segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Hibernar como um Urso

É assim que eu me sinto. A hibernar. Com o frio lá fora não me atrevo a sair de casa com as defesas em baixo, hoje até parecia que ia chover, mas agora está um solzito no final da tarde. Quer dizer, nesta altura espero que as defesas já tenham subido em relação à semana passada.

As minhas emoções andam numa montanha russa. Ou estou no topo, cheia de energia do estilo "Já estou a meio das quimios, está quase!" ou no minuto seguinte venho cá a baixo e penso "Porra... estou farta disto!". E depois qualquer coisinha que tenha no corpo que antigamente não daria qualquer importancia agora arrelia-me.

O herpes labial está quase curado. Já não me assusto tanto cada vez que olho no espelho. lol

O peito seco tá melhorzito com o creme que vou colocando.

As unhas dos dedos dos pés estão um pouco negras, mas já não me doiem tanto. Agora doi-me um do lado... um pequenino...

O couro cabeludo voltou a doer-me um pouco e voltaram a cair alguns dos cabelos resistentes (bolas, que esta 4º quimio foi bomba atómica!)

Desde ontem que doi-me o joelho esquerdo cada vez que o mexo (será falta de exercicio? será falta de andar?).

Ás vezes sinto-me cansada - mas pq?? Como tão bem!

Ás vezes o catéter (na parte da cicatriz) doi-me, faz-me impressão - e isto sim deixa-me mesmo chateada. Mas aqui tenho consciencia que posso ter feito um esforço adicional a fazer alguma coisa, algum mau jeito, nem que tenha sido a dormir.


Mas no final disto tudo penso... que posso fazer? Nada! Tenho de me aguentar à bronca e concluo mentalmente para me consolar "Há coisas piores".

"Amor tou muito chata?", pergunto ao meu marido.

"Não estás nada chata.", responde-me ele, "Estás sensivel depois desta ultima quimio. Existem pessoas que ficam como tu antes até de começar a fazer as quimios! Portanto, estás otima para uma pessoa que passa o dia todo em casa"
ps. Acabei de me lembrar que não ia ver a caixa de correio há uma semana e só para verem como eu sou teimosa decidi ir de escadas e não de elevador. Moro num 4º andar. A descer doeu-me o joelho, mas a subir pelos vistos não doi. O corpo não há-de ser mais teimoso do que eu! :P Fiquei um pouco mais satisfeita psicologicamente só com o subir e descer as escadas, mesmo que agora esteja um pouco ofegante e com calor! lol

14 comentários:

  1. Olá Cláudia!
    Chamo-me Sónia e tenho 31 anos. Em Dezembro do ano passado foi-me diagnosticado cancro de mama. Fiz quimio, cirurgia e rádio. Durante a quimio tb tinha dias assim, ora me sentia lá em cima e está quase a acabar, ora me sentia lá em baixo e esta #$%&#$%& nunca mais acaba. Tb fiquei com a pele mais seca, às vezes parecia que estalava, mas depois passa. Hidrata bastante. As unhas das mãos e dos pés ficaram negras e caíram, mas não dói nada. O cansaço é normal, tb me sentia muito cansada, as vezes nem tinha força para sair da cama. Qd acabares tudo passa, eu terminei em Maio e já me sinto bem melhor até já comecei a ir ao ginásio para ver se perco os 7 kg que engordei.
    Beijinhos e muita força vais ver que vai correr tudo bem.
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. "O corpo não há-de ser mais teimoso do que eu" é uma frase excelente, Cláudia. Agarra-te a ela, que eu também vou agarrar, pois esta semana, a minha dor da reconstrução resolveu disparar e estou aflita como nunca tive. Até já pensei meter-me no comboio para Lisboa (sou de Viseu) e aparecer no IPO a pedir que me tirem tudo. Mas depois de ler a tua frase, acho que me vou aguentar!
    Boa, mulher forte!

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Claudia,
    quando li este post,só conseguia lembrar-me de quando fazia as minhas quimios(fiz sempre no inverno) tb raramente saía de casa,houve várias vezes que pedi para ír ver o mar.Muitas vezes nem saía do carro,mas só de vê-lo,quando chegava a casa já trazia o corpo e a mente cheinha de energia!!

    Beijinhos de luz

    ResponderEliminar
  4. Os teus retratos são de todas nós, acredita. É o que esta partilha tem de mais bonito: permitir-nos perceber que somos normais, que o que pensamos e sentimos é, afinal, comum a tanta gente que passa pelo mesmo. Pensa nisso, não só o que estás a passar é normal como tens em nós a visão do futuro: vais ficar óptima como nós estamos, cheias de caruncho mas boas para as curvas. E malucas como tudo!
    Beijinhos, Cláudia, continua que vais bem.
    TP

    ResponderEliminar
  5. Claudia querida.
    Conforme te falei em outro post, minhas unhas também ficaram com riscos pretos.
    A últimia quimio. foi em 05/09, hoje menos de dois meses, estão praticamente o que era antes.
    Força e Teimosia, tudo vai passar, acredite.
    Um Grande Beijo.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Cláudia, boa noite
    Não sei se no último post te contei mas...apartir da minha 4ª quimio é que a porca torceu o rabo!
    As outras não foram tão difíceis mas as últimas foi um acumular de todas o organismo foi ficando mais fraco e mais envenenado mas temos que seguír em frente e acreditar!!
    Logo estarás longe disso beijokas e fica bem!!!

    ResponderEliminar
  7. Parece que não estamos sozinhas , hein Claudia ?!
    Para quem não sabe , vou contar:
    Soube que tinha cancro da mama em novembro de 2008. Comecei pela quimio - 6 ciclos, depois mastectomia ,depois radioterapia e fisioterapia ao braço !
    Agora estou na reconstrução, e caraças já tou farta nunca mais acaba! A Guida tem razão é um bocado doloroso, mas lá está ,nada que não se aguente ! E Guida vamos ficar com umas mamas de artista de cinema ! Ok, de artista de cinema não , que elas são umas exageradas vão ficar assim.... como uma menina de 20 anos ! eh eh
    Hoje olho pra trás e vejo que realmente não é fácil é verdade , mas não é nada que não se ultrapasse, e também vejo os bons amigos que não sabia que tinha e que se juntaram a mim nesta caminhada!! Importante mesmo é sabermos que a nossa vitória será superior ao sofrimento e quando chegamos ao finzinho dizer " Ufa já passou e tou aqui vivinha da silva e pronta pás curvas!"
    Eu adoro a vida! Sinto que tenho mais coisas para fazer , porque agora saboreio a vida de maneira diferente e muito mais intensamente e claro não aturo fretes !

    ResponderEliminar
  8. Claudia, encontrei voce no blog da Lina, um oceano nos separa, mas a luta contra o câncer nos une e espero que sejamos companheiras. Entendo perfeitamente o que diz, eu terminei minhas quimios a 15 dias, ainda sinto tantas dores. Nem posso comemorar tanto, porque ainda me faltam 30 rádios, começo mes que vem. Se quiser visitar o blog que tenho com uma amiga, será bem vinda http://dosnossoslimoes.blogspot.com , um grande beijo, Deus a proteja e fortaleça sempre.

    ResponderEliminar
  9. Os teus relatos trazem-me á memória as minhas quimios tudo tão igual, mas admiro a tua força de vontade e o teu lado positivo, as quebras são normais, mas a tua força e coragem vai fazer com que ultrapasses tudo de uma maneira mais suave, até porque não resolve nada ficarmos deprimidas.
    admiro-te muito aquela tua frase " que hei-de fazer á coisas piores" será que há? ainda bem que conseguer pensar assim é meio caminho andado, já vais na 4ª é so mais um bocadinho e estarás livre desses quimicos que matam o bicho e arrazam com o nosso corpo.
    Continua assim com essa tua coragem,os teus relatos tão positivos são uma benção para quem está a passar pela mesma situação.
    Obrigado por seres assim Guerreira valente
    beijinhos do tamanho do mundo
    ..

    ResponderEliminar
  10. Ola Cláudia, :-)

    Eu ainda vou começar essa etapa mas é muito bom saber o que me espera e ver que se afinal tudo é suportávell. É o que transmites!!! Uma força enorme de vencer e aceitas tudo o que vai aparecendo!

    Quanto aos momentos altos e baixos... imagino que todas tenhamos!! Eu mesma já estou farta... desde 26 de Julho de baixa, em casa e com 2 cirurgias... hoje sinto-me ansiosa pelo dia de amanhã que nunca mais chega...

    Continua assim :-)
    É muito bom ler-te :-)


    P.S.: Para além das restantes coincidência snas nossas vidas que já descobrimos, tb o meu andar é o 4ª e tb tenho-me obrigado a descer e subir pelas escada e evitar o elevador.

    Beijo grande e fica bem!!!

    ResponderEliminar
  11. Como dizes já estás a meio! Continua em frente até venceres!

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. * Sonia (A anonima) - É ver e saber que tanta gente já passou por este percurso que eu alimento as forças de como isto tudo vai passar. Daqui a uns meses não será mais do que um acordar de um pesadelo. Estou doida pela época em que possa ir para o ginasio perder o que agora estou a ganhar de peso! ehehehe

    * Guida - Oh Guida nem imaginas como o teu comentário me emocionou. Saber que o que escrevo acabou por te ajudar emocionalmente, fez-me ganhar o dia. Espero que estejas melhor das dores hoje. Somos todas fortes. Muitos beijinhos

    *Sonia (bem... isto está a florescer com sonias!) - OLha isso é uma excelente ideia. Eu tenho uma grande paixão pelo mar e pela àgua. Na quinta, se tudo correr bem faço os anticorpos e peço ao meu amor para irmos ver o mar. Dentro do carro nao há-de estar frio! :D Fantastica ideia! Obrigada! Muita paz!

    * TP - Eu já era um pouco maluca antes mas pensava que estava sozinha... agora tenho todas voçês que pensam como eu! Que maravilhoso sentir o vosso companheirismo e o vosso ombro amigo. É reconfortante saber que o que eu estou a passar é normal.

    * Wilma - saber que depois da ultima quimio que faça que em apenas 2 meses isto desaparece é fantastico. :) Obrigada

    * Lina- Sim. É mesmo veneno que ando a meter para as veias! :P É isso que me chateia, pensar que tenho de envenenar o meu corpo para matar o bicho. O meu corpo é o meu campo de batalha. Mas vai valer apena! :)

    * Paula Tomé - Oh Paulinha! Temos tanto para viver e tanta coisa boa! Vamos todas sair daqui mais fortes definitivamente e com umas mamas mais bonitas! LOL Bem, eu já gostava das minhas, tinham umas estrias e tal mas gostava delas como eram. :) Vou ficar definitivamente com o mesmo tamanho!

    * Lilian - Muito prazer em te conhecer! :) Vais ver que as rádios vão ser mais leves do que a quimio. Vou acompanhar o blog! As melhoras e um grande abracinho!

    * Maggie - Há mesmo muitas coisas piores que isto. Isto passa, é uma fase e por isso é que tenho de manter a minha mente em cima! São os vossos comentários que me fazem ver o que o futuro me trará quando isto tudo acabar. Obrigada! Beijos grandes

    * Ana - Bem, é só coincidencias! :) Vamos falando e a ansiedade é normal. Vai tudo correr bem. Eu acho que desta vez antes da picada no cateter vou-me drogar um bocadinho mais do que o costume heheh

    * Isa - Não tenho duvidas que vou vencer o bicho, uma pessoa fica é às vezes impaciente! :) Mas é verdade, metade já foi e sexta é mais um bocadinho!

    Obrigado a todos os que comentaram pelo apoio e carinho! :)

    ResponderEliminar
  13. oi florzinha....parece que me vejo nessa sua fala...rsrsrs ...dores...fadiga...herpes labial...unhas pretas e doloridas...
    Aff tem momentos em que parecem intermináveis,
    mas tudo passa e com certeza essa etapa será lembrada como algo que veio pra te fortalecer ...
    bjus...
    http://cancaodeninar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. OLÁ CLÁUDIA.

    UM BEIJINHO E UM ABRAÇO DO XEKIM.

    CONTINUAÇÃO DE BOA SEMANA.

    ResponderEliminar