai dar tudo certo!!! Um anjo de Deus estará acompanhando tudo! Deus estará usando as mãos dos médicos, mas as mãos verdadeiras serão as dele!!!

    um beijão prá vc.... força para o seu marido tb!!!

    ResponderEliminar
  12. Amiga, estou rezando por vc tá? Deus está contigo!!! Bjooooooooooooo

    ResponderEliminar
  13. Claudia.
    Querida.
    Que Jesus com seu infinito amor e bondade, guie a mão do seu cirurgião, para que definitivamente você fique livre desse bicho cruel.
    Que 2011, realmente em sua plenitude inicie hoje para ti.
    Bjs.
    wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Olá Cláudia!!
    Cheguei ao teu blog pela Tuca...somos guerreiras da mesma luta.
    Vejo por aqui algumas meninas conhecidas...
    Tudo há-de correr bem minha linda, tens de ter muita força e pensamento positivo.
    Mal possa cuscarei melhor o teu bloguinho, por agora sou tua seguidora e convido-te a ires ao meu cantinho buscar um selo "este blog é nota 1000" para ti. Ficaria muito feliz...
    Voltarei mais vezes para saber de ti
    Beijinhos com mt carinho

    ResponderEliminar
  15. Querida Claudia como vc está? Nos mande notícias!!!
    Beijos e Deus te abençoe.

    ResponderEliminar
  16. Oi Claudia, assim como a Marisa estou passando por aqui para saber como você está.
    Quando você se sentir bem mande notícias, ficaremos felizes.
    Um Grande beijo
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Oi Claudia!!! Onde q ta tu mulher??? Manda notícias, queremos saber como vc está!!! eu ja estou com um tédio enorme de não poder fazer nada, mas com o tempo passa né?
    bjooooooooo

    ResponderEliminar
  18. Claudia querida passei aqui para te deixar um beijinho.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Olá Cláudia

    à tanto tempo que não dás noticias.
    espero que esteja tudo bem.
    até breve e 1 bjs

    ResponderEliminar
  20. Querida Claudia:

    Hoje estabelecí em meu blogue o dia de visitas. Pedí as pessoas que pudessem prá vir e fazer uma visita a vc, a Keila Rocha, e a Karina Kelen. Estamos na mesma luta, uma dando apoio a outra!!! Força amiga!!! Esperamos que estejas bem!!!
    Beijos querida e quando puder manda notícias! Fica com Deus.

    Matilde (Tuca)

    ResponderEliminar
  21. Olá Claudia,
    Sou sobrinha e filha do coração da Tuca.
    Estou passando para uma visitinha rápida mas cheia de carinhos para você, espero que se recupe logo.
    Grande abraço, Ana Carla.

    ResponderEliminar
  22. Olá Claudia, leio o teu relato e quase vejo o meu...Estavamos em Junho de 2010-Tinha 34 anos e estava gravida quando me diagnosticaram cancro da mama, já estava com cerca de 5 cm.Em Julho tive a tive a minha princesa, e em agosto estava a fazer quimio. 6 sessões... A 13 de janeiro deste ano fui operada, mastectomia total com esvaziamento axilar. Entretanto já foram 25 sessões de rádio e hoje a má noticia, HER2+... mais um ano a fazer quimio (erceptim...)Mas enfim, a vida é isto mesmo, é dura e nós temos de estar sempre positivos e cheias de energia +ara enfrentar todos estes contratempos. Á que ser feliz e viver a vida o melhor que nos é possivel. Força para ti Claudia

    ResponderEliminar
  23. Querida

    espero que esteja bem e plenamente recuperada.indiquei o seu blog para ganhar um selo de excelência,passa lá no meu blog para ver como aceitar o selo,espero que goste.beijos

    http://raspadinhaecarequinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar