domingo, 5 de dezembro de 2010

37,5 de febre = Alerta Laranja

Olá Pessoal!

Está a ser um final de fim de semana chuvoso. Eu gosto da chuva e como estou "retida" em casa não me faz diferença se chove ou faz sol (embora sinta que nos dias mais solarentos ganho mais energia emocional).

Queria ter escrito mais cedo, mas esta foi uma semana deveras dificil para mim. Mas aqui está o resumo do que aconteceu.

No Domingo à noite, depois de ter escrito o post-anterior, deu-me na cabeça de ir ver a temperatura. Não sei porquê, é daquelas coisas que acontecem que não conseguimos explicar, algo me dizia para ver... mesmo me sentindo cansada e com arrepios não ligo nenhuma ao corpo porque penso serem efeitos da quimio, mas desta vez algo me disse para ver. Tinha 37,5 de febre. Estranhei uma vez que já tinham passado 9 dias da quimio. Não fiquei alarmada uma vez que a médica tinha dito que após esse valor é que se deve ir ao hospital. Tomei um benuron e no dia seguinte acordei sem febre alguma.

Segunda-Feira (dia 29 de Novembro)
Ora, na segunda tinha consulta marcada com a médica da quimio (coincidencia... mas será que existem coincidências?). Portanto, lá fui toda lampeira à consulta. Falo-lhe dos efeitos secundários que tenho tido, ela ouve-me atentamente e depois, quase por acaso digo-lhe "-Ontem à noite por acaso tive 37,5 de febre mas esta manha ja não tinha nada."
Já devia esta à espera da resposta dela: - Ah... então vamos fazer análises.
E depois dá-me uma receita com uma antibiotico e diz-me que quando receber o resultado das analises me telefona a dizer se é preciso tomá-lo ou não.
Mas digo-vos que a médica estava realmente muito simpática comigo naquele dia. Uma das primeiras coisas que ela me disse foi "A Claudia tá mais magra", e quando ela diz isso pela minha mente só passa "Ela deve estar a brincar comigo". Quando olho para a minha cara no espelho, estou mais redonda do que nunca, mas dou o braço a torcer... as calças de ganga que comprei na Mango em Setembro ainda sao as mesmas que agora visto...

Fui despachada para a balança, para me pesar, e ainda tentei descalçar as botas (para ver se enganava os quilos que iam aparecer), mas a médica disse que não havia qualquer necessidade. A balança indica 72,9 kgs (que engulo a seco... no final de Outubro tinha 69,4 kgs) e médica diz-me: "A Claudia não engordou desde a ultima vez, agora tem toda essa roupa toda de Inverno e o resto é tudo inchaço. E se tivesse cabelo isso até desfarçava" (Bolas... ela estava mesmo simpática).

Bem... o certo é que esta quimio não me dá tanto apetite como a outra. Se é disso ou não, não faço a minima ideia.

Depois disso apalpou-me o peito, disse-me que preciso de uma ressonancia magnética nova. Perguntei-lhe quanto é que ela achava que o bicho tinha de tamanho e ela disse-me cerca de 1 cm. Assim, passou-me um papel para eu ir fazer marcação para a médica da mama.

Saí do consultorio direitinha às analises e tive de ir para o elevador. Quem encontro eu? A médica da mama, sempre com a sua energia caracteristica. (mais uma coincidencia?) E qual é a primeira coisa que ela me diz?
- Então, quando é que a Claudia vem ter comigo?
Eu mostro-lhe o papel que a médica da quimio me tinha acabado de dar e ela diz-me.
- Estou completamente cheia este mês. - Mas mesmo assim pega no papel, saca uma caneta da bata e escreve num canto da folha 7/12. - Vá lá ao balcão e diga-lhes que eu disse que a tenho de ver dia 7.
Depois entra no elevador e com um sorriso e sem eu esperar, diz-me: "-A Claudia está linda!! Linda!!"
Bonita é coisa que não me sinto ultimamente, mas adoro o facto de ela ter tido a sensibilidade de me dizer algo tão simpático.

Faço as análises, marco a consulta da Mama para dia 7 de Dezembro e saio do hospital. Antes de chegar a casa já estava a médica da quimio a ligar-me a dizer que tinha de comprar o antibiotico e mais... que no dia seguinte tinha de ir ao hospital levar uma injeccão porque as defesas estavam muito baixas. Ora bolas... eram só 37,5...

Terça-feira (dia 30 de Novembro)
E lá vou mais uma vez para o hospital. Já vou meio aborrecida porque no fundo do meu ser fico chateada porque não gosto de lá ir sem ser para as coisas dentro da normalidade, ou seja, levar quimio, consultas e análises de rotina.

Chego às minhas queridas enfermeiras da quimio que têm o meu dossier e elas dizem-me.
- Está aqui a receita para um antibiotico.
- Mas eu ja estou a tomar um.
E depois mostram-me que tenho de levar 3 injeccoes e nao uma... Ai....
Tive de esperar pela médica que me explicou que tem de ser dois antibioticos (nunca tinha tido tomado 2 antibioticos ao mesmo tempo). O nosso sangue tem umas coisas positivas e outras negativas e daí 2 antibioticos, um para cada coisa, porque não sabemos qual das duas está a chatear o meu corpo.


E as picas... têm de ser 3 para aumentar as defesas, e agora levo sempre com elas quando fizer as duas restantes quimios (isso já eu tinha ouvido algumas de voçês dizerem que as levaram).

Depois alguém tinha de me dar a injecção dos dois dias seguintes. O Rui fugiu da parte das agulhas, eu não consigo verem-me espetar... mas o que vale é que a minha irmã na altura do Linfoma dava as injeccoes na barriga a ela mesma (as mesmas injecções que eu tive de levarf).

Depois dizem-me "As injeccoes vão dar dores de corpo" . A minha mente imediatamente pensa "Porra, acabei de sair das dores da quimio na semana passada."
E ainda oiço "Este antibiotico pode dar diarreia, nauseas e vomitos. E, vá controlando a febre."

Interiormente fico fula... porcaria dos 37,5 febre! Sinto-me explodir pela primeira vez desde o inicio das quimios. É certo é que ando mais sensivel, farta, cansada, etc em relação a isto. É certo que só faltam 2, que estou quase no fim. Mas não é fácil gerir mentalmente a coisa. Duas quimios significam 6 semanas de efeitos. Agora imaginem uma criança aquando faltam 2 dias para abrir as prendas de Natal, essa ansiedade... agora imaginem que eu sou essa criança e que me dizem só falta 6 semanas para abrir os presentes... na minha cabeça ainda falta algum tempo. Tempo que eu tenho de ter muita paciencia com o meu corpo.

Estava tão chateada com a situação que cheguei a casa, almocei (pq sei que o corpo precisa de comida) e meti-me na cama o resto do dia e esperei pelas tais dores de corpo. Fechei-me para o mundo. Nem atendi telefones. Fiz como o livro da Paz da Fada Carolina diz "Pelo menos desta vez, não atendas o telefone".



Quarta - Feira (1 de Dezembro - Feriado em Portugal)
Lá me levantei cedo. Estava um dia de sol e isso melhorou em muito a minha disposição. O Rui disse, quando viu o tamanho da injeccão que ele conseguiria dar-me. Assim, aprendeu com a minha irmã :) Foi divertido.


Depois da pica, almocei cedo, e fui dar uma volta ao Freeport. Consegui lá estar uma hora a andar, mal entrei nas lojas (muita gente a fazer compras de Natal) mas o ar puro, a alegria de ver as decorações de Natal subiram a minha disposicao. Depois começaram-me a doer as pernas. O que as injeccoes das defesas faz é dar dores de corpo, mas não são nada de especial, é como termos uma gripe e quando nos mexemos estamos cansados e doridos. Nada comparado com as dores da primeira DOC... isso sim, dores horriveis.

O Rui só me dizia que eu precisava de fazer Reiki (ele pode nao acreditar nestas coisas mas é o primeiro a dizer-me que isso me faz bem). Falei com a Lina e lá fui ter com ela. Vai a ver-me os chakras e bem... ela até se assustou. Nunca tinha tido 4 bloqueados!! (o que faz o nosso descontrolo emocional à nossa energia corporal!) E lá ela me consertou! :D

Quinta - Feira (2 de Dezembro)
E foi a gargalhada total ver o meu amor a dar-me uma injecção na barriga! :) Tive mesmo de fazer um esforço para não rir a bem rir enquanto iamos falando. Mas ele demonstrou ser um excelente enfermeiro! :D As dores continuaram a não serem nada de especial.

E com os dias a passar... basicamente depois foi descanso e a febre desapareceu. Mas agora faço um controlo rigoroso da temperatura até ao final das quimios. Os meus olhos choram que se fartam, mas tenho de me aguentar à bronca. Não consigo ler e fazer ponto cruz. E terça lá estou eu no hospital para a consulta com a médica da mama que pressumo que me vai apalpar e passar papel para fazer o exame da ressonancia magnetica. Tou doida para ver os resultados da minha próxima entrada na Nave Espacial. ;)

Resto de bom fim de semana!

Beijokas a todos e desculpem lá ainda não ter respondido às vossas mensagens (faço-o amanhã) mas como podem perceber foi uma semana dificil. Eu bem me parecia que tinha havido uma razão que me fez ter forças para decorar a árvore de Natal na semana da quimio.

E já agora deixo-vos com uma das minhas musicas favoritas, porque às vezes esquecemo-nos que só temos alguns anos para viver nesta terra. 100 anos como diz a musica.

Five for Fighting - 100 Years (100 anos)






I'm 15 for a moment - Tenho 15 anos por um momento
Caught in between 10 and 20 - Apanhado entre os 10 e os 20
And I'm just dreaming - E estou só a sonhar
Counting the ways to where you are - Contando os caminhos para onde estás

I'm 22 for a moment - Tenho 22 por um momento
She feels better than ever - Ela sente-me melhor do que nunca
And we're on fire - E estamos em chamas
Making our way back from Mars - Fazendo o nosso caminho de volta de Marte


15 there's still time for you - Aos 15 ainda existe tempo para ti
Time to buy and time to lose - tempo para comprar e tempo para perder
15, there's never a wish better than this - 15, nunca existe um desejo melhor que este
When you only got 100 years to live - Quando se tem apenas 100 anos para viver

I'm 33 for a moment - Tenho 33 por um momento
Still the man, but you see I'm a they - Ainda o homem, mas sabem ou um "Eles"
A kid on the way - Uma criança a caminho
A family on my mind - Uma familia na minha mente

I'm 45 for a moment - Tenho 45 por um momento
The sea is high - O mar está alto
And I'm heading into a crisis - E estou a entrar numa crise
Chasing the years of my life - Atrás dos anos da minha vida

refrão

Half time goes by - Metade do tempo passa
Suddenly you’re wise - Subitamente és mais sábio
Another blink of an eye - Mais um piscar de olhos
67 is gone - e os 67 já passaram
The sun is getting high - O sol está a ficar mais alto
We're moving on... - E nós a movermo-nos...

I'm 99 for a moment - Tenho 99 por um momento
Dying for just another moment - desejando só por outro momento
And I'm just dreaming - E estou só a sonhar
Counting the ways to where you are - Contando os caminhos para onde tu estás

15 there's still time for you - Aos 15 ainda existe tempo para ti
22 I feel her too - 22 eu também a sinto
33 you’re on your way - 33 estás a caminho
Every day's a new day... - TODOS OS DIAS É UM NOVO DIA!

10 comentários:

  1. As melhoras Cláudia :o) mas continuo a dizer resguarda-te o melhor que puderes digo-o porque infelizmente sei o que estás a passar. Tb tomei 2 cxs de antibiótico para a garganta mas foi entre a 1ª E 2ª QUIMIO e serviu-me de lição, apartir daí fiquei mais em casa e tudo correu como previsto e olha que iniciei tudo quase na primavera e terminei em outubro. beijokassss

    ResponderEliminar
  2. Oh Lina, mas eu nem saio quase de casa. Estas "infeccoes" veem de baterias que ja temos dentro do nosso organismo mas como perdemos um pouco as defesas elas comecam-se a multiplicar e a vencer as defesas. As enfermeiras dizem que isso acontece pq na minha idade as coisas multiplicam-se mais rapidamente. Ai... como eu gostava de sair de casa e ir as compras de Natal!!!! E ir ao cinema!!! E ser livre de ir para onde for!

    ResponderEliminar
  3. Olá, também me aconteceu isso, mas com uma infecção urinária, eram bactérias minhas que o organismo deixou de conseguir combater.

    Quanto às injecções para fazer crescer os glóbulos brancos, a mim davam-me muitas dores e era o meu marido que mas dava na barriga, mas eu tive um linfoma, como o da tua irmã.

    Espero que melhores e já sabes falta muito pouco eu sei que agora é o mais dificil porque a ansiedade aumenta muito, mais vais ver que com o natal e a passagem de ano nem vais dar conta do tempo a passar.

    beijocas grandes.

    ResponderEliminar
  4. Bem, querida... So mais duas rondas?
    Aguenta mais um bocadinho, an? :)

    Mas fogo, agora, em cima daquilo tudo, mais umas tres injeccoes?
    Eu que nao tenho problema nenhum com agulhas...
    Ou melhor, pelo facto delas te irem causar dor, acho um pouco excessivo. Forca, linda.
    xoxoxo

    ResponderEliminar
  5. Vais fazer tudo isso Cláudia ;o) daqui a pouco :o) como diz a Nela só falta mais um bocadinho!
    Esta é a parte mais chata eu pelo menos achei. Mas depois é tudo mais rápido e o facto de nos sentirmos livres dos sintomas da quimio vale por tudo!!!
    Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee beijokas grandes!!!!

    ResponderEliminar
  6. Cláudia, tu vais conseguir!
    Imagino que te sintas cansada e aborrecida com a situação - quem não se sentiria?!!! Mas tu é uma VENCEDORA e é bom saber que o "bicho" já diminuiu bastante :-) Fico feliz é sinal de que vale apena :-)
    ACREDITA SEMPRE!!!
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Claudia, eu imagino como se sente, eu me sinto como uma velha de 80 anos, mas vamos ter paciência, logo tudo isso vai passar. Um grande beijo e que Deus nos dê força.

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga.

    Continuação de boa semana com fluidos positivos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Cláudia,
    É assim mesmo a tal quimioterapia! Eu não tirava o termômetro debaixo do braço! Perdi muito peso (fiquei com 45 quilos) e meus leucócitos desandaram! Chorar? Está li-be-ra-do.Mau humor, raiva, impaciencia, vontade de sumir e não ver ninguém? Está tudo liberado! Aguente firme! A quimio é horrível, mas é etapa importante da CURA! Tome bastante líquidos para eliminar os resíduos das drogas e suavizar um pouco os sintomas. Fique com Deus e lembre-se que já está quase no fim! Abraço. Marina. Brasil.

    ResponderEliminar
  10. Força Claudia
    É uma fase muito complicada,mas tá quase passada.

    beijinhos

    ResponderEliminar