sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Natal + Consulta da Quimio

Olá pessoal!


Acabei por escrever no ultimo dia do ano.




Natal



O Natal correu muito bem. Na vespera tive muita energia mas no dia seguinte parecia que estava de rastos... O mais fixe da noite de Natal foi a minha sogra e uma das minhas cunhadas entrarem em minha casa e nem me reconhecerem! Juro que foi verdade e a minha sogra ficou tão embaraçada com o sucedido (nao me via desde a primeira quimio). Ai... devo tar tão gorda e inchada!!! Devo não... tou mesmo
A minha irmã ainda conseguiu tirar-me uma foto decente e cá estamos as duas na noite de Natal com as minhas pestanas postiças!!



Ainda bem que hoje não tenho de fazer a minha ultima quimio. Aos poucos durante esta semana fui ganhando forças mentais e fisicas e apesar de ainda não estar como gostaria pelo menos já tenho um pouco do gostinho do que é estar melhor.

Na terceira semana após a quimio não deveria ter efeitos secundários, mas o facto é que alguns cá estão:

* Lacrimejar - não imaginem como isto enerva e é perfeitamente normal segundo a médica! Agora ando a colocar soro fisiologico que foi o conselho que ela me deu. Mas estou melhor e mais tolerante. A pele à volta dos olhos ficou a escamar de tantas lágrimas sairem!


* Cansaço e Dores de corpo (essencialmente pernas)- Quando o nosso cansaço mental melhora (como foi o caso depois de umas sessoes de reiki) o mesmo acontece com o fisico, mas continuo a não poder fazer grandes esforços. Tenho as pernas mais gordas ou mais inchadas, como que lhe queiram chamar e portanto calças já foram! Nada para vestir!

* Maos Secas - Depois do que parecia ser o escaldão, e tal como a medica previu na consulta desta semana, a pele está a começar a cair. Quase que parece que tenho as mãos de uma velha! :P Receitou-me o Cyteal para desinfectar as mãos e depois um creme reparador da Avene para eu me besuntar logo a seguir.

* Afrontamentos - Sim, sao mesmo afrontamentos de não se ter o periodo, mas a medica diz que como sou muito nova não devo entrar em menopausa precoce.


Bem, isto tudo sem contar com a espécie de constipação/mal da garganta que o Rui me pegou e pimbas, mais um antibiotico de 3 dias para a goela! Mas a médica também lhe receitou o mesmo tipo de tratamento, pelo menos ficamos os dois curados ao mesmo tempo!

Consulta da Quimio

Esta ultima consulta da quimio foi bastante interessante. Para resumir ela explicou-me que alguns dos sintomas que as pacientes dela andam a ter desde Maio com a quimio docetaxel não eram normais. Ela já dá o quimico às doentes à mais de 15 anos e agora andam a aparecer efeitos secundários que não existiam.

No meu caso, os sintomas que ela diz nao serem normais são:

* Sangue no nariz

* Pele das mãos tipo vermelha e queimada

* Cara com alergia

* Cansaço ainda na terceira semana

Como ela começou a ver que isso acontecia com muitas pacientes telefonou para a empresa que faz a Docetaxel. Qual foi a admiração dela ao constatar que desde Maio o hospital ja não comprava a marca mas sim o genérico! É isso mesmo, existem genéricos das quimios. E sabem de onde vêem os componentes das quimios? Da China e da India! (as coisas que aprendi nesta consulta!)

Ou seja, para poupar os hospitais andam a substituir as marcas pelo genérico que é mais barato (mas que pelos vistos trás mais efeitos secundarios... deve la faltar algum componente para inibir estes efeitos anormais).

A médica da quimio quer se queixar ao Infarmed e está a reunir alguns casos. Dei-lhe logo o meu blog para ela poder tirar também as fotos.

A minha prima (que estuda enfermagem) já me tinha dito que os genéricos nunca são completamente iguais ao produto original. Por exemplo, no caso do famoso Benurron 1000, ela diz que a diferença para o genérico é que este último pode nao ter os 1000 mas sim 800 ou 900, ... em alguns outros comprimidos de marca que tomamos, estes vêm com uma pelicula de revestimento que quando chega ao estomago se desfaz mais lentamente para não prejuicar tanto este orgão - o generico não trás. A diferença não é só no preço mas também no produto.

A médica explicou que em Portugal não existem muitos meios para se fiscalizar este tipo de coisas. Mas uma pessoa tem de fazer queixa ou as coisas também não mudam. E, ter acrescido estes efeitos quando já se está a passar por tanto fisica e mentalmente neste processo de matança do bicho, é bem de evitar.

Na próxima quimio tiro foto a tudo o que é efeitos!!

Mas em relação a mim...

Desta vez não me pesou... ou se esqueceu, ou não queria me deixar deprimida! LOL

Apalpou a mama e disse que o bicho deve ter cerca de 0,5 cms! :) Vamos ver se ela acerta depois de eu ver quanto é que os exames dizem! Ah... de quase 5 cms para 0,5 cms... quase que parece um milagre, não é? Claro que um milagre um pouco doloroso mas no fim vou ter o gosto da vitória!

Depois disse-me que vou ter de fazer o Trastuzumab (Herceptin/anticorpos) durante um ano de 3 em 3 semanas. E depois disso é vigia de 4 em 4 meses. Isto de se ter cancro ocupa-nos uma vida!

Disse-me que o inchaço demora 2 a 3 meses a desaparecer após a ultima quimio, mas isso depende de pessoa para pessoa.

Bem, o importante é que as minhas forças mentais voltaram! :) E com elas para a semana estou pronta para a ultima coisa da primeira fase da batalha! Depois disso, exames e depois ataque final e vou à faca!

Beijokas a todos e Bom Ano Novo (queria escrever mais um post hoje mas já não sei se ainda terei tempo). No meu ser interior sinto que o meu ano novo só começará quando me livrar dos efeitos da ultima quimio, aí sim abro uma garrafa de champanhe e comemoro.

Quanto às passas nunca mais na vida!!! A unica coisa que eu tinha pedido nas 12 passas que comi no ano passado na passagem de ano foi, imagine-se, "saúde", e olhem o que me calhou!! LOL

Ps. Esta semana fui supreendida com um ramo de flores. E não foi do meu amor. Ele aparece-me com o ramo e diz-me que foi uma cliente dele que me enviou. Uma cliente que eu nunca vi mas que também já teve cancro da mama e venceu. Como sabia que eu, como mulher dele, estava em tratamento mandou-me este miminho. Fiquei toda comovida.

13 comentários:

  1. É sempre bom recebermos mimos de pessoas que não conhecemos, dão outro alento à coisa :)

    Isso das passas nunca comi, porque não gosto. Normalmente como smarties! lol

    Em relação aos genéricos, a minha médica também já nos disse o mesmo. Quando nos receita algum medicamento diz sempre "se na farmácia vos quiserem dar o genérico, não aceitem! venham cá que eu passo outro". Ás vezes as doses e componentes não são iguais e não há fiscalização quanto aos laboratórios que estão a produzir genéricos... É uma tristeza, mas enfim.

    Olha, desejo-te um 2011 super-hiper-mega-espectacular (isto agora foi um bocado à floribela...) e na primeira semana do ano, lá nos encontramos! ;)

    Beijo grande e gordo e muita felicidade!! :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Claudia,

    Eu tb fiz esse tratamento e não tive esses sintomas a não ser lacrimejar de um olho(assim tinha o outro bom,lloll)e claro aqueles estranhos(diarreias,etc.)
    Agora,como tens uma semana de férias é bom...descansas e consegues ter uma passagem de ano mais ou menos normal.
    Quero desejar-te um ano novo com tudo de BOM, um ano de VITÓRIA!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. "Isto de ter cancro ocupa-nos uma vida" é uma frase excelente, porque ocupa mesmo e porque o modo como ocupa nos faz crescer, aprender a ser pessoas melhores, a dar valor ao que tem valor e a não desperdiçarmos o nosso pouco tempo de existência com aquilo que não vai valer a nossa entrega.
    Também adoro flores e oferecidas de surpresa são um "must".

    Vá, nada de passas e, se calhar, nem de pedidos, pois nós já aprendemos a lidar com o menos bom e, por isso, vamos saber dar a volta que quisermos ao que vier...

    Boa noite de viragem, para ti e para os teus

    Kisses

    ResponderEliminar
  4. Querida Claudia...

    •°*”˜˜”*°•.¸☆ ★ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
    ╔╗╔╦══╦═╦═╦╗╔╗ ★ ★ ★
    ║╚╝║══║═║═║╚╝║ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
    ║╔╗║╔╗║╔╣╔╩╗╔╝ ★ NEW YEAR ☆ 2011
    ╚╝╚╩╝╚╩╝╚╝═╚╝ ♥¥☆★☆★☆¥♥ ★☆
    ...
    Tudo de bom para ti e para o teu Amor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Cláudia, falta POUCO :-) E pensa que nada é por acaso... Ainda bem que fazes dia 7 assim passas melhor esta noite junto dos que mais amas :)
    BEIJO MUITO GRANDEEEEEEEEE

    ResponderEliminar
  6. Claúdia,

    espero que o ano 2011 seja, em tudo, melhor que o de 2010. Aliás, tenho a certeza que será

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Feliz 2011, Cláudia.
    Essa quimio deixou-me bastante mal também, ao contrário de uma outra que tinha feito primeiro e que até era simpática. Mas, realmente, não tanto assim...
    Um grande beijinho e boas entradas para o ano da recuperação.
    TeresaP

    ResponderEliminar
  8. Feliz 2011, Cláudia,
    batalha a batalha, vais vencendo a guerra, já falta pouco, continua com essa Força, e logo logo, tudo é passado.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Feliz 2011
    Boas noticias é bom logo para começar ;o) realmente essa das quimios em genérico dá vontade de fazer um baixo assinado!
    Que horror...vem da china e india?????? Não entende...a sério. Fiquei indignidade :o/ bem o que importa é que está a resultar :o))) beijokasss

    ResponderEliminar
  10. esqueci (para variar) a tua mana tb é linda e parecida ctg ;o)

    ResponderEliminar
  11. Diana,
    Isso dos smarties eh uma otima ideia! :) talvez para o ano que vem alinhe contigo! hehee
    Pois, afinal ja nao eh apenas uma medica a dizer o mesmo dos genericos.
    Beijokas grandes e espero que tenhas tido um grande começo de ano! Ca nos vemos esta semana! ;)

    Ola Sonia,
    Sim, vai ser o meu ano da vitoria em todos os sentidos. Sinto-o! :)
    Eh pah com um olho eu ainda me safava mas os dois eh uma desgraça! E agora consegui perceber que eh um sintoma que so vai embora cerca de 4 semanas depois! Ora bolas!
    Um grande Ano tb para ti! TUDO TUDO DE BOM! :D
    Beijokas Grandes

    Guida Palhota,
    Sim, nada de pedidos. Peço agora quando necessito e nao apenas naquele dia do ano! E tenho muitos pedidos ja pendentes ;) Mas sem passas pelo meio! heheeh
    Espero que tenhas um ano como tu desejas!

    Natalia,
    Obrigada. Para ti e para toda a tua familia tudo de melhor para este ano!

    Ana,
    Acredito mesmo que nada eh por acaso. :) Como um citacao que li no outro dia dizia "Posso muitas vezes nao compreender Deus, mas confio nele". Eh isso que acontece comigo.
    Um Beijao grande e vais ver que o ano vai ser em grande para nos!

    Susana,
    Obrigada! Um excelente ano para ti tb! :)

    Teresa,
    Pois, eu a pensar que a laranja era a pior e afinal era a transparente! :P
    Tem um ano em grande, assim como toda a tua maravilhosa familia!

    Graça,
    Como qualquer guerreiro, depois de algumas batalhas, fico um pouco cansada mas nunca cansada para desistir. O bicho na minha mente ja nem existe e no final de Fevereiro vou poder dizer isso apesar de ter de continuar com os tratamentos. Beijokas grandes

    Lina,
    Sim, o que importa eh que resultam! Mas tb fiquei um pouco chocada como tu.
    Eu e a minha mana temos uma diferença de 3 anos e meio mas quando eramos mais novas toda a gente nos confundia na rua e algumas pessoas pensavam que eramos gemeas, apesar de a minha mana ter sido sempre muito muito magra (ao contrario de mim).
    Beijokas

    ResponderEliminar
  12. Diana,
    Isso dos smarties eh uma otima ideia! :) talvez para o ano que vem alinhe contigo! hehee
    Pois, afinal ja nao eh apenas uma medica a dizer o mesmo dos genericos.
    Beijokas grandes e espero que tenhas tido um grande começo de ano! Ca nos vemos esta semana! ;)

    Ola Sonia,
    Sim, vai ser o meu ano da vitoria em todos os sentidos. Sinto-o! :)
    Eh pah com um olho eu ainda me safava mas os dois eh uma desgraça! E agora consegui perceber que eh um sintoma que so vai embora cerca de 4 semanas depois! Ora bolas!
    Um grande Ano tb para ti! TUDO TUDO DE BOM! :D
    Beijokas Grandes

    Guida Palhota,
    Sim, nada de pedidos. Peço agora quando necessito e nao apenas naquele dia do ano! E tenho muitos pedidos ja pendentes ;) Mas sem passas pelo meio! heheeh
    Espero que tenhas um ano como tu desejas!

    Natalia,
    Obrigada. Para ti e para toda a tua familia tudo de melhor para este ano!

    Ana,
    Acredito mesmo que nada eh por acaso. :) Como um citacao que li no outro dia dizia "Posso muitas vezes nao compreender Deus, mas confio nele". Eh isso que acontece comigo.
    Um Beijao grande e vais ver que o ano vai ser em grande para nos!

    ResponderEliminar
  13. Susana,
    Obrigada! Um excelente ano para ti tb! :)

    Teresa,
    Pois, eu a pensar que a laranja era a pior e afinal era a transparente! :P
    Tem um ano em grande, assim como toda a tua maravilhosa familia!

    Graça,
    Como qualquer guerreiro, depois de algumas batalhas, fico um pouco cansada mas nunca cansada para desistir. O bicho na minha mente ja nem existe e no final de Fevereiro vou poder dizer isso apesar de ter de continuar com os tratamentos. Beijokas grandes

    Lina,
    Sim, o que importa eh que resultam! Mas tb fiquei um pouco chocada como tu.
    Eu e a minha mana temos uma diferença de 3 anos e meio mas quando eramos mais novas toda a gente nos confundia na rua e algumas pessoas pensavam que eramos gemeas, apesar de a minha mana ter sido sempre muito muito magra (ao contrario de mim).
    Beijokas

    ResponderEliminar