domingo, 12 de dezembro de 2010

Consulta da Mama + 2º Trastuzumab (Herceptin/Anticorpos) + 7º Quimio


Olá a todos,

Esta semana que passou foi bem ocupadinha e digo-vos que não recuperei totalmente da 6º quimio quando na sexta-feira fiz a . Mas sinto-me bem. Ás vezes estou cansada. O Rui diz que isso acontece quando eu fico muito excitada a conversar com alguém, e depois é que pareço ter aquela sensação de falta de ar e que então é que preciso fazer a minha pausa para respirar. Mas para mim isso é bom sinal, sinal que estou cheia de energia interior.

Consulta da Mama
Na terça foi o dia de ir à consulta da Mama e como era vespera de feriado também fiz logo as análises ao sangue. Mas nem sei como conseguimos chegar ao hospital porque nem o meu despertador do Rui nem o meu tocou!! Como é possivel??? Saímos de casa literalmente a correr.
Enfim, para resumir a consulta bem resumidinha. Pela primeira vez depois da apalpação (e esta médica já não me apalpava o peito há muito tempo) oiço-a dizer "Claudia, parece que fomos a tempo, provavelmente já não precisamos de tirar a mama toda". Fiquei admirada confesso, mas talvez fosse ela que não estivesse à espera que o cancro diminuisse tanto. E mais rápido do que eu fui ao médico era-me impossivel pois mal dei conta do caroço na semana seguinte já estava a fazer exames. Claro que eu soubesse o que sei hoje teria tido muito mais atenção com a gravidez do inicio do ano. Mas na altura nunca tinha ouvido falar de nada do genero.

Passou-me a ecografia mamaria, a mamografia só na mama direita (a do cancro) e a ressonancia magnetica. Ainda não marquei os exames, a ver se consigo isso na amanhã (segunda-feira).

Quando coloco o hidratante no peito todas as noites nem sinto o caroço, se fosse a fazer o meu auto-exame no chuveiro nem dava conta de que tinha algo. Talvez tenha sido este o tamanho com que ele estava estava quando engravidei.

Depois houve uma coisa que ela me disse que me ficou na cabeça "É preciso ter muita saúde para para fazer quimioterapia, não é Claudia?" Concordei com ela. Para aguentar estas doses de quimio é precisa muita saude fisica e também mental.

E antes de sairmos ela diz para o Rui: "Tem aí uma grande mulher!" e ele responde "Eu sei, eu sei"
Nós rimo-nos mas eu depois realço que eu também tenho um grande homem ao meu lado que me cuida com muito cuidado, amor e carinho. Ele é um querido, não podia ter desejado alguém melhor.


Análises
As análises estavam boas e portanto lá me preparei mentalmente para uma quimio para a qual não se sentia fisicamente 100% preparada. Esta semana não houve bolo feito por mim para ninguém. E depois esta coisa de estar sempre a chorar da vista impede-me de me fazer muita coisa.


2º Trastuzumab (Herceptin/Anticorpos) - Quinta Feira
O mais importante quando vou levar com qualquer coisa nas veias é que a picada do catéter corra bem. E de facto correu :) Aí fico aliviada e relaxo. O Rui não pôde ir comigo neste diga (final de ano no trabalho é lixado e ele tem objectivos) e por isso decidi levar a camisola da Branca de Neve (essa não falha! ehehhe).

Quando cheguei a casa por volta das 5 da tarde ja vinha a dormir no carro do nosso amigo e acabei por adormecer no sofá (realmente aquilo dá uma grande moca de sono!) mas mesmo assim consegui sair de casa para ir fazer reiki às 9:30 da noite com a Lina. Soube-me tão bem!

7º Quimio (Só falta 1 !!!)
Apesar de no dia antes me terem perguntado se eu queria levar o catéter já montado para casa, não o consegui fazer. Ai... só de pensar que tenho uma agulha espetada no meu corpo já não iria conseguir dormir como deve ser. Portanto, lá levei uma camisola nova divertida para a quimio e desejei que tudo corresse pelo melhor (que foi o que aconteceu). Crazy in Love = Loucos no Amor



Depois da picada tiram-me sempre a pulsação e a tensao arterial. A pulsação estava nos 98. Quando a quimio terminou a pulsação estava nos 76. Grande diferença que faz o stress da picada! heheh

Depois, como me sentia bem fui almoçar com algumas colegas no trabalho (já há tanto tempo que já lá não ia e não pude ver todos mas fica para a proxima prometo), depois fui ver uma bébé que nasceu dia 1 de Dezembro com 37 semanas (que coisinha mais linda e pequenina!). Claro que primeiro tinha perguntado às enfermeiras se haveria algum problema em a visitar, ao qual me disseram que não. A quimio sai do nosso corpo quase exclusivamente pela urina. É certo que também pode sair pelos nosso poros, pela transpiração, mas isso é algo infimo que não faz mal. No fundo, o que elas me realçaram é que eu é que preciso de ter cuidado pelas pessoas com quem contacto. Pelos vistos quando faço quimio as minhas defesas ficam tão baixas como a de um bébé.

Por falar nisso, deram-me as 3 injecções das defesas para começar a levar hoje. O Rui vai dar-me por volta da hora do jantar, para depois dar-me as restantes mais ou menos à mesma hora.

De resto foi tudo igual, cá ando eu cheia de sede e corada na cara como se tivesse levado com um escaldão do sol da praia! :) Tou é tão mole e com tanto sono, mas isso também se pode dever ao tempo escuro que se mantêm lá fora.

O meu desejo é que a quimio me dê, no máximo, os mesmos efeitos que me deu da ultima vez. Mas a ver vamos, porque vou levar com as injecções ao mesmo tempo. Seja o que Deus quiser.

Inchada

Esta quimio Doc anda-me a inchar muito a cara e também os dedos. Já não ando de aliança porque não quero sentir os dedos apertados. Mas ontem o meu amor apareceu-me com um anel tão querido!! Assim já posso substituir temporariamente a aliança! :)




Próxima Quimio
Afinal já não vou fazer a ultima quimio no dia 31 de Dezembro como estava à espera. As enfermeiras não estavam a fazer marcação para esse dia porque não sabem se vão ter tolerância do estado o que é compreensivo. Assim a proxima e ultima quimio será dia 7 de Janeiro 2011. Sabem, por um lado fiquei contente, vou ter uma semana de bonus que era a tal semana que estava a mesmo a precisar desta vez e que nao recebi e quem sabe não conseguirei a marcação dos exames para essa semana?
Um dia de cada vez, não é verdade?

Beijokas a todos e façam boas compras de Natal e aproveitem muito. Eu cá vou continuando por casa com a minha moleza normal.

Ps1. Ontem deram-me uma prendinha de Natal bem útil. A quimio dá muita sede. E ando de um lado para o outro com um jarro de àgua e uma caneca (que ainda ontem parti uma) porque chega a certa altura que já não me apetece beber pelas garrafas de plástico. O sabor não me parece igual. Assim, ontem uma grande amiga minha deu-me uma garrafa SIGG. Ela desde que engravidou que tinha comprado uma e adorou. E assim, decidiu dar-me uma e estou a gostar imenso. Portanto, aqui fica uma boa ideia de prenda. Existem com vários designs para todos os gostos .


Esta foi a que me ofereceram! Não é linda? Tem mesmo a minha cara. :)

14 comentários:

  1. Que boas noticías Claudia...o caroço está diminuindo e os tratamentos vão ser feitos na altura certa.
    Acho engraçado arranjares umas t-shirt´s sempre tão giras(tb comprei algumas da throttleman assim),dão-nos outro ânimo.
    Quando dizes que andas corada como se tivesses apanhado um escaldão,fartei-me de rir,pois eu andava sempre assim com as bochechas vermelhas e muito quente,parecia que andava sempre metida no tintol,ehehheh.
    Adorei a garrafinha que a tua amiga ofereceu-te,é linda!!

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. linda!!!!!!!!!
    E estou muito feliz por finalmente o menos bom estar a terminar. Mais uma Guerreira e uma vencedora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Beijinhos e tem uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. É optimo vir ao teu cantinho saber as boas novas!
    Contagem decrescente.... Ano Novo - Tudo Novo!!!
    Novas esperanças, expectativas em alta, confiança no futuro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bem são muitas notícias boas. Fico muito feliz.

    Quanto a dedos inchados eu tinha os dos pés e os das mãos, não havia aneis para ninguém e até tive de comprar sapatos com o n~a cima do meu.

    As garrafas são muito giras, não conhecia.

    bjs.

    ResponderEliminar
  5. Óptimas notícias!
    Já só falta um. O resto que aí vem a comparar com a quimio é canja!
    Bjs.
    Sónia.

    ResponderEliminar
  6. Pois continuas no bom caminho e com aquela disposição que ajuda tanto. As faces coradinhas são um must cá do pessoal das drogas pesadas - e legais! - e nessa altura parecemos todas umas camponesas dos Alpes. Lindas, por sinal eheheh.
    Beijinhos, miúda, força nos próximos dias, que depois é só para o ano (e para acabar!)
    TeresaP

    ResponderEliminar
  7. Olá Claudia.
    Fico feliz de te ver tão animada...tens razões para isso,a diminuição do nodulo é muito bom sinal.
    Quanto ás mãos inchadas,eu também tive ,deixei de usar aliança e relógio no braço do lado da mama,tinha medo de ferir,ainda hoje não uso nada nessa mão.
    Beijinhos e força....tá quase.

    ResponderEliminar
  8. Olá Cláudia :-)
    Fiquei muito feliz por saber que o nódulo reduziu bastante e que por isso vais conservar parte do teu seio :-)
    Também gostei de saber que vais passar a passagem d’ano muito bem-disposta!
    Parece que foi ontem que descobrimos o maldito “bicho” e já passaram meses… meses… e tu já vais para a última quimio :-) Que bom!!
    Eu ainda vou para a 3ª , mas já fui operada duas vezes… mas sabes, agora vais encarar a cirurgia muito melhor :-), vais ver!
    Quanto ao cateter montado :-) eu venho sempre e acredita que a sensação é quase a mesma que o cateter sem a agulha…
    Quanto á garrafa… é muito gira!!!
    Cláudia, beijinhos e continua assim, uma mulher cheia de garra :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá menina das coisas giras!
    Hoje é assim que tenho vontade de te tratar...
    Em primeiro, as boas notícias. Fantástico já não sentires o caroço, é definitivamente um bom presságio.
    Depois, estragam-te com mimos! O Rui já tinha mostrado que tem bom gosto (soube escolher-te), agora o anel, é fabuloso, muito bonito e cheio de significado.
    Por fim, a garrafa. É muito bonita, fica bem com qualquer "modelito" é um acessório muito fashion! Para além de manter a água muito fresca e sem sabor... tinha uma em vermelho, que o meu filho fez o favor de desviar, para levar diariamente a àgua para a escola na mochila.
    Fica o melhor possível, cuida-te e descansa sempre que o corpo pedir. E já só falta UMA!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Ola Cláudia, continua com essa força que te caracteriza! Muita coragem para o que se segue! Fiquei invejosa dessa garrafa da Sigg tão gira ;)) beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Oi Claudia, obrigada pela visita e pelas palavras de conforto. Sim muita saúde para enfrentar este gigante! BJs.

    ResponderEliminar
  12. Oi Claúdia!
    Obrigada por suas palavras..
    É um prazer falar contigo, moramos tão longe e mesmo assim podemos compartilhar nossas experiências. Que legal.
    Adorei o seu blog, muito bonito..
    Muita força e saúde para nós. Vamos matar esse bicho.
    Beijos :D

    ResponderEliminar
  13. Gostava de ser um anjo para te guardar, uma luz para te iluminar, uma estrela para te guiar e um sino para a tua atenção chamar. Um Grande Natal e um Excelente Ano Novo!
    Bjssssssss

    ResponderEliminar
  14. Oi Cláudia:

    Ví seu blog por acaso no google e amei! Assim é que se fala amiga! jogamos no mesmo time! O de "guerreiras vencedoras"!!! Estou nesta luta tb contra o "maldito bicho" á 10 anos, e neste tempo tanta coisa aconteceu... mas continuo aqui viva e confiante de que viver e ser feliz é uma escolha que independe das circunstâncias... Terminei também agora em novembro meu segundo processo de quimio, tomando toda semana por seis looooonnnnnnnggggooooooooossssss meses. No meu caso, lutando contra uma metástase que se alastrou da mama para linfonodos e daí para pulmões, mediastino e ossos. ao final meu Cea (vc deve ter feito este marcador de sangue né???) que estava em 300 no inicio da quimio, ao final foi reduzido para 2.5, e todos os tumores também se reduziram maravilhosamente. Terei que continuar tomando a cada 21 dias o herceptin indefinidamente, mas o que importa é viver e ser feliz né? Acabei de fazer um cruzeiro maravilhoso com meu marido, tenho um filho de 6 anos prá criar, e assim como você muita história de vida e de esperança a compartilhar com aqueles que estão sofrendo.... Parabéns para nós amiga!!! Merecemos muitas "garrafinhas de água" das amigas e outros mimos também.... beijos... Parabéns ao maridao.
    PS. No cruzeiro o meu pediu o microfone numa noite de gala e me fez uma linda declaracao de amor...ameeeeiiiiii.....

    Beijão!!!

    Tuca - Vila Velha/ES

    ResponderEliminar