terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Efeitos da 7º quimio + Exames Marcados + Saindo de Casa + Maquilhagem + Marido Adoentado

Olá a todos!

Espero que as compras do Natal já estejam feitas. Pelo meu lado algumas apenas serão compradas depois da quadra natalicia, mas os amigos também não levam a mal.

Efeitos da 7º Quimio

Como já tinha referido no dia a seguir à quimio fico vermelha como um pimento na cara. Uma amiga minha quando me veio visitar no sabado a primeira coisa que pensou quando me viu foi "Porque é que a Claudia colocou tanto rouge na cara?" LOL
Mas não se trata de maquilhagem, é apenas nas nossas bochechas que ficam tão vermelhinhas!

A partir do 3º dia após a quimio

Com já era de esperar os efeitos da quimio Doc começaram no Domingo à noite (no mesmo dia em que o Rui me deu a primeira das 3 injecções das defesas , dadas na barriga, que descrevi num dos posts anteriores). Portanto, as dores de corpo que tive até mais ou menos quinta feira foram devido a ambas as coisas: quimio e injecções. Mas nenhuma delas foi tão má como as dores de ossos que tive da primeira quimio Doc!

Mas chateia. Uma pessoa fica sensivel. Depois das primeiras dores de corpo e de cabeça começo a dormir mal.

Na segunda feira acordei as 5 e meia da manhã cheia de calor! (Bem sabem o frio que tem estado lá fora!). Levantei-me, liguei a televisão e começei a comer, mas começei a sentir-me mal. Ondas de calor começaram a surgir no meu corpo e umas ligeiras dores de barriga. Ja sabendo como é o meu corpor, cheguei à porta do quarto, encostei-me à parede (porque já estava com receio de cair e nem dar conta), acendi a luz, o rui abre os olhos e digo-lhe "Amor, não me estou a sentir bem". Imediatamente vejo o meu principe saltar da cama em boxers com uma rapidez que me espantou dado o frio que estava. Ele já aprendeu que quando eu digo aquela frase é mesmo algo sério.

Vamos os dois para a casa de banho. Eu sento-me na sanita e ele começa a molhar-me a cara com àgua fria... mas eu nao sentia a agua fria, parecia-me morna. Ele continua quase a dar-me um banho e eu quase que me dispo toda só para tentar arrefecer e sentir algum frio.
Em partes, só oiço o Rui dizer "Abre os olhos, olha para mim os olhos, mantêm os olhos abertos" mas eu tinha uma enorme vontade de fechá-los e o Rui continua a molhar-me a a dar-me palmadinhas na cara para me manter desperta ao qual eu ainda me lembro de lhe responder "Pois aproveita-te de poderes dar-me umas palmaditas agora!" LOL (como é que eu a sentir-me mal, quase a desmaiar, ainda consigo brincar é algo que eu não sei. Aliás brincamos os dois).

Aos poucos lá começei a recuperar. Deve ter sido uma quebra de tensão das fortes! (para a próxima a ver se me lembro de ir direita ao sal da cozinha e colocá-lo na boca).

De Terça a Quinta

Na Terça, voltei a acordar com calor mas desta vez direitinha à casa de banho e pimbas: diarreia Matinal! Depois dores de barriga e gases, muitos gases... muito mal cheirosos... Eu quase que morria com o meu próprio cheiro! LOL
Bem, do meu ponto de vista mais vale ter diarreia do que ficar presa dos intestinos. Portanto foi uma semanita em dieta pura. Tomei o Ultra-lever e comi muito peixinho com arroz, muita fruta cozida e claro um bom Nestum de Arroz! E o meu pensamento era "Tenho de estar boa para os doces do Natal!" (o ano passado quase nao comi nenhuns porque tive uma gastroentrite na semana anterior :P).

Mas claro que imaginam que a minha disposição não ficou a mesma. Acordar 3 dias a correr para a casa de banho e ao mesmo tempo ter dores de corpo e febre. Uma pessoa começa a estar cansada da porcaria destes efeitos da quimio, cansada fisica e mentalmente. Estou tão cansada disto e só pensava: "Só falta uma e desta vez tenho uma semana de bonus".

Mas também dizia ao rui que deviam era ter inventado uma daquelas coisas das naves espaciais quando o pessoal tem de fazer viagens longas... do estilo dormir até se chegar ao destino... nao me importava de dormir até pararem os efeitos! :P

Agarrei-me a uma musica e cantarolei-a até estes efeitos maiores terminarem. Os meus pensamentos, como os da musica eram "Estou em baixo, mas vou dar a volta por cima, vou sobreviver e ter forças para lutar... só falta uma"
Aqui está a musica com a tradução da letra em português.
Avril Lavigne - Alice
A tradução não está excelente, mas não está má. O facto de ser relacionado com uma das minhas personagens favoritas de fantasia também me ajudou pois relembrou-me da vontade que eu tenho de querer terminar os meus livros.





Todos os dias à noite faço o controlo da febre. Agora faz parte tão da minha rotina como o lavar dos dentes e pôr creme hidratante no corpo. Desta vez tive febre durante 3 dias.

E na quinta acordo e digo ao Rui ainda na cama "Está frio. Consigo sentir o frio" e ele claro que chega à mesma conclusão que eu: "É sinal que estás a melhorar". E estava e só isso me deixa logo mais animada. :)

Resumo dos efeitos da 7 quimio (3º DOC) até ao dia de hoje:

* Calor
* A partir do 3º dia: febre, dores de corpo e cabeça, diarreia, cólicas
* A partir do 5º dia: sangue no nariz
* A partir do 6 dia: dores nos dedos das mãos
* Pele Seca nas mãos que em certas partes fica muito vermelha como se tivessemos apanhado um escaldão e doi. Ainda hoje acordei assim. Creme, muito creme ponho nas maos para as hidratar
* Maos a ferver e inchadas
* As unhas continuam amareladas
* Lacrimejar - especialmente na parte matinal - choro, choro, choro... que xatisse!
NOVOS EXAMES MARCADOS
Dia 7 de Janeiro é o dia da ultima quimio e também vai ser o dia em que vou fazer, pela primeira vez desde o inicio das quimio, uma mamografia e uma ecografia mamária. Consegui marcação para a mesma médica que me fez os primeiros exames em Junho e isso deixa-me super feliz.
Marquei para o mesmo dia porque quando saio da quimio sinto-me bem e nestes exames não é preciso me injectarem com nada.
A Ressonancia Magnética consegui marcá-la para dia 14 de Janeiro, ou seja uma semana depois. AH! Mal posso esperar! :)
SAIR DE CASA
Ontem tive oportunidade de sair de casa. Há 10 dias que não sentia o exterior!! (como é que não dou em doida?) Mas, como sempre, quando consigo sair de casa está a chover torrencialmente. Só havia uma solução: centros comerciais. E pensei "Que se lixe". Com as injecções as minhas defesas de certeza que não estão no minimo. E fui ao centro comercial de máscara! Uma das coisas que nunca me importei foi com o que os outros pudessem pensar, portanto andar de máscara não me fez qualquer confusão mental. Com a alegria de poder comprar alguns presentes de Natal que me faltavam, a máscara foi algo tão relativo que só não me esquecia dela completamente porque de vez em quando ficava com os oculos embaciados! Bolas... esqueci-me de tirar uma foto!
E as pessoas das lojas não deitaram olhares estranhos nem nada disso. Numa loja em que entrei estava a falar com a empregada sobre uma prenda e a certa altura tirei a mascara por uns momentos. E no final ela diz-me "volte a pôr a mascara que a loja com o movimento tem andando com muito pó". Pessoas sensiveis.
O divertido ainda é que acho que assustei uma ou outra criança! LOL
No final do dia estava tao cansada das minhas pernas. Pudera... há tanto tempo que elas não andavam tanto!!!

MAQUILHAGEM
As minhas sobrancelhas cairam um pouco mas não na sua totalidade.
As pestanas novas que vinham a nascer estao boas mas pequeninas e as grandes, fracas, acabaram por cair. Por isso pedi ao Rui que me comprasse umas pestanas falsas. Eu sempre vos disse que para mim o olhar era o mais importante (apesar de a cara inchada me chatear um pouco mas quanto a isso não posso fazer nada).
Ele lá foi sózinho à loja Sephora, e além de me ter comprado umas pestanas - da Marca Make Up For Ever Professional (e depois fui ver no Youtube como se colocavam uma vez que nunca tinha usado nenhumas) comprou-me também um produto para as pestanas que tem o aspecto de rimel mas que serve para proteger as pestanas que vêm a nascer e ajuda-as a crescer e que se chama Lash + Plus. (não sei se funciona em termos de crescimento mas ja fico contente se as proteger quando usar rimel).
Ontem quando sai usei as pestanas falsas e digo-vos super faceis de utilizar e tirar (pelo menos estas que ele comprou) e nem foi preciso colocar rimel porque elas realçavam-me imenso os olhos. E, com a mascara na cara tb era a unica coisa que as pessoas viam! heheh
Mas sentirmo-nos um pouco mais bonitas, dá-nos um pouco mais de confiança.

MARIDO ADOENTADO
O que fazer quando o nosso marido se queixa que está a chocar alguma coisa? Dificil... dei-lhe logo com o maxilase e a mebocaína e alguma distancia fisica entre nós. Ontem no sofá acabei por usar mascara e tudo, mas ainda partilhámos a mesma cama (a nossa é grande).
Hoje ligou-me a dizer que só tem expecturação verde. Bolas! Verde não é bom!
Convenci-o a ir as urgências quando sair do trabalho por minha causa porque o maxilase pode não ser suficiente e dado a minha situação, as minhas baixas defesas, quero que ele fique bem curado o mais rapidamente possivel para eu não apanhar nada. Eu mereço uma semana de descanso de sintomas de doenças. Verdade que mereço!
Beijokas grandes E Feliz Natal!

7 comentários:

  1. Claudia
    Beijinhos e um SANTO NATAL
    E UM OPTIMO 2011
    Cheio de coisas BOAS

    ResponderEliminar
  2. Olá Claudia.
    As melhoras do Marido e acho melhor não dormires com ele um dia ou dois....Todo o cuidado é pouco nesta fase que estás a atravessar.
    Fico sempre contente ao ler as tuas mensagens,consegues descrever tudo tão bem e ao mesmo tempo mostrar um optimismo e até humor ,mesmo nas situações mais complicadas.
    Força ...continua sempre assim.
    Está quase.

    Beijinhos e um Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  3. Já só falta uma!!!! que maravilha, fico muito feliz, e apesar desses sintomas todos que tens passado é bom ler que continuas sempre com optimismo e com grande garra para venceres esta batalha, está quase quase!!!!
    beijinhos e um Feliz Natal e que o papai noel te traga tudo aquilo que desejares

    as melhoras do marido
    ..
    ..

    ResponderEliminar
  4. Puxa, tá sendo barra esta quimio... A minha também foi um saco, principalmente quando juntou com a radio, quase morri..

    Cancelaram as minhas 2 ultimas quimios, pois já havia feito muitas e agora estou terminando a radio na garganta. É barra também, mas termino no dia 27/12.

    O fato de estar chegando no final, apesar do sofrimento, está me deixando muito animado. Uma hora todo este sofrimento tem que acabar né?

    Te desejo muita sorte e que vc fique boa logo

    ResponderEliminar
  5. False eyelashes are just fabulous. Sometimes it's the little things that lift you up. - Jo.

    ResponderEliminar
  6. Quero aproveitar esta ocasião para desejar um feliz natal recheado de mta saúde e bons momentos!
    Desejo rápidas melhoras para o Rui!
    Continuação de boa disposição para ti e obrigada por os ensinamentos ao longo destes meses!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Tens mtos sintomas q eu tinha diarreia e gases argggggggggggg as minhas pestanas e sombracelhas caíram :p mas adora maquilhar-te para a véspera de natal :o) mas ñ moras aqui...que pena!
    Já ficavas a saber como fazer ;o) beijokas deixei-te algumas indicações no face se precisares de mais alguma sugestão manda mail, beijokassssssssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar