terça-feira, 19 de outubro de 2010

Consulta da Quimio

Pois é, foi mais uma consulta rápida da quimio. Aqui estão os principais temas de conversa hoje.

* O bicho
A médica apalpou o peito e disse que mal se sentia o bicho. Perguntei-lhe qual o tamanho que ela achava que ele tinha e respondeu-me cerca de 12 mm. O Rui acha que está mais pequeno que isso.

* Estratégia de Ataque
Vou fazer a 5º quimio (a nova quimio - a doc) na sexta feira. Ela disse-me que esta quimio provoca menos nauseas e vomitos, mas isso nao me faz muita diferença uma vez que também não tinha disso com a outra. Disse-me que raramente pode fazer febre e nesse caso teria de ir ao hospital. O facto é que os efeitos da quimio diferem de pessoa para pessoa por isso nem me vou preocupar com efeitos secundários. Estupidamente a unica coisa que quero é que a picada no catéter seja à primeira. É a unica coisa que me pode causar stress. De resto, estou confiante que com o reiki, com as minhas energias alinhadinhas, esta proxima quimio será no maximo como todas as outras.
Quanto aos anticorpos afinal não vou começar já. Ela disse que ainda não os tinha requisitado e mais tarde, quando falei com as enfermeiras elas disseram-me que isso é algo que tem de ser discutido em reunião conjunta. Fiquei só um bocadinho mais aliviada... só porque esta semana não tenho de ser picada duas vezes no catéter (ai o meu trauma heheeh)

* Mestruação e Efeitos Secundários pós quimio
Queixei-me em como os peitos me doiam imenso durante tanto tempo (pareciam rebentar) antes de me vir o periodo, de como parece que sinto que por vezes me doi os ovários ou o utero ou seja o que fôr naquela zona na altura da ovulação. Tudo normal, disse-me ela, tudo devido ás hormonas. O periodo voltou a vir-me no sábado, desta vez apenas demorou 40 dias (ao contrario dos 60 dias da ultima vez), para mim nem é um espaço temporal muito grande tendo em conta que antes de engravidar estava a fazer ciclos de 39 dias e antes de começar quimio andava nos 34 dias. O meu corpo parece nao querer fazer uma pausa, nao me parece que vá entrar em "menopausa precoce".
Perguntei-lhe se vir o periodo era uma coisa boa, sinceramente pensava que fosse. Ela responde-me que preferia que ele não viesse uma vez que isso significa que as hormonas ainda andam por aqui aos pulos, mas que mais tarde se veria. Na minha mente leiga, interpretei que mais tarde, se fosse caso disso, me interromperia o periodo... por ela as hormonas ficavam quietinhas num canto enquanto estamos em batalha. Mas o certo é que o bicho tá a ser derrotado. Enfim... não percebo nada disto, mas também não sou médica e não tenho de compreender tudo.
Dias antes do periodo apareceu-me herpes labial (a ultima vez que tinha tido foi em Fevereiro quando fiquei grávida... antes disso só quando andava na faculdade e olhem que já passaram 10 anos!). Portanto, 2 vezes herpes no mesmo ano é uma novidade. Ela disse que era normal.
Queixei-me que com o aparecimento do periodo os bicos do peito ficaram secos e gretados. Disse-me que isso era normal da quimio e aconselhou-me a pôr creme Nivea. Parece-me que a quimio deixa a pele mais seca.
Queixei-me da dor no peito no sitio dos pulmões depois desta ultima quimio, em como pensei que fosse da ansiedade devido ao dia da quimio. Ela disse-me que poderia não ser ansiedade, mas também um efeito secundário da quimio. O cansaço que senti (do estilo levanto-me para ir procurar qualquer coisa e depois fico logo cansada como se tivesse feito um grande esforço, também é efeito da quimio)
Só me esqueci de lhe perguntar pelos meus olhos. Desde que meti as lentes de contacto na quinta feira passada e que andei por alguns sitios com ar condicionado que os sinto mais cansados. Ás vezes quase que me doiem. Estou a concluir, por mim mesma, que a quimio também pode fazer secar mais a vista. Mas esqueci-me de perguntar.

*Defesas
Perguntei-lhe como é que ela achava que estariam as minhas defesas nesta altura da batalha (deduzo que ela se guiou pelas análises anteriores uma vez que ainda era cedo para ela ja ter as desta manhã no pc). Disse que as defesas estavam boas e que quando estamos com o periodo elas descem um pouco.

Tomo vacina da gripe? (costumava tomar todos os anos) AINDA NÃO (ainda...? Não percebi o ainda... mas nao perguntei mais)

Tomo defesas para a garganta? (costumava tomar todos os anos) NÃO

Tomo vitamina C? NÃO (estranho... mas obedeço... vou começar, mas é a comer kiwis na semana em que me sinto sem quimio no corpo... eles têm vitamina C, não podem ser é muito ácidos para não afectarem a boca)

* Peso
Ai... continuo com uma média de aumentar cerca de um quilo por quimio... Ai... e ainda faltam 4 quimios. A médica não me diz nada, apenas regista o peso. Hoje tinha 69,4 quilos (vamos considerar que apenas tenho 1,54 cms de altura!) - nunca tive este peso na vida. :(

Sempre lutei muito para manter um peso adequado/estável porque o meu corpo é daqueles que tudo o que come se aproveita. Quando trabalhava tinha a regra de não comer doces durante o horário de trabalho (salvo raras excepções) uma vez que um dia inteiro sentado ao computador não se gasta muita energia. Optava por fruta e iogurte. Depois quando chegava a casa mimava-me com um quadrado de chocolate preto (chocolate que mais adoro) e pronto. Nunca fui de comer bolos a menos que seja algo festivo ou que os tenha à vista (coisa que não tenho em casa a menos que alguém me apareça com eles). Felizmente o Rui também não é de os comer. Não comia quase pão, nenhum expecto tostas. Comia pouca massa ou arroz ou batata. E ao jantar não comia fruta depois da refeição e no almoço, geralmente na cantina, depois da refeição comia um pedaço de ananás ou uma maça assada.

Mas agora, preciso de comer de tudo e apesar de estar parada preciso de comer sem pensar se vou engordar ou não. Mas acreditem que não como grandes quantidades, mas como. Se antes fazia uma salada de atum só com tomate agora acrescento um pouco de massa. E depois, naquela semana da quimio com aquela sensação horrivel na boca, da ultima vez o que me soube bem foi mesmo o gelado. (era rarissimo comer um antigamente) Tentei me conter e acreditem que ainda sobrou e que desde que o sabor passou que não toco nele. Quando o sabor horrivel passa, viro-me novamente para o chocolate negro 70%.



Tenho plena consciencia que na semana a seguir à quimio a unica coisa que o meu corpo faz é comer e dormir. E apesar de tanto sono, obrigo-me a levantar e ir comer porque penso que o meu corpo precisa dessa ajuda para ultrapassar esta fase. Penso que seja nessa semana que engorde mais. A Bela Adormecia é que tinha sorte, dormia, dormia e não precisava de comer! :P

Perguntei à médica: "-É normal estar assim a engordar?"
Ela respondeu: "-É normal. Especialmente se se tem tendência para engordar".
Sim... tenho tendência. :((

O pessoal bem me diz para não ligar ao peso, que quando isto terminar que depois logo me concentro para o perder, que tenho é de me concentrar na luta do bicho. Mas quanto ao bicho no que diz respeito ao que eu tenho de fazer pouco mais existe que possa fazer que já não o faça. A quimio trabalha no meu corpo e eu ajudo-o fazendo o reiki e tentado manter a minha mente sã e alimentando-me para dar energia para que ele lute. E para quem a luta do peso sempre foi algo que ouvi a vida inteira a minha mãe dizer "nao comas isso que engordas, não comas aquilo que engordas" é dificil pensar que posso estar a contribuir para este peso com comida e vida sedentária. Quando o pessoal aparece por aqui se se decidi ir buscar pizza como, não me consigo privar de certas coisas nesta fase da minha vida. Antes da ultima quimio ainda consegui fazer um pouco de exercicio fisico, mas este mês com a vinda do periodo e com o arrefecimento da temperatura optei por não o fazer. E custa-me pensar no exercicio fisico que vou ter de fazer quando esta fase terminar. Já disse ao Rui... depois disto tudo vou querer muito mais do que voltar ao meu peso anterior... já que é para emagrecer quero voltar aos 55 quilos que já não os vejo aos anos! LOL

Bem, obrigada a todos por irem ouvindo os meus desabafos. Está na hora do meu lanche. Geralmente corto uma peça de fruta, misturo com iogurte natural e depois salpico com nozes e passas. Tudo para que o sangue continue forte!

PS. Hoje acordei com o dedo do pé grande a doer-me. Juro que não bati em lado nenhum. Nao consegui calçar nenhuns sapatos sem ser uns raros que tenho que me fazem sentir como se estivesse pantufas. Coisas estranhas...

Continuação de boa semana para todos!

13 comentários:

  1. Não te preocupes que pouco tempo depois de acabarem os tratamentos emagreces !
    Eu , quando fiz a quimio parecia um barril e agora que já lá vai voltei ao que era ! O que me chateia mesmo é este "pircing" ao pé do umbigo, mas com ginástica vai-se embora ! ai vai vai!
    A bem dizer, o "pircing" tem muito dinheirinho investido, muita coisinha boa ! Ó se tem !!!!
    Mais importante que tudo é ver que metade já lá vai e até não está a ser tão dificil com pensavas! Somos vencedoras !
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Claudia.
    É sempre bom ler as suas narrativas.
    Mesmo a falar sobre o Tal bicho, saiba que embora todas nós já ouvimos dizer que cada organismo reage de uma maneira diferente.
    Ao ler os relatos parece que o que acontece é exatamente o contrário.
    As queixas são sempre as mesmas, se não parecidas.
    Também tive secura nos olhos, o que foi resolvido, com colírio simples tipo Lágrima Artificial, meu Onco disse ser efeito da quimio.
    E foi mesmo, passou.
    Minhas unhas dos pés também incomodava muito.
    Disse ele ser efeito da quimio. células em divisão exatamento onde o efeito é maior (UNHA).
    Então querida, saiba que tudo vai passar, e logo você retorna a sua vida cotidiana.
    Passe no blog de uma amiga nossa com dicas interessantes para essa fase de quimio.
    O endereço é http://noticiasdacozinha.blogspot.com
    Um grande beijo e fique com Deus.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Cláudia,
    pois as coisas estão a correr bem pelo que leio ainda bem!
    O engordar depende da pessoa é verdade sim, eu no total engordei 10 kilos porque tinha esse sabor na boca (metálico) e comendo disfarçava. Mas dois anos depois da quimio, perdi cinco quilos ;o) era uma coisa que não me preocupava queria era alimentar-me bem e sempre tive boa nota ihihhii fiz todas as quimios nas datas previstas.
    Eu tive mestruação até á penúltima quimio e de vez enquando aparece umas três vezes num ano, em Janeiro tenho análises e consulta para resolver esse problema. Pelo menos foi o que falei com o meu Onco pelo telefone imagino que seja para me privar dele uma vez que o meu cancro era hormonal.Continuamos a fazer ovulação eu sinto-a como sempre, mas tenho os efeitos secundários de uma menopausa :p
    Tem atenção com o pé não é para te assustar mas tem pessoas que as unhas podem caír...espero não ser o teu caso!
    Nós somos iguais mas diferentes :o) fazemos se fôr preciso a mesma medicação e reagimos de formas diferente. Vi por mim e por outras meninas que algumas coisas eram iguais e outras nem por isso, uma pode começar a ressaca ao 1º dia outra ao 3º ou 5º é relativo.
    Importante é vencermos o bicho ;o))) beijokas e fica bem!!!!

    ResponderEliminar
  4. Eu também comia como uma loba esfaimada, na semana da quimio. <só nesses instantes deixava de sentir aquele sabor esquisito na boca.

    Beijinhos e continuação de muita força

    ResponderEliminar
  5. Olá Claudia
    É bom saber que tudo está a correr bem
    Eu tambem engordei durante a quimio,foram 7 kg,vai fazer 1 ano em novembro que acabei e já voltei ao peso normal
    Entrei em menoupausa com a quimio,depois de a terminar fazia analises todos os meses para saber se os ovarios estavam a fucionar mas só em julho deste ano começaram a fucionar,como o tumor era hormonal tive que os parar e comecei a levar 1 injeção todos os meses durante 5 anos,vou continuar em menoupausa
    beijokas
    Helena

    ResponderEliminar
  6. Olá, Cláudia, pelo que vemos - nós, as quase médicas~LOL - só podemos dizer que está tudo a correr bem. Continua com essa força e determinação, que é muito caminho andado nesta luta.
    Beijinhos,
    TeresaP

    ResponderEliminar
  7. Querida Cláudia,
    Nós, os teus colegas de trabalho, estamos muito orgulhosos de ti. A tua coragem e o teu exemplo estão a ajudar certamente muitas mulheres que lutam tal como tu. Beijinhos e obrigada por partilhares os teus sentimentos. Teresa

    ResponderEliminar
  8. Olá Cláudia!
    Temos algo em comum - Chocolate Negro! Adoro, adoro! Nada melhor que um pedaço de chocolate negro para animar os dias que se tornaram bem mais frios!
    Delicia-te com estes pequenos prazeres pois assim ficas ainda com mais força para a tua caminhada!
    Bjs e tudo a correr bem, ou melhor mto bem!

    ResponderEliminar
  9. Olá miuda,
    fico muito feliz por ver que tudo está a correr bem...
    uma grande beijoca
    Marisa

    ResponderEliminar
  10. Olá Claudia
    Penso que foi tudo dito
    É tudo normal,eu quando soube que tinha cancro emagreci 12 kilos,quando comecei os tratamentos recuperei esses 12 e mais alguns,também fui operada á tiroiede o que faz com que não consiga emagrecer,é muita hormona avariada eheheh.
    Quase todas as amigas que fizeram os tratamentos comigo engordaram,mas aos poucos voltam ao normal,tu és jovem.
    Eu também não faço a vacine da gripe,o meu medico não aconselha.
    Quanto ao que a Lina disse das unhas,a mim cairam-me unhas dos pés,mas não é nada complicado,não doi e crescem depressa.
    Toma atenção aos olhos e fala com a medica,eu tive sempre alergia,no meu caso não podia ler,não podia ir a sitios com muita luz,estava sempre a chorar.
    Outro conselho que só me deram no fim da asneira estar feita.
    Nunca mudar de lentes durante a quimio,começamos com problemas na vista durante o tratamento ,mas depois volta ao normal,nunca me pintei,o meu medico tambem nunca me deixou pintar as unhas,elas precisam respirar.
    Mas isto foi o que se passou comigo,conheço amigas a quem os medicos não disseram nada sobre isso.
    O meu medico tambem me disse sempre para não tomar medicamentos naturais durante o tratamento...tipo aloé vera e outros no genero,segundo a opinião dele interfere com a quimio,hoje em dia nada é absolutamente natural...e nada de soja.
    Bem desculpa o testamento.
    Beijokas e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  11. Bom Dia Cláudia,

    Encontrei o teu Blogue na semana anterior e não consegui parar de o lêr... li todas as mensagens no memso dia !!
    Sabes, tb me chamo Cláudia - Ana Cláudia, mas conhecem-me por Ana, e tenho 33 anos tb sou uma vitima do memso bicho... descobri em Julho, fui operda no privadao a pensar que seria um Fiboadenoma de 3 cm mas afinal era Cancro na Mama!!
    Os sentimentos são estranhos!!! Como eu te compreendo quando os descreves... tive de ser operada uma 2ª vez no IPO, para alargamento das margens e a verificação do gânglio sentinela! Graças a DEUS não estava afectado e não tive de fazer o esvaziamento da axila.
    Desta vez a recuperação está a ser mais longa... ainda tenho pontos...
    Inicio a Quimio no dia 27 deste mês... depois dou noticias.

    Estou a acompanhar o teu caso e desejo-te TODA A FELICIDADE :-)

    Gostava de falar contigo!
    Aqui fica o meu email: acrcamoes@gmail.com

    Beijinhos e FORÇA!!

    ResponderEliminar
  12. Olá amiga........
    Pro próximo encontro vens....e ficas ainda mais famosa..........
    Já te disse que és linda????????sei que já ,mas de novo digo és lindaaaaaaaaa.
    beijosssssssss

    ResponderEliminar
  13. Olá vim aqui através do blog da Natália, vim trazer-te toda a energia positiva, tu és uma vencedora força miuda vais conseguir beijokas grandes

    ResponderEliminar