domingo, 9 de janeiro de 2011

3º Trastuzumab (herceptin/anticorpos) + 8 Quimio (ULTIMA) + Exames

Olá a todos!

Tenho andado com preguicite, com os meus calores de afrontamento (afinal há quase 2 meses que não tenho o periodo) e já fiz desaparecer da minha vista tudo o que é relativo ao Natal aqui em casa. (excepto alguns presentes que ainda tenho de embrulhar). E, inacreditávelmente, ainda tenho presentes para comprar (os amigos perdoam estes atrasos).

Mas vocês devem estar interessadas é nas novidades!

Quinta-feita (dia 6) - dia de Reis
Lá fui eu para a minha sessão 3º sessão de Trastuzumab. A picada no cateter correu bem e a partir daí confesso que adormeci. Não sei se já é psicologico (porque muitas de voçês que já passaram por isto dizem que aquilo dá logo uma soneira) mas o certo é que passo bem pelas brasas e sem vergonha nenhuma. Sou uma descarada e peço logo um lençol quando as minhas pestanas falsas começam a querer se fechar.

Conclusão: o meu maridão, apesar da televisão, apanha uma seca!
Mas desta vez meteu-se à converseta com a vizinha da cadeira do lado (que me recordo vagamente de ser muito alegre e bem disposta porque tinhamos começado a falar sobre reiki e ela já tem o 3º nivel do curso) e saiu de lá a saber tudo dela. Cancro do pulmão, quimio todas as semanas, mas não parou de fumar porque segundo médico trata-se de um problema a nivel genético e nada a ver com o fumo do tabaco, apesar de a enfermeira lhe dar nas orelhas! lol

Depois disso fui para o meu reiki com a minha amiga Lina. Adivinhem qual o chackra bloqueado? Coracão. Bem este medicamento com que levamos é mesmo certinho no sitio por onde passa. Depois deu-me o desejo do "Bolo Rei" por ser dia de Reis e olhem... penso na dieta quando ela tiver de começar... soube-me tão bem!

Sexta - feira (7)

8 º Quimio - 4º DOC - Ultima Quimio

E mais uma vez lá estava eu às 8:30 da manhã prontinha para levar com a minha ultima Doc. A picada voltou a correr bem e fiquei relaxada e sem sono. Levei um livrinho infantil que me tinham oferecido no Natal, mas que com o inconveninente das lágrimas, ainda não tinha tido a oportunidade de o desfolhar. É lindo!



Mas antes disso tudo meti conversa com as duas vizinhas da cadeira do lado. Sou mesmo tagarela!Ambas em tratamento de cancro da mama. A do lado esquerdo estava com o marido e tinha sotaque estrangeiro. Ia levar, penso eu, a primeira Doc e estava triste porque ao inicio a medica tinha-lhe dito que ia levar 4 quimios e ela pensou que acabava por aí... afinal era 4 de um tipo e depois como eu, 4 de outro. Perguntou-me o que eu comia e acabamos por falar um pouco. (Eu como de tudo um pouco). Usava peruca.


A do lado direito era uma senhora que eu já tinha visto mais vezes. Muito animada, com o cabelo curto ruivo que ainda lhe resta bem penteadinho. A amiga dela acabou por confidenciar ao meu marido que ela tinha o bicho nas duas mamas. Mas eu acho que com uma atitude daquelas, tão bem disposta, que vai tudo às favas!


Também se queixou do que vestir.... um dia as roupas servem, noutros dias não. É uma frustração!


Eu estava animada, aliás foi por aí que começou a conversa com a vizinha da direita: "Vem sempre tão animada!", disse-me ela. Mas eu não estava animada por ser a ultima quimio ou algo assim. Sou assim a menos que esteja super cansada.



Além disso, esta foi a última quimio, não é o fim da guerra. Tenho, pelo menos, uma operação e um tratamento de um ano pela frente até dar o golpe final.


Exames

De tarde fui fazer a ecografia mamária e a mamografia com a mesma doutoura que me viu na primeira vez e que se lembrava perfeitamente de mim. (Sou a menina das Maldivas e do aborto). Estava curiosa, mas não nervosa. Foi fantástico. A médica mal poderia acreditar no que via: "Não tem nada a ver com a anterior", dizia-me.

Perguntei-lhe pelo tamanho (essa era a minha maior curiosidade para quem como eu começou com 4,9 cms) mas ela disse-me que estava tão pequeno que naquela altura nem poderia dar a certeza. Disse-me que como para a semana vou fazer a ressonancia (que também é com ela) depois irá fazer os relatórios em conjunto. Mas explicou-me com um cuidado imenso e uma alegria extrema as diferenças nas chapas nas mamografias: "Está a ver estes pontos? São microcalcificações. É como se fosse o bicho morto. Claro que têm de ser sempre retirados por cirurgia porque mais tarde podem "acordar" e até se alojarem numa outra parte do corpo."

Ela estava felicissima e eu também. As quimios funcionaram. O bicho pode ter levado tanta mocada que morreu mesmo de vez!

O que vem a seguir? Como será a cirurgia? Não sei. Não me interessa. A unica coisa que me deixa feliz é me sentir que o sacrificio todo compensou. Claro que ainda tenho mais uma ressaca para aguentar... portanto, sempre um dia de cada vez!

A operação só pode ser efectuada com o minimo de 3-4 semanas após a quimio, o que me alivia uma vez que gostava de ir para a operação sem efeitos desta quimio. E o Trastuzumab não é interrompido a menos que calhe nos dias em que estou com a operação.


Aftas


Ainda não vos falei de um medicamento que foi milagroso nas minhas Docs anteriores e que já voltei novamente a tomar na vespera desta quimio, o "Diflucan". Fez as aftas não aparecerem porque o medicamento ajuda a restabelecer o PH da boca. Claro que continuo sempre a lavar os dentinhos e a bochechar com o Mycostanti.


Cabelos - Nas Axilas???
Então não é que os primeiros cabelos a retornarem são os das axilas?? Para quê?? Devem ter alguma utilidade... vêm fininhos e timidos mas estão cá. :P Por mim, esses e os das virilhas bem que podiam continuar desaparecidos em combate!


Bem, cá estou eu aguentar com os efeitos da quimio. Até agora dores de pernas que tento combater com o benurroon. E estou a tentar combater o sono porque hoje dormi tão bem, tão bem, como não dormia há meses. O meu amor diz que me fartei de ressonar e tudo! LOL

8 comentários:

  1. Olá Cláudia!
    Sempre bem disposta! É sem dúvida a tua "imagem de marca", que vais deixando por os sitios onde passas!
    Que bom começo de ano saber que o bicho não resistiu ao teu empenho, coragem e atitude positiva!
    Continuação de tudo de bom!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  2. São boas notícias...mas também meterem-se com a Cláudia V?
    Agora espero que as próximas etapas decorram o melhor possível.

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Cláudia, sou do Brasil e li seu blog inteirinho, desde o primeiro post.
    Adorei. Você é uma pessoa maravilhosa, lutou contra sua doença como uma guerreira e merece a vitória que praticamente já chegou.
    Parabéns, garota, continue firme e forte que tudo vai dar certo para você! Já deu!
    Um grande beijo, estarei sempre por aqui torcendo por você.
    Helga

    ResponderEliminar
  4. Claudia eu também estou sem ciclo menstrual desde que começou a DOC, acho que o inchaço pode ser isso também, descanse bastante para que se recupere rápido.
    Um grande beijo e fica com Deus.

    ResponderEliminar
  5. oi boa sorte em seu tratamento...

    sou do brasil e acompanho a sua luta!

    que Deus te abençõe...

    ResponderEliminar
  6. Acompanho sua luta que por sinal é a minha tambem...

    já estou acabando a quimio,faltam 2 num total de 8 ,depois farei o tratamento com herceptin

    sou her 2+...POR ISSO O HERCEPTIN POR 1 ANO...

    JA FIZ MASTECTOMIA COM RECONSTRUÇÃO IMEDIATA...

    ME CONSIDEO CURADAAAAAAAA..........

    Deus o Pai eterno esta conosco!

    sua amiga do Brasil

    Selma cristina Barea

    ResponderEliminar
  7. Olá Cláudia! Li seu blog e sem dúvida que é uma guerreira!! Eu estou a passar pelo mesmo e também irei vencer!! Tudo a correr bem, beijinho��

    ResponderEliminar
  8. Também sou her 2+, triplo positivo, 37 anos blá blá... não desisto, acredito. Não têm sido facil mas não é impossivel.
    Já Fiz mastectomia, quimio, radio e agora estou no terceiro herceptim. Infelizmente o meu miocardio acusou cansaço com as antraciclinas e tive de aguardar quase cinco meses para iniciar o tão ansiado herceptim. Acredito que fui a tempo e que vou ficar curada. Adorei o seu blog têm sido uma inspiração lê-lo, revejo-me nas suas palavras. Que a luz e energia que transborda de si nunca a abandone. Um grande abraço.

    ResponderEliminar