quinta-feira, 21 de outubro de 2010

5º Quimio ADIADA

Telefonaram-me há pouco do hospital a informar que a quimio teria de ser adiada por uma semana. A hemoglobia estava boa (com o que eu como admirava-me que não estivesse) mas as defesas estão baixas. Disseram-me que é normal da quimio, mas eu acho que a vinda do periodo também pode ter tido a sua influencia uma vez que a medica disse-me que quando o periodo vem as nossas defesas baixam. E eu bem me parecia que ela tinha falado das minhas defesas baseada nas análises anteriores e nao nas desta semana. Bolas! Pelos visto esta ultima quimio bateu-me bem forte, só espero que tenha feito o mesmo com o bicho!


"-Há alguma coisa que eu possa fazer ou comer para aumentar as defesas?" - perguntei à enfermeira.
"-Não. É apenas dar tempo para que o corpo recupere, é da quimio." - respondeu-me ela.

E assim, vou ter de esperar que o corpo recupere sem que nada exista que eu possa fazer para ajudá-lo. Na parte detrás da minha mente oiço uma voz que me diz "devias ter ido receber reiki a semana passada" mas o tempo esteve terrivel com chuva e tempestade, e com as defesas em baixo o melhor que fiz foi mesmo nao me colocar em transportes publicos. De qualquer maneira vou receber reiki hoje que já tinha marcado para ver se ajuda.
Como sabem não estou a tomar nada de suplementos ou outra coisa qualquer que a médica não indique, não quero que nada influencie o tratamento da quimio. E, quando a medica me diz para não tomar vitamina C (que na minha perspectiva é algo tão inocente) ... então nem penso em tomar mais nada!

Ao inicio ainda pensei em ir a um homeopata, mas depois adiei e não o fiz. A minha mãe acabou de telefonar a dizer que leu num livro que o mel ajuda a aumentar as defesas.
"-Vai comer pão com mel" - diz-me ela.
"- Bolas... isso engorda." - obvia resposta minha e quem leu o ultimo post percebe-me.
"- Agora não podes pensar nisso. Toda a gente que faz quimio engorda e depois logo emagreces quando terminar." - E eu sei que ela tem razão quando me diz isso, especialmente depois de ler os vossos comentários que tanto me têm ajudado. A maior parte engordou mais de 7 quilos e estou a ver que 10 quilos é mais ou menos a média.

Tenho um boião de mel que me saiu num cabaz no Natal passado. Já o provei e não gosto daquele sabor (diferentes flores produzem diferentes tipos de mel), olhem... vou procurar uma receita para um bolo de mel na net e assim aproveito-o! :P Pronto... desisto... que se lixe a engorda! eheheheheh
Queria uma vez mais agradecer pelos vossos comentários anteriores que tanto me ajudaram. E uma vez que são sobre coisas importantes quero realçá-los aqui. E a algumas conclusões a que cheguei. Por favor, as meninas do peito, corrijam-me se estiver errada.

Engordar / Comida /Alimentação
É normal engordar com a quimio e não podemos pensar muito nisso. Depois da quimio logo me posso preocupar em emagrecer. O importante é comer bem e com certa qualidade. Pelos vistos nessa área estou a sair-me bem uma vez que a hemoglobina continua boa. Aqui estão alguma coisas que como quase todos os dias, não sei se é por causa disso que o sangue se mantém ao de cima mas vou continuar a fazê-lo: pão, compotas (geralmente de frutos silvestres: morango, amoras, etc), pelo menos 3 peças de fruta (banana, maça, pêra, uvas, pessego, manga, diospiros), salada ou sopa (quando não como sopa tento comer sempre uma outra verdura qualquer), frutos secos (nozes, passas, amendoas, pinhoes e mais recentemente até caju e pitachos). Quando numa refeição nao como carne ou peixe, faço um ovo. Hoje por exemplo, almocei sopa de feijao verde e depois comi pao com um ovo mexido e de seguida umas uvas... depois complementei com um quadrado de chocolate negro heheheheh... eu mereço-o!
E assim... agora vou introduzir o mel na minha alimentação diária a ver se para a proxima isso realmente ajuda a recuperar as defesas mais rapidamente.
A Wilma (do blog "Cancer da Mama Mulher de Peito") indicou este blog chamado "Noticias da Cozinha" que tem boas dicas. Ainda não tive tempo de o analisar convenientemente, mas pareceu-me interessante pelo que vi até agora.

Secura nos olhos
A sensação é como quando estamos muito tempo perto de ar condicionado e começamos com os olhos secos que nos fazem lacrimejar. Ou quando dormimos poucos e sentimos os olhos quase a arder
A Wilma (blog "Cancer da Mama Mulher de Peito) indicou-me que isso era um dos efeitos da quimio e que usou simples lágrima artificial para aliviar. Tenho de pedir ao meu marido que passe na farmacia para comprar-me.
A Natália (blog "Estrelinha Só") diz que também sentiu esta fase nos olhos, não conseguia ler, estar em sitios com muita luz que estava logo a chorar. Diz que não devemos mudar a graduação das lentes durante a quimio porque no final volta ao normal. Também não colocou maquilhagem nos olhos para evitar irritá-los ainda mais.
Depois destes conselhos vou meter as tais gotinhas que a Wilma aconselhou e vou evitar esforçar a vista à noite. Não vou usar mais lentes de contacto até a quimio terminar. Maquilhagem em casa não uso e agora passo a não usar quando vou ao hospital. Acho que vou só colocar um pouco de rimel quando sair em passeio com o meu amor. Para mim a apresentação dos olhos é uma das coisas que me eleva a auto-estima, que me faz sentir bonita.

Unhas dos pés negras
Comigo começou com uma ligeira dor no dedo grande do pé esquerdo. A unha começa a ficar negra num dos cantos inferiores e essa cor expande-se um pouco. Ontem doia-me quando andava, hoje só me doi quando toco. Verifiquei a unha do outro pé e também me doi quando lhe toco, tem afinal um cantinho negro mas muito mais pequeno que a unha do outro pé.
A Wilma (blog "Cancer da Mama Mulher de Peito") diz também teve, mais um efeito da quimio. Ela explicou-me que se trata de celulas em divisão e o efeito maior é na unha.
A Natália (blog "Estrelinha Só") diz que as unhas dela cairam. Essa fase não doí e voltam a crescer depressa. O médico também nunca a deixava pintar as unhas pois dizia que elas deviam respirar.
Depois destes conselhos, tirei todo o verniz transparente que tinha nas unhas das mãos e dos pés e cortei as das mãos bem rentes. Acho que talvez só volte a pintá-las na vespera de Natal... mas logo se vê.

Pele mais Seca
Sinto a pele mais seca. A dos pés, os bicos do peito, os lábios, as mãos. Como nao tinha o tal creme nivea à mão de que a médica falou pensei que qualquer hidratande servia e amanhei-me com o que já tinha aqui por casa. Tou a colocar um hidratante da "Vichy" no peito todo e nos pés, para as maos tinha aqui um da "La Roche-Posay" e nos labios estou a colocar um de equinácia que comprei na Farmácia. E depois ainda estou a tentar curar o Herpes Labial! :P Fogo, volto a dizer que esta ultima quimio me atacou em grande!

Mais uma lutadora

No ultimo post apareceu mais uma lutadora. Também tem Claudia no nome mas chama-se Ana Claudia. Praticamente da mesma idade que eu e descobriu o cancro na mesma altura que eu este ano. A diferença é que ela começou pela operação.

Vão ao blog dela "A Vida Não é Fácil..." e enviem-lhe muitas mensagens positivas e vão-lhe dando os conselhos que a mim tanto me têm ajudado.
Sabem, quando começei este blog pensei em como isto iria ajudar muitas pessoas no futuro, mas agora vejo que apesar de a minha ideia inicial ainda ser verdadeira, o facto é que o blog tem-me ajudado muito. Especialmente com tanta mulher maravilhosa que já passou pela mesma fase em que eu agora me encontro e que tantos conselhos me dão!
Eu penso constantemente: "Se elas conseguiram ultrapassar esta fase, eu também consigo". Obrigada a todas.
Um muito obrigada a todas as pessoas que comentam e que felizmente nunca passaram por esta situação. Os vossos comentários alegram-me a dão-me força para afastar qualquer desanimo.
Beijos a todos... como sempre... escrevo muito LOL

Ps. Agora vou procurar uma receita de bolo de mel! hehehe

8 comentários:

  1. Olá Claudia,
    Não tens mesmo que ficar preocupada por não fazeres o tratamento,o teu corpo precisa de mais uma semana para recuperar(nunca aconteceu-me,mas eu levava a tal injecção depois da 4ªquimio).Em relação ás unhas,as minhas das mãos é que ficaram negrissimas e levantaram um pouco mas a minha médica disse-me para pintá-las,assim não estava a olhar para elas com pena e tb doíam-me um pouco.
    A minha alimentação foi um pouco alterada,pois por vezes tb não aguentava os cheiros e assim optei por comer bastante vegetais,sobretudo bróculos,couves e feijão-verde,hã é verdade fiquei fã da beterraba que antes detestava,llooll.
    Nunca percebi porquê que os oncologistas não nos deixam tomar qualquer suplemento vitaminico,da 1ªvez não tomei,mas quando tive a recidiva tomei,mas com o consentimento dum médico em que tenho grande confiança.Aliás é nessa altura que o nosso organismo mais precisa.
    Como tu falas do mel,nunca ouvi se era bom ou mau,para mim serve de substituto ao açucar.
    Vai correr tudo bem e na próxima semana lá vais fazer o tratamento.

    Beijinhos
    P.S. Em relação ás almofadinhas para os olhos q viste no meu blog,se não encontrares,diz que eu posso comprar e depois envio-te

    ResponderEliminar
  2. Cláudia boa noiite!
    Já estás quase graduada em efeitos secundários da quimio ;o) a mim as unhas das mãos tb escureceram mas pintei-as sempre e ficaram bem. Aliás, foi a altura em que tinha as unhas mais bonitas quando terminei é que foram ficando falhadas. À anos que não usava verniz desde aí uso sempre quando vou saír :o)
    Tenta descansar bastante e evita locais com muita gente para te aumentar as defesas e voltares a fazer a quimio!
    Beijokas dorme bem!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Claudia

    A mim na 3 quimio não tive quase efeitos nenhuns e na 4 foi a em cheio tive tudo,as unhas tambem escureceram 1 pouco mas não doiam
    Eu comiaa muita beterraba diz que faz bem,juntava na salada ou em sumo
    O médico tambem me indicou o creme nivea para hidratar o braço(dps da cirugia) diz que não tem tantos quimicos,e para por tambem na cicratiz da cirugia é muito bom cicratizante
    beijokas
    Helena

    ResponderEliminar
  4. Olá Claudia, há já algum tempo que não comento no teu blog, mas vou passando sempre para saber noticias tuas, é mesmo por falta de tempo!
    Eu também adiei o 2º e o 4º tratamentos, o meu organismo também demorava a repor as defesas, e para ajudar, nos 3 últimos levei uma injecção na barriga no dia seguinte ao tratamento, era horrível, fazia muitas dores nos ossos, nem me podia mexer.
    Não engordei durante a quimio, tinha muita dificuldade em comer, andava sempre muito enjoada, o que me safava eram os batidos de fruta que tomava todos os dias em jejum.
    as minhas unhas dos pés também ficaram negras e doiam.
    beijinhos
    e que tudo continue a correr bem
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Claudia
    Pois é amiga cada uma tem varios sintomas.
    Quanto aos produtos naturais só conto o que se passou comigo,eu andava num homeopata antes de me aparecer o cancro,quando me apareceu o cancro a única ajuda que ele me disse que podia dar era durante a quimio para não ter muito mau estar,mas depois de falar com o oncologista optei por não tomar nada,tenho uma tia que tem uma ervanária e também nunca me deu nada.
    Claudia outro sintoma que eu tive e é "normal"durante a quimio,foi os nariz sempre ferido por dentro e com sangue,estes sintomas só me passaram passado um ano e tal,porque fiz herceprtin e fazia-me a mesma alergia.
    Pintar os olhos nunca pintei,mas porque também não consegui estava sempre as lágrimas a cair...imagina eu com rimel,devia ser bonito,as unhas foi como te disse só pintei pelo casamento do meu filho para não irem tão feias,depois tirei logo.

    Agora um conselho....cuidado com os doces eheheheh,olha que depois são duas coisas que engordam...doces e quimio...grande bombaaaa.
    Também me disseram que era muito bom comer gelatina e arroz doce,na primeira quimio cheguei a casa e a minha mãe tinha uma grande taça de gelatina e outra de arroz doce á minha espera...resultado...comi...enjoei e só à pouco tempo voltei a comer.

    Bem!
    está mais um relatório feito.
    beijinhos e não desanimes por não fazer a quimio,por acaso a mim nunca aconteceu,mas conheço muitas amigas a quem aconteceu.

    ResponderEliminar
  6. Ola Cláudia :-)

    Não fiques triste... como sabes ainda não comecei mas pelo que ja li e testemunhos de pessoas amigas, é normal na 4ª ou na 5ª sessão ficar adiada...

    Como já aqui mencionaram, tb me disserem que faz muito bem comer couve galega, broculos e beterraba, fazer um batido de beterraba, junta laranja ou banada e bebe em jejum!!!
    Quanto ao mel, eu ja cloquei no meu blogue um post sobre Mel de geleia Real, dizem que é muito bom para as afetas, mas tb para o sangue!! Experimenta. Eu tb n gosto de mel mas este de geleia real até vai...

    Beijocas grandes!!!

    Deixo-e com uma receita de bolo de mel :-)

    Bolo de Mel Caseiro

    INGREDIENTES

    2 ovos
    100 grs de mel ( 4 colheres de sopa)
    400 grs de leite (4 dl )
    250 grs de açúcar
    300 grs de farinha
    80 grs de manteiga
    2 colheres de sopa de canela
    2 colheres de chá de fermento em pó
    Coloque todos os ingredientes (excepto a farinha e fermento) numa bacia e bata bem com batedeira (na bimby 5 m. temp. 37º, vel. 3).
    Junte a farinha e o fermento e bata mais um pouco (na bimby 15seg. vel. 3).
    Deite numa forma com buraco ou tipo bolo inglês untada e forrada com papel vegetal untado e polvilhada com açúcar e leve ao forno 180º por 40 minutos, convém fazer o teste do palito. Desenforme e sirva quente ou frio, é super delicioso.

    ResponderEliminar
  7. Olá Claudia!
    Aconselho a GELEIA REAL em ampolas que se podem comprar em qualquer parafarmácia ou farmácia. A minha mãe quando fez a quimioterapia também foi desaconselhada pela oncologista de tomar suplementos vitamínicos, contudo a geleia real aumenta as defesas naturais do organismo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sonia, pois utilizar o mel como substituto do acuçar é uma excelente ideia mas a verdade é que eu já nao utilizava o acuçar em nada, nem chá nem em iogurtes naturais. Até me esquecia dele se nao fosse o rui o utilizar qd bebia café (que eu nao bebia cafe tb).
    Pois e tb nao percebo o porquê de nao se tomar suplementos vitaminicos. Nao percebo mesmo...
    Qt ás unhas vamos ver como é que elas se dao com esta nova quimio mas se tiver negras e tiver visitas em casa tenho de as pintar! ;)

    Lina, pois se aparecer nas maos vou ter de as desfarçar ao pé de pessoal... e sim, estou tipo freira num convento em casa!

    Helena, vê lá que o creme nivea afinal faz o mesmo que os outros cremes e eu nao sabia! Realmente a principal funcao dos cremes é hidratar.

    Graça, pois realmente quem não engorda com a quimio é quem não consegue comer como deve ser. Os batidos sao muito energeticos e nutritivos.
    Ai queria-me safar dessas injecções na barriga, a minha irmã tb as levava qd fazia quimio para o linfoma dela!

    Oh minha vizinha Natalia, Já sei qual é a prenda que te vou dar quando estivermos juntas!!! Rimel à prova de àgua!!! Foi a primeira coisa que fiz depois de saber que tinha cancro... cheguei à loja e pedi "quero um rimel e um lapis para os olhos à prova de àgua", senao uma pessoa pode chorar e ficamos todas negras! heheeh
    POis, parece que fiquei com o nariz ferido como tu com esta 5º quimio. Como tu ja tinhas escrito este comentário já nem me assustei! Obrigada.
    Ainda bem que nao sou muito gulosa senao era doces todos os dias para me mimar! ehhehehe

    Bem pessoal, nunca tinha ouvido falar da geleia real. Vou ler mais sobre o assunto e obrigada pelos conselhos! :D

    ResponderEliminar