Ontem foi o dia da 5º quimio (agora só faltam 3!) e se hoje estou a escrever já sabem que é porque correu bem. Aliás estou ao computador e isso é um grande feito para mim que com as quimios anteriores não conseguia raciocionar em menos de uma semana.
Portanto, ontem foi o primeiro dia da quimio Doc (Docetaxel) logo às 8 da manhã que é como eu gosto! :D Estava um pouco nervosa, por um lado por mais uma vez ir ser mexida no cateter e por outro por se tratar de uma quimio nova.
Vesti a t-shirt divertida (desta vez este foi um ritual que não faltou). Branca de Neve com a maça vermelha na mão a dizer: "Talvez isto me anime". Achei que tinha tudo a ver comigo. Da mesma maneira que a Branca de Neve come uma maça envenenada também eu ponho veneno no meu corpo para matar o bicho. Mas no fim, como os contos de fadas tudo corre bem, devido à maça envenenada o principe acaba por encontrar a Branca de neve e têm um final final. O mesmo vai acontecer comigo, depois do veneno vem o facto de eu ficar totalmente curada. Com um grande final feliz! :D
Quando entrei na sala da quimio já a enfermeira Madalena estava a cantorolar. Bom augurio pensei logo! Estava a cantar "Con te Partiro" de Andrea Bocelli, eu claro tive logo de a acompanhar.
Conclusão: quando me picou no cateter foi logo à primeira e não houve qualquer stress. Ai que bom!
A Quimio DOC é branquinha. Brinquei com a enfermeira e disse-lhe: "Oh, desta vez o chichi já não vai mudar de côr" ehhehe
(veêm? todas branquinhas)
Bem, não sei o que me deram, se foi da quimio ou não, mas aquilo deu-me uma grande moca. Acho que adormeci na ultima meia hora da quimio. Sentia-me tão tão drogada.
Quando saímos do hospital chovia a potes. Lá se foi a minha ideia de ir almoçar a um restaurante à beira mar. Para que eu nao apanhasse muito frio e chuva parámos numa estação de serviço (mesmo drogada tava cheia de fome e comi uns mcnuggets no McDonalds) e depois fui fazer reiki, como de costume depois da quimio.
Nunca adormeço a fazer reiki. Meto-me sempre à conversa mas desta vez com a droga que sentia no meu sistema acabei por adormecer. heeheh Algo inédito! Tinha também feito reiki na vespera da quimi. Dois dias seguidos e hoje acordei sem a dor no joelho. O reiki ajuda-me imenso, fisicamente e mentalmente. Agradeço a Deus todos os dias pelas pessoas que tem colocado no meu caminho ao logo dos anos e pela força que ele me dá todos os dias.
Antes de ir para casa, o rui e eu fomos comer umas panquecas ;) - antes que o sabor da minha boca mudasse, mas nada de chocolate que já percebi que nos primeiros dias nao posso comer nada de que goste muito porque senão acabo por enjoar. Eu nao quero enjoar o chocolate! :)
Os comprimidos para o enjoo mudaram. Agora em vez de ser aquele que era apenas uma vez por dia antes do pequeno almoço, agora é um que se chama "Ondansetron 8mg" que se toma antes do pequeno-almoço e antes do jantar. Deve ser mais fraco, contudo dá-me sono na mesma, mas parece que fico um pouco mais lucida.
Assim, os efeitos secundários que sinto até agora são: sede, lingua estranha - deve estar a vir aquele sabor esquisito, cara super vermelha (o que até nao e mau... assim não tenho frio) e um pouco de sono (que estou a conseguir gerir muito melhor que as vezes anteriores). De vez em quando doi-me um pouco a barriga, mas tento ignorar e respiro fundo (tenho pânico de dores de barriga devido ao meu Sindroma do Colon Irritavel), vai passar e se nao passar tomo um benurron e pronto.
Mas espero que estes sintomas continuem assim estáveis, e só o facto de estar a conseguir pensar faz-me sentir tão feliz mesmo com o temporal que está lá fora! :) Hoje o tempo não influencia a minha boa disposição!
Beijinhos para todos e espero que tenham um excelente fim de semana prolongado!
Ontem fui fazer as análises de manhã. Ah! Saí de casa! Que sensação! E a melhor noticia é que estava tudo bem com o sangue e as defesas em alta, portanto amanhã é mais um dia de mocada ao bicho!
Ainda não posso fazer os tais anticorpos que não existia autorização. Por um lado bem sabem que pensei logo "fixe... menos uma picada no catéter" (nao o consigo evitar) e por outro pensei "bolas vai ter de ficar para mais tarde". Mas bom bom é saber que posso fazer a quimio amanhã!
Apesar de a quimio ser diferente espero que os sintomas sejam no maximo iguais aos anteriores.
Ontem, estava um frio de rachar, eu adoro sentir frio na cara até quase não sentir o nariz, mas detesto sentir o fresco no pescoço - nesse aspecto sinto a falta do cabelo.
Fiquei super animada só pelo facto de sair de casa parece que o nosso humor muda completamente. Na fila para retirar o sangue lá estava mais uma senhora que também usava lenço na cabeça. Usar lenço na cabeça tem as suas vantagens, conseguimos identificar-nos e fazer novas amizades. Ela perguntou-me se era necessario estar em jejum para as análises e eu expliquei-lhe que não. Qual o cancro? Mama. Deu-me o seu mail e falei-lhe dos vossos blogs de mulheres lutadoras e vencedoras e em como me têm ajudado nesta minha luta.
Saíndo do hospital encontrei a médica da Mama que me cumprimentou alegremente e ao seu lado estava mais uma senhora com chapéu que tinha acabado de fazer a sua ultima quimio devido também a cancro da mama - a 15º!! WOW 15 quimios! E eu vou para a 5º e já estou farta e só tenho de fazer 8! Quando eu digo que há sempre coisas piores, há mesmo! 15 quimios era muito pior que 8!!
Daqui a pouco vou fazer reiki com a minha amiga Lina e já ficarei prontinha para amanhã! :) Com as minhas energias todas alinhadas e em funcionamento!
Já sabem, se eu não aparecer nos próximos dias o mais provavel é que esteja a dormir se esta quimio também me der esses efeitos secundários. De qualquer maneira o comprimido matinal do enjoo dá sono de certeza! lol
É assim que eu me sinto. A hibernar. Com o frio lá fora não me atrevo a sair de casa com as defesas em baixo, hoje até parecia que ia chover, mas agora está um solzito no final da tarde. Quer dizer, nesta altura espero que as defesas já tenham subido em relação à semana passada.
As minhas emoções andam numa montanha russa. Ou estou no topo, cheia de energia do estilo "Já estou a meio das quimios, está quase!" ou no minuto seguinte venho cá a baixo e penso "Porra... estou farta disto!". E depois qualquer coisinha que tenha no corpo que antigamente não daria qualquer importancia agora arrelia-me.
O herpes labial está quase curado. Já não me assusto tanto cada vez que olho no espelho. lol
O peito seco tá melhorzito com o creme que vou colocando.
As unhas dos dedos dos pés estão um pouco negras, mas já não me doiem tanto. Agora doi-me um do lado... um pequenino...
O couro cabeludo voltou a doer-me um pouco e voltaram a cair alguns dos cabelos resistentes (bolas, que esta 4º quimio foi bomba atómica!)
Desde ontem que doi-me o joelho esquerdo cada vez que o mexo (será falta de exercicio? será falta de andar?).
Ás vezes sinto-me cansada - mas pq?? Como tão bem!
Ás vezes o catéter (na parte da cicatriz) doi-me, faz-me impressão - e isto sim deixa-me mesmo chateada. Mas aqui tenho consciencia que posso ter feito um esforço adicional a fazer alguma coisa, algum mau jeito, nem que tenha sido a dormir.
Mas no final disto tudo penso... que posso fazer? Nada! Tenho de me aguentar à bronca e concluo mentalmente para me consolar "Há coisas piores".
"Amor tou muito chata?", pergunto ao meu marido.
"Não estás nada chata.", responde-me ele, "Estás sensivel depois desta ultima quimio. Existem pessoas que ficam como tu antes até de começar a fazer as quimios! Portanto, estás otima para uma pessoa que passa o dia todo em casa"
ps. Acabei de me lembrar que não ia ver a caixa de correio há uma semana e só para verem como eu sou teimosa decidi ir de escadas e não de elevador. Moro num 4º andar. A descer doeu-me o joelho, mas a subir pelos vistos não doi. O corpo não há-de ser mais teimoso do que eu! :P Fiquei um pouco mais satisfeita psicologicamente só com o subir e descer as escadas, mesmo que agora esteja um pouco ofegante e com calor! lol
É inacreditável como mesmo com os sintomas que temos da quimio, mesmo com o rótulo que temos de estármos doentes, temos energia para fazer coisas novas :) E meti mãos à obra e fiz um bolo de Mel pela primeira vez na vida!
Sim, acho que este foi o 4º bolo que fiz na minha vida! (e vamos considerar que o ultimo que fiz foi o ano passado foi na altura do Natal e ficou completamente esturricado heheehe)
Mas este saiu uma maravilha! :))
Ingredientes: 300g de Mel, 75 g de manteiga, 300 de farinha, uma colher de cha de canela, uma colher de chá de fermento e 3 ovos. Super fácil e acreditem que fico delicioso! :) O rui bem diz que eu até tinha jeitinho para culinária se tivesse tempo para isso.
Talvez passe a fazer um bolinho destes na semana antes da quimio que é quando me sinto melhor. Um bolo diferente em cada 3 semanas, o que acham?
Amanhã respondo ás vossas queridas mensagens. Hoje já é tarde, mas nao queria deixar passar o dia sem lhes mostrar como sou prendada! LOL
Beijokas a todos e Bom fim de Semana! Eu vou continuar a hibernar por casa como os ursos no Inverno! :P
Ps. Ana Claudia vi a tua receita mas veio tarde, já tava feito o bolo! :) Obrigada na mesma!
Ps1.- Esta semana recomeçei o ponto cruz (arte que adoro executar). Dizem que ajuda tambem a nossa mente. A mim tambem me transmite uma certa paz. Optei por fazer durante a manha devido aos olhos.
Telefonaram-me há pouco do hospital a informar que aquimio teria de ser adiada por uma semana. A hemoglobia estava boa (com o que eu como admirava-me que não estivesse) mas as defesas estão baixas. Disseram-me que é normal da quimio, mas eu acho que a vinda do periodo também pode ter tido a sua influencia uma vez que a medica disse-me que quando o periodo vem as nossas defesas baixam. E eu bem me parecia que ela tinha falado das minhas defesas baseada nas análises anteriores e nao nas desta semana. Bolas! Pelos visto esta ultima quimio bateu-me bem forte, só espero que tenha feito o mesmo com o bicho!
"-Há alguma coisa que eu possa fazer ou comer para aumentar as defesas?" - perguntei à enfermeira.
"-Não. É apenas dar tempo para que o corpo recupere, é da quimio." - respondeu-me ela.
E assim, vou ter de esperar que o corpo recupere sem que nada exista que eu possa fazer para ajudá-lo. Na parte detrás da minha mente oiço uma voz que me diz "devias ter ido receber reiki a semana passada" mas o tempo esteve terrivel com chuva e tempestade, e com as defesas em baixo o melhor que fiz foi mesmo nao me colocar em transportes publicos. De qualquer maneira vou receber reiki hoje que já tinha marcado para ver se ajuda.
Como sabem não estou a tomar nada de suplementos ou outra coisa qualquer que a médica não indique, não quero que nada influencie o tratamento da quimio. E, quando a medica me diz para não tomar vitamina C (que na minha perspectiva é algo tão inocente) ... então nem penso em tomar mais nada!
Ao inicio ainda pensei em ir a um homeopata, mas depois adiei e não o fiz. A minha mãe acabou de telefonar a dizer que leu num livro que o mel ajuda a aumentar as defesas.
"-Vai comer pão com mel" - diz-me ela.
"- Bolas... isso engorda." - obvia resposta minha e quem leu o ultimo post percebe-me.
"- Agora não podes pensar nisso. Toda a gente que faz quimio engorda e depois logo emagreces quando terminar." - E eu sei que ela tem razão quando me diz isso, especialmente depois de ler os vossos comentários que tanto me têm ajudado. A maior parte engordou mais de 7 quilos e estou a ver que 10 quilos é mais ou menos a média.
Tenho um boião de mel que me saiu num cabaz no Natal passado. Já o provei e não gosto daquele sabor (diferentes flores produzem diferentes tipos de mel), olhem... vou procurar uma receita para um bolo de mel na net e assim aproveito-o! :P Pronto... desisto... que se lixe a engorda! eheheheheh
Queria uma vez mais agradecer pelos vossos comentários anteriores que tanto me ajudaram. E uma vez que são sobre coisas importantes quero realçá-los aqui. E a algumas conclusões a que cheguei. Por favor, as meninas do peito, corrijam-me se estiver errada.
Engordar / Comida /Alimentação
É normal engordar com a quimio e não podemos pensar muito nisso. Depois da quimio logo me posso preocupar em emagrecer. O importante é comer bem e com certa qualidade. Pelos vistos nessa área estou a sair-me bem uma vez que a hemoglobina continua boa. Aqui estão alguma coisas que como quase todos os dias, não sei se é por causa disso que o sangue se mantém ao de cima mas vou continuar a fazê-lo: pão, compotas (geralmente de frutos silvestres: morango, amoras, etc), pelo menos 3 peças de fruta (banana, maça, pêra, uvas, pessego, manga, diospiros), salada ou sopa (quando não como sopa tento comer sempre uma outra verdura qualquer), frutos secos (nozes, passas, amendoas, pinhoes e mais recentemente até caju e pitachos). Quando numa refeição nao como carne ou peixe, faço um ovo. Hoje por exemplo, almocei sopa de feijao verde e depois comi pao com um ovo mexido e de seguida umas uvas... depois complementei com um quadrado de chocolate negro heheheheh... eu mereço-o!
E assim... agora vou introduzir o mel na minha alimentação diária a ver se para a proxima isso realmente ajuda a recuperar as defesas mais rapidamente.
A Wilma (do blog "Cancer da Mama Mulher de Peito") indicou este blog chamado "Noticias da Cozinha" que tem boas dicas. Ainda não tive tempo de o analisar convenientemente, mas pareceu-me interessante pelo que vi até agora.
Secura nos olhos
A sensação é como quando estamos muito tempo perto de ar condicionado e começamos com os olhos secos que nos fazem lacrimejar. Ou quando dormimos poucos e sentimos os olhos quase a arder
A Wilma (blog "Cancer da Mama Mulher de Peito) indicou-me que isso era um dos efeitos da quimio e que usou simples lágrima artificial para aliviar. Tenho de pedir ao meu marido que passe na farmacia para comprar-me.
A Natália (blog "Estrelinha Só") diz que também sentiu esta fase nos olhos, não conseguia ler, estar em sitios com muita luz que estava logo a chorar. Diz que não devemos mudar a graduação das lentes durante a quimio porque no final volta ao normal. Também não colocou maquilhagem nos olhos para evitar irritá-los ainda mais.
Depois destes conselhos vou meter as tais gotinhas que a Wilma aconselhou e vou evitar esforçar a vista à noite. Não vou usar mais lentes de contacto até a quimio terminar. Maquilhagem em casa não uso e agora passo a não usar quando vou ao hospital. Acho que vou só colocar um pouco de rimel quando sair em passeio com o meu amor. Para mim a apresentação dos olhos é uma das coisas que me eleva a auto-estima, que me faz sentir bonita.
Unhas dos pés negras
Comigo começou com uma ligeira dor no dedo grande do pé esquerdo. A unha começa a ficar negra num dos cantos inferiores e essa cor expande-se um pouco. Ontem doia-me quando andava, hoje só me doi quando toco. Verifiquei a unha do outro pé e também me doi quando lhe toco, tem afinal um cantinho negro mas muito mais pequeno que a unha do outro pé.
A Wilma (blog "Cancer da Mama Mulher de Peito") diz também teve, mais um efeito da quimio. Ela explicou-me que se trata de celulas em divisão e o efeito maior é na unha.
A Natália (blog "Estrelinha Só") diz que as unhas dela cairam. Essa fase não doí e voltam a crescer depressa. O médico também nunca a deixava pintar as unhas pois dizia que elas deviam respirar.
Depois destes conselhos, tirei todo o verniz transparente que tinha nas unhas das mãos e dos pés e cortei as das mãos bem rentes. Acho que talvez só volte a pintá-las na vespera de Natal... mas logo se vê.
Pele mais Seca
Sinto a pele mais seca. A dos pés, os bicos do peito, os lábios, as mãos. Como nao tinha o tal creme nivea à mão de que a médica falou pensei que qualquer hidratande servia e amanhei-me com o que já tinha aqui por casa. Tou a colocar um hidratante da "Vichy" no peito todo e nos pés, para as maos tinha aqui um da "La Roche-Posay" e nos labios estou a colocar um de equinácia que comprei na Farmácia. E depois ainda estou a tentar curar o Herpes Labial! :P Fogo, volto a dizer que esta ultima quimio me atacou em grande!
Mais uma lutadora
No ultimo post apareceu mais uma lutadora. Também tem Claudia no nome mas chama-se Ana Claudia. Praticamente da mesma idade que eu e descobriu o cancro na mesma altura que eu este ano. A diferença é que ela começou pela operação.
Vão ao blog dela "A Vida Não é Fácil..." e enviem-lhe muitas mensagens positivas e vão-lhe dando os conselhos que a mim tanto me têm ajudado.
Sabem, quando começei este blog pensei em como isto iria ajudar muitas pessoas no futuro, mas agora vejo que apesar de a minha ideia inicial ainda ser verdadeira, o facto é que o blog tem-me ajudado muito. Especialmente com tanta mulher maravilhosa que já passou pela mesma fase em que eu agora me encontro e que tantos conselhos me dão!
Eu penso constantemente: "Se elas conseguiram ultrapassar esta fase, eu também consigo". Obrigada a todas.
Um muito obrigada a todas as pessoas que comentam e que felizmente nunca passaram por esta situação. Os vossos comentários alegram-me a dão-me força para afastar qualquer desanimo.
Beijos a todos... como sempre... escrevo muito LOL
Ps. Agora vou procurar uma receita de bolo de mel! hehehe
Pois é, foi mais uma consulta rápida da quimio. Aqui estão os principais temas de conversa hoje.
* O bicho
A médica apalpou o peito e disse que mal se sentia o bicho. Perguntei-lhe qual o tamanho que ela achava que ele tinha e respondeu-me cerca de 12 mm. O Rui acha que está mais pequeno que isso.
* Estratégia de Ataque
Vou fazer a 5º quimio (a nova quimio - a doc) na sexta feira. Ela disse-me que esta quimio provoca menos nauseas e vomitos, mas isso nao me faz muita diferença uma vez que também não tinha disso com a outra. Disse-me que raramente pode fazer febre e nesse caso teria de ir ao hospital. O facto é que os efeitos da quimio diferem de pessoa para pessoa por isso nem me vou preocupar com efeitos secundários. Estupidamente a unica coisa que quero é que a picada no catéter seja à primeira. É a unica coisa que me pode causar stress. De resto, estou confiante que com o reiki, com as minhas energias alinhadinhas, esta proxima quimio será no maximo como todas as outras.
Quanto aos anticorpos afinal não vou começar já. Ela disse que ainda não os tinha requisitado e mais tarde, quando falei com as enfermeiras elas disseram-me que isso é algo que tem de ser discutido em reunião conjunta. Fiquei só um bocadinho mais aliviada... só porque esta semana não tenho de ser picada duas vezes no catéter (ai o meu trauma heheeh)
* Mestruação e Efeitos Secundários pós quimio
Queixei-me em como os peitos me doiam imenso durante tanto tempo (pareciam rebentar) antes de me vir o periodo, de como parece que sinto que por vezes me doi os ovários ou o utero ou seja o que fôr naquela zona na altura da ovulação. Tudo normal, disse-me ela, tudo devido ás hormonas. O periodo voltou a vir-me no sábado, desta vez apenas demorou 40 dias (ao contrario dos 60 dias da ultima vez), para mim nem é um espaço temporal muito grande tendo em conta que antes de engravidar estava a fazer ciclos de 39 dias e antes de começar quimio andava nos 34 dias. O meu corpo parece nao querer fazer uma pausa, nao me parece que vá entrar em "menopausa precoce". Perguntei-lhe se vir o periodo era uma coisa boa, sinceramente pensava que fosse. Ela responde-me que preferia que ele não viesse uma vez que isso significa que as hormonas ainda andam por aqui aos pulos, mas que mais tarde se veria. Na minha mente leiga, interpretei que mais tarde, se fosse caso disso, me interromperia o periodo... por ela as hormonas ficavam quietinhas num canto enquanto estamos em batalha. Mas o certo é que o bicho tá a ser derrotado. Enfim... não percebo nada disto, mas também não sou médica e não tenho de compreender tudo. Dias antes do periodo apareceu-me herpes labial (a ultima vez que tinha tido foi em Fevereiro quando fiquei grávida... antes disso só quando andava na faculdade e olhem que já passaram 10 anos!). Portanto, 2 vezes herpes no mesmo ano é uma novidade. Ela disse que era normal. Queixei-me que com o aparecimento do periodo os bicos do peito ficaram secos e gretados. Disse-me que isso era normal da quimio e aconselhou-me a pôr creme Nivea. Parece-me que a quimio deixa a pele mais seca. Queixei-me da dor no peito no sitio dos pulmões depois desta ultima quimio, em como pensei que fosse da ansiedade devido ao dia da quimio. Ela disse-me que poderia não ser ansiedade, mas também um efeito secundário da quimio. O cansaço que senti (do estilo levanto-me para ir procurar qualquer coisa e depois fico logo cansada como se tivesse feito um grande esforço, também é efeito da quimio) Só me esqueci de lhe perguntar pelos meus olhos. Desde que meti as lentes de contacto na quinta feira passada e que andei por alguns sitios com ar condicionado que os sinto mais cansados. Ás vezes quase que me doiem. Estou a concluir, por mim mesma, que a quimio também pode fazer secar mais a vista. Mas esqueci-me de perguntar.
*Defesas
Perguntei-lhe como é que ela achava que estariam as minhas defesas nesta altura da batalha (deduzo que ela se guiou pelas análises anteriores uma vez que ainda era cedo para ela ja ter as desta manhã no pc). Disse que as defesas estavam boas e que quando estamos com o periodo elas descem um pouco.
Tomo vacina da gripe? (costumava tomar todos os anos) AINDA NÃO (ainda...? Não percebi o ainda... mas nao perguntei mais)
Tomo defesas para a garganta? (costumava tomar todos os anos) NÃO
Tomo vitamina C? NÃO (estranho... mas obedeço... vou começar, mas é a comer kiwis na semana em que me sinto sem quimio no corpo... eles têm vitamina C, não podem ser é muito ácidos para não afectarem a boca)
* Peso
Ai... continuo com uma média de aumentar cerca de um quilo por quimio... Ai... e ainda faltam 4 quimios. A médica não me diz nada, apenas regista o peso. Hoje tinha 69,4 quilos (vamos considerar que apenas tenho 1,54 cms de altura!) - nunca tive este peso na vida. :(
Sempre lutei muito para manter um peso adequado/estável porque o meu corpo é daqueles que tudo o que come se aproveita. Quando trabalhava tinha a regra de não comer doces durante o horário de trabalho (salvo raras excepções) uma vez que um dia inteiro sentado ao computador não se gasta muita energia. Optava por fruta e iogurte. Depois quando chegava a casa mimava-me com um quadrado de chocolate preto (chocolate que mais adoro) e pronto. Nunca fui de comer bolos a menos que seja algo festivo ou que os tenha à vista (coisa que não tenho em casa a menos que alguém me apareça com eles). Felizmente o Rui também não é de os comer. Não comia quase pão, nenhum expecto tostas. Comia pouca massa ou arroz ou batata. E ao jantar não comia fruta depois da refeição e no almoço, geralmente na cantina, depois da refeição comia um pedaço de ananás ou uma maça assada.
Mas agora, preciso de comer de tudo e apesar de estar parada preciso de comer sem pensar se vou engordar ou não. Mas acreditem que não como grandes quantidades, mas como. Se antes fazia uma salada de atum só com tomate agora acrescento um pouco de massa. E depois, naquela semana da quimio com aquela sensação horrivel na boca, da ultima vez o que me soube bem foi mesmo o gelado. (era rarissimo comer um antigamente) Tentei me conter e acreditem que ainda sobrou e que desde que o sabor passou que não toco nele. Quando o sabor horrivel passa, viro-me novamente para o chocolate negro 70%.
Tenho plena consciencia que na semana a seguir à quimio a unica coisa que o meu corpo faz é comer e dormir. E apesar de tanto sono, obrigo-me a levantar e ir comer porque penso que o meu corpo precisa dessa ajuda para ultrapassar esta fase. Penso que seja nessa semana que engorde mais. A Bela Adormecia é que tinha sorte, dormia, dormia e não precisava de comer! :P
Perguntei à médica: "-É normal estar assim a engordar?"
Ela respondeu: "-É normal. Especialmente se se tem tendência para engordar".
Sim... tenho tendência. :((
O pessoal bem me diz para não ligar ao peso, que quando isto terminar que depois logo me concentro para o perder, que tenho é de me concentrar na luta do bicho. Mas quanto ao bicho no que diz respeito ao que eu tenho de fazer pouco mais existe que possa fazer que já não o faça. A quimio trabalha no meu corpo e eu ajudo-o fazendo o reiki e tentado manter a minha mente sã e alimentando-me para dar energia para que ele lute.E para quem a luta do peso sempre foi algo que ouvi a vida inteira a minha mãe dizer "nao comas isso que engordas, não comas aquilo que engordas" é dificil pensar que posso estar a contribuir para este peso com comida e vida sedentária. Quando o pessoal aparece por aqui se se decidi ir buscar pizza como, não me consigo privar de certas coisas nesta fase da minha vida. Antes da ultima quimio ainda consegui fazer um pouco de exercicio fisico, mas este mês com a vinda do periodo e com o arrefecimento da temperatura optei por não o fazer. E custa-me pensar no exercicio fisico que vou ter de fazer quando esta fase terminar. Já disse ao Rui... depois disto tudo vou querer muito mais do que voltar ao meu peso anterior... já que é para emagrecer quero voltar aos 55 quilos que já não os vejo aos anos! LOL
Bem, obrigada a todos por irem ouvindo os meus desabafos. Está na hora do meu lanche. Geralmente corto uma peça de fruta, misturo com iogurte natural e depois salpico com nozes e passas. Tudo para que o sangue continue forte!
PS. Hoje acordei com o dedo do pé grande a doer-me. Juro que não bati em lado nenhum. Nao consegui calçar nenhuns sapatos sem ser uns raros que tenho que me fazem sentir como se estivesse pantufas. Coisas estranhas...
Pensei sobre o vosso convite para almoço e não imaginam como eu gostaria de ir. Adoro conversar, partilhar opiniões e de certeza que me iria divertir. Adorava conhecê-las a todas!!
Só que me encontro a meio das quimios e uma das primeiras coisas que algumas de voçês me disseram, assim como as enfermeiras, foi para evitar espaços com multidões e espaços com ar condicionado. Desde a terceira quimio que tenho sido fiel cumpridora destes conselhos.
Só tenho saído em centros comerciais abertos e para jantar ou almoçar só durante a semana que é quando existe menos gente nos restaurantes. Não é facil. Já perdi dois aniversários, inclusivé um da minha irmã. Felizmente almocei com ela no dia do seu aniversario (dia em que tiramos as fotos anteriores).
Os meus amigos têm sido super cuidadosos. Se estão constipados ou pensam estar a chocar alguma coisa nem querem que esteja com eles.
Não é facil esta protecção, esta redoma em que me sinto presa, mas se isto fizer com que eu continue bem de saude para fazer as quimios todas e me livrar do bicho rapidamente valerá apena. E sei, que esse nao há-de ser o único almoço que irão as meninas fazer. Muitos no futuro virão!
Assim, espero que compreendam o motivo da minha ausencia! Mas estarei a pensar amanhã em voçês e claro quero ver muitas fotos!!! :)))
---------
E agora, Olá a todos!!! :)))
A Semana que passou
Não é fácil estar em casa por obrigação, felizmente tenho sempre alguma coisa com que me ocupar! Contudo, as hormonas flutuam e mesmo sem controlar os humores podem ter algumas alterações. Há dias em que parece que estou no topo do mundo, como há dias em que parece que suspiro pelas paredes. Mas os dias bons são muito superiores em numero aos maus, que até me esqueço deles!
Na terça, sentido-me mais desanimada o meu homem teve a excelente ideia de chegar do trabalho e tocar à campainha. Quando abri a porta ali estava ele, nu (exceptuando a gravata do trabalho que tinha deixado no pescoço) e tinha com uma rosa vermelha na mão! Já há muito tempo que não me ria tanto!!! E olhem, resultou! Fiquei logo animada LOLOL
Pela primeira vez sinto a falta de ter um carro. Nunca gostei de conduzir. Para ir para o trabalho apanho 5 transportes publicos porque prefiro demorar duas horas para lá chegar a ler do que estar no stress do transito e apanhar uma hora de seca. A ler pelo menos estou a fazer alguma coisa com o meu tempo. Mas agora que também já não ando de transportes publicos sinto a falta de um carrinho para pelo menos ir ter com a minha amiga fazer reiki. Posso ir a pé, mas demoro na boa meia hora ou mais a lá chegar. E se tiver a chover? Yeah... é chato.
Ontem o Rui teve folga e esses dias são sempre bons. Começamos por uma ida à Segurança Social logo às 9:30 da manhã: a junta médica tinha-me chamado para confirmar a veracidade da minha baixa. Digo-vos que correu bem. Cheguei e quando a recepcionista me viu com o lencinho na cabeça perguntou-me se estava a fazer quimio. Disse que sim e ela imediatamente disse que neste caso tinha prioridade e que entrava logo a seguir! Que espectáculo! (Afinal fazer quimio até tem as suas vantagens).
Quando entrei no gabinete da junta médica acho que nem 2 minutos estive lá dentro. Estavam dois homens (um era médico de certeza, o outro não sei). Pediram-me apenas a copia de um exame e dei-lhe o resultado da ressonancia magnetica. Um deles só dizia "32 anos, 32 anos..." (ainda repetiu isso algumas vezes super admirado). E pronto, saí de lá rapidinho e a desejarem-me as melhoras.
Com o resto do dia conseguir ir tratar de coisas que tinha pendentes. Uma das coisas mais fixes foi ter comprado uma t-shirt para a proxima quimio. Tem a Branca de Neve com a maçã vermelha na mão e a pensar "talvez isto me anime". Voltámos às camisolas divertidas para dar sorte! :) Fotos no dia da quimio!
Nunca dei muita importancia à decoração da minha casa. Prefiro gastar o dinheiro numa viagem com o meu amor do que decorá-la. Afinal chegamos tão tarde a casa do trabalho que não lhe davamos a atenção devida. Vivemos aqui há 4 anos e a unica coisa que o nosso quarto tem é a mobilia (mas acreditem que investimos num bom colchão porque dormir bem é fundamental). Os cortinados da sala só foram colocados o ano passado e apenas porque senti que precisava deles para não sentir a divisão tão fria no Inverno. Mas agora que estou em casa, em que é no fundo o meu espaço, tenho necessidade de a decorar. Estou a pensar em pintar a lareira, colocar um candeeiro na sala e depois comprar um tapete. Tenho definitivamente de colocar cortinados no quarto... essa é prioridade!
Hobbies: Acabámos o puzzle e fomos comprar cartolina para depois mandar emoldurar-lo. Começei um projecto de ponto cruz (será que vou conseguir fazer isso na altura da quimio? Mais uma coisa para tentar). E, estou a conseguir ler um livro completo entre as quimios! Li "Sangue do Coração" da Juliet Marillier (uma das minhas autoras favoritas) e este livro captou tanto a minha atenção que tive de o terminar hoje à tarde (não descansei enquanto não o devorei). E a minha mente está sempre a fazer projectos atrás de projectos. Sei que devemos viver o dia de hoje, mas eu penso no futuro! Não o consigo evitar! Acho que isso acontece porque tenho a certeza que o bicho vai desaparecer! Pufff! O Rui também é assim, chega-me em casa com catálogos para ideias para as nossas próximas viagens!
Bem, lá estou eu a escrever imenso! :) Desejo-vos a todos um excelente fim de semana!
Beijokinhas a todos e todas e obrigada pelos maravilhosos comentários que têm deixado e que me animam.
Ps1 - Os Sintomas da quimio praticamente desapareceram com o passar da semana, inclusivé aquela dor no peito que me deixava muito cansada. Apareceu-me herpes labial (tb me apareceu qd engravidei.... hormonas aos saltos???). O periodo ainda não veio, os meus peitos estão tão inchados que parece que vão explodir e doiem-me tanto!!
Ps2 - A semana que vem são 3 dias a ir ao hospital. Bolas! Um para o dia da médica da quimio e análises, outro para a picada dos anticorpos e outro para a nova quimio.
Ps3 - Só para verem como eu não ligo ao cabelo: ainda esta semana ia ao correio e quando saí de casa e olhei para o espelho do elevador é que reparei que não tinha nada da cabeça. O Rui ainda disse que não fazia mal eu ir como estava, afinal nem ia para a rua mas eu voltei para trás e coloquei a touca. Não quero que algum vizinho morra de susto ao me ver! LOL
E ainda... tinha de vos mostrar este video que encontrei no Youtube. Provavelmente já conhecem, mas fez-me rir tanto! Infelizmente não está traduzido para português. Trata-se de um anuncio a fim de incentivar e relembrar a importancia da apalpação periodica do peito da mulher. Está divertido! ;)
Ora cá estou eu no mês de Outubro! :) 4 quimios feitas! Nesta foto até parece que tenho muitos cabelinhos! Mas estou a enganar-vos...
Pois é, a traseira não deixa margem para dúvidas! Mas os cabelos resistentes estão ali de pedra e cal e fortes! lol Só vao ser rapadinhos quando os outros começarem a crescer, que segundo a enfermeira poderá até ser depois da proxima quimio.
O que a minha mãe e a minha irmã se riram com esta fotografia!!! Molhei os cabelitos, coloquei-os no ar como se tivesse gel e tentei concorrer com a minha coelhinha (para quem não conhecia cá está ela e chama-se Maré). E quem é que está mais bonita?? Ah! Ela ganha-me em quantidade de pêlo! LOL
Mas quando coloco um lencinho parece que sou logo outra, uma pessoa sente-se mais composta! :)))
PS. Já deixei cair este lenço no chão e a Maré não resistiu em roer as pontinhas!
Faz hoje uma semana que fiz a 4º queima ao bicho. Chove lá fora, nao saio de casa à uma semana, os efeitos da quimio ainda nao passaram totalmente: tou cansada (quero procurar coisas e mexer-me mais e passado pouco tempo tenho de me sentar no sofa a descansar), com calor (se me mexo a procurar as coisas começo até a transpirar), com aquele sabor horrivel na boca (que me faz experimentar todos os tipos de doces e que depois me fazem sentir culpada por comê-los...) e com ansiedade no peito (só pode ser dor psicologica, nao existe mais nada que justifique e tudo devido ao dia da quimio). Portanto, nao estou de muito bom humor, mas estou a fazer os possiveis para recuperar: coloquei uma musica suave (Corrs foi a banda escolhida), coloquei duas velas grandes dentro da lareira para criar ambiente e desliguei as luzes que me estavam a deixar com a sensação que estava de noite todo o dia. Resumo: Tou sensivel!
E cá vai o relato da ultima quimio:
Ás vezes não devemos mudar certos hábitos. É certo que algumas coisas estão fora do nosso controlo, mas devemos nos manter fieis às que conseguimos opinar.
Fui fazer a 4º Quimio na Sexta (dantes era à quarta - mas esta rotina estava fora do meu controlo... se a queria fazer de manhazinha tinha de ser na sexta), mas desta vez não levei uma normal camisola divertida. O tempo mudou e as t-shirts divertidas que existem sao demasiado subidas para as enfermeiras terem acesso ao catéter. Portanto, levei uma blusa preta lisa com decote e o lenço da cabeça era cor de rosa com dois tons para não me sentir tão escura.
O facto é que a blusa preta nao deu sorte. Já nao levo mais nada preto!
Quando a enfermeira me picou no catéter não acertou com o sitio como deve ser à primeira(ainda andou ali às voltas e nada). Eu tentei nao me preocupar muito, mas devo ter ficado muito nervosa (uma pessoa nao consegue controlar o que sente, e sinto-me traumatizada com o catéter). A outra enfermeira quando veio, voltou a picar e acertou à primeira. O problema é que começou-me a doer a barriga... isso significa que eu ainda tava nervosa (o meu sindroma do colon irritavel)... nem percebi porquê uma vez que a parte mais chata já estava... depois da pica nao se sente mais nada.
Olho para o Rui e digo: "-Amor, nao me estou a sentir bem. Diz aí à enfermeira"
Ele olha para mim e diz-me que são nervos (que novidade!) e que já passava.
Eu insisto: "-Amor, chama a enfermeira AGORA que eu nao me tou a sentir nada bem"
Nao percebo porque é que quando digo ao meu marido que nao me estou a sentir bem, ele ainda pensa que consegue controlar a situação. Quando lhe digo que nao me estou a sentir bem é sinal que já não consigo controlar a coisa, seja ela qual fôr. Não costumo ser medricas.
Sabia que nao era da quimio, aliás o tratamento nem sequer ainda tinha começado. As duas enfermeiras "saltaram" logo para cima de mim e a primeira coisa que a enfermeira Madalena me diz quando olha para mim é: "Ai Claudia, pareces um lençol!!"
Acho que ainda consegui sorrir com a observação enquanto me ligam à máquina de medir a tensão. A minha tendencia era para fechar os olhos enquanto ela me chamava "Claudia, abre os olhos e olha pra mim!"
Ao fim de pouco tempo, dá-me vontade para vomitar e lá se vai o pequeno-almoço. Depois disso, senti-me logo melhor. As enfermeiras nao me disseram quanto tinha caído a minha tensão arterial para eu nao me assustar.
Mal vomitei o Rui ainda comentou na brincadeira: "-Pelo menos desta vez não foi para cima de mim"
(Sim, houve uma vez, no ano passado que eu lhe disse "Amor nao me estou a sentir bem", ele dizia que era dos nervos, eu sentada na casa de banho e volto a dizer-lhe "vem pro pé de mim que nao me estou a sentir bem", ele lá vem e mesmo a tempo antes de eu desmaiar e cair na casa de banho e quando acordo vomitei para cima dele!! Ele já devia ter aprendido com este episodio LOL)
Depois disso, a quimio correu como sempre tem corrido: bem.
Desta vez não houve fotos, foi demasiada emoção...
Acho que tenho uma relação de "Amor/Ódio" com o catéter. Amo-o porque me permite ter acesso à minha cura (uma vez que nao tinha veias para fazer quimio) e porque as minhas veias finas nao ficam estragadas nos braços. Odeio-o porque me deixa tão tão nervosa cada vez que mexem nele e porque fiquei traumatizada com a sua colocação. Já disse que quando o tiverem de tirar que o façam comigo inconsciente ou entao que me dêem uma droga tão boa que eu nem saiba onde tou! :P
O Começo das DOC
A proxima quimio vai mudar. E desta vez tenho de ir levar as coisas em duas doses = dois dias - ai... dois dias seguidos picada no cateter... :(
Isto porque num dia levo com uma coisa chamada "Anti-corpos" (nao sei o que são ainda) e no dia seguinte levo com a nova quimio, a DOC (que em termos de efeitos secundários parece que é mais leve que a que eu tenho levado... esperemos que sim! A ver se na próxima consulta esclareço isso com a médica).
A enfermeira disse-me que antigamente levava-se com as duas coisas no mesmo dia, mas que agora os médicos decidiram que é muito pesado fazer tudo seguida.
Uma coisa positiva no meio de isto tudo é que a enfermeira disse-me que depois da proxima quimio o meu cabelo poderia já começar a querer crescer (lembrem-se que ele nunca caiu totalmente).
"A quimio que a Claudia levou antes, de 1 a 10 o cabelo caí 9. A proxima quimio que vai levar, de 1 a 10, o cabelo cai 4. Portanto, é provavel que começe a crescer depois da primeira dose."
Observações/Perguntas
Algumas pessoas têm a ideia de que a quimio tem apenas efeito nos primeiros dias e que o primeiro é o pior. Para mim o primeiro é o melhor. Mas isto varia de pessoa para pessoa. Comigo os efeitos da quimio (pelo menos desta AC que tenho estado a levar) duram uma semana e meia.
Estava a falar com uma amiga na segunda e a dizer-lhe o que sentia e ela diz admirada: "Mas fizeste quimio na sexta e ainda te sentes assim?"
Eu lembro-me que uma aqui das amigas do peito uma vez me disse num comentário, que com ela as 3 semanas nao lhe davam para recuperar, que quando ia fazer a quimio ainda tinha sintomas da anterior. Tudo depende de pessoa para pessoa! Portanto, sou uma sortuda de ter uma semana em que me sinto eu própria. (e sabe a tão pouco)
Uma outra pergunta que me fizeram um dias destes. Estava a falar com um amigo que já não falava há algum tempo e contei-lhe "É cancro da mama" (temos de chamar as coisas pelos nomes para enfrentá-las). E ele pergunta-me: "É grave?"
E eu fico a olhar para a pergunta (estavamos a falar por net) e nem sabia o que lhe dizer... Acabei por escrever "NAO"... (afinal isto tem cura... para mim algo só é grave se não tiver cura). Mas fico mesmo com a noção que a maior parte das pessoas não sabem o que é passar por uma coisa destas, nem das suas implicações. Fico feliz por haver pessoas que não tiveram familiares ou amigos a passar por nada disto. Porque, depois eu ver e sentir à minha volta várias pessoas com cancro, a palavra "Grave" é tão subjectiva!
Portanto, não perguntem a alguém se a doença é grave. Uma gripe às vezes pode ser pequena e se transformar noutra coisa mais grave, mas o que quer dizer grave??
Quando alguém vos disser que tem cancro e que tem de fazer quimio perguntem:"O que é que os médicos dizem? Tem cura, não tem? Como te sentes? Precisas de ajuda para alguma coisa? Se quiseres desabafar sabes que podes contar comigo."
Porque muito mais importante do que a parte fisica pela qual o nosso corpo tem de passar para se curar, o pior é manter a parte mental, é termos de atravessar o campo de batalha e manter o espirito alto e não desanimar! E nisso, as pessoas que nos rodeiam são fundamentais e basta que nos façam sorrir uma vez por dia para nos sentirmos melhor.
Obrigada a todos que me têm feito sorrir e me ajudam a continuar de queixo erguido para a batalha.
Ainda há pouco quando desabafava com uma amiga que hoje era um daqueles meus dias raros de mau humor e brincava se seria da chuva ou das minhas hormonas aos pulos, a minha amiga relembrou-me: "Não te esqueças que tás no meio de uma batalha! As batalhas não são fáceis. É normal por vezes te sentires assim".
E agora subi para o cavalo e sinto-me mais animada! LOL