quinta-feira, 7 de outubro de 2010

4º Quimio - Round 4/8

Faz hoje uma semana que fiz a 4º queima ao bicho. Chove lá fora, nao saio de casa à uma semana, os efeitos da quimio ainda nao passaram totalmente: tou cansada (quero procurar coisas e mexer-me mais e passado pouco tempo tenho de me sentar no sofa a descansar), com calor (se me mexo a procurar as coisas começo até a transpirar), com aquele sabor horrivel na boca (que me faz experimentar todos os tipos de doces e que depois me fazem sentir culpada por comê-los...) e com ansiedade no peito (só pode ser dor psicologica, nao existe mais nada que justifique e tudo devido ao dia da quimio). Portanto, nao estou de muito bom humor, mas estou a fazer os possiveis para recuperar: coloquei uma musica suave (Corrs foi a banda escolhida), coloquei duas velas grandes dentro da lareira para criar ambiente e desliguei as luzes que me estavam a deixar com a sensação que estava de noite todo o dia. Resumo: Tou sensivel!
E cá vai o relato da ultima quimio:
Ás vezes não devemos mudar certos hábitos. É certo que algumas coisas estão fora do nosso controlo, mas devemos nos manter fieis às que conseguimos opinar.

Fui fazer a 4º Quimio na Sexta (dantes era à quarta - mas esta rotina estava fora do meu controlo... se a queria fazer de manhazinha tinha de ser na sexta), mas desta vez não levei uma normal camisola divertida. O tempo mudou e as t-shirts divertidas que existem sao demasiado subidas para as enfermeiras terem acesso ao catéter. Portanto, levei uma blusa preta lisa com decote e o lenço da cabeça era cor de rosa com dois tons para não me sentir tão escura.

O facto é que a blusa preta nao deu sorte. Já nao levo mais nada preto!

Quando a enfermeira me picou no catéter não acertou com o sitio como deve ser à primeira(ainda andou ali às voltas e nada). Eu tentei nao me preocupar muito, mas devo ter ficado muito nervosa (uma pessoa nao consegue controlar o que sente, e sinto-me traumatizada com o catéter). A outra enfermeira quando veio, voltou a picar e acertou à primeira. O problema é que começou-me a doer a barriga... isso significa que eu ainda tava nervosa (o meu sindroma do colon irritavel)... nem percebi porquê uma vez que a parte mais chata já estava... depois da pica nao se sente mais nada.

Olho para o Rui e digo: "-Amor, nao me estou a sentir bem. Diz aí à enfermeira"

Ele olha para mim e diz-me que são nervos (que novidade!) e que já passava.

Eu insisto: "-Amor, chama a enfermeira AGORA que eu nao me tou a sentir nada bem"

Nao percebo porque é que quando digo ao meu marido que nao me estou a sentir bem, ele ainda pensa que consegue controlar a situação. Quando lhe digo que nao me estou a sentir bem é sinal que já não consigo controlar a coisa, seja ela qual fôr. Não costumo ser medricas.

Sabia que nao era da quimio, aliás o tratamento nem sequer ainda tinha começado. As duas enfermeiras "saltaram" logo para cima de mim e a primeira coisa que a enfermeira Madalena me diz quando olha para mim é: "Ai Claudia, pareces um lençol!!"

Acho que ainda consegui sorrir com a observação enquanto me ligam à máquina de medir a tensão. A minha tendencia era para fechar os olhos enquanto ela me chamava "Claudia, abre os olhos e olha pra mim!"

Ao fim de pouco tempo, dá-me vontade para vomitar e lá se vai o pequeno-almoço. Depois disso, senti-me logo melhor. As enfermeiras nao me disseram quanto tinha caído a minha tensão arterial para eu nao me assustar.

Mal vomitei o Rui ainda comentou na brincadeira: "-Pelo menos desta vez não foi para cima de mim"

(Sim, houve uma vez, no ano passado que eu lhe disse "Amor nao me estou a sentir bem", ele dizia que era dos nervos, eu sentada na casa de banho e volto a dizer-lhe "vem pro pé de mim que nao me estou a sentir bem", ele lá vem e mesmo a tempo antes de eu desmaiar e cair na casa de banho e quando acordo vomitei para cima dele!! Ele já devia ter aprendido com este episodio LOL)

Depois disso, a quimio correu como sempre tem corrido: bem.

Desta vez não houve fotos, foi demasiada emoção...

Acho que tenho uma relação de "Amor/Ódio" com o catéter. Amo-o porque me permite ter acesso à minha cura (uma vez que nao tinha veias para fazer quimio) e porque as minhas veias finas nao ficam estragadas nos braços. Odeio-o porque me deixa tão tão nervosa cada vez que mexem nele e porque fiquei traumatizada com a sua colocação. Já disse que quando o tiverem de tirar que o façam comigo inconsciente ou entao que me dêem uma droga tão boa que eu nem saiba onde tou! :P

O Começo das DOC

A proxima quimio vai mudar. E desta vez tenho de ir levar as coisas em duas doses = dois dias - ai... dois dias seguidos picada no cateter... :(

Isto porque num dia levo com uma coisa chamada "Anti-corpos" (nao sei o que são ainda) e no dia seguinte levo com a nova quimio, a DOC (que em termos de efeitos secundários parece que é mais leve que a que eu tenho levado... esperemos que sim! A ver se na próxima consulta esclareço isso com a médica).

A enfermeira disse-me que antigamente levava-se com as duas coisas no mesmo dia, mas que agora os médicos decidiram que é muito pesado fazer tudo seguida.

Uma coisa positiva no meio de isto tudo é que a enfermeira disse-me que depois da proxima quimio o meu cabelo poderia já começar a querer crescer (lembrem-se que ele nunca caiu totalmente).

"A quimio que a Claudia levou antes, de 1 a 10 o cabelo caí 9. A proxima quimio que vai levar, de 1 a 10, o cabelo cai 4. Portanto, é provavel que começe a crescer depois da primeira dose."


Observações/Perguntas

Algumas pessoas têm a ideia de que a quimio tem apenas efeito nos primeiros dias e que o primeiro é o pior. Para mim o primeiro é o melhor. Mas isto varia de pessoa para pessoa. Comigo os efeitos da quimio (pelo menos desta AC que tenho estado a levar) duram uma semana e meia.
Estava a falar com uma amiga na segunda e a dizer-lhe o que sentia e ela diz admirada: "Mas fizeste quimio na sexta e ainda te sentes assim?"
Eu lembro-me que uma aqui das amigas do peito uma vez me disse num comentário, que com ela as 3 semanas nao lhe davam para recuperar, que quando ia fazer a quimio ainda tinha sintomas da anterior. Tudo depende de pessoa para pessoa! Portanto, sou uma sortuda de ter uma semana em que me sinto eu própria. (e sabe a tão pouco)
Uma outra pergunta que me fizeram um dias destes. Estava a falar com um amigo que já não falava há algum tempo e contei-lhe "É cancro da mama" (temos de chamar as coisas pelos nomes para enfrentá-las). E ele pergunta-me: "É grave?"
E eu fico a olhar para a pergunta (estavamos a falar por net) e nem sabia o que lhe dizer... Acabei por escrever "NAO"... (afinal isto tem cura... para mim algo só é grave se não tiver cura). Mas fico mesmo com a noção que a maior parte das pessoas não sabem o que é passar por uma coisa destas, nem das suas implicações. Fico feliz por haver pessoas que não tiveram familiares ou amigos a passar por nada disto. Porque, depois eu ver e sentir à minha volta várias pessoas com cancro, a palavra "Grave" é tão subjectiva!
Portanto, não perguntem a alguém se a doença é grave. Uma gripe às vezes pode ser pequena e se transformar noutra coisa mais grave, mas o que quer dizer grave??
Quando alguém vos disser que tem cancro e que tem de fazer quimio perguntem: "O que é que os médicos dizem? Tem cura, não tem? Como te sentes? Precisas de ajuda para alguma coisa? Se quiseres desabafar sabes que podes contar comigo."
Porque muito mais importante do que a parte fisica pela qual o nosso corpo tem de passar para se curar, o pior é manter a parte mental, é termos de atravessar o campo de batalha e manter o espirito alto e não desanimar! E nisso, as pessoas que nos rodeiam são fundamentais e basta que nos façam sorrir uma vez por dia para nos sentirmos melhor.
Obrigada a todos que me têm feito sorrir e me ajudam a continuar de queixo erguido para a batalha.
Ainda há pouco quando desabafava com uma amiga que hoje era um daqueles meus dias raros de mau humor e brincava se seria da chuva ou das minhas hormonas aos pulos, a minha amiga relembrou-me: "Não te esqueças que tás no meio de uma batalha! As batalhas não são fáceis. É normal por vezes te sentires assim".
E agora subi para o cavalo e sinto-me mais animada! LOL


9 comentários:

  1. Olá, Cláudia
    Tenho o cateter há dois anos (também o amo LOL) e na semana passada (faço um tratamento mensal via cateter) foi a primeira vez que não acertaram nele à primeira. Foi realmente mau, compreendo-te.
    Comigo, os dois primeiros dias a seguir à quimio eram bons, os dois seguintes é que me custavam mais. Pelos visto, varia mesmo muito de pessoa para pessoa.
    Mas, apesar da extrema sensibilidade - também normal - continuas a levar isto com uma atitude admirável!
    Que tudo continue a correr bem, a galope!!
    Beijocas,
    TeresaP

    ResponderEliminar
  2. Olá Claudia
    Como eu te compreendo tambem tive dias desses a seguir a quimio,mau humor nem me podia aturar a mim propria,calores insuportaveis(ainda mais com os 40 graus do meu alentejo)os calores continuam fiz menopausa, mas mais suaves.
    Mas o bicho vai morrer e tudo vai passar rapidooo
    Beijos grds
    Helena

    ResponderEliminar
  3. Claudia, estou seguindo o seu blog, temos algumas coisas em comum. Parabéns pelo blog vc escreve super bem. Um grande bjo e fica com Deus.

    ResponderEliminar
  4. Claudia.

    Obrigada pela visita, realmente o amor é mais forte que tudo isso, que estamos passando. E é graças a ele que a nossa vitória é certa.
    Com luta, é bem verdade, mas confiantes.
    Um grande beijo.

    Wilma

    ResponderEliminar
  5. Olá Claudia
    Como eu te compreendo Amiga
    Passei por isso tudo,nunca tive cateter,mas passei um mau bocado com as picadelas,principalmente passado 10 meses da cirurgia á mama quando fui operada á tiroiede,como tive que fazer muitos exames e tratamentos,e só podia ser picada num braço foi terrivel.
    Sentires-te assim passado uma semana é normal,eu só me sentia mesmo bem na semana que voltava á quimio,mesmo durante o Herceptin,vejo muitas amigas a irem trabalhar no dia seguinte e a fazer a vida normal,eu nunca consegui,era sempre um cansaço horrivel.
    Cada caso é um caso e cada pessoa reage de forma diferente.
    Quanto ás perguntas que nos fazem sobre o cancro,algumas de tão parvas até nos dão vontade de rir,por isso gosto dos blogues,aqui sabemos do que falamos,todas passamos pelo mesmo.
    Ainda há muita falta de informação.


    Claudia bom fim de semana.
    Beijinhos

    "um dia destes temos que ir beber um cafezinho"

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    acho que estás a ir muito bem.

    Beijocas grandes.

    ResponderEliminar
  7. Olá Cláudia

    A foto em que estas com as flores está um espetaculo!!!!! Linda mesmo! E sempre a sorrir!!! "
    Segura-te bem no cavalo, que depois das batalha os guerreiros têm direito ao merecido descanso!"!!!!
    Bjs e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez obrigada a todas pelos comentários e partilha de experiencias. Tem-me ajudado imenso! :)

    ResponderEliminar